SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

POESIA CEARENSE: GENUÍNO SALES




PRESENÇA

Eu gosto de não te ver
para não sentir em vão
com tua presença esquiva
o pecado inevitável
do desejo impossível.
Eu gosto de não te encontrar
para não sofrer a tentação
do irrealizável.
Mas mesmo sem querer te vejo
e mesmo sem querer te encontro
e se te vejo peco
e se te encontro sofro
sofro e peco
porque a tua presença onírica
é a volúpia de minha solidão
na certeza do impossível
em que pulveriza meu sonho.

GENUINO SALES
IN: " EntreMentes " Pág. 08 - Gráfica do Farias Brito - 2003 -


CONHEÇA MAIS UM POUCO SOBRE GENUINO SALES:


Genuíno Sales é eleito para a Academia Cearense de Letras



Diretor de Ensino da Organização Educacional Farias Brito,
membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa e
da Academia Cearense de Letras.




Professor, poeta, contista, imortal, amigo, mas muito amigo mesmo de todos que fazem o magistério de Letras do Ceará.

O professor Genuíno Sales foi eleito para a cadeira de número nove da Academia Cearense de Letras. A eleição para a cadeira que era do escritor João Clímaco Bezerra, falecido no último dia 4 de fevereiro, foi realizada na sede da Academia, no Palácio da Luz, Centro.

O professor da Faculdade Farias Brito, nascido no Piauí em 1938, graduado em Direito pela UFC e Letras pela UECE, é também contista e atual presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa. "Me senti muito honrado. Eu considero um privilégio muito grande, você ser acadêmico Eu acho que ser acadêmico é assumir um compromisso muito grande com a cultura do ceará. E isto eu estou disposto a fazer."

2 comentários:

  1. Conheço o prof. Genuino, somos conterrâneos (Pedro II, Terra da Opala).

    Ernâni Getirana, poeta.

    ResponderExcluir
  2. O prof. Genuino é o autor do mais belo poema sobre o município de Pedro II, MATÕES. Temos um espaço cultural (TENDA DA CRUVIANA) durante o Festival de Inverno (junho) em praça pública e iremos homenageá-lo. Ele é meu colega da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes.

    http://cruvianadepedroii.blogspot.com

    ResponderExcluir