SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 12 de julho de 2012

SEGURANÇA PÚBLICA OU AQUÁRIO ????


 


Violência 

" Capital registra média de 4 homicídios por dia em 2012 "

" Ao todo, 770 pessoas foram assassinadas nos últimos seis meses. Jangurussu/ Conjunto Palmeiras lideram ranking "


" Juntos, os bairros Jangurussu e Conjunto Palmeiras lideram um ranking lamentável: o do número de homicídios registrados em Fortaleza, no intervalo de seis meses (entre janeiro e junho deste ano). Na região, ocorreram 50 assassinatos. Em toda a Capital, foram 770 homicídios. A média foi de quatro assassinatos por dia. Todos os casos são referentes a homicídios dolosos, em que há intenção de matar.

A lista dos bairros mais violentos de Fortaleza é completada pela Barra do Ceará, em segundo lugar, com 38 homicídios; seguida de Messejana, com 25 casos; Mondubim, com 23 ocorrências; Pirambu, com 22 mortes; e Bom Jardim, com 21 homicídios.

O levantamento, feito pelo O POVO Online com base em dados disponibilizados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), revelou que a maioria dos crimes foi cometida em bairros da periferia.

Para o sociólogo Ricardo Moura, os dados refletem a ausência do poder público nessas áreas menos favorecidas. “Eu já fiz uma pesquisa no Jangurussu e nenhum morador que eu conversei me disse conhecer alguém que tivesse sido preso por homicídio. Eles são presos por tráfico e outros crimes. Mas não por homicídio”, afirmou.

Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo afirmou ainda que, na periferia, o crime não tem a mesma repercussão social que teria na área nobre da cidade. “Não há intervenção do Estado”.

O POVO solicitou à assessoria de imprensa da SSPDS os dados isolados do Conjunto Palmeiras e Jangurussu. Entretanto, técnicos do setor de estatísticas da secretaria informaram que as ocorrências são relacionadas juntas por uma definição oficial da Prefeitura de Fortaleza e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que o Conjunto Palmeiras é sub-bairro do Jangurussu.

A assessoria de comunicação da Secretaria Executiva Regional (SER) VI informou, porém, que o Conjunto Palmeiras já é considerado um bairro pela Prefeitura. Em resposta, a SSPDS informou que os dados serão disponibilizados de maneira separada, na tarde de hoje, no site da secretaria.

Mais casos

Ontem, somente pela manhã, duas pessoas foram executadas na Capital, uma na Aerolândia e outra no São João do Tauape. Uma das vítimas é uma mulher de 24 anos, executada a tiros na porta de casa, na Aerolândia, por volta das 8h15min. De acordo com a Polícia, o crime foi praticado por um homem não identificado, que chegou ao local numa motocicleta, acionou a campainha da residência e alvejou Fernanda Wanderlei, 24, quando a vítima abriu a porta.

ENTENDA A NOTÍCIA

A maioria dos bairros que lideram as estatísticas da violência está localizada na periferia da Capital. No Jangurussu/Conjunto Palmeiras, 50 assassinatos foram registrados nos últimos seis meses. Na Capital, foram 770 homicídios, uma média de quatro ocorrências por dia.

Ranking

Homicídios em 2012 (até junho)
Jangurussú/ Conjunto Palmeiras - 50
Barra do Ceará - 38
Messejana - 25
Mondubim - 23
Pirambu - 22
Bom Jardim - 21
Vicente Pinzón - 20
Genibaú - 19
Planalto Ayrton Senna - 19

Serviço
As estatísticas sobre homicídio doloso ocorridos no Ceará, em 2012, estão disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), na Internet.

Endereço: http://www.sspds.ce.gov.br
(clique no link “estatísticas”) "

 
 
FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/07/12/noticiasjornalfortaleza,2877041/capital-registra-media-de-4-homicidios-por-dia-em-2012.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário