" FHC confirma candidatura ao cargo de imortal "
" Em carta levada pelo acadêmico - e ex-ministro - Celso Lafer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apresentou ontem à tarde, no Rio, sua candidatura à cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras, que ficou vaga no dia 22 com a morte do escritor paulista João de Scantimburgo.
O presidente em exercício da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, recebeu o pedido e oficializou sua candidatura no final da tarde de ontem, assim que terminou a Sessão da Saudade, ritual com que os imortais se despediram de Scantimburgo.
Eventuais interessados têm prazo de 30 dias para entrar na disputa e a Academia, mais 60 para realizar a eleição. Informalmente, calcula-se que FHC já dispõe de pelo menos 30 dos atuais 38 votos dos membros da ABL.
Desde seus tempos de sociólogo e professor na USP, nos anos 1960, Fernando Henrique produziu estudos como o clássico Dependência e Desenvolvimento na América Latina e, depois, Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional.
Insistência
"Depois de tantos amigos insistindo comigo tantas vezes, acabei cedendo. Minha reticência sempre foi a de que não sou homem de letras e não queria criar constrangimentos por ter sido presidente da República. Mas agora, passados tantos anos da presidência e mantida, se não mesmo que ampliada, a convicção de vários membros da ABL de que eu deveria juntar-me a eles, acabei por concordar", escreveu ele por e-mail.
FHC fez questão de dizer que mantém a disposição de abrir mão da candidatura "se algum dos muitos que têm mais mérito do que os meus quiser se apresentar. Penso especialmente nos que são, de fato, literatos". O convite ao ex-presidente foi feito por dois membros da ABL, o senador José Sarney, 82, e a escritora Nélida Piñon, 75, na última sexta-feira, em São Paulo."
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1247268
Nenhum comentário:
Postar um comentário