SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 2 de junho de 2009

UM ANO SEM JOSÉ ALCIDES PINTO





JOSÉ ALCIDES PINTO " BRINCAVA " COM A VIDA E COM A MORTE... POETA QUE DE TANTO FALAR
A VERDADE FICOU CONHECIDO COMO O POETA " MALDITO ", " DO ABSURDO "... MAS PARA NÓS
JOSÉ ALCIDES PINTO FOI O MAIS HUMANO DOS POETAS DO CEARÁ E DO BRASIL.HOMEM SIMPLES,
JÁ FAMOSO, NUNCA SE NEGOU A ATENDER POETAS EMERGENTES, INICIANTES, SEMPRE DEU ATENÇÃO
PARA TODOS. NOSSA AMIZADE ERA ANTIGA. FREQUENTEI A CASA DO POETA QUANDO ELE AINDA
MORAVA NA RUA RODRIGUES JÚNIOR, ALDEOTA. SEMPRE ME RECEBEU COM CARINHO E ME TRATAVA POR " POETA ". QUANDO FOI HOMENAGEADO PELO GRUPO CHOCALHO, JOSÉ ALCIDES PINTO, JÁ
CHEGOU NA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, LOCAL DA HOMENAGEM E DO SEU VELÓRIO, BADALANDO
UM CHOCALHO QUE ELE CONDUZIA. SEMPRE ALEGRE, ELE DIZIA... " POETA VOCÊ ANDA SEMPRE BEM ACOMPANHADO PELAS MUSAS"... UMA FORMA DELICADA DE ELOGIAR A BELEZA DA MINHA MULHER, OU DAS " POETAS " ( MUSAS ) QUE ME ACOMPANHAVAM NAS VISITAS QUE FAZÍAMOS AO
POETA DA VERDADE, JOSÉ ALCIDES PINTO. SAUDADE, POETA !!

UM POUCO MAIS DE JOSÉ ALCIDES PINTO

José Alcides Pinto, ficcionista e poeta, nasceu em 10 de setembro de 1923 em São Francisco do Estreito, distrito de Santana do Acaraú, no Ceará.

Filho de José Alexandre Pinto, capitão de tropa de cigano, e de D. Maria do Carmo Pinto, descendente dos índios Tremembés, que se fixaram na povoação de Almofala, no Acaraú, no fim do século XVII.

Diplomou-se em Jornalismo pela Faculdade Nacional de Filosofia da antiga Universidade do Brasil e em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional. Fez o curso de especialização em Pesquisas Bibliográficas em Tecnologia no Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) e o Curso de História da Américas ela Universidade do Brasil.

Jornalista profissional, tendo ingressado na imprensa muito jovem. Colaborou nos Suplementos Literários do "Diário Carioca",' "O Jornal", "Diário de Notícias", "Correio da Manhã", revista "Leitura" e em toda a imprensa de Fortaleza Pertence à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e Sindicato dos Jornalistas Liberais do referido Estado.

Romancista, crítico literário, teatrólogo e poeta, tem livros publicados nesses gêneros, participando de várias antologias nacionais e estrangeiras. Recebeu o Prêmio José de Alencar da Universidade Federal do Ceará referente a obras no gênero Romance e Conto (1969). Coube-lhe, ainda, o Prêmio Categoria Especial para Conto (1970), concedido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. É o principal responsável pela introdução do Movimento Concretista no Ceará. Em 1972 foi incluído na Enciclopédia Delta Larousse.

http://secrel.com.br/jpoesia/alcide.html#biografia

Um comentário:

  1. Também frequentei a casa do JAP,veja no meu blog mais homenagens-transitoriodiamante.blogspot.com,o Alcides merece mais homenagens pelo ser humano que foi...

    ResponderExcluir