SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

APEOC PROMOVE DEBATE SOBRE SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CETEGORIA COM O DEPUTADO SÁGUAS MORAES





" APEOC promove “Café com Educação” para viabilizar financiamentos para Valorização dos Profissionais da Educação"

 

IMG 0289.800x


" Na manhã desta segunda-feira, 01/12, a direção do Sindicato APEOC promoveu em sua sede, no Palácio da Educação Professor Jaime Alencar, o “IV Café com Educação”. O evento teve como objetivos alavancar debates sobre o FUNDEB, enquanto fonte de financiamento da educação básica pública brasileira, e a aplicação de mais recursos na Valorização dos Profissionais da Educação. 

 [galeria de fotos]

O Deputado Federal Ságuas Moraes (PT/MT), convidado pelo nosso Sindicato, foi o palestrante do “IV Café com Educação”. Ságuas é autor do Projeto de Lei Complementar N° 413/2014 que dá encaminhamento às propostas da nossa entidade sindical sobre mais financiamentos para a educação básica e para a valorização dos seus profissionais, através de investimentos dos recursos oriundos dos Royalties do Petróleo/Pré-Sal no FUNDEB com vinculação entre União, Estados e Municípios e Fundo Social do Petróleo. “Com esse Projeto de Lei, além da gente regulamentar tudo que já está aí, consegue-se disciplinar a forma de repasse dos recursos para Estados e Municípios. O FUNDEB, sozinho, não dá mais conta de garantir os recursos totais para a educação, para o salário digno dos profissionais da educação” declarou o Deputado Federal pelo Mato Grosso.

Anízio Melo, que presidiu o “IV Café com Educação”, afirmou aos presentes ao auditório Paulo Freire do Sindicato APEOC: “a nossa visão é dar continuidade aos debates, encaminhamentos e propostas que levaram o Brasil a pensar a questão do financiamento da educação e valorização de seus profissionais de uma outra forma. É este Sindicato aqui do Ceará que está apontando um caminho com lutas, propostas e, efetivamente, com negociação. O Sindicato APEOC fez um debate no Congresso Nacional com audiência pública que nos levou até ao deputado Ságuas Moraes, que está encaminhando a essência das nossas discussões, está na Comissão Nacional de Educação e tem uma relação direta com a Presidência da República. Portanto, a nossa proposta que é colocar os recursos dos Royalties pra dentro do FUNDEB, começa a ter um formato exequível que pode ajudar os Estados e Municípios de todo o Brasil e, consequentemente, a valorização dos profissionais da educação.”

O Secretário Estadual de Educação, em exercício, Idilvan Alencar, também se fez presente ao evento promovido pelo Sindicato APEOC. No início de sua fala, Idilvan afirmou que “tem muito respeito pelo Sindicato APEOC, sua direção, professores e servidores. Ao longo desses 8 anos nós tivemos uma relação madura, de diálogo e de avanços consideráveis. Passos importantes foram dados na direção de valorizar o magistério estadual cearense, como passar de 65% para 81% dos recursos do FUNDEB para a valorização da categoria.”

Participaram do “IV Café com Educação”, profissionais do ensino público, na ativa e aposentados, da Capital e Interior do Estado. A mesa esteve composta pelo deputado federal Ságuas Moraes, Anízio Melo, presidente, Reginaldo Pinheiro, vice-presidente, Penha Alencar, tesoureira, Juscelino Linhares, diretor da CNTE, Idilvan Alencar, secretário adjunto da SEDUC, Glauber Robson, secretário de educação de Pacajus, e Hélder Nogueira, secretário geral da CUT-CE.
NOSSA LUTA TEM HISTÓRIA, REFERÊNCIAS, CONTEÚDOS E PRÁTICAS!

( Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC )



FONTE APEOC
http://www.apeoc.org.br/noticias2/34-ultimas-noticias/7474-apeoc-promove-cafe-com-educacao-para-viabilizar-financiamentos-para-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao.html#.VHzpxQ2UjO5.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário