SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

VIVA GUARÁ...

Viva Guará agita o fim de semana em Guaramiranga

Nos três dias do evento, diversas atividades e novos roteiros divulgam 
o turismo sustentável na região

 
Buscando promover o turismo sustentável no Maciço de Baturité, o Sebrae realiza de amanhã (27) a domingo (29) o Viva Guará. O evento reúne em sua programação palestras, atividades culturais, festival gastronômico e o lançamento oficial da Rota do Café Verde, que consiste em um tour por entre pontos de produção do café sustentável da Serra em Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, com direito a passear por trilhas, visitar antigos casarões e desfrutar da hospitalidade das pessoas que residem nestes locais.
De acordo com articuladora do escritório regional do Sebrae Ceará no Maciço de Baturité, Fabiana Gizele, a ideia do Sebrae com o evento é compartilhar um pouco do trabalho que está sendo feito no fomento do turismo sustentável na região. "A nossa participação no Viva Guará esse ano tem como objetivo compartilhar com as comunidades locais e visitantes os resultados das ações de integração e qualificação no setor de produção do café verde, capaz de provocar um impacto ambiental e socioeconômico relevantemente positivo para toda a região", destaca.

s
 

Programação


Como parte da programação do Viva Guará será realizado, no dia 27, o III Workshop de Turismo Sustentável, no Hotel Vale das Nuvens em Guaramiranga. O evento, que começa às 13 horas, contará com a palestra do gestor de Qualidade e Sustentabilidade da Vert Hotéis (MG), Rodolfo Oliveira, que falará sobre "Hotelaria Essencial e Sustentável". Na oportunidade, Isabella Ricci, que foi idealizadora da Rota do Ouro em Ouro Preto (MG) e hoje atua como facilitadora da implantação do Fórum de Turismo Sustentável do Maciço de Baturité, também irá falar sobre como a conservação do ambiente natural, sustentabilidade, gestão responsável e programas turísticos devem estar associados para o desenvolvimento da região do Maciço.
Já nos dias 28 e 29, os participantes do evento e turistas também poderão conhecer a Rota do Café Verde. De acordo com Fabiana, serão disponibilizadas cinco opções de itinerários e os participantes terão a chance de optar por saídas a partir de Baturité ou Guaramiranga, realizando o passeio numa tarde ou o "Day Tour". Como forma de promover o desenvolvimento do turismo sustentável em toda região, pousadas, hotéis e restaurantes oferecerão preços especiais aos turistas da rota.
Ainda na noite de sábado, na praça principal de Guaramiranga, o barista Márcio Costa irá promover uma oficina sobre a preparação de drinks e sobremesas à base de café, dando dicas essenciais, como por exemplo, a forma de extrair do café o seu melhor sabor. No mesmo local, grupos de teatro recepcionarão os turistas da Rota do Café Verde, devidamente caracterizados com trajes de época e na ambientação de cenas cotidianas, que remetem ao início da produção do café na serra, nos idos do século XIX, convidando a todos para entrarem no clima temático e histórico.
O Viva Guará oferece ainda outras atividades e atrações diversas para envolver a população e os turistas, incluindo um festival de gastronomia. Durante os dias do evento, os restaurantes Sabor Natural, Basílico, Confraria, La Taberna, Bodega do Astelio, Macário, Café com Flores, Hoffbräuhaus e Studio 70 apresentarão menus especiais com paella, frutos do mar, fondue, escargot, massas e risotos, além da culinária regional, prometendo valores promocionais.


Mais informações


Viva Guará
De 27 a 29/11, em Guaramiranga
Workshop: inscrições gratuitas, com disponibilidade para 50 vagas.
Informações: (85) 3347.1570
 
 
 
FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário