SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CAMINHADA COM MARIA REÚNE MAIS DE 2 MILHÕES DE FIÉIS


" Caminhada com Maria reúne milhares de fiéis "
" Em sua 11ª edição, a procissão arrastou milhares de fiéis, repletos de histórias de fé e esperança em Nossa Senhora "



FOTO: ETHI ARCANJO
" O percurso, de 12,5 quilômetros, foi acompanhado por fiéis, que agradeceram em preces e se emocionaram durante a caminhada. "



" Histórias de fé e esperança são o denominador comum entre os milhares de pessoas que participaram da tradicional procissão para homenagear o dia de Nossa Senhora da Assunção, celebrado ontem.

O percurso, de 12,5 quilômetros, foi marcado por preces e agradecimentos dos cerca de dois milhões de fiéis que estiveram presentes à 11ª edição da “Caminhada com Maria”. O número de participantes é uma estimativa da organização do evento.

A procissão partiu do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e seguiu até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro da Capital, onde ocorreu a coroação da santa.

Neste ano, de acordo com a organização da caminhada, a imagem da santa recebeu coroa fabricada nos moldes da que foi usada por Nossa Senhora de Fátima.

Semelhantemente ao que ocorreu nas edições anteriores, o evento teve também um show pirotécnico, com a duração de onze minutos. A queima de fogos foi realizada na praça Marcílio Dias, que fica próxima à Igreja de Santa Edwiges, na avenida Leste-Oeste. 
 
 Enfeites

Em todo o percurso da caminhada, podiam ser vistas as casas que se enfeitaram de azul e branco com balões, mantas e imagens da santa homenageada.

Maria das Graças, 71 anos, foi uma das diversas pessoas que montaram altares nas calçadas. Há onze anos, a aposentada repete o ritual em frente à casa onde mora, na avenida Leste-Oeste. “As pessoas sempre recebem muito bem. Beijam a imagem, fazem orações e tiram fotos”, relata.

Com terços e rosários levados no pescoço, nos braços e nas mãos, a comerciante Margarida dos Santos, 63, vende os adereços religiosos em diversos locais do País. “Sou daqui (de Fortaleza), mas já fui para tanto canto. Os últimos lugares onde estive foram Belém e Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude. E vendo tudo”, conta, sempre sorrindo.

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, dom Vasconcelos esteve pela primeira vez presente na caminhada e passou boa parte do tempo em cima de um trio elétrico, fazendo orações e abençoando fiéis. “Estamos muito felizes em participar da Caminha com Maria. O evento está lindo”, disse."



Camila Holanda redacaoportal@opovo.com.br


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/08/16/noticiasjornalcotidiano,3111900/caminhada-com-maria-reune-milhares-de-fieis.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário