SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

1,3 milhão contra os "ficha suja"





Combate à corrupção

" 1,3 milhão contra os "ficha suja"


" Integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ontem à Câmara dos Deputados projeto de iniciativa popular que estabelece a ``ficha limpa`` para os candidatos que disputam cargos públicos. O movimento reuniu 1,3 milhão de assinaturas de brasileiros favoráveis à proposta.

Pela legislação brasileira, projetos de iniciativa popular só podem ser enca minhados ao Congresso com a adesão mínima de 1% da população o que equivale ao mínimo de 1,3 milhão de assinaturas. As pilhas de assinaturas foram encaminhadas à Casa para dar início à tramitação da matéria.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse esperar que a Câmara dê celeridade à tramitação do projeto. Mas sinalizou que, durante a tramitação no Legislativo, o texto deve passar por mudanças.

``É claro que, quando um deputado ou senador apresenta um projeto de lei, ele vem para cá ser examinado e modulado pelo Congresso. O Congresso terá a liberdade de sugerir modificações``, afirmou.

As alterações nas regras eleitorais têm que ser aprovadas pelo Congresso até o início de outubro para que possam vigorar nas eleições de 2010. Integrantes do movimento de combate à corrupção, porém, afirmam que há interpretações diversas sobre a aplicação da lei.

Ao entregar o projeto, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara, lembrou que há dez anos o Congresso aprovava o primeiro projeto de iniciativa popular que crimin alizou a compra de votos no país.

"O nosso objetivo é lutar cada vez mais pela ética na política e no trato da coisa pública. As milhares de pesquisa de opinião dos eleitores não ouvem mais que duas, cinco mil pessoas. Aqui são mais de um milhão de pessoas", disse Lara.

O movimento sustenta que o projeto de lei não precisa ser aprovado até o dia 3 de outubro deste ano para vigorar em 2010, uma vez que não prevê alteração no processo eleitoral - apenas na vida pregressa dos candidatos. Pela Constituição Federal, as mudanças na lei que afetam o processo eleitoral só podem ocorrer até um ano antes da disputa."

(Das agências de notícias)

2 comentários:

  1. Os candidatos ao postular um cargo público,todos apresentam sua vida perante a Justtiça.Agora, se querem santos na Politica estão todos enganados.Não há santidade na vida pública....

    ResponderExcluir
  2. Lula antes de ser Presidente da República costumava dizer que no Congresso nacional havia no mínimo 300 picaretas,e, ele o que é hoje na Presidnencia da República??????

    ResponderExcluir