SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 4 de agosto de 2013

MORRE MAIS UM MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS



FOTO: ABL



" Corpo do Acadêmico, Jornalista e Musicólogo Luiz Paulo está sendo velado na Academia Brasileira de Letras "

" O corpo do Acadêmico, jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta, sétimo ocupante da Cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, que faleceu na madrugada de hoje, dia 3 de agosto, em sua casa, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto fulminante, está sendo velado na Academia Brasileira de Letras, na Sala dos Poetas Românticos.
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, celebrará, missa de Corpo Presente amanhã, às 08h30min. O sepultamento será no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, também amanhã, entre 10 e 11 horas. O Acadêmico deixa viva a jornalista Ana Cristina Reis, de suas segundas npcias, três filhos e seis netos. A sessão de saudade será na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto. Imediatamente após, será declarada vaga a Cadeira 23.
A Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, ao tomar conhecimento da morte de seu confrade, determinou luto de três dias, que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro, e afirmou: "Nas variadas facetas de suas múltiplas atividades intelectuais, Luiz Paulo Horta sempre manteve integridade moral e profundo respeito a um conjunto de valores éticos, os cada vez mais raros. Fosse no dia a dia de editorialista, de crítico musical, de acadêmico, fosse na imersão em questões filosóficas ou reflexões religiosas, nosso querido Luiz Paulo jamais deixou de dar um testemunho exemplar dessa inteireza a serviço do conhecimento do assunto e de uma erudição em permanente processo de atualização”.
O ex-Presidente Marcos Vinicios Vilaça, assim que soube do ocorrido, disse: "Estamos todos muito chocados, e logo a saudade vai se acrescentar, pois na última semana ele produziu verdadeira obra-prima, as crônicas em torno da visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude”.


O Acadêmico

Sétimo ocupante da cadeira 23, eleito em 21 de agosto de 2008, na sucessão de Zélia Gattai, e recebido em 28 de novembro do mesmo ano pelo acadêmico Tarcísio Padilha, Luiz Paulo Horta nasceu no Rio de Janeiro em 14 de agosto de 1943 – faria 70 anos semana que vem.
Em 1962, iniciou o curso de Direito na PUC-RJ, logo abandonado pela militância no jornalismo. Entrou para o Correio da Manhã em 1963 e para o Jornal do Brasil, em 1964, onde ficou até 1990. Transferiu-se então para O Globo, onde continuou a trabalhar como editorialista e crítico de música. Em 1986, fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2000 e 2001, dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola da PUC.RJ.
Pertence à Academia Brasileira de Música e à Academia Brasileira de Arte. É membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em 2000, recebeu o Prêmio Padre Ávila de Ética no Jornalismo, concedido pela PUC-RJ. Em 2010, recebeu a medalha do Inconfidente, do Governo de Minas Gerais.
Na Academia, era o responsável pela produção e apresentação da série “Música de Câmara na ABL”. Sua última participação aconteceu exatamente na quinta-feira passada, dia 1 de agosto, com o concerto “Música & Poesia”, com Carol Murta Ribeiro (piano) e Helder Parente (declamação)."



FONTE: SITE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=15122&sid=960



***********************************************


" Morre o jornalista e membro da ABL Luiz Paulo Horta"


Luciene Cruz

Repórter da Agência Brasil

Brasília

" O jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta morreu na madrugada de hoje (3) vítima de infarto fulminante, informou a Academia Brasileira de Letras (ABL). Horta morreu em sua casa, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele era o sétimo ocupante da Cadeira 23 da ABL. A entidade decretou luto de três dias.
O corpo está sendo velado na Sala dos Poetas Românticos, na sede da ABL. O enterro está marcado para amanhã (4), às 11h, no Cemitério João Batista. Antes do sepultamento, ainda na ABL, às 8h30, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, vai celebrar missa de corpo presente.
Horta foi eleito para a academia em agosto de 2008, na sucessão da vaga de Zélia Gattai. O acadêmico e jornalista faria 70 anos no próximo dia 21. A Sessão de Saudade será na próxima quinta-feira (8). Após a solenidade, a Cadeira 23 será declarada vaga.
Na academia, era o responsável pela produção e apresentação da série Música de Câmara na ABL. Sua última participação ocorreu na última quinta-feira passada (1º) com o concerto Música & Poesia, com Carol Murta Ribeiro (piano) e Helder Parente (declamação).
Em nota, a presidenta da ABL, Ana Maria Machado, lamentou a morte do acadêmico. “Nas variadas facetas de suas múltiplas atividades intelectuais, Luiz Paulo Horta sempre manteve integridade moral e profundo respeito a um conjunto de valores éticos, cada vez mais raros.”



FONTE: AGÊNCIA BRASIL
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-08-03/morre-jornalista-e-membro-da-abl-luiz-paulo-horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário