SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 8 de junho de 2013

EUNÍCIO COMEMORA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

" EUNÍCIO COMEMORA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI E DIZ QUE INICIATIVA AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO"

 Brasília 
 
 


" Ao participar da cerimônia que sancionou a Lei de criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) destacou que a interiorização do ensino superior nos estados, significa a democratização de oportunidades. “Essa iniciativa, que contou com o esforço de toda bancada do Ceará, dos governos estadual e federal, do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias e da sociedade é um importante passo para reduzir as desigualdades regionais, investindo no ensino de qualidade, objetivando melhores profissionais para o mercado de trabalho da nossa região”, disse Eunício defendendo os investimentos no interior e nos pequenos e médios municípios.
Eunício reconheceu que o governo federal tem executado uma ampla política de expansão do ensino superior de qualidade, e neste sentido, deve continuar priorizando as regiões menos favorecidas. “Através dessas iniciativas será possível o crescimento econômico e social dessas localidades”, afirmou. O líder do PMDB também lembrou que ainda na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, foi relator de um projeto de lei que criou vagas para contratação de professores e funcionários que passarão a constituir o quadro da UFCA.
A Universidade Federal do Cariri foi aprovada pelo senado na última semana e contará com a incorporação dos três campi já existente nos municípios de Juazeiro, Crato e Barbalha, além da instalação de dois novos campi nas cidades de Icó e Brejo Santo. Serão criados 27 cursos de graduação, com o objetivo de atender 6.490 estudantes. Serão contratados 197 professores e 530 técnicos administrativos.
Durante a solenidade, o ministro da Educação, Aloisio Mercadante informou que em 2002, existiam 45 universidades federais no País e que hoje, já são 63 e mais de 321 campi. “O desenvolvimento só será possível se dermos um foco estratégico na educação, tecnologia e inovação”, alertou. O ministro também anunciou que o plano de expansão e qualificação das universidades e institutos federais passará a contar com a parceria do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). “É preciso crescer junto em qualidade e poder avançar com esses centros de excelência”, concluiu.
A presidente Dilma Rousseff afirmou que para a escolha dos novos campi, foi levada em conta a capacidade de irradiação do ensino nas regiões. “Criar universidades é um ato importante porque, além de criar oportunidades, tem um efeito transformador nas pessoas, nas regiões e no país. (…) E, principalmente, quando a gente sabe que o Brasil teve um processo longo para que essa questão, que é crucial, a questão do acesso a educação, principalmente da educação universitária, fosse colocada como uma questão fundamental de governo”, destacou.
O governador Cid Gomes, que também esteve presente na cerimônia, agradeceu o esforço do governo federal, reconheceu o empenho da bancada federal do Ceará para a aprovação da matéria no Congresso, principalmente dos parlamentares da região do Cariri, citando o trabalho do senador Eunício Oliveira e solicitou atenção do governo para a criação de outra universidade federal, dessa vez na região Norte. “O Ceará tem a Universidade Federal do Ceará na Capital e a federal no Sul. O oeste, o noroeste do Estado, região da qual tenho origem, tem um sonho de algum dia, quem sabe no seu segundo mandato, ter uma universidade federal. E não será uma meta tão ousada, porque hoje lá já funciona um campus avançado da Universidade Federal do Ceará", destacou.
Na ocasião também foi oficializada a criação das universidades do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba). "
 
 
 
FONTE:   http://www.eunicio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário