SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 5 de novembro de 2011

HOMENAGEM AO MEU AVÔ GERALDO GUILHERME CAVALCANTE

FOTO: ARQUIVO DA FAMÍLIA
MEU AVÔ NO FOTO BELAS ARTES
DÉCADA DE 50 E 60



HOJE PRESTO UMA HOMENAGEM
AO MEU AVÔ PATERNO


Meu avô Geraldo Guilherme Cavalcante, mais conhecido em Sobral como Geraldo " Barrão ", proprietário do Foto Belas Artes, durante décadas fotografou sobralenses de todas as camadas sociais e iniciou filhos e netos na bela arte da fotografia. Meu pai, Carlos Alberto e meu tio Rogério, abraçaram a fotografia, não só como profissão, mas com paixão e dedicação,  tornaram-se artistas da imagem.

Meus irmãos José Tupinambá Vidal Cavalcante e Carlos Cavalcante Filho, também transformaram a arte de fotografar em profissão e destacam-se no meio jornalístico e artístico. Vidal Cavalcante seguindo sua sina e seu instinto aventureiro, mas sempre criativo e competente mudou-se para São Paulo e lá abriu espaços, destacou-se na mídia sulista, chegando a ser presidente da entidade sindical dos profissionais da imagem de São Paulo, tendo seu trabalho reconhecido através de vários premios nacionais e internacionais.

Meu avô sempre deu oportunidade para todos nós. Ainda meninos, nosso avô,  nos ensinava pacientemente a revelar filmes ( na câmara escura ), " bater foto " 3 X 4, fazer o " revelador ",( PROCESSO QUÍMICO,
QUE ENVOLVIA VÁRIAS DROGAS ), ETC...

Nas férias a família se reunia no Sítio Belém, em Palestina, Serra da Meruoca: Tia Iracema, Leonado, Mundinha ( já falecidos ) vinham do Rio de Janeiro. Tios, tias, primos e primas de Fortaleza e todo Brasil se juntavam no frio da Serra e a festa era imensa. A casa grande do sítio ficava lotada.

Já morando em Fortaleza, ( na década de 70 ), nas férias, era em Sobral que reencontrávamos a família. Nossa casa era na Rua Cordeiro de Andrade, próximo da Igreja da Sé e da Praça da Várzea...Corria pelo Beco do Cotovelo, jogava bola nas faixas de areia do Rio Acaraú e tomava banho nos locais com mais água. Arengava com as lavadeiras, que debaixo do sol quente ganhavam o pão de cada dia.

Acompanhava  meu avô ao mercado para ajudá-lo a comprar e também carregar o peso que quando era em excesso  ele contratava um " carregador " para conduzir as compras até nossa casa.

Meu avô era alegre, trabalhador, brincalhão e responsável... Dizem que era namorador...

Meu avô era casado com D. Margarida Quinto Guilherme, que trabalhou a vida toda na Prefeitura de Sobral, onde se aposentou...

Desde 1999 que meu avô se mudou para a casa do Pai.

Juntamente com D. Margarida, minha querida avó, o Sr. Geraldo deixou o exemplo de grande amor pela família e um legado de respeito pelo trabalho e pela vida.

Um comentário:

  1. fiquei muito curiosa em saber se o seu avô tinha um irmão chamado Vicente guilherme pois esse foi para o RIO de JANEIRO ou algum parente com esse nome pois o mesmo era meu pai.

    ResponderExcluir