SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

" ESTUDANTES DÃO EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO "

" O vice-reitor de extensão da Universidade de Fortaleza, Randal Martins Pompeu, recebeu das mãos do deputado Artur Bruno a homenagem feita ao industrial Edson Queiroz "
FOTO:  TUNO VIEIRA  -  DIÁRIO DO NORDESTE


" Na ocasião, dez empresários do Estado foram homenageados. Entre eles, o industrial Edson Queiroz "

" Um grupo de 25 estudantes deu um importante passo para traçar o que poderá vir a ser um futuro promissor e empreendedor. São alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Gonzaga Mota, do bairro Messejana, que participaram do curso "Empreender depende de você". Repletos de sonhos e planos, eles tiveram oportunidade de conciliar suas aptidões pessoais com técnica. O resultado final do trabalho foi apresentado neste fim de semana, na I Feira do Empreendedorismo. Na ocasião, dez grandes empresários do Ceará foram homenageados com o diploma "Empreendedor que faz história". Entre eles, o industrial Edson Queiroz.

Ao todo foram 60 horas/aula, divididas em três etapas: parte teórica, aulas de campo e a I Feira do Empreendedorismo. Para participar do curso, os alunos deveriam ter idade mínima de 16 anos, com comportamento de destaque, como explicou o coordenador da Escola, professor Auriberto Cavalcante. "O objetivo é fazer com que essas crianças aprendam a empreender, que acreditem nos seus sonhos. É muito importante sonhar, mas sonhar com os pés no chão. Quando você acredita no seu sonho e luta para realizá-lo, usando a técnica, as coisas acontecem", diz o coordenador.

Homenagens

O vice-reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins Pompeu, agradeceu a homenagem feita ao industrial Edson Queiroz e elogiou a iniciativa da Escola Gonzaga Mota. "A escola está transformando, por meio de sonhos, a vida dessas pessoas. É muito gratificante vivenciar a realização desse sonho. Pois, por meio do trabalho e da educação podemos transformar a vida de pessoas", disse o vice-reitor.

Foram homenageados ainda com o diploma "Empreendedor que faz história", Ary Albuquerque, Antônio Edmilson Lima Júnior, Eunício Lopes de Oliveira, Francisco Deusmar de Queirós, Francisco Ivens Dias Branco, Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, José Dias de Macêdo, José Airton Boris e Newton Freitas. O professor e ex-governador do Estado, Gonzaga Mota, patrono da Escola, foi agraciado com a comenda "Amigos da Escola Gonzaga Mota". Emocionado, ele elogiou a iniciativa e resumiu como inovador o curso de empreendedorismo promovido pela instituição.

"Isso é uma sustentabilidade para educação. Fazer com que pessoas da comunidade, jovens, homens e mulheres possam ter seu próprio negócio. Eles serão patrões deles mesmos. Portanto, essa é uma iniciativa louvável, que merece apoio de toda comunidade cearense. Quem sabe daqui há 10, 30 anos, um garoto de dez anos não possa vir a ser um Edson Queiroz?".

Stands

Na I Feira de Empreendedorismo, resultado do curso "Empreender depende de você", os alunos deram uma aula de como montar um negócio. Exemplo que chamou atenção foi o Centro de Estética, criado por cinco alunas. Elas transformaram a sala de aula em um verdadeiro espaço de beleza. Os visitantes tinham direito a massagem terapêutica e depilação. "As mãos delas são ótimas", elogiou a costureira Gorety Alves Silva, 54, aprovando o serviço.

Uma das componentes da equipe, a estudante Simone da Silva Maia, 38, parabenizou a iniciativa. "Às vezes a gente tem aptidão para um negócio, mas não sabe como iniciar. Com o curso a gente conseguiu entender com mais clareza como funciona o processo, para poder executar", disse a aluna, acrescentando que com seu certificado já pode empreender.

"Bijux charmosa", "M&N Confecção" e "Big Solution Informática", foram outros stands apresentados. João Paulo Cardoso dos Santos, 18, contou que já pretendia montar uma empresa, mas não sabia como. "O curso foi bom para dar um direcionamento, de como montar um negócio, passo a passo".

Ele diz que em Messejana não tem técnicos em manutenção de computadores, teve a ideia de criar o negócio. Diz que o seu diferencial será conciliar assistência técnica com uma Lan House. "Essa feira foi o primeiro passo para divulgação da empresa", afirmou."


LUANA LIMA
REPÓRTER


Enquete

Futuro promissor

"O curso só veio para somar, pois pretendo abrir meu próprio Centro de Estética. Irei trabalhar consciente, com planejamento."

Cristiane da Silva Oliveira
32 anos
Ex-aluna



"Aprendemos com o curso a ter uma noção de administração. Se não der certo eu trabalhar em empresas, abro uma confecção."

Marclene da Silva
15 anos
Estudante


"Se algum dia for abrir um negócio, vai ser uma loja de confecção, mas bem variada, com perfumaria e artesanatos."


Francisca Nataniele
15 anos



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=897514

Nenhum comentário:

Postar um comentário