SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 27 de maio de 2009

QUINTA CULTURAL NO MERCADO DOS PINHÕES


FOTO: SÉRGIO SEVERO



CONVITE


Lançamento de livro, dança e música no palco do Quinta Cultural

O encontro de todas as artes acontece amanhã, 28, no Mercado dos Pinhões

As aventuras de Simbad, espetáculo de dança e show musical. O projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação das diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, recebe amanhã o lançamento do livro “As sete viagens fabulosas do marinheiro Simbad”; o espetáculo de dança “Fragmentos”, do Ballet Goretti Quintela; e o show musical do trio III Dan.

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O livro “As sete viagens fabulosas do marinheiro Simbad”, do potiguar naturalizado cearense Sérgio Severo, é uma adaptação da famosa história de “Simbad, o marujo”, um dos fabulosos contos do livro “Mil e uma noites”. Na obra, o poeta Severo consegue, numa narrativa vibrante, recriar as façanhas de Simbad em estrofes de rica musicalidade. As ilustrações de Valerianol completam o livro, que já foi lançado em São Paulo e em Belo Horizonte.

Em seguida, a escola de Ballet Goretti Quintela apresenta o espetáculo “Fragmentos”, uma coletânea de alguns dos melhores trabalhos já apresentados nos tradicionais espetáculos da escola e em grandes festivais nacionais de dança. Coreografados por grandes nomes do cenário da dança no Brasil especialmente para o Ballet Goretti Quintela, montagens como “Coppélia”, de Arthur Saint-Léon; “Floresta Amazônica” (com música de Heitor Villa-Lobos); e “Variações clássicas”, solos coreografados por Ronaldo Martins, foram fragmentadas e reunidas num espetáculo de 40 minutos. A coletânea foi realizada pelos próprios alunos da escola, através de pesquisas e laboratórios de corpo.

A noite será encerrada pelo show do trio III Dan, formado pelo Danilo Guilherme (voz e violão), Gustavo Portela (baixo) e Marcelo 2Hum (bateria), músicos de diferentes gerações que se encontraram e se uniram pelas afinidades musicais. Danilo é músico e compositor nascido na Fortaleza de 1967. Conheceu Gustavo há pouco tempo por intermédio de Marcelo. Os três formaram a III Dan, que traz uma atmosfera musical embalada por bossa nova, reggae e a tridimensão. As influências dos três passam por nomes como Bob Marley, Radiohead, The Meters e bossas de Tom Jobim, entre outras.

Programação
DIA 28
18h - Lançamento do livro “As Sete Viagens Fabulosas do Marinheiro Simbad” – Uma adaptação em sextilhas de cordel de Sérgio Severo, com ilustrações de Valerianol
19h – Espetáculo de dança clássica “Fragmentos”
20h – Show musical com o grupo III DAN


Serviço:
QUINTA CULTURAL\\ Dia 28, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h.

SECULTFOR

Um comentário:

  1. Parabéns pela programaçAÇÃO, sucesso ao Amigo Severo e a todos que promover a arte e a cultura no nosso Ceará. Lucarocas (85) 8897-4497 - artes@lucarocas.com.br - www.lucarocas.com.br.

    ResponderExcluir