SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 13 de junho de 2013

FORTALEZA APAVORADA, VISTA PELA IMPRENSA

" Manifestação contra a violência reúne milhares de pessoas em Fortaleza "

" Movimento 'Fortaleza Apavorada' surgiu nas redes sociais e ganhou as ruas pedindo mais segurança "


Fortaleza Apavorada (26)
Fortaleza Apavorada (FOTO: Hayanne Narlla)


Foi um sucesso”. Foi com essa frase que a organização do “Fortaleza Apavorada” definiu a manifestação, que percorreu a Avenida Beira Mar, cartão postal da capital. Camisas pretas, com rostos pintados de vermelho e as mãos também. A cidade de Fortaleza vivenciou uma manifestação que não havia mais.
Mesmo com o Governo do Estado tendo publicado uma nota oficial de “não levar crianças para a manifestação”, de forma pacífica, idosos, adultos, jovens e crianças, fora os cachorros de estimação, participaram do protesto contra a violência na capital do Ceará, no fim da tarde desta quinta-feira (13).
Ao fim, a felicidade da organização era de divulgar que nenhuma ocorrência policial e nenhuma emergência aconteceram durante o protesto. O momento mais emocionante aconteceu quando o público, de pé, realizou um minuto de silêncio por todas as vítimas da violência, principalmente as que perderam a vida.
Reunindo cerca de 6 mil pessoas, segundo a polícia, na concentração (em frente ao Palácio da Abolição), Mariana Posses, uma das organizadoras, já demonstrava em sua face o gosto da vitória. “Isso mostra que já fomos ouvidos. Todo mundo está falando sobre isso”, se alegrou Mariana.
Ao final, a organização não sabia ao certo quantas pessoas tinha, mas acreditava ser cerca de 10 mil pessoas fardadas contra a violência. De acordo com ela, foi uma surpresa que um movimento criado na internet chegasse a essas proporções. “Somos movimento civil, sem oposição ao governo. O objetivo era de unir a população em um mesmo objetivo: o de alcançar a segurança pública”.
Fortaleza Apavorada (15)
Fortaleza Apavorada (FOTO: Hayanne Narlla)
Depoimentos na concentração
O humorista João Neto, o Zé Modesto, compareceu à manifestação, alegando ter sido uma vítima. “Fui assaltado por dois adolescentes com arma, no Cocó. Levaram meu carro, minhas roupas. Acho que não há um culpado, mas o sistema em si e culpado”, desabafou.
Para o advogado Manoel de Almeida, a manifestação prova a conscientização das pessoas. “Isso provoca uma nova atitude do governo. Faz com que não dê mais continuidade as más gestões”.
O empresário Roberto Ribeiro levou um susto ao ver a quantidade de pessoas e o protesto. “Acredito que tenha sido realizada uma mobilização nas redes sociais. Eu não sabia, acho que é uma manifestação sobre violência, o que acho certo. A violência está muito ligadas a questão das drogas e o jovem está no centro dessa questão”, avaliou.
Caminhada
Com o início da caminhada, o público gritava em uma só voz: “Senhor governador, segurança, por favor”. De repente, um mar de gente descia a Avenida Barão de Studart e ia em direção à Avenida Beira Mar. Os idosos manifestantes foram levados pelo “trenzinho da alegria.
A AMC realizou a paralisação do trânsito, que gerou uma fila de carros, ou seja, um grande engarrafamento na Beira Mar.Para o professor Marden Melo, o engarrafamento causada atinge o direito de outros cidadãos que não fazem parte da manifestação, principalmente em horário de pico.
“É um direito das pessoas de fazer a passeata, de protestar. Mas em países desenvolvidos, a engenharia de trânsito permite com que haja desvios. Mas aqui falta planejamento. Eu moro só mais um pouco a frente e vou ficar parado aqui não sei quanto tempo”, reclamou.
Fortaleza Apavorada (33)
Fortaleza Apavorada (FOTO: Hayanne Narlla)

Policiamento

Segundo o coronel Carlos Ribeiro, responsável pelo policiamento da manifestação, ao todo, estavam presentes 20 homens na concentração. Além disso, outros policiais estariam nos cruzamentos em que a passeata percorresse, até o Jardim Japonês. “Queremos a paz”, disse.
Linha do tempo
O movimento começou no Facebook e teve sua página retirada do ar misteriosamente. Fato investigado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE). Para a caminha dessa quinta, o MPF pediu providências para garantir a segurança de todos os participantes. A manifestação chegou também na CNN I Report, como sugestão de pauta. "


FONTE:  TRIBUNA DO CEARÁ
http://www.tribunadoceara.com.br/noticias/fortaleza/manifestacao-contra-a-violencia-em-fortaleza-reune-cerca-de-10-mil-pessoas/


********************************************


" O que eu vi na manifestação do Fortaleza Apavorada "




Grupo Fortaleza Apavorada mobiliza multidão em frente ao Palácio da Abolição. Foto: Wanderley Filho
Grupo Fortaleza Apavorada mobiliza multidão em frente ao Palácio da Abolição.
 Foto: Wanderley Filho


" O movimento Fortaleza Apavorada, criado no mundo virtual da internet, se materializou em protesto que reuniu milhares de pessoas contra a onda de violência no Ceará, realizado em frente ao Palácio da Abolição, sede do governo estadual, em Fortaleza.
Horas antes, o secretário de segurança, Francisco Bezerra, havia dito em entrevista coletiva que o grupo poderia estar sendo usado com fins políticos, tese que o governo insiste em repetir. Afirmou ainda que tanto ele como o governador Cid Gomes apoiariam o movimento se fosse algo bem intencionado.
Bom, eu estive presente no local e o que vi foi uma manifestação ordeira e pacífica, destituída de intenções que não as anunciadas desde o início. As pessoas lá reunidas estavam sintonizadas no desejo de anunciar o legítimo descontentamento com os alarmantes índices de violência do estado. Não havia bandeiras ideológicas ou partidárias, tão comuns em manifestações organizadas por governos, sindicatos e outras entidades. Aliás, supreende como uma ação feita sem o apoio dessas estruturas tenha conseguido mobilizar tanta gente e gerar tamanha repercussão.
Não conheço os organizadores do movimento e não falo em nome de ninguém. Falo apenas do que vi: homens, mulheres, jovens, velhos, professores, alunos, artistas, gente comum que se dispôs a comparecer ao protesto num dia de semana, doando seu próprio tempo em nome de uma causa coletiva.
Naturalmente,  o direito à critica foi exercido. Palavras de ordem e faixas cobraram respostas do governador do Estado para o problema da insegurança, mas sem agressões ou ofensas. Uma veradeira aula de cidadania.
Infelizmente, nenhuma autoridade se ofereceu para receber representantes do fortaleza apavorada. O máximo que se viu foram agentes do governo filmando os manifestantes. Cid gomes não estava no palácio em função de outros compromissos marcados, quanta coincidência!, para o momento do protesto. Mas o recado foi dado.
Agora, resta torcer para prevalecer o bom senso. Que o alardeado receio do governo de que o movimento seja aparelhado por grupos políticos siva alerta aos seus organizadores. E que o governo, por sua vez, possa refletir sobre o protesto de forma serena, sem rancor ou arrogância. É hora de desarmar os espíritos em nome de uma solução ou pelo menos de novas propostas para a área de segurança. A disposição para o diálogo pode gerar resultados construtivos, sintonizando finalmente a gestão com o anseios populares.
É revigorante ver que ainda existem pessoas dispostas a agir, dentro da lei e da ordem, pelo bem comum."


FONTE:  BLOG DO WANDERLEY FILHO
http://www.tribunadoceara.com.br/blogs/wanderley-filho/seguranca/o-que-eu-vi-na-manifestacao-do-fortaleza-apavorada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário