SOU DO CEARÁ
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Patativa do Assaré
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."
Patativa do Assaré
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
SIDERÚRGICA DO PECÉM SERÁ MOVIDA A CARVÃO MINERAL
DEVEMOS COMEMORAR ???????
A Companhia Siderúrgica do Pecém, sonho acalentado desde a década de 60 e absorveu
muita dedicação e trabalho de vários governadores, parece, vai finalmente sair do
papel. Muitas foram as modificações feitas no Projeto Inicial da Siderúrgica, além do nome. A mais importante foi a mudança na energia que movimentará esse grande empreendimento. Planejada para funcionar movida a Gás Natural, agora será movida
a CARVÃO MINERAL, altamente poluente e que os sócios prometem " ações para minimizar
os problemas com a emissão do CO2" ... E garantem " que virão compensações."
Na Companhia Siderúrgica do Pecém - CSP, será investido mais de 4 milhões de dólares, tem como sócios a VALE DO RIO DOCE e a coreana DONG KUK e gerará milhares de empregos diretos e indiretos, porém gerará muita poluição, doenças e com certeza DEGRADARÁ O MEIO AMBIENTE, numa das mais belas regiões do litoral do Ceará. A NATUREZA sairá perdendo e homem também. Será que vale a pena ???
Devemos comemorar ???????????????
------------------------------------------------------------------------------
CONHEÇA MAIS SOBRE O CARVÃO MINERAL
Carvão mineral
Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes. Saiba um pouco mais sobre esse mineral e descubra o motivo pelo qual ele ainda é tão usado.
1. O que é carvão mineral?
2. De onde vem o carvão?
3. Como é sua aparência e como ele é extraído?
4. Para que serve?
5. Como produz eletricidade?
6. Por o carvão mineral ainda é tão usado se é tão poluente?
7. É possível diminuir seu grau de poluição?
1. O que é carvão mineral?
É um dos principais tipos de combustíveis fósseis (aqueles compostos primariamente de carbonos e hidrocarbonetos). Sua queima emite gases que contribuem para o aquecimento global. Ele pode também provocar chuva ácida.
2. De onde vem o carvão?
Assim como os demais combustíveis fósseis, o carvão é o resultado de um processo muito lento de decomposição de plantas e animais por milhões de anos. Ele é encontrado no subsolo, em vários lugares do planeta.
3. Como é sua aparência e como ele é extraído?
É um mineral de cor preta ou marrom. Sua extração é feita por meio de processos de mineração.
4. Para que serve?
Para gerar eletricidade e também para produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes e auxiliar no derretimento do minério de ferro para a fabricação do aço.
5. Como produz eletricidade?
Quando queimado, seu vapor aciona as turbinas instaladas nas usinas. Esse movimento gera a eletricidade.
6. Por o carvão mineral ainda é tão usado se é tão poluente?
Por ser barato e abundante, o carvão ainda é uma alternativa muito atraente do ponto de vista econômico para as empresas fornecedoras de energia elétrica..
7. É possível diminuir seu grau de poluição?
Algumas tecnologias permitem a redução dessa emissão. Uma delas é a lavagem de carvão, que mistura o carvão triturado a um líquido, separando as impurezas. Em outras técnicas, o dióxido de enxofre, uma das maiores causas da chuva ácida, é retirado. Também já é possível a redução de óxidos de nitrogênio, uma das causas do ozônio no nível do chão. Outras tecnologias permitem o bombeamento do gás carbônico para o subsolo pelas usinas termelétricas. Há três alternativas: o lançamento do gás em minas de carvão, expulsando o gás metano (que, por sua vez, pode ser usado como combustível pela usina); em minas de água salgada imprópria para consumo humano ou para reservas de petróleo, facilitando na extração do combustível.
FONTE:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/carvao-mineral/poluicao-energia-combustiveis-fosseis-eletricidade.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Será que a ausencia do Presidente Lula hoje (16/12) em São Gonçalo do Amarante deve-se a mudança de Calendário da presença do Brasil em Copenhague / Dinamarca ou será que ficaria pesado para o Brasil lançar o inicio das obras da siderurgica movida a carvão mineral justamente no mesmo período de uma coferência mundial do meio ambiente?
ResponderExcluirSerá que o carvão é tão poluente assim???Melhor ter uma siderúrgica a carvão do que nenhuma siderúrgica em nosso Estado.O Brasil conseguiu a primeira siderúrgica na época da segunda Guerra Mundial,no governo do Getúlio Vargas.Agora,o estado do Ceará dará um salto de qualidade no desenvolvimento e com a tecnologia avançada,os impactos ambientais serão o mínimo possivel.Os ambientalistas exageram quando é necessário avançar em termos de progreso.Não há provas evidentes que o homem é o único responsável pelas mutações ambientais.
ResponderExcluirEu sou morado do Pecem, entendo que a siderugica trara muitos empregos mas sera que vale apena ter empregos e mais poluição mas doensas?
ResponderExcluir