SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 14 de junho de 2018

FILMES DA CARIRI PRODUÇÕES SERÃO EXIBIDOS NO VI CONGRESSO


Cariri Produções



Patativa do Assaré-Ave Poesia


Sinopse


Vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.


FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Direção e Montagem: Rosemberg Cariry
Produção Executiva: Petrus Cariry e Teta Maia
Fotografia: Jackson Bantim, Ronaldo Nunes, Beto Bola, Kin,
Rivelino Mourão, Luiz Carlos Salatiel e Fernando Garcia.  
Trilha Sonora: Patativa do Assaré, Fagner, Fausto Nilo, Mário Mesquita,
Ricardo Bezerra, Pingo de Fortaleza, Irmãos Aniceto e outros.
Edição Digital: Kin, Débora Lima e Felipe Lobovsky
Edição de Som e finalização: Kin
Mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Produção de finalização: Severino Dadá
Coordenação de Produção: Adriana Amaral e Bárbara Cariry

Prêmios:

17º  Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – 2007
Prêmio Banco do Nordeste de Cinema – Melhor longa metragem

Festival de Belém de Cinema Brasileiro  -  2008

Prêmio de Melhor Filme – Júri Popular


Festivais e Mostra que participou


1º. Curta Lençóis – junho 2008. Exibição Especial – Hour Concour -  Homenagem a Rosemberg Cariry.  2ª. Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras - 07 á 11 de Novembro de 2008 – Rio de Janeiro.  13ª Mostra Internacional do filme Etnográfico – Rio de janeiro.  2008 35. Festival de Cinema de Gramado - Exibição Hors Concurs - 12 a 18 de agosto  - 2007.  XXXIV – Jornada Internacional de Cinema da Bahia - 12 a 18 de setembro – 2007. 15º Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – Cinesul. Rio de Janeiro – 17 a 29 de junho de 2008. Mostra Informativa. Festival de Belém de Cinema Brasileiro  - 12 a 23 de 2008;  4ª.  Mostra Paulista de Cinema Nordestino - 15 a 20 de setembro de 2009.




O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto




SINOPSE


Resgate da memória e da história da comunidade religiosa do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, organizada em moldes socialistas primitivos. Depois de alcançar grande progresso a comunidade foi destruída pela polícia cearense e por bombardeio de aviões, em 1936, deixando uma tragédia de mais de dois mil camponeses mortos. Através dos depoimentos dos remanescentes e dos símbolos da cultura popular, o filme faz uma reflexão sobre o poder, a liberdade e a luta pela terra.


Ficha Técnica 


Cariri Filmes. Fortaleza, Ceará. 1985. Co-Produção: R.N. Produções e Embrafilme. Longa metragem. Documentário. Cor e preto e branco. Bitola: 16mm. Tempo 78 min. Som Mono. Direção e Produção: Rosemberg Cariry. Pesquisa e Roteiro: Rosemberg Cariry e Firmino Holanda. Produção Executiva: José Wilton (Dedé), Francis vale e Teta Maia. Direção de Produção: Jefferson de Albuquerque Jr. E Robson Azevedo. Montagem: Manfredo Caldas e Carlos Cox. Fotografia: Ronaldo Nunes. Som Direto: Chico Pereira (Bororo). Assistentes de Direção: Firmino Holanda e Nirton Venâncio. Textos: Rosemberg Cariry, Firmino Holanda e Oswald Barroso. Trilha Sonora: Cleivan Paiva. Arte: Audifax Rios. Participação especial: Dona Ciça do barro Cru, Margarida do Guerreiro, Banda de Pífanos dos Irmãos Aniceto e Boi Tungão de Pedro Boca Rica. Depoimentos: Henrique Ferreira Silva, Luiz Maia, hidelbrando Spínola, Eduardo Hoornaert, Jáder de Cravalho, Maria de Maior e Marina Gurgel entre outros.


Prêmios

XVI Jornada Internacional de cinema da Bahia – 1987
 Prêmio Glauber Rocha – melhor filme do Júri oficial.
Tatu de Ouro – Melhor Filme (Júri popular).
Prêmio Melhor Filme - Ofício Católico Internacional de Cinema – OCIC.


Participação em Festivais

X Festival do Novo Cinema Latino Americano. Havana - Cuba -1988. IV Festival Internacional de Cinema dos Países de Língua Oficial Portuguesa - Aveiros, Portugal – 1990. Sertões - Cinema e Fotografia (Mostra Temática do Instituto Cultural Itaú). 14 de janeiro a 2 de fevereiro de 1997. São Paulo - SP. XVI Jornada Internacional  de Cinema da Bahia – Brasil (1987).  15º.Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – 03 a 09 de junho de 2005 - Mostra retrospectiva Rosemberg Cariry.  CINUSP “Paulo Emílio” – 21 de novembro a 1º. Dezembro de 2006 - Retrospectiva Rosemberg Cariry. V Panorama Recife de documentários - 30 de junho a 02 de julho de 2007

Cariri Produções

VI CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

INSCRIÇÃO GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário