SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

DIA DA CULTURA

PROGRAMAÇÃO GRATUITA 

Atividades marcam o Dia da Cultura

" Oficina de brinquedos, peça de teatro, shows musicais e performances são
 algumas das atrações para celebrar a data."
 

 

DIVULGAÇÃO
" A peça Romeu e Julieta, do Grupo Garajal, é um dos destaques da 
programação no Estoril "


" Criado em 1970, o Dia Nacional da Cultura é comemorado em 05 de novembro com atividades nas principais cidades do país. Em Fortaleza, a programação gratuita será realizada em diversos espaços culturais até amanhã, 6.

As atividades começam às 9 horas no Teatro José de Alencar com apresentações da Orquestra de Sanfonas do Ceará e da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, além de apresentações de dança e circo. Na ocasião, o secretário da cultura do Estado dará posse aos novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural. O órgão tem caráter consultivo, deliberativo e normativo em relação às ações da política cultural no Estado. Ainda pela manhã, o Anfiteatro Lauro Maia, em frente ao Paço Municipal, recebe a apresentação de reis e rainhas de maracatus que antecede a 70ª reunião do Conselho de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural.

A programação continua à tarte. O Estoril, na Praia de Iracema, recebe às 16 horas a Oficina de Brinquedos com Carlos Careca, especialista em confeccionar brinquedos reciclados em PET. O espetáculo Romeu e Julieta, do Grupo Garajal, de Maracanaú (CE), vai ser apresentado em seguida. Ainda na Praia de Iracema, o Projeto Pé de Livros promove às 17 horas oficinas de incentivo à leitura para crianças e adultos no Pavilhão Atlântico.

O batuque dos tambores de Sons do Brasil, às 18h30min e o show Barlavento, de Gustavo Portela, às 19 horas, encerram as atividades no Estoril. No entanto, a animação continua no Mercado dos Pinhões com o show Cabôco da banda Fulô da Aurora às 20 horas. Na sexta-feira, às 18h30min, a Biblioteca Municipal Dolor Barreira recebe a performance Gauche, inspirada na obra de Carlos Drummond de Andrade, última apresentação da programação.

O Dia Nacional da Cultura é uma homenagem à data de nascimento de Rui Barbosa (1849-1923), jurista, político, escritor e diplomata . Ele foi membro e fundador da Academia Brasileira de Letras e presidente da ABL entre os anos de 1908 a 1919."


SERVIÇO

 Dia Nacional da Cultura
Quando: hoje e amanhãOnde: Ver quadro de programação ao lado
Gratuito 


PROGRAMAÇÃO


9h - TJA - Posse do Conselho Estadual de Política Cultural e apresentações artísticas

9h - Anfiteatro Lauro Maia - apresentação de reis e rainhas de maracatus

16h - Estoril - Oficina de Brinquedos e apresentação do espetáculo Romeu e Julieta, do grupo Gajaral

17h - Pavilhão Atlântico - Oficinas de leitura

18h30min - Estoril - Show Barlavento, de Gustavo Portela

20h- Mercado do Pinhões- Show Cabôco, com a banda Fulô da Aurora

Sexa, 6/11 - às18h30min - Biblioteca Municipal Dolor Barreira- 
performance Gauche



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2015/11/05/noticiasjornalvidaearte,3529088/atividades-marcam-o-dia-da-cultura.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário