SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 6 de dezembro de 2009

LIRA NETO LANÇA A BIOGRAFIA DE PE. CÍCERO

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLÁ-LA





PADRE CÍCERO - PODER, FÉ E GUERRA NO SERTÃO


Lira Neto


Nesta biografia seminal, o jornalista Lira Neto promove um mergulho na vida do padre Cícero Romão Batista, o mais amado e controverso líder religioso e político que o Brasil já teve - e um dos personagens mais fascinantes da nossa história.

Padre Cícero é o resultado de dez anos de pesquisa de Lira Neto, autor de livros como O Inimigo do Rei: uma biografia de José de Alencar, premiado com o Jabuti em 2007, e Maysa: só numa multidão de amores, que deu origem à minissérie da TV Globo. Nesta biografia, uma das mais aguardadas do ano, o autor se debruça sobre a vida do mais amado e controvertido líder religioso que o Brasil já teve: Cícero Romão Batista, o "Padim Ciço" dos romeiros e fiéis.
Baseado em documentos raros e inéditos, o autor reconta, com riqueza de detalhes, os noventa anos de vida do sacerdote, desde seu nascimento no sertão cearense até a consagração como líder popular. Santo para alguns, impostor para outros, nesta biografia o padre Cícero é alvo de um olhar preciso, que desfaz equívocos históricos e ajuda a enxergar o homem por trás do mito.
Da infância pobre à transformação em líder religioso, passando pelo banimento da Igreja e a reinvenção como político, este livro seminal retoma cada um dos passos que fizeram do "padim" um fenômeno de massa, responsável por arrebatar milhões de fiéis que até hoje, 75 anos após sua morte, fazem de Juazeiro do Norte um dos maiores centros religiosos do planeta.

Um comentário:

  1. Veja documentário recente que fiz sobre o Padre Cícero: PADIM CIÇO, SANTO OU CORONEL? Podendo acessar através do meu blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir