SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ 2011

FELIZ 2011 - POESIA CEARENSE: AURIBERTO CAVALCANTE


BOAS NOVAS


Feliz ano novo !
Como o ano pode ser novo
Com atitudes velhas ?
Com erros do ano que passou ?
Com a repetição dos pecados ?

Em 2011 assuma nova postura
Trocar idéias
Sentimentos
Desenvolver a solidariedade
Lutar por justiça social
Paz
Transformando a família
No centro de reflexão
Onde cada dia é uma lição
De vida...
E renovação.



AURIBERTO CAVALCANTE
ADAPTADO DO LIVRO " 2004 "

IN: " 2004 "   -  PÁG. 34

FELIZ 2011


SALÁRIO MÍNIMO  EM 2011
SERÁ R$  540,00

A MAIOR LIÇÃO DE 2010 - FELIZ 2011



1- Conversei com Dom Edmilson da Cruz, religioso e grande intelectual cearense, que foi notícia no Brasil e no mundo, por ter ministrado a maior lição de 2010 para os políticos e para o povo brasileiro.
Dom Edmilson da Cruz RECUSOU uma homenagem do Senado Federal em nome da MORAL, do
RESPEITO AOS TRABALHADORES E AO POVO BRASILEIRO e para mostrar a indignação da
Nação com o reajuste dos Deputados, Senadores e demais políticos do Brasil.
Foi uma lição de humildade, coragem e de respeito aos sentimentos de um povo trabalhador e explorado
por uma minoria que se beneficia e faz festas com o dinheiro do contribuinte.
Dom Edmilson da Cruz foi Homem, foi Mestre, foi Pai e soube com firmeza e amor ensinar para os políticos
a MAIOR LIÇÃO DE 2010:  REPEITEM O POVO BRASILEIRO .

2- Dom Edmilson da Cruz me disse que recebeu vários convites para ele liderar  um movimento para que
    o Congresso Nacional reveja o reajuste já aprovado pelos Deputados e Senadores e se crie uma Lei de
    iniciativa popular, regulamentando o reajuste dos Deputados e Senadores, seguindo  os critérios do
    reajuste dos trabalhadores ( seria a Lei Dom Edmilson da Cruz );

3- O GRUPO CHOCALHO( http://grupochocalho.blogspot.com/) homenageou Dom Edmilson da Cruz
     que  NÃO recusou a honraria.
     SOBRE ESSE FATO ELE DISSE: " AÍ MEU FILHO É OUTRA HISTÓRIA ! " ( RISOS ).


************************************************


DOM EDMILSON DA CRUZ: UMA LIÇÃO DE AMOR PARA OS POLÍTICOS



FRASES DE DOM EDMILSON DA CRUZ PROFERIDAS NA SOLENIDADE
ONDE RECUSOU A HOMENAGEM DO SENADO:


" Quem vota em político corrupto está votando na morte! Vou falar mais calmo ainda, porque falo por amor: Quem vota em político corrupto está votando na morte! "


" Senhores e Senhoras, meus irmãos e irmãs, sinto-me primeiro perplexo, depois decidido. A Comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. "


" De seguro, porém, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. (Palmas.). Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho."




****************************************************


A MEDALHA RECUSADA POR DOM EDMILSON DA CRUZ

A HOMENAGEM RECUSADA EM NOME DO POVO BRASILEIRO




A ÍNTEGRA DO DISCURSO DO BISPO

O SR. MANUEL EDMILSON DA CRUZ –


" Sr. Presidente Senador Inácio Arruda. Sr. Defensor dos Direitos Humanos de Abaetetuba do Pará, Sr. Antonio Roberto Figueiredo Cardoso. Defensor Público da Comarca de Taubaté, do Estado de São Paulo, Sr. Wagner Giron de La Torre. Sr. Secretário Executivo do Conselho de Direitos, Sr. Eden Pereira Magalhães, representando o agraciado, grande amigo e irmão dom Pedro Casalgáliga Pla, Bispo emérito de São Félix do Araguaia. Sr. Eduardo Freitas, representante de Marcelo Ribeiro Freixo e todas as outras pessoas aqui, Senadores e pessoas que estão presentes.

Quero uma saudação especial ao meu amigo e companheiro de luta Dr. Cláudio Sadá, um dos membros fundadores da Comissão Regional de Justiça de Paz no Ceará, pelo muito que tem realizado, o que vai se gravar na história.

Saudação a todas as pessoas aqui presentes.

Queria confirmar o que disse o Senador Inácio em relação à situação do trabalhador sem salário mínimo, porque a meu ver isso é um retrocesso comparado ao tempo da escravidão. O escravo era alimentado, o patrão, o dono só tinha interesse em alimentá-lo, ele (inaudível) trabalhar, é diferente. Então, é um retrocesso nesse sentido. Não sei se concordam comigo. É uma coisa de fazer muita pena.

Depois, em relação ao nosso Dom Hélder ao que disse o Senador José Ney, eu queria dizer que a minha primeira ... esse menino de nove anos, a primeira vez que o Dom Hélder Câmara foi lá na cidade de Acaraú, no norte do Ceará, batida preta no comício do integralismo, camisa verde camisa verde. É impressionante este fato, para dizer que nós não podemos jamais perder a esperança em ninguém, porque este mesmo Padre Helder era, antes de tudo, um santo. Ele passava, o dia todo ocupado, magrinho como ele era, frágil, humanamente falando, duas horas, todas as madrugadas, diante do Santíssimo Sacramento, em oração, em adoração. Isto marca a personalidade de Dom Helder. É este mesmo Dom Helder que, entre os seus pensamentos, este aqui, para mim, é uma coisa muito interessante, que ajuda muito a viver e a conservar e a alimentar a esperança que Deus nos dá. Ele diz assim, a partir dessas orações das madrugadas: “A criatura é como cana. Mesmo passada pela moenda, mesmo reduzida a bagaço, mesmo desfeita de todo, só sabe dar doçura”. Isto é Dom Helder.

Agora, meus irmãos, espero ser muito bem entendido no que vou dizer. Eu o faço levado por amor e também por confiança; essa esperança que Deus me ensinou a colocar em todas as pessoas humanas.

A surpresa deste dia chegou aos meus ouvidos à noitinha, quinta-feira, 16 de dezembro, como o alvorecer da aurora e a vibração cantante de um “bom-dia”.

Mais que surpresa, era como se alguém de extraordinária generosidade tivesse focado uma libélula, projetando a sua leveza e levando a atingir as proporções de uma águia e de um condor.

Passa por esse crivo, caro Senador Inácio, o meu agradecimento pessoal, cordial e profundo ao senhor, aos seus ilustres pares que o apoiaram nesta iniciativa e a todo o Congresso Nacional e às pessoas que estão aqui presentes.

Pensei, em vista dos meus 86 anos, em receber esta honraria por meio de um representante, mas o Congresso Nacional merece respeito. O verdadeiro Congresso Nacional é sinal de verdadeira democracia. A honrosa Comenda porém dos pais da pátria, como diziam os romanos, patres conscripti, me faz refletir precatórios que se arrastam por décadas, aposentados e idosos com as suas aposentadorias reduzidas, salários mínimos que crescem em ritmo de lesmas; depois de três meses de reivindicações e greves, os condutores de ônibus do transporte coletivo urbano de Fortaleza agora, dos cerca de 26% de aumento pretendido, mal conseguiram, a duras penas, pouco mais de 6%, quer para a categoria, quer para o povo, principalmente os pobres da quinta maior cidade de nosso Brasil. Meus irmãos e irmãs, falo agora de coração com muita fé, com o grande respeito que devo a todos, mas, falo como irmão e irmã sobretudo, quer dizer, assumindo a alma de todas as pessoas, pois é exatamente nesse momento que o Congresso Nacional aprova o aumento de 61% dos honorários de seus Parlamentares que em poucos minutos chegam a essa decisão e ao efeito cascata resultante e o impõe ao povo brasileiro, o seu, o nosso povo. O povo brasileiro, hoje de concidadãos e concidadãs, ainda os considera Parlamentares? Graças ao bom Deus, há exceções decerto em tudo isso. Mas, excetuadas estas, a justiça, a verdade, o pundonor, a dignidade e a altivez do povo brasileiro já tem formado o seu conceito. Quem assim procedeu não é Parlamentar. É para lamentar. Prova disto? Colha na internet.



Se o tom se torna como quem está com rancor, não tem rancor nenhum aqui, tem veemência, que é diferente, e amor.

Bem verdade é que a realidade não é assim tão simples e a desproporção numérica, um dado inarredável. Já existe – e é de uma grandeza bem aventurada! – o SUS, o bolsa família.

Aí estão trinta milhões de brasileiros, que as linha de pobreza, às vezes até da indigência, alcançaram a classe média – isto é muito bonito. É verdade a atuação do Ministério da Saúde. Existe o Ministério da Integração Nacional. É verdade! Mas, não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta. Disso sou testemunha. Maldita realidade desumana esta, desalmada! Ela já é em si uma maldição. E me faz proclamar em pleno Congresso Nacional, como já o fiz em Assembléia Estadual e em Câmara Municipal: Quem vota em político corrupto está votando na morte! Vou falar mais calmo ainda, porque falo por amor: Quem vota em político corrupto está votando na morte! Mesmo que ele paradoxalmente seja também uma pessoa muito boa, um grande homem. Ainda não do porte de um Nelson Mandela que, ao ser empossado Presidente da República do seu país, reduziu em 50% o valor dos seus honorários.

Considerações finais.

Senhores e Senhoras, meus irmãos e irmãs, sinto-me primeiro perplexo, depois decidido. A Comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Camara. Desfigura-a, porém.

De seguro, porém, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. (Palmas.). Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suór de seu rosto e a dignidade de seu trabalho.

É seu direito exigir justiça e equidade, em se tratando de honorários e de salários, também. Se é seu direito, e eu aceitar, estou procedendo contra os direitos humanos. Perderia todo sentido este momento histórico. O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e o da aposentadoria. Isso não acontece! O que acontece –repito– é um atentado contra os direitos humanos de nosso povo. A atitude que acabo de assumir, assumo com humildade... Assumo com humildade, sem pretensão a dar lições a pessoas tão competentes e tão boas. A todos suplico compreensão e a todos desejo a paz e os meus sinceros votos de um abençoado feliz Natal e um próspero Ano Novo. Deus seja bendito para sempre! Muito obrigado. (Palmas.)."






O SR. PRESIDENTE (José Nery. (PSOL - PA) – Meus cumprimentos a Dom Manuel Edmilson da Cruz que, coerente com aquilo que pensa, neste momento adota uma atitude de rejeição ao que fez o Congresso Nacional quando reajustou, em 62%, os salários dos parlamentares para o próximo período.

O SR. MANUEL EDMILSON DA CRUZ – Minha sugestão é outra: é a de se desfazer o erro quando se começa. É agora! Deve-se retroceder, como o fez Mandela. O caso dele era muito diferente... Desculpem-me a insistência: isso é grito da natureza humana ferida! Não é possível! Deve-se acabar com esse trabalho e reduzi-lo ao normal, ao correto.

O SR. PRESIDENTE (José Nery. (PSOL - PA) – Entendemos o gesto, o grito e a exigência de Dom Edmilson da Cruz que, em sua fala, Sua Excelência Reverendíssima também diz que veio aqui e compareceu mas recusará a comenda. Também exige que o Congresso Nacional reavalie a decisão que tomou em relação ao salário de seus parlamentares.

Queria neste momento dizer, Senador Inácio Arruda e Senador Cristovam Buarque, que tomei conhecimento que um grupo expressivo de estudantes se dirigiu à entrada do Congresso Nacional para, também –na mesma linha em que o faz Dom Edmilson da Cruz–, como se fosse uma intercomunicação (que a gente não vê, mas acontece), promove, neste momento, um protesto contra o reajuste "


FONTE: CONGRESSO EM FOCO
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=35627

FELIZ 2011



APAGÃO



Um País lindo, rico, com um povo trabalhador, ativo, honesto e acolhedor, não pode aceitar passivamente o APAGÃO em que nosso país mergulhou.

APAGÃO de energia, APAGÃO político, APAGÃO de segurança, APAGÃO aéreo, APAGÃO moral, APAGÃO ético, APAGÃO na educação, APAGÃO na saúde... APAGÃO de soluções criativas, enfim APAGÃO de vergonha.

No Brasil inteiro, inclusive na Terra da Luz, o APAGÃO se instalou, às vezes até nos três poderes, que muitas vezes se mostram incapazes de solucionar os problemas gravíssimos de nossos dias.
Caos aéreo, já não se pode viajar de avião. Caos nas estradas, que não oferecem condições de tráfego e segurança (existe os piratas do asfalto QUE ASSALTAM ÔNIBUS, AUTOMÓVEIS E VEÍCULOS DE CARGAS); Os portos e ferrovias não oferecem opções operacionais de colaborarem no transporte de passageiros.
A segurança, a saúde, a educação, QUE É DEVER, OBRIGAÇÃO PRIORITÁRIA DO ESTADO E MUNICÍPIO, E DIREITO CONSTITUCIONAL DO CIDADÃO, NÃO É CUMPRIDO PELAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS, JOGANDO ASSIM AS CAMADAS MAIS POBRES DA SOCIEDADE NAS FILAS INTERMINÁVEIS DO SUS, E DOS “SERVIÇOS PÚBLICOS”, QUE SÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE, não é por acaso que a Privatização nesses setores é crescente e Promove o enriquecimento dos “donos” de escolas, hospitais e “empresas” de segurança.
Quase 40% de nossa renda é do governo (IMPOSTOS) que deveriam retornar para nós através de BONS serviços. No entanto a maior parte desses recursos é desviada para a CORRUPÇÃO e “obras” que atendem aos interesses de “lobbys” de empreiteiras e Políticos corruptos.
A sociedade precisa REAGIR, precisa ASSUMIR AS RÉDEAS de seu destino e CONSTRUIR um Brasil e um Ceará de LUZ, onde resplandeça a verdade, a honestidade, a Paz, o Amor e a Poesia.


AURIBERTO CAVALCANTE

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

" MISSA PELA PAZ MARCA RÉVEILLON DO SHALOM "

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA


" A Comunidade Católica Shalom realiza na “Virada” do ano o tradicional Réveillon da Paz, a partir das 20h, na Praça 31 de Março, na praia do Futuro.

Dado o crescimento da violência na capital cearense, a intenção principal da missa do dia 31 é pedir pela Paz. “Houve meses durante este ano em que o número de homicídios cresceu mais de 50% em relação ao anterior. Neste Natal, dez pessoas foram assassinadas. Diante destes números preocupantes queremos pedir a Deus, a Paz, para a nossa cidade”, explica Tobias Cortez, um dos organizadores do evento. Pe. Antonio Furtado presidirá a Celebração que terá início às 20h.

As bebidas alcoólicas, conhecidas por todos como um fator agravante da violência não é comercializada no evento. E quem pensa que isso é motivo para desanimação se engana. O evento vai até as cinco da manhã e o público não perde o pique. “Aqui podemos experimentar de uma nova cultura, baseada na Paz. Nos divertimos, dançamos, pulamos, mas sem precisar lançar mão de bebidas e outros quaisquer tipos de drogas”, testemunha Luciana Fiori que não perde um Réveillon da Paz já há quatro anos.

Homens da Polícia Militar junto com um efetivo de seguranças particulares garantem a tranquilidade nas atividades da “Virada” do ano, na Praça 31 de Março.


E mais:

Depois da missa passa pelo palco do evento a banda mineira Tribo Maranata com sua batida eletrizante, o por- rock da banda Missionário Shalom, a voz inconfundível de Suely Façanha e o pagode do Shalom God."


SERVIÇO:

Réveillon da Paz
Data: 31 de dezembro
Horário: A partir das 20h
Local: Praça de 31 de Março, Praia do Futuro
Entrada: Gratuita (Mesas: R$ 50,00 / antecipada – R$ 60,00 / No dia) com quatro lugares

Mais informações: Vanderlúcio Souza – Assessoria de imprensa 8893.6744
http://www.comshalom.org/


Comunidade Católica Shalom

Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio Souza
Tel.:(85) 8893.6744 / 8852.8952 / 33087451
http://www.comshalom.org/
www.twitter.com/comshalom

PARA REFLETIR !!!!





A PEDRA



" O distraído nela tropeçou.
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado do trabalho,
dela fez assento.
Drumond a poetizou.
Para meninos, foi brinquedo.
Já para Davi matou Golias e Michelangelo
Extraiu-lhe a mais bela escultura.
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra,
mas no ser humano."


(AUTOR DESCONHECIDO)

POESIA CEARENSE: SÉRGIO SEVERO

PAX



Querer a Paz!
Falar da Paz!
Buscar a Paz!

Mas,

Qual a paz que procuram?

A insuspeita paz das velhas fortalezas?
A monstruosa paz das grandes catedrais?
“Sumo Pontificie universale paxis”
A exigir submissão dos crentes?
Qual a paz que procuram?
A soturna paz dos cemitérios?
O !”Réquiem in pacem” eternal?
Ou o “Si vis pacem para bellum”
Pax Romana, tirana, temporal?
Que tal a paz dos pacificadores
Que hoje nasce do ventre das “B-2”
E desce, mansamente, sobre os homens
Purificados ao fogo do “Napalm”?
Seria a paz, tão cínica, cantada
No doce mau gosto da canção:
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer um Japão da paz?
Vulgarizaram a palavra paz
Rainha natalina dos dezembros
Soberana de todos os presentes
E sempre,
Deposta aos Janeiros.
A Paz não é lugar onde chegar
A Paz é um caminhar permanente
A Paz sobrevive, tão somente
Quando, alguém luta por ela.
Não faço a apologia do conflito
Nem tiro os méritos da Paz
Mas, se tem crédito a Verdade
De que vale a Paz sem Liberdade
Esta sim!
Maior que a própria Paz!


SÉRGIO SEVERO

POESIA CEARENSE: STÊNIO FREITAS

IMAGEM:
http://wwwb.click21.mypage.com.br/myflog/visualiza_modPH.asp?site=hojetemfesta.myflog.com.br&foto_id=x0Sf73Iuu58sa74p83TF5101116579KYP7S4LKJI







POEMAS DO POETA CHOCALHEIRO STÊNIO FREITAS




PONDERAÇÃO




Chegará o dia em não que faremos poesia com guerras,
não faremos poesia com crianças mortas
ou qualquer outra desgraça,
que hoje assedia o ser humano.

Nesse dia não haverão mortos na palestina,
homens-bomba.
terremotos
ou qualquer outro desastre ecológico,
porque haverá respeito as coisas de Deus
e Ele saberá nos recompensar.
Pois não e por deleite da morte
que os homens se entregam a esse ritual.
Quando isso acontece
é porque as diferenças levam ao ódio
e o ódio à insânia.

Hoje uma poesia pode ser feita com sangue,
com suor do operário,
uma lágrima,
mas chegará o dia
em que não existirá um só verso
que não seja feito com a mais pura água cristalina
a escorrer das fontes e nos campos.

Aí então,
entenderemos o verdadeiro sentido de existir
sem lamentações,
e a arte cumprirá seu real papel
que é sublimar a vida.


STÊNIO FREITAS







PARA EXPORTAÇÃO



Fomos um país de brancos.
Não tivemos negros nas senzalas,
nos porões de navios,
no açoite dos troncos,
pois não tivemos negros.

Somos um país de brancos.
não temos negros nas favelas,
nas mais sofríveis funções,
nas cadeias,
nas sarjetas,
pois não temos negros.

Seremos um país de brancos,
não teremos negros nas universidades,
nos doutorados,
nos bancos particulares,
numa moradia digna,
pois não teremos negros.



STÊNIO FREITAS

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PENSAMENTO DE DARCY RIBEIRO


" Fracassei em tudo o que
tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças
brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se
autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar
de quem me venceu."

DARCY RIBEIRO








" FALA AOS MOÇOS "


Texto de Darcy Ribeiro

" Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando e lutando, como um cruzado, pelas causas que me comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isto não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que nos venceram nessas batalhas.

Tudo que diz respeito ao humano, suas vidas, suas criações, me importam supremamente. Dentro do humano, o povo brasileiro, seu destino é o que mais me mobiliza. Nele, a ínvia indianidade brasileira, que consegue milagrosamente sobreviver. Mas, sobretudo, a massa de gente nossa, ainda em fusão, esforçando-se para florescer numa nova civilização tropical, mestiça e alegre.

Acho que aprendi isso, ainda muito jovem, com os antigos comunistas.

Imbatíveis em sua predisposição generosa de se oferecerem à luta, por qualquer causa justa, sem mais querer que o bem geral. Estou certo de que a dignidade, e até o gozo de viver que tenho, me vêm dessa atitude básica de combatente de causas impessoais. Tanto, que me atrevo a recomendar duas coisas aos jovens de hoje.

Primeiro, que não respeitem seus pais, porque estão recebendo, como herança, um Brasil muito feio e injusto, por culpa deles. Minha também, é claro. Segundo, que não se deixem subornar por pequenas vantagens em carreirinhas burocráticas ou empresariais pelo dinheirinho ou dinheirão que poderiam render.

Mais vale ser um militante cruzado, acho eu.

Vejo os jovens de hoje esvaziados de juventude, enquanto flama, combatividade e indignação. Deserdados do sentimento juvenil de solidariedade humana e de patriotismo e de orgulho por nosso povo.

Incapacitados para assumir as carências dos brasileiros como defeitos próprios e sanáveis de todos nós. Ignorantes de que o atraso, a fome e a pobreza só existem e persistem, entre nós, porque são lucrativos para uma elite infecunda e cobiçosa de patrões medíocres e de políticos corruptos.

Afortunadamente, podemos nos orgulhar de muitos jovens brasileiros que são o sémen de nosso povo sofredor. Sem eles, nossa Pátria estaria perdida. É indispensável, porém, ganhar a totalidade da juventude brasileira para si mesma e para o Brasil. O dano maior que nos fez a ditadura militar, perseguindo, torturando e assassinando aos jovens mais ardentemente combativos da última geração, foi difundir o medo, promover a indiferença e a apatia. Aquilo de que o Brasil mais necessita, hoje, é de uma juventude iracunda, que se encha de indignação contra tanta dor e tanta miséria. Uma juventude que não abdique de sua missão política de cidadãos responsáveis pelo destino do Brasil, porque sua ausência é imediatamente ocupada pela canalha.

Talvez eu veja tanto desencantamento, onde o que há é apenas o normal das coisas ou o sentimento do mundo que corresponde às novas gerações. Talvez seja assim, mas isso me desgosta muito. Desgosta, principalmente, porque sinto no fundo do peito que é obra da ditadura militar tamanha juventude abúlica, despolitizada e desinteressada de qualquer coisa que não corresponda ao imediatismo de seus interesses pessoais. É por isso que não me canso de praguejar e xingar, exaltado, dizendo e repetindo obviedades.

Sobretudo, quando falo à gente jovem em pregações sobre valores que considero fundamentais e que não ressoam neles como eu quisera.

Primeiro de tudo, o sentimento profundo de que esse nosso paísão descomunal e esse povão multitudinário, que temos e somos, não nos caiu ao acaso, nem nos veio de graça. É fruto e produto de séculos de lutas e sacrifícios de incontáveis gerações. O território brasileiro é do tamanho que é graças à obsessão portuguesa de fronteira, impressa neles por um milênio de resistência, para não serem absorvidos pela Espanha, como ocorreu com todos os outros povos ibéricos. Desde os primeiros dias de nosso fazimento estava o lusitano preocupadíssimo em marcar posses, gastando nesse esforço gerações de índios e caboclos que nem podiam compreender que nos faziam.

Meu apego apaixonado pela unidade nacional começa pela preservação desse território como a base física em que nosso povo viverá seu destino. Encho-me da mais furiosa indignação contra quem quer que manifeste qualquer tendência separatista. Acho até que não poderia nunca ser um ditador, porque mandaria fuzilar quem revelasse tais pendores.

Outro valor supremo, e até sagrado, que quero comunicar à juventude, é o sentimento de responsabilidade pelo atroz processo de fazimento de nosso povo, que custou a vida e a felicidade de tantos milhões de índios caçados nas matas e de negros trazidos de África, para serem desgastados no moinho brasileiro de gastar gente. Nós viemos dos zés-ninguém gerados pela índia prenhada pelo invasor ou pela negra coberta pelo amo ou pelo feitor. Aqueles caboclos e mulatos, já não sendo índios nem africanos e não sendo também admitidos como europeus, caíram na ninguendade. A partir desta carência de identificação étnica é que plasmaram nossa identidade de brasileiros.

Fizeram-no um século depois, quando, através dos insurgentes mineiros, tomamos consciência de nós brasileiros como um povo em si, aspirando existir para si.

Surgimos, portanto, como um produto "inesperado e indesejado do empreendimento colonial que só pretendia ser uma feitoria. A empresa Brasil se destinava era a prover o açúcar de adoçar boca de europeu, o ouro de enricá-los e, depois, minerais e quantidades de gêneros de exportação.

Éramos, ainda somos, um proletariado externo aqui posto para servir ao mercado mundial. Criá-lo foi a façanha e a glória das classes dominantes brasileiras, cujo empenho maior consistia, e ainda consiste, em nos manter nessa condição.

Foi sobre esse Povo-Nação, já constituído e levado à independência com milhões de caboclos e mulatos, que se derramou a avalancha européia quando seus trabalhadores se tornaram descartáveis e disponíveis para a exportação como imigrantes. Os melhores deles se identificaram com o povo antigo da terra e até se tornaram indistinguíveis de nós, por sua mentalidade, língua, cultura e identificação nacional. Ajudaram substancialmente a modernizar o país e a fazê-lo progredir, gerando uma prosperidade ampliada, a inda que muito restrita, e que beneficiou principalmente aos recém-vindos.

É de lamentar, porém, que vez por outra surja, entre eles, uns idiotinhas alegando orgulhos de estrangeiridade. O fazem como se isso fosse um valor, mas principalmente porque estão predispostos seja a quebrar a unidade nacional em razão de eventuais vantagens regionais, seja a retornarem eles mesmos para outras terras, como fizeram seus avós. Afortunadamente, são uns poucos. Com um pito se acomodam e se comportam.

Compreendem, afinal, que não há nesse mundo glória maior que participar da criação, aqui, da civilização bela e justa que havemos de ser.

Tal como ocorreu com nossos antepassados, hoje, o Brasil é nossa tarefa, essencialmente de vocês, meus jovens. A história está a exigir de nós que enfrentemos alguns desafios cruciais que, em vão, tentamos superar há décadas. Primeiro que tudo, reformar nossa institucionalidade para criar aqui uma sociedade de economia nacional e socialmente responsável, a fim de alcançarmos uma prosperidade generalizada a todos os brasileiros. O caminho para isso é desmonopolizar a propriedade da terra, tirando-a das mãos de uma minoria estéril de latifundiários que não plantam nem deixam plantar. Eles são responsáveis pelo êxodo rural e o crescimento caótico de nossas cidades e, conseqüentemente, pela Fome do povo brasileiro. Fome absolutamente desnecessária, que só existe e só se amplia porque se mantém uma ordem social e um modelo econômico compostos para enriquecer os ricos, com total desprezo pelos direitos e necessidades do povo.

Simultaneamente, teremos de derrubar o corpo de interesses que nos quer manter atados, servilmente, ao mercado mundial, exigindo privilégios aos estrangeiros e a privatização das empresas que dão ser e substância à economia nacional, para manter o Brasil como o paraíso dos banqueiros. Não se trata de criar aqui nenhuma economia autárquica, mesmo porque nascemos no mercado mundial e só nele sobreviveremos.

Trata-se é de deixar de ser um reles proletariado externo para ser um povo que exista para si mesmo, ocupado primacialmente em promover sua própria felicidade.

Essas lutas só podem ser travadas com chance de vitória desmontando a ordem política e o sistema econômico vigentes. Seu objetivo expresso é preservar o latifúndio improdutivo e aprofundar a dependência externa para manter uma elite rural esfomeadora e enriquecer um empresariado urbano servil a interesses alheios. Todos eles estão contentes com o Brasil tal qual é. Se não anularmos seu poderio, eles farão do Brasil do futuro o país que corresponda aos interesses dos países que nos exploram.

Nestas singelas proposições se condensa para mim o que é substancial da ideologia política que faz dos brasileiros, brasileiros dignos. Tais são o zelo pela unidade nacional, o orgulho de nossa identidade de povo que se fez a si mesmo pela mestiçagem da carne e do espírito; a implantação de uma sociedade democrática onde imperem o direito e a justiça para todos; a democratização do acesso à terra para quem nela queira morar ou cultivar; a criação de uma economia industrial autônoma como o são todas as nações desenvolvidas.

Eis o que peço a cada jovem brasileiro: repense estas idéias, reavalie estes sentimentos e assuma, afinal, uma posição clara e agressiva no quadro político brasileiro."

Darcy Ribeiro, agosto/94
 
 
FONTE: http://ericksilveira.blogspot.com/2010/06/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

" STF: VAGA É DO FILIADO AO PARTIDO "

CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES
" Vaga é do filiado ao partido "

                                         FOTO: KIKO SILVA - DIÁRIO DO NORDESTE
"Djalma Pinto é um dos advogados especialistas em Direito Eleitoral que confirma decisão do Supremo "


" A decisão do Supremo Tribunal Federal está valendo e substituirá o deputado aquele mais votado da sua sigla "

" A Assembleia Legislativa deve convocar, para o preenchimento de vaga, o suplente do partido ao qual pertence o parlamentar que gerou a vacância. Esse é o entendimento de alguns dos advogados que atuam na área do Direito Eleitoral, com base nas últimas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Esse entendimento é válido tanto para o preenchimento de vagas permanentes quanto temporárias como é o caso de licenças.

Essa interpretação rompe com a prática de convocação do suplente da coligação formada para a disputa das eleições. O advogado e professor de direito eleitoral Djalma Pinto diz que a partir do momento em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que em função da exigência constitucional de filiação a um partido político como requisito para a conquista do mandato, este pertence ao partido e não ao filiado.

Filiação

Ele argumenta que "se o mandato é do partido e não da coligação, o afastamento do filiado eleito gera a convocação do suplente do partido ao qual pertence o mandato". Esclarece ainda que não existe filiação à coligação partidária, pois o candidato deve ser filiado a uma agremiação política e, "uma vez distribuídas as vagas com base no quociente eleitoral e no quociente partidário, a distribuição pertence ao partido, encerrando-se a coligação".

Informa ainda Djalma Pinto que essa matéria já foi objeto de apreciação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou a posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sentido de que o mandato pertence ao partido e no caso de afastamento do filiado, por qualquer motivo, a substituição deve ser pelo suplente do partido e não da coligação que se encerrou após a realização do pleito e distribuição das cadeiras.

Vaga

Ressalta também que a decisão do Supremo, mesmo em sede de liminar, foi apreciada pelo pleno. Ele também faz questão de lembrar que nos casos em que é questionada a "justa causa" o partido pode reivindicar a vaga de quem deixa a agremiação. No caso específico dos deputados estaduais que vão entrar com pedidos de licença para integrar o secretariado estadual o presidente da Assembleia Legislativa deve convocar os primeiros suplentes dos partidos com os titulares licenciados. Se assim não agir os interessados podem demandar à Justiça.

O advogado Irapuan Camurça, que também atua na área do eleitoral, acredita que tanto o suplente do partido quanto o da coligação que se sentir prejudicado vai à Justiça para reclamar o direito de assumir porque antes da decisão do Supremo, por sinal muito recente, prevalecia o princípio de que as vagas existentes seriam ocupadas pelos suplentes da coligação.

Para ele o STF já se posicionou duas vezes sobre o caso. A primeira delas foi quando reconheceu que o mandato pertence ao partido. A segunda vez foi no dia nove deste mês ao apreciar o Mandado de Segurança que tem como relator o ministro Gilmar Mendes. O mandado foi interposto pela executiva nacional do PMDB contra uma decisão do presidente da Câmara dos Deputados que convocou para assumir uma vaga o primeiro suplente da coligação Rondônia Mais Humana (PP, PMDB, PHS, PMN, PSDB e PT do B)."


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=909630



DESSA FORMA SE CONFIRMA A NOTÍCIA DADA AQUI NO falAÇÃO ..

LEIA MAIS:


" Decisão do STF beneficia prefeita "

" Suplente de 9 mil votos será convocado para substituir deputado chamado para o novo secretariado de Cid "

" O governador Cid Gomes (PSB) beneficiou a prefeita Luizianne Lins (PT) com o anúncio, feito ontem, do secretariado para o seu segundo mandato. Dois suplentes do PT ligados à prefeita, Antonio Carlos de Freitas Souza e Luíza Lins, serão convocadas para assumirem vagas na Assembleia, em substituição a dois dos deputados estaduais petistas que farão parte do próximo Governo. O terceiro deputado chamado para auxiliar Cid na gestão estadual dará lugar à suplente Maria Betânia de Andrade Souza. Os três deputados do PT secretários são: Camilo Santana, Nelson Martins e Professor Pinheiro.

A convocação das suplentes Luíza Lins (11.727 votos) e de Maria Betânia de Andrade Souza (9.305 votos), assim como dos suplentes do PSB, Amarílio Francisco Moura de Melo (18.443 votos) e Francisco Carlos Macedo Tavares (13.505 votos) acontecerá em razão de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 9 de dezembro, garantindo a convocação dos suplentes dos partidos dos deputados eleitos, mesmo que tinha havido coligação, nas eleições anteriores, e o suplente do partido não seja o primeiro da relação dos mais votados da coligação."

LEIA MAIS NO DIÁRIO DO NORDESTE


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=908535

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

REVEILLON DA PAZ

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

REALIZAÇÃO:  COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
LOCAL: PRAÇA 31 DE MARÇO -  PRAIA DO FUTURO

MAIS INFORMAÇÕES:

( 85 ) 32 95 45 83
( 85 ) 88 79 85 30


" POLÊMICA NA NOVA COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COM A SAÍDA DE DEPUTADOS PARA SECRETARIAS "


Por Edenir Gomes - Da Redação em: Política


" Pelo menos seis suplentes vão ocupar vaga na Assembleia legislativa, com a saída de parlamentares para secretarias de governo. Entre os partidos beneficiados estão o PT, PRB, PSDB e PMDB. A informação sobre a nova composição do parlamento estadual e do site da Assembleia Legislativa. "

" No lugar de Mauro Filho entra Antônio Carlos (PT), que também assumirá a liderança do Governo na Casa; o presidente estadual do PRB, Mailson Cruz, ocupará a vaga de Ivo Gomes; no lugar de Gony Arruda, assume o deputado Professor Teodoro (PSDB); e, por fim, no lugar de Camilo Santana, Nelson Martins e Professor Pinheiro assumem, respectivamente, os suplentes Inês Arruda (PMDB), Silvana Oliveira (PMDB) e Ana Paula Cruz (PMDB).

Esta hipótese vai ser concretizada caso se confirme que o mandato pertence à coligação. A questão é que existe uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), do dia 9 de dezembro de 2010, segundo a qual o mandato é do partido. Neste caso, haveria mudanças, e outros suplentes ganhariam as vagas na AL.

Caso prevaleça a decisão do STF, a candidata Luiza Lins, mãe da prefeita de Fortaleza, será uma das novas deputadas do estado. Resta saber quem vai dar a palavra final."


FONTE: PORTAL JANGADEIRO ONLINE
http://blog.jangadeiroonline.com.br/politica/polemica-na-nova-composicao-da-al-com-a-saida-de-deputados-para-secretarias-19841/

" DECISÃO DO STF BENEFICIA PREFEITA "

FOTO: RODRIGO CARVALHO - DIÁRIO DO NORDESTE
" Cid Gomes anuncia o novo secretariado entre a mulher, Maria Célia,
e o vice-governador eleito, Domingos Filho "




" Decisão do STF beneficia prefeita "

" Suplente de 9 mil votos será convocado para substituir deputado chamado para o novo secretariado de Cid "


" O governador Cid Gomes (PSB) beneficiou a prefeita Luizianne Lins (PT) com o anúncio, feito ontem, do secretariado para o seu segundo mandato. Dois suplentes do PT ligados à prefeita, Antonio Carlos de Freitas Souza e Luíza Lins, serão convocadas para assumirem vagas na Assembleia, em substituição a dois dos deputados estaduais petistas que farão parte do próximo Governo. O terceiro deputado chamado para auxiliar Cid na gestão estadual dará lugar à suplente Maria Betânia de Andrade Souza. Os três deputados do PT secretários são: Camilo Santana, Nelson Martins e Professor Pinheiro.

A convocação das suplentes Luíza Lins (11.727 votos) e de Maria Betânia de Andrade Souza (9.305 votos), assim como dos suplentes do PSB, Amarílio Francisco Moura de Melo (18.443 votos) e Francisco Carlos Macedo Tavares (13.505 votos) acontecerá em razão de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 9 de dezembro, garantindo a convocação dos suplentes dos partidos dos deputados eleitos, mesmo que tinha havido coligação, nas eleições anteriores, e o suplente do partido não seja o primeiro da relação dos mais votados da coligação."


LEIA MAIS NO DIÁRIO DO NORDESTE


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=908535

" PSDB, AGORA, QUER A SAÍDA DE GONY ARRUDA "



" Desde o último dia 23, a cúpula do PSDB avisara que o tucano que aceitasse compor o novo secretariado do governador Cid Gomes precisaria se desligar da sigla. Gony Arruda diz que vai conversar com o partido"

" A presença do tucano Gony Arruda no primeiro escalão do novo governo de Cid Gomes (PSB), no comando da Secretaria dos Esportes (Sesporte), desagradou a executiva estadual do PSDB, que, desde o último dia 23, já havia sinalizado que o correligionário que aceitasse compor a gestão do governador reeleito precisaria se desligar do partido.

O presidente estadual interino do PSDB, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que disse ter tido conhecimento da ida do tucano para a Sesporte pela imprensa, confirmou que a executiva vai exigir o desligamento de Arruda, caso ele seja nomeado pelo governador.

“Em todos os estatutos dos partidos, no capítulo dos deveres e direitos dos filiados, está bem claro que este, quando convidado a assumir cargo ou função de confiança em governos não apoiados pelo partido ou que na eleição não tenha participado de coligação, deve pedir autorização à Comissão Executiva ou pedir seu desligamento do partido, coisa que em momento nenhum, na atual presidência, nós não fomos contactados”, justificou Gomes de Matos.

No entanto, o presidente deu sinais de que Gony Arruda ainda terá uma chance de permanecer no partido. “Cabe ao parlamentar indicado averiguar o que o regimento prevê e avaliar o convite formulado. O fato só se concretiza depois da nomeação. Não posso fazer nenhum pré-julgamento”.

Por sua vez, o deputado estadual Marcos Cals (PSDB), que ficará sem mandato a partir de janeiro de 2011, disse que foi comunicado do convite pelo próprio Gony Arruda, através de um telefonema, “meia hora” antes do anúncio de Cid Gomes.

Em discurso aparentemente mais rancoroso, Cals acusou o governador de “estar querendo desmoralizar o PSDB no Estado”. De acordo com o tucano, que fez questão de frisar que esta é uma opinião pessoal, Cid estaria “atraindo para o governo dele o endurecimento do tom da oposição que o PSDB vai fazer”.

Com a postura adotada pelo governador, segundo Cals, Cid agradou metade da bancada dos deputados estaduais do PSDB, retribuindo “o trabalho que eles tiveram na última eleição e também convocando o primeiro suplente do partido, professor Teodoro”.

Respaldado
Já o deputado estadual Gony Arruda, que esteve presente no evento de anúncio do novo secretariado, destacou que, assim que foi sondado para ocupar a Sesporte, consultou todos os deputados que compõem a bancada do PSDB na Assembleia e teve o “de acordo” de 5 dos 7 parlamentares.

Além disso, ele afirmou que também comunicou à executiva sobre o convite feito, segundo ele, ontem a noite, e que ainda não havia nenhuma posição dentro do PSDB em relação a postura da sigla diante do governador. “Nós vamos chamar uma reunião com todos os deputados estaduais eleitos para discutir o assunto”, garantiu.

O que

ENTENDA A NOTÍCIA

A cúpula do PSDB, partido aliado ao governador Cid Gomes até as últimas eleições, quando lançou a candidatura de Marcos Cals ao governo, defende o desligamento de Gony Arruda, sob alegativa de infidelidade partidária."
 
 
FONTE JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/12/28/noticiapoliticajornal,2083066/psdb-agora-quer-saida-de-gony-arruda.shtml

AUMENTO DE PARLAMENTARES

" Rampa do Palácio do Planalto vira palco de protesto "

" O reajuste salarial dos parlamentares foi o motivo do protesto de mais de 100 estudantes que tomaram a rampa do Palácio do Planalto. Houve confronto dos manifestantes com a Polícia "
FOTO: ABR


" Seguranças da Presidência e policiais militares impediram a entrada dos mais de 100 estudantes no  Palácio"

Brasília -

" Estudantes ocuparam ontem a rampa do Palácio do Planalto para protestar contra o reajuste de 61,8% nos salários de deputados federais e senadores, aprovado neste mês pelo Congresso. O grupo de cerca de 100 manifestantes também parou o trânsito na Esplanada dos Ministérios.
A Polícia Militar entrou em confronto para tentar conter os estudantes, usando cacetetes e spray de pimenta para desbloquear a avenida.
O protesto ocorreu por volta de 12h20. Os manifestantes surpreenderam a segurança do Planalto e subiram a rampa reservada a solenidades oficiais. Com cartazes e bandeiras, gritaram palavras de ordem contra o aumento. Seguranças da Presidência e policiais militares impediram a entrada no Palácio. Ao deixarem a rampa, os estudantes sentaram na avenida em frente ao Planalto, bloqueando o trânsito por alguns minutos. Em seguida, caminharam até o Ministério da Justiça.

Marcha

Ao retomarem a marcha, os estudantes passaram a ocupar cinco das seis vias da Esplanada, no sentido Palácio do Planalto-rodoviária, o que aumentou o congestionamento.
Neste momento, o grupo decidiu interromper o trânsito por completo, levando a PM a entrar em ação.
Policiais bateram nos estudantes com cacetetes e chegaram a jogar spray de pimenta no fotógrafo do Globo que registrava as agressões.
Os manifestantes continuaram caminhando por duas vias e alguns deles provocaram os policiais. Ao perceberem que um dos manifestantes portava uma câmera de vídeo, policiais tentaram pegar o equipamento, dando início a novo tumulto.
Manifestantes derrubaram um cone de sinalização de trânsito e um policial levou um tombo. O protesto terminou na rodoviária, sem prisões nem feridos - alguns estudantes apresentavam escoriações leves.
O grupo prometeu realizar nova manifestação durante a posse de Dilma, no próximo sábado, e outra em 8 de janeiro."



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=908801

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

NEWTON SILVA NO falAÇÃO

FALA INTERNAUTA:
Olá Auriberto Cavalcante.


Grato pelas palavras a respeito de meu trabalho. Algumas pessoas criticam por eu me deter somente em charges políticas. Mas não vejo outro assunto que mereça crítica, a não ser esse. Fico-lhe grato por divulgar as charges em seu Blog. Também estou sempre lendo o falAÇÃO e participarei mais com comentários e charges.Parabéns também pelo seu trabalho em prol da cultura. Fale-me do GRUPO CHOCALHO. Ainda não conheço.

Abraço.

Newton Silva
Fortaleza/CE



CONHEÇA UM POUCO SOBRE NEWTON SILVA


O Chargista
Por Newton Silva,

13 de dezembro de 2010 15:23

" Sou de 1960, 50 anos nos couros. Iniciei como publicitário em 1982 na agência de propaganda SG Publicidade, do saudoso Assis Santos. Lá eu trabalhei inicialmente como “past up”, que naquele tempo, era o cara que colava os anúncios, com cola de sapateiro mesmo.

Era tudo feito artesanalmente. Não tinha essa coisa de computador, nem CorelDraw, Illustrator, Photoshop, InDesign…tudo era feito à mão mesmo. Cada um de nós tínhamos uma prancheta com régua paralela e luminária, uma lata de cola de sapateiro, um tubo de benzina (para diluir a cola), tesouras, estilete, cola branca, cola bastão, régua, esquadro, compasso, fita durex, tinta guache de várias cores, pincéis e as inigualáveis canetas à tinta nankim da marca Rotring, pois eram as melhores.

Agora nós tínhamos o que raramente de encontra hoje: imaginação. Não existia o google para pegar ideias dos outros. A gente tinha que criar mesmo os anúncios.

Naquele tempo, todo “past up” – o cara que colava as artes – queria chegar a “layoutista” ou “Artefinalista”. O cara do “layout” trabalhava unicamente com tinta guache para desenhar o anúncio colorido para apresentar ao cliente. Depois que o anúncio era criado a gente colava no papel “carmem” preto com “pas partout” e cobria com o papel manteiga e o contato publicitário levava ao cliente para aprovação. Depois de aprovado, o “layout” era então entregue ao “artefinalista” para transformar o desenho feito em guache em fotografia e depois mandar para o veículo onde seria veiculado. O artefinalista tinha inclusive que saber qual a tipologia que o “layoutista” desenhou para mandar comprar a cartela de “letraset”. Depois da SG propaganda, trabalhei em outras agências (quase todas extintas) como a Close Propaganda do Vanderlou Oliveira, a P.A. Publicidade do Paulo José, a Top Service do Aldemir Sobreira etc. Em 1985 fui convidado pelo jornalista Paulo Karam para trabalhar no extinto e saudoso jornal Tribuna do Ceará, do ex-senador José Afonso Sancho. No jornal eu fazia a página de quadrinhos e escrevia semanalmente no tabloide TC Dimensão da Solange Palhano (Jornal O Estado). Em 1987 fui trabalhar no récem fundado jornal Diário do Nordeste, que naquele tempo era o auge. Lá fiquei trabalhando no Departamento de Arte e fazia a charge diária na Coluna É… do jornalista Neno Cavalcante. Em 1990 fui para Roraima. Lá fui um dos fundadores, juntamente com o jornalista C. Neto, do jornal Diário de Roraima e fazia a charge diária. Ficamos lá dois anos e depois voltamos para Fortaleza. Desde 1982 até hoje, tenho me envolvido em muitos projetos publicitários, com muitas agências, pequenas e grandes, muitas não existem mais. Uma coisa eu posso lhe garantir: no tempo que não existia computador, éramos mais criativos e praticamente todos se conheciam e havia muita interação entre as agências, ilustradores, desenhistas e contatos publicitários. Muitas profissões se acabaram como a de laboratorista, layoutista e past up. Como não existia os “cliparts” o desenhista era um profissional super disputado entre as agências. "
 
 
FONTE:  http://newtonsilva.com/?page_id=6

" CVV OFERECE CONVERSA AMIGA E APOIO EMOCIONAL 24 HORAS "


" O Centro de Valorização da Vida (CVV) cumpre a missão de prestar atendimento emocional gratuito a pessoas que se sentem solitárias, angustiadas ou deprimidas. Os voluntários atendem ao público pelo telefone 141, pelo e-mail fortaleza@cvv.org.br  ou pessoalmente na sede do Centro, localizado na Rua Ministro Joaquim Bastos 806 - Bairro de Fátima. O atendimento é ininterrupto, 24 horas."


FONTE:  AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA
E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

CID ANUNCIA O SEU SECRETARIADO PARA O SEGUNDO GOVERNO

" Conheça os nomes do novo secretariado de Cid Gomes "

Por Equipe do Blog em: Política

Foto: Camila Rocha

" Vice-governador eleito Domingos Filho (PMDB), governador Cid Gomes (PSB), primeira-dama Maria Célia Moura e o atual vice-governador e novo secretário da saúde, Professor Pinheiro (PT) "

" O governador Cid Gomes anunciou os nomes dos escolhidos para o secretariado do seu segundo mandato. O anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira (27), na Residência Oficial, no Meireles, em Fortaleza.

Conheça os anunciados até o momento:

Gabinete: Ivo Gomes (continua – irmão de Cid Gomes e deputado estadual pelo PSB)
Casa Civil – Arialdo Pinho (continua)
Casa Militar: Coronel Joel Brasil
Secretaria de Cidades (CIDADES) – Camilo Santana (deputado estadual eleito)
Secretaria da Ciência e Tecnologia – René Barreira (continua)
Secretaria de Cultura (Secult)- Professor Pinheiro (atual vice-governador)
Secretaria da Educação (Seduc)- Isolda Cela (continua)
Secretaria do Esporte (Sesporte) – Gony Arruda (deputado estadual do PSDB)
Secretaria Estadual da Infraestrutura – Adail Fontenele (continua)
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Mauro Filho
Secretaria da Justiça – Mariana Lobo Botelho de Albuquerque (defensora pública)
Secretaria dos Recursos Hídricos – César Augusto Pinheiro (continua)
Secretaria da Saúde – Arruda Bastos
Secretaria da Segurança Pública e Cidadania – Coronel PM Bezerra Rodrigues (atual chefe da Casa Militar)
Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Social – Evandro Leitão (presidente do Ceará e é do PDT)
Secretaria do Planejamento: não foi anunciado
Controladoria Geral de Segurança: não foi anunciado
Conselho de Educação: Edgar Linhares
Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – João Melo
Secretaria do Desenvolvimento Agrário – Nelson Martins (atual líder do Governo na Assembleia)
Secretaria do Turismo – Bismarck Maia (continua)
Conselho de Desenvolvimento Econômico: Ivan Bezerra (continua)
Conselho de Meio Ambiente: Paulo Lustosa (PMDB)
Secretaria Especial da Copa: Ferruccio Feitosa (atual secretário de Esportes)
Secretaria da Pesca – Flávio Bezerra (atual deputado federal)
Líder do Governo na Assembleia: deputado Antônio Freitas (PT) "


FONTE:  PORTAL JANGADEIRO ONLINE
http://blog.jangadeiroonline.com.br/politica/conheca-os-nomes-do-novo-secretariado-de-cid-gomes-19772/

RECEBEMOS E AGRADECEMOS

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

VOCÊ É POBRE ????? CONHEÇA A NOVA LEI APROVADA PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ


Lei estadual define quem é pobre no Ceará


" Para provar o estado de pobreza será preciso a apresentação de alguns documentos, segundo estabelece o projeto "

" partir de agora, no Ceará, o termo pobreza será conceituado por uma lei, oriunda de um projeto apresentado pelo atual presidente da Assembleia Legislativa e eleito vice-governador do Estado, deputado Domingos Filho (PMDB). A proposta foi aprovada na última semana de funcionamento do Legislativo, e está agora no aguardo da sanção do governador.

A intenção de Domingos Filho é fazer com que as pessoas que não precisam de recursos públicos não sejam beneficiadas de forma indevida, enquanto os que realmente são pobres perdem auxílios por conta disso. Portanto, o texto considera pobre a pessoa que tenha carência de elementos básicos para sua sobrevivência, como alimentação, habitação e vestuário.

Documentos

O projeto, além de ter como objetivo definir o termo pobreza na forma da lei, ainda determina a apresentação alguns de documentos que possam comprovar que uma pessoa deve ser inserida nesta categoria.

Dentre a documentação que pode ser apresentada como comprovantes de inserção no nível de pobreza está o comprovante de renda mensal inferior à meio salário mínimo, a fatura de energia elétrica que demonstre o consumo de até 80 KWh mensais, a fatura de água com consumo de até 10 metros cúbicos por mês ou comprovante de inscrição em benefícios assistenciais do Governo Federal.

Além disso, diferente do que ocorre atualmente não será mais aceita a declaração realizada de próprio punho de pessoas que se declaram pobres. Todavia, a proposta diz que quando o estado de miserabilidade for "evidente" poderá ser dispensada a apresentação de documentação, porém deve haver um servidor público que constate o fato e se responsabilize pela veracidade das informações.
Domingos explica que a ideia não partiu de nenhum caso específico, mas que a sua atuação como advogado o fez perceber a necessidade de haver uma definição do termo pobreza diante de diversos casos referentes ao tema. Ele afirma, ainda, que existem pessoas se declarando pobres, no entanto, possuem condições financeiras que não lhes insere na categoria pobreza. Enquanto isso, existem famílias que não possuem renda suficiente e a delimitação do conceito pobreza vai auxiliar em várias decisões. O projeto vai dificultar a obtenção de recursos do Estado por parte de pessoas que não conseguirem provar que realmente fazem parte da linha de pobreza do Ceará."



FONTE: DIÃRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=907840


VOCÊ É POBRE ?????
VEJA O QUE DISSE O GASTRÔNOMO BRILLAT SAVARIN:

" DIS-MOI CE QUE TU MANGES,
JE TE DIRAI QUI TU ES "

( " DIZ-ME O QUE COMES,
DIR-TE-EI QUEM ÉS. " )



REPETINDO...

" DIS-MOI CE QUE TU MANGES, JE TE DIRAI QUI TU ES "
("  DIZ-ME O QUE COMES, DIR-TE-EI QUEM ÉS. " )

GASTRÔNOMO BRILLAT-SAVAVIN



CONHEÇA MAIS UM POUCO SOBRE BRILLAT SAVARIN

" Jean Anthelme Brillat-Savarin


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre




" Jean Anthelme Brillat-Savarin.Jean Anthelme Brillat-Savarin (n. 1 de abril de 1755, Belley, França - f. 2 de fevereiro de 1826, Paris), era um advogado, político e cozinheiro francês. Foi um dos mais famosos epicuristas e gastrónomos franceses de todos os tempos. Nasceu na cidade de Belley, Ain, e dedicou-se nos primeiros anos da sua vida ao estudo do direito, química e medicina, em Dijon, tendo chegado a praticar advocacia na sua cidade natal. Em 1789, aquando do rebentar da Revolução Francesa, foi nomeado deputado da Assembleia Nacional Constituinte, onde adquiriu alguma fama, particularmente devido à sua defesa pública da pena capital. Adoptaria o apelido “Savarin” após a morte de uma tia sua, que lhe deixara toda a sua fortuna sob a condição que adoptasse o seu último nome.

Numa fase posterior da Revolução, a sua cabeça ficou a prémio, e Brillat-Savarin procurou asilo político na Suíça. Mais tarde, mudou-se para a Holanda, e depois para os Estados Unidos, onde permaneceu durante três anos, dando aulas de Francês e de violino.

Regressou a França em 1797 e obteve a magistratura, exercendo até ao fim da sua vida como juiz do Supremo Tribunal. Publicou várias obras de direito e economia, mas a sua obra mais conhecida foi mesmo “Fisiologia do Gosto” (Physiologie do Goût), lançada em Dezembro de 1825, dois meses antes da sua morte.

Considerado por muitos como “o pai da dieta baixa em hidrocarbonetos”, Brillat-Savarin é o autor de frases famosas como “Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és” e “a descoberta de uma nova receita faz mais pela felicidade do género humano do que a descoberta de uma estrela”."



FONTE: WIKIPEDIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Anthelme_Brillat-Savarin

FELIZ 2011

CHARGE: NEWTON SILVA

DATAFOLHA: LUIZIANNE LINS ( PT ) TEM SUA ADMINISTRAÇÃO REPROVADA

CHARGE: SINFRÔNIO - DIÁRIO DO NORDESTE

domingo, 26 de dezembro de 2010

POESIA: FERNANDO PESSOA

NA CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO CHOCALHO

AURIBERTO, PEDRO SAMPAIO E ALAÉRCIO FLOR
NA CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO CHOCALHO
DIVULGANDO EVENTO EM HOMENAGEM
AO GONZAGÃO " REI DO BAIÃO "

POETA ARY ALBUQUERQUE NA
CONFRATERNIZAÇÃO
DO GRUPO CHOCALHO

POETAS ARY ALBUQUERQUE, AURIBERTO CAVALCANTE,
AIRTON MONTE E PEDRO SAMPAIO.

FAMÍLIA DE RODOLFO ESPÍNDOLA RECEBE HOMENAGEM DO GRUPO CHOCALHO

NA CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO CHOCALHO

AURIBERTO, NILDA E CAROLINA ESPÍNDOLA
FOTO: PEDRO SAMPAIO


O Escritor, Jornalista e Historiador RODOLFO ESPÍNDOLA, falecido recentemente, foi homenageado com a Comenda DESTAQUE CULTURAL DE 2010 pelo GRUPO CHOCALHO, que fez a entrega dos Troféus, no encerramento do II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ, evento que marcou as comemorações do Dia do Escritor em Fortaleza.
Como Rodolfo Espíndola se encontrava em Brasília, onde desenvolvia seu talento na " Comunicação " da Secretaria de Portos, não pode receber sua justa homenagem.
Só agora, depois de sua inesperada " partida " o GRUPO CHOCALHO entregou, durante a sua Confraternização Anual, realizada no Ideal Clube, a Comenda para a Famíla Espídola, que foi representada pela Esposa de Rodolfo, Senhora Nilda, pelos filhos Carolina e João Paulo, pelos irmãos André e Júlio e pela cunhada Fátima.
Na ocasião André e Júlio falaram em nome da família.
O Coordenador do Grupo Chocalho, Prof. AURIBERTO CAVALCANTE, falou sobre a vida e trabalho
do homenageado destacando a competência e o carisma do RODOLFO ESPÍNDOLA, além da amizade
e o respeito como tratava seus colegas e amigos.
O poeta ARY ALBUQUERQUE também falou sobre a justa homenagem que a família de Espíndola estava
recebendo do Grupo Chocalho.
Alaércio Flor e outros presentes ainda destacaram a importância de RODOLFO ESPÍNDOLA para a Cultura e para o Jornalismo do Ceará.

FELIZ 2011

CHARGE: CLAYTON -  JORNAL O POVO

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 26 DE DEZEMBRO DE 2010




São Mateus 2,13-15.19-23

13 " Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e lhe disse: «Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe, foge para o Egipto, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para O matar».14 ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e Sua mãe, e retirou-se para o Egipto. 15 Lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta: “Do Egipto chamei o Meu filho”. 19 Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, 20 e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe, e vai para a terra de Israel, porque morreram os que procuravam tirar a vida ao Menino».21 Ele levantou-se, tomou o Menino e Sua mãe, e voltou para a terra de Israel. 22 Mas, ouvindo dizer que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá; e, avisado por Deus em sonhos, retirou-se para a região da Galileia, 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré, cumprindo-se deste modo o que tinha sido anunciado pelos profetas: “Será chamado nazareno". "