Foto: Melquíades Júnior
" Site do Governo do Ceará sofre ataque hacker nesta madrugada "
" Hackers invadiram site do Governo do Ceará na madrugada desta quinta-feira, por volta de 1h "
" Na madrugada desta quinta-feira (17) o email de um internauta chegou à nossa redação comunicando sobre o ataque hacker sofrido pelo site do Governo do Estado. Fomos verificar e percebemos que, desta vez, a tentativa dos programadores realmente tinha surtido efeito.
Segundo informações de Fernando Tavares, presidente da Etice - empresa de soluções em T.I que administra e cuida dos servidores onde estão as informações dos sites do Governo -, em 2010 foram detectadas 2,5 milhões de investidas de hackers sem sucesso.
"Posso afirmar que o site do Governo do Ceará é seguro, possui ferramentas que bloqueiam muitos tipos de vírus, 'malware' (software destinado a se infiltar em um sistema alheio de forma ilícita), e outros sistemas invasores. Temos equipe que trabalha 24h/dia e isso nos permite tomar todas as medidas necessárias no menor tempo possível", explica Tavares.
No caso da ação desta madrugada, a invasão teria ocorrido por volta de 1h e, em 15 minutos, a equipe da Etice já providenciava a retirada do site na rede para resolução do problema. "Nosso plano de contingência é um diferencial. Enquanto em muitos casos a solução viria no dia seguinte, nós conseguimos resolver em cerca de 60 minutos", afirmou.
A informação do ataque trafegou pelos corredores virtuais do Twitter e na imagem inserida constava a seguinte mensagem: "Não somos apenas um grupo, Mas sim uma Família. O governo, e seus Servidores. Muito bons por sinal". A frase tinha como autores os usuários 'n4sss', 'hackinho', 'fl4me' e 'hackerbrasilll'.
Segurança
Os servidores onde estão alocados os sites do Governo do Ceará possuem um sistema chamado de 'Intrusion Prevetion Systems', ou IPS (do inglês, Sistema de Prevenção de Intrusos).
O objetivo destes sistemas são monitorar a rede de segurança, identificar as atividades maliciosas, registrar informações sobre esta atividade, tentar bloquear as invasões, interromper a atividade do sistema e emitir relatórios sobre o ocorrido.
"Nosso IPS é atualizado várias vezes todos os dias. A empresa que o administra é americana e as atualizações chegam da Inglaterra. São sistemas interligados aos quais temos também acesso e nos fomentam com todas as ferramentas de defesa possíveis".
Falhas
Ao fato da tentativa bem sucedida por parte dos hackers, Fernando Tavares explica que a porta de entrada pode ter sido algum dos sites das secretarias, e não o do Governo. "Eles encontraram uma possível falha, mas ainda não temos absoluta certeza de que esta é a informação precisa. Estamos investigando e em breve vamos saber onde há falhas a serem corrigidas", pontuou.
A busca agora por parte dos profissionais da Etice é pelo ponto de origem desta invasão hacker. Em muitos casos, conforme palavras do presidente, "os ataques acontecem em locais onde há rede wi-fi disponíveis, para que o anonimato dos invasores seja maior. É mais difícil, mas continuaremos em busca". Um nota oficial está sendo preparada pela empresa para envio à imprensa.
No mundo
Ataques a sites governamentais, seja na esfera estadual, seja na federal não são novidade. No último dia 7, o Ministério de Economia da França sofreu uma invasão que atingiu 150 computadores. Na ação, os hackers tiveram como objetivo documentos de preparação do G20 e outros assuntos internacionais.
No dia 3 foi o governo do Egito que sofreu na mão dos programadores. Conhecido como "Anonymous", o grupo derrubou sites dos órgãos oficiais como protesto contra o presidente Hosni Mubarak. Segundo informações divulgadas na Web, mais de 500 pessoas estiveram envolvidas e um dos membros do grupo, Gregg Housh, afirmou que a iniciativa tinha como intuito mostrar que a população "estava consada de governos opressores".
Em dezembro de 2010 o alvo foram os sites das empresas de cartões de crédito MasterCard e Visa, em retaliação ao bloqueio de doações para o site WikiLeaks. As páginas eram derrubadas a partir de uma série de ataques de negação de serviço (Distributed Denial of Service ou DDoS)."
FONTE: PORTAL VERDES MARES
http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=314011&modulo=980&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+pvm-uh+%28Portal+Verdes+Mares+-+%C3%9Altima+Hora%29
Nenhum comentário:
Postar um comentário