SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FESTA DAS ALMAS

" Festa das Almas deve reunir público de 20 mil pessoas "


" Evento se tornou uma referência na conjunção do profano e do sagrado, destacando a cidade de Ocara "


Ocara. 


" Este município vive os últimos preparativos a Festas das Almas, que se dará entre a noite de amanhã e a madrugada do próximo sábado. Nesta nova edição, o município aguarda a repetição da visitação de um grande número de pessoas, atraídas pela conjunção do sagrado e do profano, que a cidade reuniu nesse período ao longo de quase 100 anos."




" O lado religioso é prestigiado pela Igreja Católica, em meio ao show em praça pública.


FOTO: EDUARDO QUEIROZ

" Em sua nona edição, a Festa das Almas é uma realização da Prefeitura Municipal de Ocara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Desde 2009, numa parceria com a Igreja Católica. Ambas as instituições vêm resgatando o espírito o das festividades, que se tornou uma referência de demonstração do vigor do catolicismo e espaço para o entretenimento, tornando-se uma referência para a região Central do Estado.

Num primeiro momento, há quem estranhe a movimentação na cidade com tantas barracas de comidas e bebidas e mais um imenso palco para apresentações artísticas, exatamente num período em que familiares e amigos visitam o cemitério para visitações de jazigos e rezar pelos mortos.

Na verdade, não falta uma procissão que começa por voltadas 21 horas, percorrendo as ruas principais de Ocara. Em seguida, há uma missa, logo na entrada do cemitério municipal e depois as visitações aos túmulos e jazigos.

Bandas

Logo em seguida, começam as apresentações artísticas na cidade, com apresentações de bandas de forró, cantores e cantores da MPB.

Desse modo, a programação deste ano não será muito diferente da que foi realizada no ano passou. Ocorrendo desde a década de 20 e nomeada formalmente há pouco menos de dez anos, o evento iniciará com a IX Mostra da Cultura Popular,"Ocara Vivendo a Cultura de Corpo e Alma". Iniciará às 18 horas com a realização do terço das Almas no Cemitério Público e logo após, na Praça de eventos, acontecerão apresentações culturais e o grande show musical e dançante. A Festa terá como atrações a dupla sertaneja Luis Marcelo & Gabriel e as bandas: Forró dos Plays e Forró Pé de Ouro.

Na programação, os fiéis participam da missa realizada no cemitério e percorrem um pequeno trajeto com velas, no sentido de iluminar o caminho daqueles que já partiram, segundo destacam os organizadores. Durante todo este período, permanecem em vigília e orações. O cemitério fica totalmente iluminado, em decorrência da quantidade de velas acesas.

A festa, que hoje faz parte do calendário cultural do Ceará, começou entre 1919 e 1924,quando Ocara ainda se chamava Jurema e era apenas um povoado com poucos anos de fundação. Naquela época, o cemitério não tinha muros que protegessem os túmulos. Preocupado com a situação, um dos fundadores da cidade, o líder religioso Pai Dodó, iniciou uma campanha para a realização de um leilão. As prendas foram doadas pela população e o dinheiro dos arremates seria utilizado na construção da murada do cemitério. A data escolhida foi a véspera do Dia de Finados, e a partir da data, todos os anos eram realizados leilões para novas melhorias no lugar. Como o passar dos anos, mais pessoas foram participando daquela celebração.

Reencontro

O que se iniciou com o tema da saudade, por conta da partida de entes queridos, passou a ser motivo de reencontro da comunidade. Aos poucos essa alegria foi recebendo elementos festivos habitualmente vistos em quermesse, como a feira de comidas, a dança e o forró pé-de-serra. Como as pessoas iam montadas em animais ou mesmo a pé, se demoravam mais um pouco em Ocara, e a festa passou a durar mais que a véspera de Dia de Finados.

De acordo com o coordenação do evento, a expectativa de público é de 20 mil participantes movimentando assim o comércio local. De acordo com os dados da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, o mercado na cidade cresceu principalmente no ramo de pousadas, mas, mesmo assim, ainda não consegue dar conta de todos os visitantes, que acabam se alojando na casa de amigos e parentes.

Durante os dias que antecedem a festa, a cidade realiza a maior feira livre do ano, onde se reúnem comerciantes de todo o Estado. O público dobrou desde a primeira edição, contribuindo para o forte desenvolvimento do município, influindo inclusive nos índices de desenvolvimento, segundo a secretária. Com o aumento do público, o espaço onde as atrações culturais ocorrem também passou por modificações, sendo necessária a reforma e ampliação da praça e alguns outros pontos."




JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1333236

Nenhum comentário:

Postar um comentário