"Adísia Sá recebe Medalha da Abolição"
"A cerimônia que premiará a professora, jornalista e escritora Adísia Sá será no próximo dia 25 de março. Adísia é ombudsman emérita do O POVO"" Certa vez perguntaram à professora, jornalista e escritora Adísia Sá o que ela seria caso não tivesse escolhido o jornalismo - para o qual já dedica 58 anos de vida. “Sabe o que eu respondi? Infeliz”, resume ela, de modo sucinto e revelador da paixão que a ajudou agora, aos 83 de idade, a receber a maior comenda do Estado do Ceará, a Medalha da Abolição.
A cerimônia de entrega, premiando as contribuições de Adísia à sociedade cearense, será realizada no próximo dia 25 de março, às 19 horas, no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado. Com ela, recebem também a distinção os empresários Yolanda Queiroz, Ivens Dias Branco e o ator Chico Anysio (in memoriam).
“Adísia Sá foi uma unanimidade (no processo de escolha)”, destaca a secretária de Justiça, Mariana Lobo. “Ela tem uma história de luta em prol do acesso à informação e do papel da imprensa na divulgação da ética”, sublinha.
Adísia é fundadora e professora aposentada do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem livros publicados em várias áreas. Formada em Filosofia, escreveu Metafísica, para quê? e Fenômeno Metafísico; sobre o jornalismo, cuja primeira incursão dela foi na Gazeta de Notícias em 1955, refletiu em O jornalista brasileiro e Fundamentos Científicos da Comunicação; na literatura, escreveu, por exemplo, o romance Em busca de Iracema. Trabalhou também nos jornais O Estado, O Dia e fez carreira no O POVO onde foi ombudsman em 1994, 1995 e 1997 - e é atualmente ombudsman emérita. “Minha vida ultrapassou o que eu desejava”, reflete Adísia.
E o que dizer sobre a profissão que lhe preencheu a vida? “Nossa profissão de jornalistas não é de contempladores, mas vemos, analisamos e projetamos os fatos. A atividade do jornalista trabalha com o ontem, o hoje e também com o amanhã. O jornalista que fala só do passado não é jornalista”, ensina.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
Todos os anos lista é emitida, por meio da Secretaria de Justiça, a entidades que compõem a comissão da Medalha, como o Instituto Histórico do Ceará, Academia de Letras e a Associação Cearense de Imprensa.
SERVIÇO
Entrega da Medalha da Abolição
Quando: 25 de março, às 19 horasOnde: Palácio da Abolição (av. Barão de Studart, 505 - Meireles)
Evento para convidados
Premiados
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho,
ator (in memoriam)Francisco Ivens de Sá Dias Branco, empresário
Maria Adísia Barros de Sá, jornalista
Yolanda Vidal Queiroz, empresária
FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/03/16/noticiasjornalpolitica,3023467/adisia-sa-recebe-medalha-da-abolicao.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário