SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 30 de junho de 2013

TERMINOU O CIRCO !!!!

IMAGEM:  http://grupolunaeamigos.blogspot.com.br/2013/06/varal-n-28-edicao-n-601-tema-pao-e-circo.html




EVANGELHO DE DOMINGO DIA 30 DE JUNHO DE 2013














São Pedro e São Paulo, Apóstolos - Mt 16,13-19

" Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”. “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.



FONTE:  PORTAL PAULINAS ONLINE
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

 

sábado, 29 de junho de 2013

PELO FIM DA CORRUPÇÃO !!!!


AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL CAI MAIS DE 20 PONTOS


 
 
 
" 68% acham que presidente agiu bem ao propor plebiscito sobre reforma política."


 
 
 
FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO  -  G1
http://g1.globo.com/

FHC É O MAIS NOVO IMORTAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS





" NOVO IMORTAL "

" Confirmando seu favoritismo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 82, foi eleito ontem para ocupar a cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo ao jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), morto em março deste ano. A eleição aconteceu na sede da ABL, no centro do Rio. FHC teve 34 dos 39 votos possíveis, com uma abstenção."



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/06/28/noticiasjornalbrasil,3082233/ex-presidente-e-fhc-eleito-para-a-academia-brasileira-de.shtml

JORNALISTAS TAMBÉM FORAM VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA NAS MANIFESTAÇÕES

Segundo a Abraji, 52 profissionais foram agredidos, hostilizados ou presos - Rodrigo Paiva/AE
IMAGEM:  Rodrigo Paiva/AE
 
"Segundo a Abraji, 52 profissionais foram agredidos, hostilizados ou presos"
 
 
 
************************************************************

Abraji contabiliza mais de 50 jornalistas agredidos durante protestos

IMAGEM:  http://maisnoticiasbahia.blogspot.com.br/2013/06/abraji-contabiliza-mais-de-50.html

**********************************************************


IMAGEM:  http://www.humorpolitico.com.br/violencia/jornalistas-sao-agredidos-e-presos-na-cobertura-de-protestos/


**************************************************************


                                IMAGEM:  JORNAL O POVO

" Jornalistas sofreram 53 ataques durante protestos "


" Desde o início dos protestos de rua que tomaram o País, no último dia 6, mais de 50 profissionais de imprensa envolvidos na cobertura foram agredidos - e seis deles presos. Nesse período, 13 veículos de meios de comunicação foram danificados total ou parcialmente e uma sede, a da Rede Brasil Sul (RBS), em Porto Alegre, sofreu duas tentativas de ataque.

O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, a partir de informações das redações, de sindicatos e da ONG Repórteres Sem Fronteiras. No total, foram 53 ataques a 52 jornalistas (um deles foi preso em um dia e agredido em outro). Os números foram coletados em onze cidades - e praticamente metade dos incidentes, 25, ocorreu em São Paulo. Fortaleza vem a seguir, com 6, e Rio de Janeiro, com 5. A Folha de S.Paulo, com sete profissionais envolvidos, foi o veículo com maior número de vítimas.

Na nota em que relata os episódios, em seu site, a Abraji repudia “a violência da polícia contra manifestantes pacíficos e jornalistas e repudia igualmente a hostilidade de alguns manifestantes contra os trabalhadores dos meios de comunicação, como repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e motoristas”.

A entidade afirma ainda que “impedir ou dificultar o trabalho da imprensa é agir contra a democracia”. Mais de 60% dos casos anotados pela entidade - 34 do total - se referem a agressão ou ameaça de parte da polícia. De sua parte, os participantes dos protestos foram os responsáveis por 12 casos de agressão."


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/06/29/noticiasjornalpolitica,3082914/jornalistas-sofreram-53-ataques-durante-protestos.shtml

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ACAMP'S FALTAM 03 DIAS


ENTERRO DA PEC 37


RESPEITO AO PROFESSOR !!!


MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ MANIFESTA-SE SOBRE ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR


25/06/2013 - MP faz recomendação sobre a atuação policial nas manifestações
logomp.jpg    "  O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Procuradoria Geral de Justiça e do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), enviou recomendação sobre a atuação policial nas manifestações públicas no Ceará, especialmente a prevista para o dia 27 de junho. O documento foi assinado  ontem (24) pelo procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, e pelos promotores de Justiça do Caocrim, Iran Sírio e José Filho. A recomendação é dirigida à Polícia Militar; à Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); à Delegacia Geral de Polícia do Ceará; à Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC); ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e aos demais Órgãos de Trânsito dos Municípios.

    O MP considera que é notória a ocorrência de diversas manifestações, sendo constatado uso excessivo da força por parte dos policiais, bem como atos de vandalismo e violência em relação à parcela isolada dos manifestantes. Dessa forma, requer ao comandante da Polícia Militar do Ceará que disponibilize efetivo devidamente identificado e em número adequado ao acompanhamento da realização de manifestações pacíficas, nelas não devendo intervir, salvo para assegurar a segurança de seus participantes ou conter a prática de infrações penais. Neste último caso, a atuação deve incidir tão somente em relação ao indivíduo que estiver cometendo o ilícito e jamais agindo a polícia antes de provocada.
   
    Na atuação repressiva da PM, o Ministério Público recomenda que seja evitado o uso de qualquer espécie de armamento (não letal ou letal), salvo em caso de necessidade inafastável. Quanto à munição de borracha, a tropa deve ser orientada para que em hipótese alguma dispare acima da linha de cintura das pessoas visadas ou realize ações contra manifestantes em atitude passiva ou já rendidos.  A recomendação diz ainda que a PM deve tentar identificar os indivíduos violentos destoantes da manifestação pacífica e praticantes de ilícitos, não devendo haver foco na identificação dos próprios manifestantes ou de suas lideranças. Além disso, que seja dada pelos comandantes da tropa voz de prisão e de recolhimento imediato ao quartel aos comandados que eventualmente façam uso excessivo da força; e que sejam abertos Inquéritos Policiais Militares na constatação de qualquer desobediência aos direitos humanos durante os eventos ocorridos, devendo remeter cópia da respectiva portaria ao Caocrim.

    Ao Ciopaer, o MP recomenda que os tripulantes das aeronaves se abstenham de disparar munições de borracha e lançar bombas de gás lacrimogêneo. Aos órgãos de Trânsito (AMC, Detran, entre outros), a recomendação é para que gerenciem o trânsito e viabilizem o deslocamento de envolvidos ou não nas manifestações, assegurando prioritariamente o tráfego de veículos de emergência. À Delegacia Geral de Polícia, é recomendado que designe equipes extras de trabalho nos dias previstos de manifestações para garantir que os procedimentos em flagrante sejam realizados em tempo hábil.  

    O descumprimento da recomendação acarretará a responsabilidade civil e criminal dos agentes públicos que deixarem de exercer suas obrigações funcionais. Os referidos órgãos têm 10 dias úteis para prestar informações sobre a fase de cumprimento da recomendação ministerial."
 FONTE:  ASCOM  -  http://www.pgj.ce.gov.br/servicos/asscom/destaques.asp?cd=2322


 


          /blogger.g?blogID=2902636766730834592#editor/target=post;postID=6163275847276010410

quarta-feira, 26 de junho de 2013

NEUTRALIDADE, NÃO !!!!


CORRUPÇÃO AGORA É CRIME HEDIONDO

IMAGEM: http://gportuaria-univali.blogspot.com.br/2012/08/consideracoes-acerca-dos-valores-eticos.html

*****************************************************

"Senado aprova projeto que transforma corrupção em crime hediondo"


Mariana Jungmann

Repórter da Agência Brasil

Brasília

" O plenário do Senado aprovou hoje (26) projeto de lei que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. O projeto agora segue para a Câmara.
O autor do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), justifica que esses crimes são delitos graves praticados contra a administração pública que “violam direitos difusos e coletivos e atingem grandes extratos da população”. “É sabido que, com o desvio de dinheiro público, com a corrupção e suas formas afins de delitos, faltam verbas para a saúde, para a educação, para os presídios, para a sinalização e construção de estradas, para equipar e preparar a polícia, além de outras políticas públicas”, diz o autor do projeto.
O texto original de Taques, contudo, previa a qualificação como hediondo apenas para os crimes de corrupção ativa e passiva e de concussão (obter vantagem indevida em razão da função exercida). O relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), incluiu em seu parecer também os crimes de peculato (funcionário público que se apropria de dinheiro ou bens públicos ou particulares em razão do cargo) e excesso de exação (funcionário público que cobra indevidamente impostos ou serviços oferecidos gratuitamente pelo Estado).
“Sem a inclusão do peculato e do excesso de exação, a proposição torna o sistema penal incoerente, pois não há razão justificável para considerar crimes hediondos a corrupção e a concussão e não fazê-lo em relação ao peculato e ao excesso de exação”, alega Dias.
O relator também acatou emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) para incluir homicídio simples cometido de maneira qualificada na categoria de crimes hediondos. Sarney alegou que um crime praticado contra a vida está entre os mais graves e não poderia ficar fora da lista.
Foi aprovada ainda emenda do senador Wellington Dias (PT-PI) que aumenta a pena do crime de peculato em até um terço quando ele for considerado qualificado, ou seja, cometido por autoridades e agentes políticos."


Edição: Fábio Massalli


FONTE:  AGÊNCIA BRASIL
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-26/senado-aprova-projeto-que-transforma-corrupcao-em-crime-hediondo

terça-feira, 25 de junho de 2013

PROTESTOS EM FORTALEZA

" Estudantes unificam reivindicações para as manifestações em Fortaleza "

Dez reivindicações constam na pauta definida nesta segunda-feira.
Estudantes querem redução da passagem de ônibus para R$ 2.

Do G1 CE

" Dez pautas de reivindicações foram listadas, nesta segunda-feira (24), por estudantes que participam das manifestações, em Fortaleza. "Não adianta a gente ir para as ruas sem ter um foco, um discurso único. É preciso que a gente tenha consciência e clareza do que queremos", explica o estudante Lucas Moreira. A próxima manifestação acontece nesta quinta-feira (27), durante a semifinal da Copa das Confederações Fifa 2013, na Arena Castelão em Fortaleza. Os manifestantes vão se reunir a partir das 10 horas, na praça em frente à Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Bairro Serrinha.
A pauta elaborada pelos manifestantes traz temas variados, com destaque para a saúde e educação. Os estudantes querem reforma política; a criação de um fundo para obras contra a seca, que seja destinado 10% do Produto Interno Bruto (PIB) - que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país - para a educação e 10% para a saúde. Os estudantes também querem a redução imediata da tarifa de ônibus dos atuais R$ 2,20 para R$ 2,00.
Além disso, os estudantes querem o cancelamento imediato das obras do Acquário e da Ponte Estaiada; aumento salarial para os professores do ensino fundamental, de acordo com as reivindicações da categoria; realização de concurso público para professor efetivo para a universidades federais e estaduais; e a entrega imediata de todas as carteiras de estudante 2013. Eles também se manifestam contra as remoções e os despejos de comunidades ocasionados pelos mega-eventos."



FONTE:  PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO  -  G 1  - CEARÁ
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/06/estudantes-unificam-reivindicacoes-para-manifestacoes-em-fortaleza.html

domingo, 23 de junho de 2013

O POVO NA RUA...


CHARGE: CLAYTON  -  JORNAL O POVO

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 23 DE JUNHO DE 2013














Pedro reconhece Jesus Filho de Deus - Lc 9,18-24

" Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes: “Quem dizem as multidões que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. E explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”. Depois, Jesus começou a dizer a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará”.



FONTE:  PORTAL PAULINAS  ONLINE
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho


sábado, 22 de junho de 2013

CONFIRA A ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO DE DILMA À NAÇÃO



"Íntegra de pronunciamento da presidenta"


Da Agência Brasil


Brasília - 


" A presidenta Dilma Rousseff fez na noite de hoje (21) um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV para falar sobre as manifestações e protestos que ocorrem pelo país. Na mensagem, Dilma reconheceu a legitimidade dos protestos, criticou a violência e o vandalismo de alguns e disse que o governo vai tomar medidas para levar reivindicações adiante.
Confira a íntegra do pronunciamento de Dilma à nação:


"Minhas amigas e meus amigos, todos nós, brasileiras e brasileiros, estamos acompanhando, com muita atenção, as manifestações que ocorrem no país. Elas mostram a força de nossa democracia e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar.

Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas. Mas se deixarmos que a violência nos faça perder o rumo, estaremos não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica, como também correndo o risco de colocar muita a coisa a perder.

Como presidenta, eu tenho a obrigação tanto de ouvir a voz das ruas, como dialogar com todos os segmentos, mas tudo dentro dos primados da lei e da ordem, indispensáveis para a democracia. O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. E também está lutando muito para se tornar um país mais justo.

Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia - o poder cidadão e os poderes da república.

Os manifestantes têm o direito e  a liberdade de questionar e criticar tudo. De propor e exigir mudanças. De lutar por mais qualidade de vida. De defender com paixão suas idéias e propostas. Mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira.

O governo e sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos.

Essa violência, promovida por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento pacífico e democrático. Não podemos conviver com essa violência  que envergonha o Brasil.Todas as instituições e os órgãos da Segurança Pública devem coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo. Com equilíbrio e serenidade, porém, com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos. Asseguro a vocês: vamos manter a ordem.

Brasileiras e brasileiros, as manifestações dessa semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira.

A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada. E ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros. Sou a presidenta de todos os brasileiros. Dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática. Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão.

Esta mensagem exige serviços públicos de mais qualidade. Ela quer escolas de qualidade; ela quer atendimento de saúde de qualidade; ela quer um transporte público melhor e a preço justo; ela quer mais segurança. Ela quer mais. E para dar mais, as instituições e os governos devem mudar.

Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos. O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que priviligie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de 100% do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS.

Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências. De sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente.

Brasileiras e brasileiros, precisamos oxigenar o nosso velho sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e acima de tudo mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico,  quem deve ser ouvido em primeiro lugar.

Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular. É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático.

Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes. Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos poderes da república e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. A melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor.

Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas, é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e governos que estão explorando estes estádios. Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a saúde e a educação.

Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com saúde e educação. E vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação.

Não posso deixar de mencionar um tema muito importante, que tem a ver com a nossa alma e o nosso jeito de ser. O Brasil, único país que participou de todas as Copas, cinco vezes campeão mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte.

Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. Respeito, carinho e alegria. É assim que devemos tratar os nossos hóspedes. O futebol e o esporte são símbolos de paz e convivência pacifica entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa.

Minhas amigas e meus amigos, eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram, pacificamente, às ruas: Eu estou ouvindo vocês. E não vou transigir com a violência e a arruaça. Será sempre em paz, com liberdade e democracia que vamos continuar construindo juntos este nosso grande país".




FONTE:  AGÊNCIA BRASIL
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-21/assessoria-divulga-integra-de-pronunciamento-da-presidenta

" BALAS DE BORRACHA NÃO APAGAM A VERDADE "


IMAGEM:  http://www.mundopositivo.com.br/noticias/20154511-jornalista_da_globo_news_e_atingido_na_testa_por_bala_de_borracha_outras_agressoes_a_imprensa_sao_registradas.html



***************************************************

"Balas de borracha não apagam a verdade"



Por
Plínio Bortolotti, jornalista

" Nunca tive dúvida de que as manifestações que acontecem em todo o Brasil são pacíficas, pela esmagadora maioria de seus participantes, e pude comprovar comparecendo ao ato de ontem. Grupos de jovens desciam de ônibus na BR 116 e caminhavam alegremente em direção à avenida Alberto Craveiro, alguns preparando seus cartazes ali mesmo, no chão, indicativo da espontaneidade dessas manifestações.

Essas placas também são reveladoras do caráter múltiplo do protesto. Não faltaram o humor das expressões cearenses, “Aí dênto, Fifa”, com a sua antítese: “Hoje a terra do humor quer falar sério”; havia meninas tranquilizando a família: “Mãe, relaxa, estou mudando o Brasil”; até os mais politizados: “Queremos saúde e escolas com padrão Fifa”. Vi também cartaz com trecho de poesia de Carlos Drummond: “Tenho duas mãos e o sentimento do mundo” e outra com um longo texto de Alberto Camus (escritor existencialista francês), cujo conteúdo não consegui ler. A diversidade dava o tom e o clima de camaradagem entre os manifestantes, mesmo entre os que não se conheciam, era visível.

Assim, chega a ser um ponto fora da curva a hostilidade aos partidos políticos de esquerda, cujos militantes mais antigos podem ser considerados “tios” dessa rapaziada. Foram eles que abriram caminho para a democracia, que todos desfrutamos hoje. A cada vez que se levantava a bandeira de um partido, imediatamente ouviam-se palavras de ordem: “Sem partido, sem partido” ou “O povo unido não precisa de partido”. (Os jovens do Egito podem ter pensado a mesma coisa.) Um integrante do PSTU me disse: “Estamos sofrendo, mas estamos aí”, referindo-se à rejeição com que eram recebidos.

Disse acima que as manifestações são pacíficas, mas existe meia dúzia que provoca e joga pedras, mesmo que os manifestantes tentem contê-los (vi um jovem confrontar os vândalos) e os participantes unirem-se no coro “Sem violência”.

Porém, a reação da Polícia Militar é absolutamente desproporcional. E, aí, não dá para saber se o governador Cid Gomes (PSB) e a Polícia Militar são despreparados ou mal intencionados: não se contentam com as bombas de gás lacrimogêneo e o spray pimenta (que podem provocar graves ferimentos). Usam indiscriminadamente balas de borracha - que tem sim poder letal.

Foi criminoso o uso desse tipo de munição, ferindo gravemente algumas pessoas. O Ministério Público deveria abrir uma ação para responsabilizar a quem de direito. E, sugiro à PM e ao governo, que reflitam sobre a advertência de uma manifestante: “Balas de borracha não apagam a verdade”.


FONTE  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/06/20/noticiasjornalpolitica,3077683/balas-de-borracha-nao-apagam-a-verdade.shtml

" SE A VELHICE PUDESSE E A JUVENTUDE SOUBESSE"...

*******************************************************************



ARTIGO

POR PLÍNIO BORTOLOTTI

" Ao jovem manifestante "


" Finalmente os organizadores do Movimento Passe Livre (MPL) vieram a público para condenar a violência contra os partidos, que se vê nas manifestações, nas quais muitos dos jovens participantes iniciam a militância política (sim, vocês fazem política).

Esse tipo de intolerância - gente queimando bandeiras de partidos, agredindo seus militantes e os expulsando das passeatas - é o ovo da serpente do fascismo: é preciso que isso seja dito claramente.

O movimento é justo, mas não se pode aceitar tudo o que fazem qualquer um dos participantes, como se fossem crianças mimadas, que não podem ser contrariadas.

E foi devido à hostilidade aos partidos e ao aumento do número de manifestantes que propõem “pautas conservadoras” (como a redução da maioridade penal) que o MPL decidiu suspender novas convocações para novas passeatas.

É certo, pois a pluralidade - que tanto se vê nesses movimentos - tem de valer também para aqueles que optam por se filiar a partidos políticos. Aceitar o contraditório, conviver com as diferenças, deveria ser a bandeira intocável do movimento, senão, o negócio vira Marcha da Família com Deus pela Liberdade. (Aos jovens que nunca ouviram falar disso, sugiro uma googlada).

Ser apartidário não significa ser antipartidário, como bem disseram os representantes do MPL. Criminalizar militantes políticos, a ditadura já o fez muito bem, e todos - creio que até os jovens - sabem onde isso termina. Mas vou repetir: termina em autoritarismo, em fim das liberdade, em censura, em tortura. E foi essa ditadura que as gerações anteriores combateram.

Tudo bem, PT e PCdoB estão hoje no governo, trocaram as ruas pelos gabinetes. Mas foram os militantes do PCdoB que morreram no Araguaia; foram os dirigentes deles que foram covardemente assassinatos na “Chacina da Lapa” (Google, por favor); foram os caras vindos da luta armada (quantos morreram? quantos foram torturados?), que construíram o PT junto com os operários do ABC e continuaram o confronto com ditadura, em passeatas, greves e manifestações (tão grandes quanto as de hoje), que desaguou na luta das Diretas Já - e na democracia. E o fizeram quando isso dava cadeia, tortura e morte, e não apenas balas de borracha e bombas de “efeito moral”.

Estavam nessa perigosa linha de frente as organizações trotskystas, comunistas, democráticas - e gente que não tinha partido, como as bravas mulheres do Movimento Feminino da Anistia. Havia divergência, disputa de palavras de ordem nas passeatas - mas seria impossível passar pela cabeça de alguém cassar o direito do outro de se manifestar.

Pois bem, meus jovens amigos, são esses caras que alguns de vocês violentam hoje, com xingamentos, tomando-lhes as bandeiras que eles levantaram no passado, com risco da própria vida. Foram eles que abriram a picada e deixaram o campo aberto para o espraiamento da democracia, que vocês tanto embelezam com suas reivindicações.

Não é preciso concordar com os velhos militantes, com aqueles filiados a algum partido, mas eles merecem respeito. Sei que a maioria de vocês se horroriza com o comportamento de alguns manifestantes, mas não basta isso, é preciso garantir aos militantes partidários o direito democrático de se expressarem.

Pois se o movimento continuar nessa toada - espremido entre arruaceiros e aprendizes de ditador - a grande vitória que conquistou transformar-se-á em derrota avassaladora.

INCÔMODO
Resolvi escrever essas linhas ao ver o modo como o vereador João Alfredo (Psol) foi tratado por alguns manifestantes no ato de quinta-feira (em frente à Assembleia Legislativa). Foi chamado, em coro, de “oportunista”, cercaram-no, gritavam e não deixavam que argumentasse. Discorde-se de João Alfredo, mas ele é um dos que descrevi acima. A ditadura calou uma geração à força, será que vocês querem continuar o serviço?
ARRUAÇA
Este jornal acertou em cheio com a manchete de ontem: “Isto é democracia” (com fotos mostrando manifestações pacíficas); “Isto é vandalismo” (com fotos mostrando tais atos).
É preciso deter os vândalos que estão promovendo essas barbaridades Brasil afora. E, mais do isso, identificá-los para saber se são simples arruaceiros ou um segmento fascista organizado, atentando contra a democracia, para depois bater às portas dos quartéis."

Plínio Bortolotti plinio@opovo.com


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/colunas/politica/2013/06/22/noticiaspoliticacoluna,3078824/ao-jovem-manifestante.shtml

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PAPA FRANCISCO: " FOME CONSTITUI UM VERDADEIRO ESCÂNDALO "

"Morrer de fome constitui um verdadeiro escândalo, diz papa Francisco"



Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil

Brasília –

" O papa Francisco disse hoje (20) ao diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, que “morrer de fome constitui um verdadeiro escândalo”. Francisco fez a afirmação na presença de Graziano e de integrantes da 38ª Conferência da FAO que ocorre em Roma, na Itália. O papa destacou que é fundamental buscar soluções para reduzir o “abismo” existente entre os que saciam a fome e os que sofrem com ela.
“Sabe-se que a produção é suficiente e mesmo assim existem milhões de pessoas que morrem de fome e sofrem com ela: isto constitui um verdadeiro escândalo”, ressaltou o papa. “É necessário encontrar modos para que todos possam se beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que aumente o abismo entre quem mais tem e quem deve se contentar com as migalhas, mas, sobretudo, por uma exigência de justiça, equidade e de respeito pelo ser humano.”
O papa sugeriu que os itens referentes à dignidade humana e às pessoas sejam colocados como pilares sobre os quais devem ser constituídas regras e estruturas, combatendo intenções econômicas. Os interesses que transgridem os valores considerados essenciais por Francisco foram chamados de “míopes” e capazes de “desagregar a sociedade”.
Francisco lembrou que há uma crise no mundo de convicções e de valores. Ele pediu aos representantes dos vários países na FAO que “abram seus corações”. Segundo ele, as pessoas devem aprender a ter condições para analisar, compreender e doar, abandonando as “tentações provocadas pelo poder”.
O ano de 2014 na Igreja Católica Apostólica Romana será dedicado à família rural, lembrou o papa, reiterando a importância de fortalecer os vínculos familiares."


*Com informações da rádio do Vaticano

Edição: Talita Cavalcante


FONTE:   AGÊNCIA DO BRASIL
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-20/morrer-de-fome-constitui-um-verdadeiro-escandalo-diz-papa-francisco

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PROTESTOS: ALDEOTA SE TRANSFORMA EM CAMPO DE BATALHA

"Manifestantes e polícia entram em confronto"

" Avenida Barão de Studart está interditada nos dois sentidos. Jovens participantes do protesto e policiais entraram em confronto. Bombas de gás lacrimogêneo foram utilizadas para conter o avanço dos maifestantes "
 
 
FOTO:   FÁBIO LIMA / O POVO
Atualizada às 22h20min

O Batalhão de Choque conseguiu dispersar os últimos grupos de manifestantes que ainda resistiam no entorno da avenida Barão de Studart. Muitas bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha foram utilizadas para inibir o possível avanços dos manifestantes. Representantes da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) estão no local e apreendem menores de idade. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) também permanece nos arredores.

Às 22h11min
Polícia avança na avenida Barão de Studart para dispersar os manifestantes, que tentam se reunir novamente na altura da rua Pereira Filgueiras. Clima ainda é tenso e alguns jovens recolhem pedras dos canteiros. Pessoas foram detidas. Na concentração, são escutadas palavras de ordem e pedidos para que grupo volte a avançar. Bombas de gás lacrimogêneo ainda são utilizadas.

Às 21h50min
Clima tenso na avenida Barão de Studart e nos arredores. A polícia tenta dispersar os manifestantes, que estão nas ruas do entorno. O Batalhão de Choque e a equipe da Cavalaria estão posicionados na via. Eles tentam afastar os grupos que insistem em chegar perto do Palácio da Abolição. Bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha estão sendo usadas pela polícia para inibir a aproximação dos manifestantes. Muita correria pode ser observada. Pessoas dos prédios residenciais próximos observam assustadas.

No cruzamento das ruas Tenente Benévolo e Melquíades Pinto houve ação da polícia e mais correria entre os maifestantes. Bombas de gás lacrimogêneo são jogadas pela polícia nas ruas adjacentes.

Às 21h40min
Pelo menos duas vidraças do Palácio da Abolição foram quebradas durante o confronto entre manifestantes e a polícia. Nesse momento, parte dos jovens está dispersa nas ruas do entorno do prédio. Um grupo de manifestantes permanece na frente do prédio e mantêm confronto direto com os policiais; objetos continuam sendo arremessados. Agora há pouco, a polícia utilizou mais bombas de gás lacrimogêneo.

Às 21h28min
Conflito grande entre manifestantes e polícia na entrada do Palácio da Abolição. Grupo tentou invadir o prédio, pela terceira vez, e foi dispersado com bombas de gás lacrimogêneo. Situação está cada vez mais tensa; jovens arremessam bombas caseiras e pedras na direção dos policiais.
Grupo que estava sentado nos jardins saiu para a avenida Barão de Studart. O Batalhão de Choque continua a se posicionar na entrada do prédio.

Às 21h20min
O Batalhão de Choque chegou e está se posiconando na frente do Palácio da Abolição. Rojões são arremessados pelos manifestantes na direção dos militares. Garrafas e outros objetos também são jogados. Os policias que estavam nas guaritas tiveram que descer. O clima é tenso e quase todas as grades, utilizadas para proteção do prédio, já foram arrancadas. Muita fumaça pode ser vista no local. Nesse momento, está havendo correria entre os jovens.

Às 21h10min
Manifestantes utilizam pranchas de surf no espelho d'água do Palácio da Abolição. O protesto continua pacífico; até agora, não foi registrado nenhum confronto direto com a polícia.
A avenida Barão de Studart continua interditada nos dois sentidos, na altura da sede do Governo estadual.  Nesse momento, pequenos grupos de manifestantes se deslocam para a avenida Pontes Vieira. Houve uma pequena correria entre os jovens e eles chegaram a ter desentendimentos internos.

Às 20h39min
Grupos continuam chegando ao Palácio da Abolição, que está com seu entorno tomado pelos manifestantes. A avenida Barão de Studart está fechada nos dois sentidos e o trânsito está complicado nas imediações. Parte dos manifestantes está sentada nas proximidades do prédio; enquanto outros aproveitam para tomar banho no espelho d'água do Palácio da Abolição.

Uma bomba rasga lata foi disparada e os manifestantes vaiaram a ação. Nesse momento, representantes da polícia pediram cinco nomes de lideranças para formar comissão e serem recebidos pelo governador Cid Gomes (PSB). Entretanto, jovens pedem a presença de Cid na parte externa do Palácio da Abolição. Moradores de prédios próximos piscam as luzem em sinal de apoio.  

Às 20h25min
Nesse momento, manifestantes chegam ao Palácio da Abolição e movimento não teve nenhum embate com a polícia. Gritos de ordem continuam a ser proferidos. Sede do Governo estadual permanece isolada. Pelo menos 30 policiais garantem a segurança do prédio.

Às 20h17min
Palácio da Abolição já está cercado por policiais e a Cavalaria (grupo de oito) se aproxima pela rua Moreira da Rocha. Os manifestantes ainda caminham na avenida Barão de Studart, na direção da sede do Governo Estadual.

Às 20h03min
Grupo já se aproxima do Palácio da Abolição. Manifestantes estão na altura a rua Júlio Ventura. Eles continuam gritando palavras de ordem e os moradores de casas próximas manifestam apoio ao movimento.

Às 19h45min
Manifestantes não conseguiram chegar a um consenso sobre comissão que deve ser recebida amanhã pela presidência da Assembleia Legislativa. Nesse momento, o grupo está mais disperso e as lideranças estão sendo contestadas pelo restante do movimento. Segundo coronel Pinheiro, responsável pelo intermédio entre jovens e governo, o secretário municipal de Educação - Ivo Gomes - também estará presente na reunião marcada para esta sexta-feira, 21. Na pauta, além das Carteiras de Estudante, está a liberação do passe livre no transporte público para estudantes, autônomos e desempregados.

Às 19h36min
Parte do movimento se encaminha para o Palácio da Abolição (sede do Governo estadual) pela avenida Pontes Vieira. Após a utilização de coquetel molotov, grupo sofreu dispersão. O cruzamento das avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira continua ocupado por manifestantes e trânsito segue complicado. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) estão no local.
 
Às 19h25min
Nesse momento, grupo de manifestantes está reunido para escolher uma comissão, que será recebida nesta sexta-feira, 21, às 10 horas. pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Albuquerque (PSB). Grupo quer celeridade na entrega das Carteiras de Estudantes 2013 e, no início, chegou a solicitar a presença do secretário Ivo Gomes. Ações de vandalismo cessaram.


 
Às 19h13min
Manifestantes soltaram um coquetel molotov no jardim da Assembleia Legislativo, próximo a uma cabine da Polícia Militar. Pelo menos cinco bombas já foram utilizadas até agora pelo grupo. Apesar de alguns jovens solicitarem o fim das ações de vandalismo, os artefatos continuam a ser utilizados por minoria dentro do protesto. Motoristas devem evitar as avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira. Trânsito do entorno continua complicado.


Às 19h05min
Manifestantes já estão na sede da Assembleia Legislativa e continuam protestando por celeridade na entrega das Carteiras de Estudante 2013. Polícia montou barreira para que os jovens não se aproximem do prédio. Houve princípio de desentendimento e o coronel Geovani Pinheiro, que comanda a operação de segurança da polícia, conversou com as lideranças do movimento. Grupo solicitou a presença do secretário municipal de Educação, Ivo Gomes, para que seja dado retorno sobre situação das carteirinhas. Após conversa, manifestantes concordaram em aguardar dez minutos. Cruzamento das avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira está bloqueado. Trânsito no entorno é complicado.

Às 18h51min
Manifestação continua em clima de paz. Participantes gritam contra violência e inibem ações de vandalismo. Avenida Desembargador Moreira está bloqueada. Trânsito está complicado. Nesse momento, manifestantes entram na avenida Pontes Vieira e cruzamentos são fechados. Estudantes estão se encaminhando para a sede da Assembleia Legislativa. Moradores de apartamentos próximos estão piscando luzes em sinal de apoio.

Às 18h36min
Nesse momento, grupo de manifestantes passa pela Praça da Imprensa. Movimento continua pacífico e policiais acompanham a caminhada. Entre as reivindicações está a celeridade na entrega das Carteiras de Estudante 2013.

Às 18h29min
Manifestantes já se aproximam da rua Vicente Linhares e continuam na direção da Assembleia Legislativa. Segundo a Polícia Militar, a manifestação é pacífica. Duas viaturas, cinco motocicletas e 12 homens à pé acompanham a caminhada. Nos prédios residenciais da área, os moradores colocam panos brancos nas janelas em sinal de apoio.  Na Assembleia Legislativa, 30 policiais estarão posicionados quando o grupo se aproximar. Jovens silenciaram em alguns pontos do trajeto devido a presença de hospitais.

Às 18h07min
Nesse momento, manifestantes que estavam reunidos na Praça Portugal caminham na direção da Assembleia Legislativa. O grupo canta hinos e fala palavras de ordem. Muitos estudantes, ainda fardados, participam da manifestação. Pessoas que saiam do trabalho também participam da movimentação. Trânsito está impedido nas vias próximas e motoristas fazem desvios. Grupo já está na altura da avenida Santos Dumont.

Às 17h58min
Segundo organização do protesto, ainda não foi definido se eles vão seguir para a Assembleia Legislativa ou para o Palácio da Abolição (sede do Governo estadual). Manifestantes cobram passe livre para estudantes e alegam que carteirinhas não são entregues há sete meses. Cobrança do movimento é principalmente por causas relacionadas à educação, mas é possível ver cartazes pedindo "mais paz" e "menos corrupção".

Às 17h40min
Os pontos de acesso à Praça Portugal (avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira) estão bloqueados devido manifestação organizada por estudantes. Jovens estão concentrados e seguram cartazes pedindo "mais educação", "mais paz" e celeridade na entrega das Carteiras de Estudante 2013.
Segundo Sarah Hannahe, membro da equipe de comunicação do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE-UFC) - um dos órgão organizadores do protesto -, a cobrança do movimento é principalmente por causas de educação e o grupo está cobrando agilidade no processo das carteirinhas, pois 3 mil estudantes da UFC estariam pagando passagem inteira (R$ 2,20). Os manifestantes também cobram a implantação do passe livre em Fortaleza.

Às 17h25min
Manifestantes estão reunidos na Praça Portugal para realizar protesto. O comércio da avenida Dom Luís está fechada e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) bloquearam o cruzamento da via com a rua Oswaldo Cruz. Os jovens ainda estão concentrados na praça, mas já é registrado um leve engarrafamento.

Às 17h8min
Centenas de jovens já estão reunidos na Praça Portugal para um protesto. Segundo o grupo, a movimentação ocorre por mais celeridade na entrega das Carteiras de Estudante 2013. Pelo menos quatro viaturas do programa Ronda do Quarteirão estão no local e policiais permanecem de braços cruzados, ao redor da praça praça, observando a manifestação do jovens.

Os manifestantes estavam concentrados na região central, mas decidiram formar um círculo em volta da Praça Portugal. O trânsito ainda não foi interrompido. Nesse momento, eles seguram cartazes e fazem apitaço.



FONTE:  O POVO ONLINE
http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/06/20/noticiafortaleza,3077940/manifestantes-ja-se-reunem-na-praca-portugal.shtml




*******************************************************

"Sede do governo do Ceará vira praça de guerra em Fortaleza"

 
DE FORTALEZA
País em protesto " O Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará, se tornou uma praça de guerra na noite desta quinta-feira (20) em Fortaleza, com sucessivas tentativas de invasão por parte de manifestantes.
Um grupo inicial de cerca de 8.000 pessoas, segundo a PM, se concentrou em uma praça, seguiu em caminhada até a Assembleia Legislativa, onde houve vaias, e depois se dirigiram à sede do governo.
Ao chegaram ao palácio, por volta das 20h, os manifestantes já estavam em número maior. Alguns entraram no espelho d'água do local.
A polícia sugeriu que os manifestantes redigissem uma carta a ser entregue ao governador Cid Gomes (PSB), mas não houve consenso entre os integrantes do ato.
A tensão cresceu quando manifestantes romperam as cercas de metal instaladas para proteger a construção. O grupo foi contido e as cercas, recolocadas pela PM e outros manifestantes pacíficos.
Mas houve nova investida, e manifestantes passaram a apedrejar a polícia, que revidou com bombas e balas de borracha. Uma cancela de estacionamento foi quebrada.
Um grupo de mascarados acabou sendo impedido de entrar por um cordão de isolamento da tropa de choque da PM cearense. Os vândalos recuaram e passaram a atirar pedras nas vidraças do prédio.
Por volta das 21h45, a polícia fez nova investida com bombas e balas de borracha para dispersar o grupo que ainda resistia."


FONTE:  FOLHA DE SÃO PAULO9
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1298699-sede-do-governo-do-ceara-vira-praca-de-guerra-em-fortaleza.shtml

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MANIFESTANTES TAMBÉM SÃO ELEITORES


MANIFESTAÇÃO EM FORTALEZA


"O jornalista Pedro Rocha foi atingido no olho por bala de borracha"  FOTO: JORNAL O POVO


"Manifestantes dificultam acesso ao Castelão "




Deivyson Teixeira
" 50 mil pessoas, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, participaram da Manifestação na avenida Alberto Craveiro "



Atualizada às19h25min

" Em coletiva à imprensa, o comandante geral da Polícia Militar, Werisleik Pontes Matias, definiu a ação da polícia como "positiva". Segundo ele, a Polícia agiu dentro da legalidade e não havia informação sobre excessos. Ele destacou que se for comunicado algum problema na ação da PM, será apurado pela corregedoria. A Polícia não informou sobre o número de manifestantes no protesto em Fortaleza.

19h01min
Três pessoas foram detidas durante as manifestações desta quarta-feira, 19. Segundo a delegada Marília Fernandes, titular do 16º Distrito Policial, a apreensão ocorreu com base no Artigo 286 do Código Penal (incitar, publicamente, a prática de crime), pois eles estavam insuflando a população a jogar pedras nos policiais. Os três assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. Os casos serão encaminhados para o Juizado Especial de Pequenas Causas.
 
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação reuniu entre 80 mil e 100 mil pessoas nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha e na BR-116. 50.791 torcedores foram ao estádio Arena Castelão para ver a vitória do Brasil por 2 a 0 contra o México pela Copa das Confederações. 

18h01min
Avenida Paulino Rocha já está liberada. Apenas alguns manifestantes permanecem na via e o Batalhão de Choque utiliza bombas de gás lacrimogêneo para finalizar a dispersão do grupo. Algumas pessoas jogam pedras na direção dos policiais; um dos manifestantes pegou uma barreira e também arremessou na direção do Batalhão de Choque. Nesse momento, outros grupos de manifestantes seguem na direção da BR-116.

Funcionários das empresas de ônibus demonstram preocupação com a volta dos torcedores, pois, por causa dos danos causados pelos confrontos nos veículos, a frota foi reduzida. Torcedores que dependem desse bolsão de estacionamento, em frente à Seuma, podem ter problemas no retorno. Nesse momento, pouco mais de dez ônibus urbanos estão parados nas proximidades da Seuma, a maioria com janelas quebradas.

17h54min
Após confronto com a Polícia, manifestantes começam a se dispersar na avenida Paulino Rocha. Nesse momento, ônibus urbanos estão próximos da Seuma à espera dos torcedores que chegarão após o fim do jogo. Algumas dezenas de manifestantes ainda estão na via, mas não ocorre mais confronto direto com os policiais do Batalhão de Choque. A dispersão começou quando foram lançadas as bombas de gás lacrimogêneo.  O grupo de manifestante segue agora em direção à avenida Oliveira Paiva.

O último grupo que estava na avenida Paulino Rocha foi dispersado com mais bombas. Polícia continua ocupando via.


17h40min
Na avenida Paulino Rocha, manifestantes recuaram até a altura da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Nesse momento, a equipe da Cavalaria está na frente do bloqueio formado pelo Batalhão de Choque. Na rua Jornalista Antônio Ponte Carvalho, foram lançadas bombas de gás lacrimogêneo, que chegaram a atingir as pessoas nas residências. Moradores saíram de suas casa e houve discussão com a Polícia. Algumas crianças também foram atingidas pelas bombas. 

Carro dos Bombeiros está nas proximidades da Seuma para apagar focos de incêndio, iniciados pelos manifestantes com objetos de plásticos. Um manifestante foi atingido por uma bomba de gás e foi levado por uma ambulância para atendimento médico.

17h21min
Clima tenso na avenida Paulino Rocha. Polícia continua jogando bombas de gás lacrimogêneo na direção dos manifestantes que, nesse momento, começam a recuar. Alguns objetos de plástico foram utilizados pela manifestação para fazer fogo. Manifestantes também atiraram algumas pedras na direção do Batalhão de Choque.  Moradores de locais próximos ao Castelão, no entorno do rio Cocó, dentro da área de segurança definida pela Polícia, estavam reunidos próximo a suas casas e foram dispersados com bombas de gás pela Polícia. 

17h15min
Mais policiais do Batalhão de Choque chegaram neste momento na avenida Paulino Rocha para reforçar o cordão de isolamento feito para conter os manifestantes. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas pela Polícia, além de spray de pimenta. Nesse momento, muitas pessoas estão sentadas no chão, mas continuam a cantar hinos e gritar palavras de ordem. Moradores das comunidades próximas tentam ultrapassar o bloqueio para ter acesso às residências. O confronto começou após um bêbado de bicicleta tentar ultrapassar o bloqueio dos PMs.  População também reclama da ação da Polícia.

16h50min
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), participaram dos protestos em Fortaleza entre 80 mil e 100 mil manifestantes.  Ainda há grupos nas avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha. Já ocorre dispersão de manifestantes, mas ainda há muita gente nas ruas.
Agora há pouco, segundo equipe de reportagem do O POVO, que está na área dos protestos, populares estavam assistindo - em clima pacífico - a partida entre Brasil e México nas calçadas e a Polícia abordou o grupo, fez ameaças e apontou armas na direção das pessoas. O caso ocorreu na Aerolândia, nas proximidades com a BR-116. A comunidade está em pânico por conta da ação da Polícia.

16h28min
Agora há pouco, manifestantes saquearam uma loja de conveniência (Posto BR), localizada na altura da rotatória da avenida Alberto Craveiro. Alimentos e bebidas - inclusive cerveja - foram levadas pelos vândalos. Um carro de reportagem da TV Verdes Mares, que estava no estacionamento do supemercado Makro, foi depredado.

16h05min
Nesse momento, mais manifestantes estão chegando à avenida Paulino Rocha, um dos acessos à Arena Castelão. A Polícia continua jogando bombas de efeito moral e de gás para tentar dispersar as pessoas. Bombas também foram arremessadas quando torcedores estrangeiros tentavam passar. Agora há pouco, um novo grupo de manifestantes chegou - portando faixas e cartazes ao local - para se juntar ao protesto. Apesar dos policiais não deixarem o grupo avançar, os manifestantes não cedem e continuam ocupando a via.

15h20min

Nesse momento, o sentido Interior-Fortaleza, da BR-116, foi liberado pelos manifestantes.

Manifestantes chegaram a bloquear o acesso ao Castelão pela avenida Paulino Rocha. Mas a PM conseguiu dispersar a manifestação no local, nas próximidades da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Na avenida Alberto Craveiro, manifestantes retiraram placas de obras da Copa, que estavam ao longo da via - e atearam fogo. Pneus também foram utilizados para formar a barricada, montada no meio da via. Pelo menos três pessoas foram presas durante a ação. A cavalaria voltou a bloquear a rotatória do Castelão para impedir o acesso dos manifestantes."


O POVO está acompanhando a manifestação em tempo real
FONTE: JORNAL O POVO ONLINE
 http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/06/19/noticiafortaleza,3077222/manifestantes-dificultam-acesso-ao-castelao.shtml