SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 30 de maio de 2013

" FIÉIS SE UNEM PARA MONTAR TAPETES DE SAL NO CORPUS CHRISTI, NO RIO "


Fiéis de várias paróquias confeccionam o tradicional tapete de sal na Avenida Chile, no centro do Rio de Janeiro. Neste ano a mobilização na cidade foi maior devido à Jornada Mundial da Juventude (Foto: Adriano Ishibashi/Frame/Estadão Conteúdo)



" Tapetes de sal e procissão fazem parte da preparação para a Jornada.   
São Gonçalo e Niterói terão a presença da Cruz e ícone de Nossa Senhora." 


Andressa Gonçalves Do G1 Rio



Jovens se unem para montar tapete de sal no Rio (Foto: Cristiane Cardoso/G1) 
" Jovens se unem para montar tapete de sal, na manhã desta quinta-feira (30) (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Os tradicionais tapetes de sal, que enfeitam as ruas no feriado de Corpus Christi, mobilizam fiéis desde a madrugada desta quinta-feira (30). Além da Avenida Chile, no Centro do Rio, os tapetes serão estendidos em São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana. Neste ano, a celebração será ainda maior por causa da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho.

A estimativa é que o corredor de tapetes na Avenida Chile fique pronto até 12h. Desde a noite de quarta-feira (29), a via está interditada para a confecção da obra.
Nesta quinta-feira, o momento mais esperado é a procissão da Candelária até a Catedral Metropolitana do Rio, no Centro. No local, o arcebispo do Rio dará a bênção sobre os tapetes expostos na pista.

Confecção dos tapetes começa esta madrugada (30) (Foto: Reprodução/ TV Globo) 
Confecção dos tapetes começou na madrugada
(30) no Rio (Foto: Reprodução/ TV Globo)
São Gonçalo

Em São Gonçalo, detentora do título do maior tapete da América Latina, a obra terá cerca de 240 pinturas diferentes, distribuídas por 1,5km. Para a confecção, serão utilizados 50 toneladas de sal, 200 sacos de 100 litros de serragem, borra de café, pedrarias e tinta corante.

Na cidade, a festa será ainda mais especial, já que os símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, estão no município.
Após a confecção dos tapetes, os fiéis irão se concentrar na Rua Coronel Moreira César, em frente à Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, onde acontecerá a Santa Missa com o arcebispo Dom José Francisco. Depois, os fiéis seguem em procissão, caminhando sobre os tapetes e o dia será encerrado com show católico.


São Gonçalo tem o maior tapete da América Latina (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Niterói

A maior avenida de Niterói, a Amaral Peixoto, também será tomada pelos tapetes.
Mais de 1500 pessoas são responsáveis pela obra de arte. Serão 100 tapetes e um especial com a logo da nova catedral da cidade.

Às 15h acontecerá um show para recepção dos Símbolos da JMJ. A Santa Missa acontece às 16hs, seguida de procissão.
A origem da festa
O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.



Fiéis de várias paróquias confeccionam o tradicional tapete de sal na Avenida Chile, no centro do Rio de Janeiro. Neste ano a mobilização na cidade foi maior devido à Jornada Mundial da Juventude (Foto: Adriano Ishibashi/Frame/Estadão Conteúdo) 
Fiéis de várias paróquias confeccionam o tradicional tapete de sal na Avenida Chile, no Centro do Rio."


FONTE:  PORTAL DE NOTÍCIAS  G 1  -  GLOBO
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/05/fieis-se-unem-para-montar-tapetes-de-sal-no-corpus-christi-no-rio.html 


********************************************************

"Em Fortaleza, Igreja confecciona tapete para celebrar Corpus Christi"

" Procissão pelas ruas de Fortaleza acontece nesta quinta-feira.
Tradição completa nove anos. "

Do G1 CE , com informações da TV Verdes Mares 
Católicos confeccionam tapete para celebrar Corpo de Cristo (Foto: Reprodução/ Tv Verdes Mares) 
" Católicos confeccionam tapete para celebrar Corpo de Cristo (Foto: Reprodução/ Tv Verdes Mares) "


" A Igreja Cristo Rei foi a primeira a criar a confecção do tapete que, em 2013, completa nove anos. Para realizar o trabalho, a Igreja conta com a ajuda de mais 23 pastorais. Esse ano são, ao todo, 13 tapetes que somam juntos 35 metros de comprimento.
Católicos acreditam que a festa simboliza a retribuição do amor de Jesus pela humanidade. "Jesus não só nos dá o pão, como se faz pão, se faz alimento. Na festa de Corpus Christi, nós fazemos memória e celebramos esse grande gesto de amor, que se oferece para nós como alimento", afirma Padre Eugênio Pacelli, pároco da Ireja Cristo Rei.
É pelo tapete que o Santíssimo Sacramento vai passar nesta quinta-feira. A passagem do padre por cima do trabalho marca o início da procissão do Corpo de Cristo. A festa acontece sempre numa quinta-feira, dia em que a eucaristia foi criada. A celebração de Corpus Christi surgiu ainda na Idade Média e foi trazida ao Brasil pelos portugueses.
Em cada tapete, figuras diferentes representam diversos momentos da Igreja, entre eles, o Ano da Fé, a Jornada Mundial da Juventude, que vai ser realizada em julho no Rio de Janeiro, e a sucessão do pontificado de Bento XIV para o Papa Francisco. Areia colorida, pedras, raspas de madeira e tecido fazem parte do material usado na confecção da homenagem.
O tapete também ajuda os cristãos a fazerem pedidos. "Eu gostaria que Deus, com a sua misericórdia divina, transformasse o nosso mundo em paz", roga Graça Rodrigues, comerciante que colabora com a festa há oito anos.  Nesta quinta, a Igreja Cristo Rei celebra missas às 6h30 e às 17h. A procissão pelas ruas de Fortaleza começa logo após a segunda celebração. "


FONTE:  PORTAL DE NOTÍCIAS  G 1  -  GLOBO - CEARÁ
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/05/em-fortaleza-igreja-confecciona-tapete-para-celebrar-corpus-christi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário