No mesmo dia sai a notícia que o The Guardian, após um mal-sucedido plano de demissões voluntárias, vai partir para o corte compulsório de funcionários. A meta deles é reduzir o orçamento em torno de R$ 22 milhões. Como se sabe, a operação com impressos é muito cara: importação de toneladas de papel, transporte, parque gráfico, tinta, produção de conteúdo e distribuição. Não é à toa que o próprio The Guardian já fala em partir para o digital e a Newsweek anunciou que em 2013 abandona a versão impressa.
Se fosse simplesmente migrar de um mercado para outro, seria fácil. O problema é que ninguém domina o modelo de negócios para jornalismo digital. As margens de receita do impresso no passado nem são buscadas, o problema inicial é cobrir a operação. A bola da vez de receita é o conteúdo pago (paywall), o que com certeza não vai funcionar para todo mundo.
Com um ponto interessante: mesmo sem saber como ganhar dinheiro, não há como abrir mão hoje de estar em meio digital. Essa corrida ao ouro promete muito."
FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS JANGADEIRO ONLINE
http://www.jangadeiroonline.com.br/blogs/rotativa/jornalismo-online/ultimo-dia-do-jornal-da-tarde/
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