SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CAMINHADA COM MARIA 2013




" Caminhada Com Maria 2013 "



" Com o tema “Com Maria no caminho da fé” e como e o lema Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45) será realizada no próximo dia 15 de agosto, em Fortaleza, a Caminhada com Maria, que em 2013, chega a sua 11ª edição. A procissão terá início às 12 horas, com a realização de uma missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.
Após a celebração, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora Assunção.
Conforme dados da organização do evento, a infraestrutura está sendo montada e a expectativa é de que o evento reúna aproximadamente 2 milhões de fieis, sendo um milhão em peregrinação partindo do Interior do Estado. “Teremos nove pontos de apoio espalhados no roteiro de peregrinação, com o trabalho de aproximadamente 2 mil jovens voluntários para fazer bonito”, explica Afonso Ibiapina, organizador do evento. Ele acrescenta que toda a celebração será transmitida pelas rádios FM Dom Bosco 96,1 e Shalom AM 690.
De acordo com a Arquidiocese, haverá orientação para que a multidão evite manifestações políticas, uma vez que o momento é de veneração a Maria e o que deve ser destacado são os estandartes das congregações religiosas.
A XI Caminhada com Maria está em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano.




Destaques

Entre os destaques desta edição, estão a berlinda produzida para proteger a santa e uma coroa nos moldes da coroa de Nossa Senhora de Fátima.  Durante o percurso, haverá um momento especial com show pirotécnico no espigão da avenida Leste Oeste, próximo a Capela de Santa Edwigens, para comemorar os 11 anos do evento.

Segurança


A XI Caminhada com Maria conta com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Guarda de Honra do Exército e de 120 socorristas do Centro de Aperfeiçoamento ao Resgate da Vida (CARV).


Retrospectiva

 

2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.
2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.
2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.
2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.  – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
2012 – Com Maria no Caminho da Fé – em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013.
2013 – Com o tema “Com Maria no Caminho da Fé” e o lema “Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)”  estão em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.


Pontos de Apoio da Caminhada com Maria

 1º - Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.
2º - Na Praça Percide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.
3º - Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Área pastoral da Barra do Ceará;
4º - Na Avenida Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor;
5º - Na Av. Leste-Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia do Carlito Pamplona;
6º - Na Av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças;
7º - Na Av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim;
8º - Na Av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias – sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes;
9º - Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Percurso da Caminhada Com Maria 

 - Av. Dom Aloísio Lorscheider – Santuário Nossa Sra. da Assunção
- Av. Benu Marcondes
- Av. Mozart Pinheiro Lucena
- Av. Desembargador Hermes Paraíba
- Av. Coronel Carvalho
- Av. Radialista José Lima Verde
- Rua Estevão de Campos
- Rua Peri
- Av. Leste-Oeste
- Av. Alberto Nepomuceno – Catedral Metropolitana de Fortaleza.
 Informações: Afonso Ibiapina pelos telefones (85) 3231 6244 ou 9992 8542.

Nenhum comentário:

Postar um comentário