Festival
Chacoalhando a educação com poesia
Festival seleciona, premia e publica poemas de estudantes de escolas públicas e privadas do Ceará
" Produzir, para alguns artistas, não é o suficiente. É necessário, também, estimular e proporcionar o contato de outras pessoas com a arte, para garantir a perpetuação e o desenvolvimento das manifestações artísticas.
Preocupado com o presente e o futuro da poesia e com o ensino no Ceará, o Grupo Chocalho, atuante há 31 anos, criou um projeto com o objetivo de aproximar estudante e arte.
Em 2011, o Festival Intercolegial de Poesia Estudantil começou a circular pelo Estado. Hoje, Dia da Poesia, a terceira edição do evento será lançada na Casa José de Alencar, em Fortaleza, com uma celebração que terá início às 9h30.
O Festival leva a cultura da leitura e da escrita, através da poesia, para escolas públicas e privadas de ensino básico (ou seja, o público-alvo é formado por alunos dos níveis fundamental e médio), na Capital e no Interior.
O evento ainda promove um contato mais prático com a poesia. Estudantes interessados podem escrever e enviar até três poesias para a curadoria do Chocalho. As 100 poesias que se destacarem (sendo 33 de alunos do ensino fundamental I, outras 33 de alunos do ensino fundamental II, mais 33 oriundas do ensino médio e outra em destaque) serão publicadas no livro "III Antologia de Poesia Estudantil". Os alunos com textos selecionados irão receber 10 exemplares da obra.
As seis melhores poesias, de cada nível de ensino, presentes no livro ainda irão participar da final, que será realizada no dia 11 de agosto (junto com o lançamento da antologia), o Dia do Estudante.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de maio, através da secretaria da escola ou na Casa de Juvenal Galeno, sede do Grupo Chocalho, localizada na Rua General Sampaio, nº 1128, Centro de Fortaleza.
Nos outros anos, o projeto chegou à marca de quatro mil inscritos. Nesta edição, um dos fundadores do Grupo Chocalho, o professor Auriberto Cavalcante espera superar esse número, alcançando todas as escolas de Fortaleza e visitando, pelo menos, as cidades de Sobral, Juazeiro, Crato e Camocim, até o mês de junho. "A leitura e a escrita são fundamentais para a formação pedagógica e cidadã", afirma Auriberto.
Segundo ele, a criança brasileira não gosta muito de poesia por desconhecimento: "quando a gente vai à escola, a gente percebe que eles gostam".
Homenagens
O principal homenageado do III Festival Intercolegial de Poesia Estudantil será Mário Gomes, falecido no final do ano passado. Uma exposição de fotos do Poeta Andarilho irá acompanhar o Festival em sua empreitada pelo Ceará.
A escolha foi uma forma de valorizar um artista que escolheu a rua como lar e a boemia para a vida, o que não era compreendido por muitas pessoas, segundo defende Auriberto. Antônio Severiano Batista (o Tota, um dos grandes amigos de Mário), César Barreto, Horácio Dídimo, Pedro Henrique Saraiva Leão, o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o Liceu do Ceará e o Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) também serão homenageados.
Quem completa a lista é um adolescente de 16 anos, Silas Façanha, que venceu o festival de poesias nas duas primeiras edições e que deve concorrer novamente neste ano. Um dos principais frutos do projeto, Silas lançou seu primeiro livro de poesia, "Travessia", na X Bienal Internacional do Livro do Ceará.
História
O Grupo Chocalho nasceu da abertura política posterior à opressão da Ditadura Militar no Brasil. Em 1984, Auriberto Cavalcante, com os amigos Costa Sena, Capistrano Costa e Solangio Olímpio, assinaram o manifesto que fundou o grupo de discussões e fomento da arte no Ceará, que tem Lúcio Alcântara, ex-governador do Estado, como presidente de honra.
"Somos um grupo para fazer zoada, barulho, movimentar a cultura do Ceará", explica Auriberto. Atualmente, o Chocalho conta com mais de 30 vozes pelo Brasil.
Apesar das dificuldades de ser um grupo que conta com a ajuda apenas de doações de amigos e de pequenas empresas privadas, o Chocalho resiste há 31 anos em Fortaleza, realizando eventos como o Festival Intercolegial de Poesia (bianual), o Congresso de Escritores (também bianual) e uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres."
FONTE: DIÁRIO DE NORDESTE
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/chacoalhando-a-educacao-com-poesia-1.1243670
Nenhum comentário:
Postar um comentário