FOTO: IGOR DE MELO
" A comerciante Stela Moreira trabalha no Centro das Tapioqueiras
desde a inauguração "
" O local é ponto de parada obrigatória para quem quer apreciar um dos mais típicos pratos da culinária cearense: a tapioca. Porém, comerciantes reclamam de queda no movimento do público por falta de divulgação "
Inaugurado em 9 de janeiro de 2002, o Centro das Tapioqueiras ganhou uma festa de aniversário pela primeira década completada. Um bolo feito só com tapiocas foi a estrela da noite. A comerciante Stela Moreira, 55, conta que os tapioqueiros mais antigos trabalhavam antes na rua Barão de Aquiraz, em Messejana. Com a construção da avenida Washington Soares, era preciso criar um novo espaço, aproveitando o intenso movimento da CE-040.
“Quando eu tô trabalhando nela (tapioca), eu lanço todo o meu amor e carinho”, revela Stela. “Tapioca a gente faz com amor. Se você fizer com mau-gosto, a tapioca sai crua, queimada, dura”, emenda a presidente da Associação das Tapioqueiras, Valdênia da Silva.
Ela relata que o trabalho com a tapioca já é tradição na família. “Minha mãe criou onze filhos só com o trabalho da tapioca”, lembra. E fica toda orgulhosa ao revelar que o esforço de tantos anos ajudou a conquistar a casa própria e um automóvel.
A tapioqueira Leonícia Rodrigues, 56 - mais conhecida como Nicinha - afirma ter mais de 80 opções de tapioca disponíveis no cardápio. E os clientes também dão palpites na criação de novos sabores. “Aqui tem a tapioca ‘A La Tomé’. Ela leva o nome do cliente que sugeriu colocar o recheio de carne de sol e queijo junto com a massa tradicional”.
A tapioca “made in Ceará” já chegou até aos mais altos escalões da República. “Já fiz tapioca até para o (ex-presidente) Lula, em 2005 e 2007”, afirma a tapioqueira Isa Cardoso, 49.
Os comerciantes reclamam de quedas das vendas nos últimos anos e pedem maior divulgação do espaço pelo poder público. Segundo a advogada da Associação das Tapioqueiras, Fátima Souza, foi com esse objetivo que a festa de aniversário foi organizada. “É preciso revitalizar esse equipamento, que é respeitado aqui e no exterior”, avalia. A festa foi organizada pela Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) e pela Comissão Fortaleza Bela Quero Te Ver.
Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
Inaugurado em 9 de janeiro de 2002, o Centro das Tapioqueiras já se consolidou como importante espaço de divulgação da gastronomia cearense. O local é parada obrigatória por quem passa pela CE-040.
Serviço
O Centro das Tapioqueiras reúne 26 boxes. O local conta com estacionamento e brinquedos exclusivos para crianças. A tapioca tradicional custa R$ 2, em média.
Funcionamento
Quando: diariamente, das 5 horas ao meio-dia.Onde: Avenida Washington Soares (CE-040), 10.212, Messejana.
Mais informações: 3274 7565
FONTE: JORNAL O POVO
é verdade que dona nicinha da tapioca na casa da cultura faleceu???
ResponderExcluiré verdade que dona nicinha da tapioca na casa da cultura em pe faleceu???
ResponderExcluir