SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

" ICC: PIONEIRISMO, TRADIÇÃO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS "


ICC: pioneirismo, tradição e avanços tecnológicos

SAÚDE

Na primeira metade da década de 1940, o Ceará contava com 2.300.000 habitantes, enfrentando graves problemas na área da saúde, principalmente por falta de estrutura e equipamentos capazes de atender à demanda crescente. Foi nesse contexto adverso que surgiu uma instituição com o objetivo de oferecer condições apropriadas de diagnóstico e tratamento aos doentes de câncer, especialmente aos que não dispunham de recursos para buscar atendimento fora.

O dia 25/11/1944 marca o nascimento do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), uma iniciativa pioneira e ousada de um grupo de homens de visão, formado por dez médicos e um padre, que trabalharam diligentemente para que aquela semente se transformasse num projeto capaz de gerar frutos e inspirar gerações, como acontece hoje.

O ICC deu seus primeiros passos na Santa Casa de Misericórdia, que durante algum tempo foi o hospital público de Fortaleza com melhor infraestrutura, e onde os doentes de câncer passaram a ser atendidos.

Em 1948, o ICC conseguiu a instalação de um ambulatório no prédio da então recém-criada Faculdade de Medicina, na época funcionando na Praça José de Alencar, ao lado do Teatro José de Alencar. Ali permaneceu até 1959, quando a Faculdade de Medicina foi transferida para o Porangabussu, hoje Rodolfo Teófilo.

De lá para cá, foram muitas as conquistas, como a construção do Hospital Haroldo Juaçaba, que iniciou oficialmente suas atividades no dia 26/11/1999, com o nome de Hospital do Câncer.

O ICC mantém ainda a Casa Vida e destaca-se não apenas no atendimento, mas também no ensino e na pesquisa em oncologia, por meio da Escola Cearense de Oncologia (ECO).

Como entidade privada e filantrópica na área da saúde estruturamo-nos em prol do crescimento, ampliando espaços físicos e serviços, com resultados consistentes e mensuráveis.

Esse trabalho tem como maior mérito oferecer uma ampla acessibilidade aos avanços na área de oncologia, com investimentos que trazem para a população o que há de melhor e mais moderno no tratamento do câncer.

Somos uma empresa sólida, com uma grande capacidade de atendimento. Primeiro e principal centro oncológico do Ceará, o ICC tornou-se, de fato, uma referência no Norte e Nordeste, com atividades que englobam a assistência, o ensino e a pesquisa oncológica, junto ao tratamento integral do câncer. Os pioneiros de 1944 teriam orgulho do ICC de hoje.


Lúcio Alcântara
opiniao@opovo.com.br
Presidente do ICC

Nenhum comentário:

Postar um comentário