SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

GRUPO CHOCALHO CONVIDA

 

Metamorfose poética de Linhares Filho

 




 

IMAGEM:  REPRODUÇÃO BLOG ALMANACULTURA
Professor Linhares Filho: poesia influenciada por Drummnond


Compartilhar

Em mais de quatro décadas de produção literária, o cearense Linhares Filho soube reinventar sua poesia, transitando entre estilos e abordagens que refletem as inquietações de seus tempos. Alguns elementos permanecem: a influência do poeta Carlos Drummond de Andrade, a preocupação política e sua musa inspiradora, Mariazinha, com quem compartilha a vida há exatos 50 anos. Seu livro Itinerário – Quarenta e Cinco Anos de Poesia, que rememora essa trajetória, será lançado hoje, às 19h, no Ideal Clube.

“Eu me apresento em Sumos do Tempo (seu primeiro livro de poemas, de 1968), com poemas não tradicionais, poemas livres, mas fui aprendendo a fazer poema metrificado e rimado, com uma conotação moderna”, explica Linhares Filho, assegurando que até hoje não se fixa a um modelo único de poesia, “o que vale é a conotação interior, isso é que faz a essência do poema”.

O autor, professor emérito da Universidade Federal do Ceará e natural do município de Lavras da Mangabeira (distante 419 km de Fortaleza), teve sua produção poética elogiada por nomes como Sânzio de Azevedo, Ângela Gutiérrez e Moreira Campos, escritores cearenses destacados e membros da Academia Cearense de Letras.

Também foi louvado pelo poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, que escreveu que a poesia do cearense “sabe descobrir e revelar mais que o simples ser em cada coisa”. Os dois escritores trocaram correspondências no início dos anos 1970 e até hoje Linhares Filho guarda as cartas que recebeu. “Ele é o maior poeta modernista brasileiro e exerceu grande influência em mim”, assume.

Itinerário – Quarenta e Cinco Anos de Poesia é dedicado pelo autor às celebrações das bodas de ouro com Mariazinha Linhares, seu “poema e fonte de poesia”, como escreve na página da coletânea. “Ela é a musa, tem uma participação muito intensa. Grande parte de minha inspiração vem originada dela”, explica o poeta."


SERVIÇO


Lançamento do Livro Itinerário - Quarenta e Cinco Anos de Poesia
Quando: hoje, às 19hOnde: Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381)
Preço do livro: R$50Editora 840 páginas


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2015/09/16/noticiasjornalvidaearte,3504465/2015-1609op-vida-402-livro-lancamentometamorfose-poetica-de-linhare.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário