SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 6 de julho de 2012

" POSSES NA ALMECE E ACI "





ARTIGO


Posses na ALMECE e na ACI
Por Paulo Tadeu – Jornalista

" Duas entidades culturais do Centro empossaram dirigentes na semana finda. No  Palácio da Luz a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE deu posse ao seu quadro dirigente (2012-2014) tendo na presidência   Francisco Lima Freitas e na vice Vicente Alencar. Na ALMECE represento Palmácia na Cadeira cujo Patrono é o também palmaciano José Rebouças Macambira. Integrei a Mesa ao lado do Secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro;  médico Maurício Benevides; Moacir Gadelha – Presidente de Honra;  Tetê de Alencar; Pedro Jorge Rodrigues Gomes – Presidente da Academia de Letras do Colégio 7 de Setembro;  Fátima Lemos;  presidente Lima Freitas;  Gilson Pontes e do médico Vicente de Paula Pinto.
A noitada contou  com apresentações maviosas dos cantores líricos Álvarus Moreno e Auzeneide Cândido - seu famoso “Coro Lírico Álvarus Moreno”, e os exímios tecladistas Haydée Campelo e Enoque Martins. Sugeri ao Secretário de Cultura do Estado que possibilite a gravação de CD e DVD do nonagenário professor Álvarus Moreno que, além de tenor de colossal potência vocal, ao longo da sua vida tem contribuído para a cultura, formado e aperfeiçoado vozes em seus Cursos de Canto e Oratória. Na solenidade receberam títulos honoríficos: Ednilo Soarez, Ubiratan Aguiar e Manoel Simões (Acadêmico Honorário); pastor  Otoniel Silva Martins e Francisco Pinheiro (Sócio Emérito); Iohama Freire, vereador  Joaquim Rocha, Lery Galvão, Pedro Jorge e Iranildo Bráulio (Mérito Cultural).
Já na Associação Cearense de Imprensa - ACI assumiu a Presidência o vice  Nilton Almeida. A Casa do Jornalista vinha comandada por Emília Augusta Bedê desde o falecimento da saudosa presidente Ivonete Maia. Compareci na condição de Ex-presidente da ACI e integrante do Conselho Superior.  Foi um reencontro de “medalhões” e “focas” da imprensa alencarina, na solenidade e no agradável café da manhã. Lá encontrei, dentre outros confrades: Adísia Sá, Aderson Maia, Deborah Lima, Rafael Mesquita, Samira de Castro, Arlene Portelada, Antonio Carlos, Sylvia Helena Braun, Ângela Barros Leal, Dodôra Guimarães, Luiz Siqueira,  Auriberto Cavalcante, Gutemberg Figueiredo, Wilame Moura, Zelito Magalhães e o premiado e nacionalmente reconhecido repórter fotográfico Evilásio Bezerra. Na ocasião lembrei ao afável presidente Nilton que, como forma de reunir colegas e reconhecer méritos de apreço pela entidade, faça valer o Art. 60 do Estatuto Social da ACI: “Fica mantido um Distintivo a ser conferido aos sócios que atingirem 20, 30, 40, 50 e 60 anos de ACI”.  Que tenham abençoada gestão! "  


  Paulo Tadeu – Jornalista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário