SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 5 de julho de 2009

SOBRAL, 236 ANOS... PARABÉNS !!!!!!!!


SOBRAL, 236 ANOS... PARABÉNS !!!!!!!!
Roteiros do Brasil

Região Vale do Acaraú

Princesa do Norte

HISTÓRIA DA CIDADE

Durante o séc XVII diversas famílias pernambucanas se instalaram na região, a fim de criarem gado. Estes beneficiários, procuraram aumentar e desenvolver seus domínios, e alcançaram a prosperidade gerando diversos arraiais. Um deles, o Capitão Antônio Rodrigues Magalhães erqueu a Fazenda Caiçara, que originou o povoado chamado Caiçara. Em 1743, o Capitão doou parte de suas terras para a Construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição e, em torno desta, surgiram as primeiras casas da povoação. Caiçara foi elevada à categoria de Vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral, em 1773, e à categoria de Cidade, com o nome de Fidelíssima Cidade de Januária do Acaraú, em 1841. Em 1842, passou a se chamar Cidade de Sobral. Há 50 anos atrás, a cidade era o mais importante pólo comercial do norte do Estado. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza.

Significado do Nome

Seu nome significa abundância de árvore.


Aniversário da Cidade

05 de Julho

CARACTERÍSTICAS

Município Histórico, principal cidade da zona norte do Estado, Sobral é conhecido como a Princesa do Norte. Apresenta arquitetura rica em sobrados antigos, reduto de famílias tradicionais da história do País. Atualmente, continua sendo umas das mais importantes cidades para a economiza cearense, por causa da industrialização. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.


Clima

Quente e Seco


Temperatura Média

30º C

COMO CHEGAR

O acesso é pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará.


Localização

Situada na Região Noroeste do Ceará

Limites

Limita-se ao norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara.

Acesso Rodoviário

BR-222

Distâncias

235 Km de Fortaleza

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Arco de N. Sra. de Fátima

Situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. No local, existia o Cruzeiro das Almas, erguido por iniciativa do missionário Frei Vidal da Penha, como símbolo de fé, na sua passagem por Sobral, no final do século XVIII. Frei Vidal de Fraccardo veio do Convento da Penha, de Recife, para Sobral em 1797, para pregar Missões, tendo incentivado os fiéis a construir a Igreja de Nossa Senhora das Dores. A Cruz das Almas foi demolida em 1929 pelo Prefeito José Jácome de Oliveira. Por iniciativa de Dom José, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1953, na administração do Prefeito Antônio Frota como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. Projetado por Falb Rangel, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi executado por Francisco Frutuoso do Vale, que também foi o autor da imagem de Nossa Senhora que o encima.

Becco do Cotovelo

No final do século XVIII, surgiram as primeiras casas no Largo do Rosário, construídas sem alinhamento, provocando uma visível irregularidade no traçado das primitivas ruas. Aos poucos foram-se delineando as vias, que ligavam esse espaço urbano ao núcleo inical da povoação de Caiçara, a praça da Matriz. Entre a Rua Velha do Rosário, hoje Cel. José Sabóia, e a Rua Nova do Rosário, hoje Cel. Ernesto Deocleciano, foi aberto um beco interligando as duas vias: o Becco do Cotovelo nascia para facilitar o acesso dos pedestres entre as movimentadas ruas. São aproximadamente 150 anos de história, ligada à tradição popular sobralense. Nos cem metros de extensão de peculiar traçado, reúnem-se no seu calçadão pesoas que querem não só negociar qualquer tipo de produto, mas, principalmente saber das últimas novidades da política, futebol, sociedade e discutir uma infinidade de assuntos que só a ocasião determina. No Becco do Cotovelo encontram-se bares, restaurantes, loterias, vendedores ambulantes e uma banca onde são feitas apostas sobre os mais variados assuntos. É considerado um dos locais mais pitorescos da Cidade, em virtude da comunicação fácil e variada dos cidadãos que para ali marcam encontro. O Becco do Cotovelo, espaço lúdico e etnológico, é o ponto de maior atração no cotidiano da Cidade, por veicular a cultura oral, costume por demais característico do interior cearense.

Casa da Cultura de Sobral

Principal espaço de artistas de Sobral e da região, dotada de uma dinâmica infra-estrutura e moderno acervo de arte e cultura, a Casa da Cultura de Sobral se sobressai dentre os demais projetos já implantados na Cidade, pelo seu papel de revitalizadora do patrimônio histórico-cultural. Nela constam uma biblioteca virtual, oficinas de arte e sala de cinema. Nascida sobre os escombros do tradicional solar dos Figueiredo, a Casa da Cultura de Sobral serve como símbolo do nascimento de uma nova consciência cultural sobralense, dando aos artistas um espaço digno e a oportunidade de novas pessoas ingressarem na vida artística.

Parque Ecológico Lagoa da Fazenda

Encravada na Fazenda dos Macacos, a Lagoa da Fazenda foi inicialmente cortada pela Estrada da Bethânia, construída por Dom José para dar acesso à sua casa de campo. Por muitos anos, a Lagoa permaneceu sendo ponto de lazer dos habitantes de Sobral, que vinham se beneficiar da amena aragem do lugar e contemplar os perfumados aguapés. Entre 1987 e 1990, foram iniciadas obras de recuperação, saneamento e urbanização da Lagoa, transformada em Parque Ecológico inaugurado em outubro de 1993. O Parque, que ocupa uma área de 19,2 hectares, possui: o Ginásio Poliesportivo Plínio Pompeu de Saboya Magalhães, administrado pela UVA, com capacidade para 2 mil pessoas, um bosque, área de lazer com restaurantes, play-ground, pista de cooper, quadra de esporte aberta e espelho dágua natural da Lagoa da Fazenda.

Museu Dom José de Sobral

Dotado de incansável espírito empreendedor, Dom José Tupinambá da Frota coletou, entre os anos de 1916 e 1959, um acervo de quase 5.000 peças reunidas no Museu Diocesano, considerado o 5º do Brasil em Arte-Sacra e Decorativa, pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus). Fundado a 29 de março de 1951 e inaugurado oficialmente a 10 de março de 1971, o Museu Diocesano, hoje denominado Museu Dom José, é um magnífico painel da história social de Sobral e municípios norte-cearenses. Possui acervo de coleções raras de meio de transportes, como liteiras e cadeiras de arruar; porcelanas e cristais da Boêmia, Baccarat, Limoges, e louças de Companhia das Índias Ocidentais; pratarias, artesanato regional, arte indígena, peças arqueológicas que suscitam a curiosidade dos estudiosos que buscam sítios da região. Encontramos ainda expressiva coleção de arte-sacra, notadamente imaginária, cálices, oratórios, castiçais e demais objetos de culto que confirmam, por sua variedade e quantidade, o elevado sentimento de religiosidade do povo sobralense. O prédio onde está instalado o Museu Dom José foi construído em 1844.

Museu do Eclipse

Em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil. No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral. Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade. Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas. Construído na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse está localizado no ponto de onde foi observado o eclipse de 1919. Sua arquitetura arrojada, com projeto do sobralense Antenor Coelho, tem a forma de duas meias luas. Elas ficam parcialmente no subsolo, encobertas por um gramado, não agredindo o projeto urbanístico da praça.

Paço Municipal

A partir de 1979, a Prefeitura de Sobral passou a funcionar em novo prédio, no Bairro do Junco. Antes, funcionava no edifício da atual Câmara de Vereadores, na Praça da Matriz. Denominado Palácio Municipal de Sobral, foi construído na gestão do Prefeito Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, com recursos municipais. É a mais moderna e confortável obra arquitetônica desta cidade, reassumindo a postura de Prefeitura mais bonita do Ceará.

Teatro São João

O Teatro São João, de inspiração italiana em estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período que apresentam na fachada um frontão em arco, o que não ocorre com o Teatro Santa Isabel, do Recife, considerado por muitos como o modelo inspirador do projeto do teatro de Sobral. Outros pontos diferenciam o teatro sobralense do pernambucano: o primeiro possui um pavimento a menos enele não constam as torrinhas ou gerais, apresentadas pelo segundo. Juntamente com o Teatro José de Alencar, em Fortaleza, e com o Teatro da Ribeira dos Icós, o Teatro São João forma a tríade dos teatros-monumentos existentes no Ceará. Localizado na Praça São João, hoje Dr. Antônio Ibiapina, o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, através do Decreto nº 16237, de 30/11/1983. A Praça do Teatro São João é um dos mais importantes espaços culturais de Sobral, por abrigar o Teatro, o Museu Dom José, a Igreja Menino Deus e a Casa da Cultura.



EVENTOS

Julho

- EXPONORTE - Exposição Agropecuária

- FENAIVA - Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú

Setembro

05 - Aniversário da cidade

05 - FENAIVA - Feira de Negócios Artesa nais e Industriais do Vale do Acaraú

Outubro

10 à 12 - Sobral Folia

Novembro

15 - Carnabral

Dezembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição

Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Sobral.

cultura@sobral.ce.gov.br

(88) 3611-2712

Terminal Rodoviário: Rua Cons. Rodrigues Jr. Fone: (88) 611-5599
Créditos

Informações e fotos

Sites: www.ceara.com.br

www.sobral.ce.gov.br

www.citybrazil.com.br

- Jucielly Monte de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário