quinta-feira, 31 de julho de 2014

HALLELUYA SUPERA 1 MILHÃO DE PARTICIPANTES

              FOTO DIVULGAÇÃO   -   CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR



"Festival Halleluya supera 1 milhão de participantes"


" Em cinco noites, mais de 1 milhão de pessoas passaram por todos os espaços do Festival Halleluya. Na noite de sábado, o público foi recorde em todas as 17 edições com 300 mil participantes no total. Na quarta-feira, foram 180 mil, quinta, 230 mil, sexta, 150 mil e domingo, 200 mil. O Festival aconteceu de 23 a 27 de julho, em uma estrutura montada em 81m² no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). As informações são da organização do evento.

De acordo com Tobias Cortez, da equipe de organização do evento, a maior parte do público do Halleluya é composta por jovens. Entre 70% e 80% dos participantes são desta faixa etária. No entanto, há espaço para o público de várias idades. “O Halleluya alcança uma variedade de públicos. É um evento para o jovem, mas não exclui ninguém. Famílias, idosos, crianças, deficientes; pessoas de todas as idades e classes sociais podem participar”.

Para a cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, o número de 300 mil pessoas em uma noite ainda é pequeno. “Isso é muito pouco. Precisamos evangelizar mais. Temos quase 3 milhões de habitantes. Até agora foram 10%. Deus quer muito mais”. Com 70% de jovens, o evento está cumprindo seu objetivo de evangelizar em especial a juventude, segundo ela.

Uma das novidades foi a arena cultural, uma estrutura com cinco espaços temáticos: Construtores da Sociedade, Halleluya Adventure, Festival de Artes, Fazendo Barulho e Cine Halleluya.

O espaço da misericórdia é direcionado para aconselhamento, oração, formação e adoração. São quatro grandes ambientes que estão disponíveis para todos os públicos. O espaço Halleluya Kids recebeu cerca de 1500  crianças nos dias do Festival.

Solidariedade

O Festival é o evento mais solidário do estado. Há doze anos, existe uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce. Nesta edição, foram coletadas  619  bolsas de sangue. Ao todo foram 1.146 doadores, sendo que 409 estavam inaptos para a doação e 118 desistiram durante o processo de triagem. Esta é a maior coleta do Hemoce, em evento, durante o ano. Foram efetivados 318 cadastros para a doação de Medula Óssea.

Foram recolhidas ainda 2,4 toneladas de alimentos não perecíveis. Metade desses alimentos será distribuída para cidades que sofrem com a seca e com os projetos de Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom, como a Casa São Francisco, albergue para moradores de rua localizado no centro de Fortaleza. A iniciativa é realizada em parceria com a Defesa Civil.

Além disso, mais de seis mil voluntários se revezaram para servir em vários espaços do Festival.

Arena Cultural

Novidade no Festival Halleluya, a arena cultural promoveu uma maior integração entre os diversos espaços voltados para a juventude. “Todos os momentos foram lotados. Essa junção promoveu a cultura do encontro”, destacou a coordenadora da arena cultural, a missionária da Comunidade de Vida Shalom, Luciane Facundes.

O cine Halleluya contou com 17 sessões de filmes e 1.361 espectadores durante os cinco dias de realização. Na quarta, foram duas sessões e 144 participantes. Na quinta, três exibições e 194 pessoas. Na sexta, 342 pessoas assistiram a quatro sessões. No sábado, foram cinco exibições e 435 participantes. No último dia, 3 sessões alcançaram 246 pessoas. Era a capacidade máxima do espaço. Os filmes com temáticas variadas foram “um novo muito grande”, de acordo com o coordenador do espaço, William Rodrigues, missionário da Comunidade de Vida Shalom.

O Festival das Artes reuniu um público de 10.600 pessoas para assistir às eliminatórias de teatro, dança e música. Foram 1500 espectadores na quarta, 2 mil na quinta, 2400 na sexta, 3500 no sábado e 1200 no último dia. Neste ano, foram treze grupos nas eliminatórias de teatro e dança, das quais quatro se classificaram para as finais. Na música, foram 15 na eliminatória. O Festival das Artes acontece há quatro anos no Halleluya e é “aberto para fomentar a cultura e lançar novos talentos”, de acordo com o coordenador do Festival Allan Patrick, missionário da Comunidade de Vida Shalom

Adaptado do programa de TV da Comunidade Shalom na Rede Vida, o espaço Fazendo Barulho recebeu um total de 2.550 pessoas. Foram 200 participantes no primeiro dia; 350 no segundo; 500 na sexta-feira; 1 mil no sábado e 500 no domingo. Foram debatidos temas como a felicidade, o sentido da existência, a santidade, o amor e um ao de JMJ Rio2013.

O espaço Adventure recebeu cerca de 20 mil jovens por noite. Foram ainda 40 competidores na modalidade de BMX (bicicleta) e 30 no skate. A arena cultural trouxe uma integração do adventure com outros espaços. “A vantagem é que os fez participar do Halleluya, estarem integrados”, destacou o coordenador do espaço, o missionário da Comunidade de Vida Shalom Rafael Moreira. O ônibus estilo Walking Party atraiu 886 jovens para o Seminário de Vida no Espírito Santo. Foram 342 participantes na sexta e 544 pessoas no sábado.

O “Construtores da Sociedade” contou com 33 estandes institucionais e vocacionais. De acordo com a coordenadora do espaço, Jane Rebouças, foi uma oportunidade de gerar receita para os expositores.

Halleluya Quero Mais

Haverá neste final de semana o Halleluya Quero Mais nos 26 Centros de Evangelização da Comunidade Shalom espalhados em Fortaleza e Região. A programação começa no sábado, dia 2, a partir das 14h e prossegue no domingo das 8h às 17h."

Endereços constam no site www.festivalhalleluya.org

Mais informações: 3261.4444


FONTE:
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio Souza 
Tel.: 85 3308.7451
Cel.: 85 8172.3283 

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO PARA CASAIS

                   CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

segunda-feira, 28 de julho de 2014

HOMENAGEM AO FREI TITO DURANTE O IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

FOI-SE O HOMEM, FICOU A (BELA) HISTÓRIA!



  "Frei Tito foi um mártir, que foi vencido pela tortura, pela violência física e psicológica. Um homem que amou intensamente seu povo e por ele se sacrificou!"

  Prof. Auriberto Cavalcante




FONTE: BLOG COREAUSIARA

http://coreausiara.blogspot.com.br/

sábado, 26 de julho de 2014

IMAGENS DA ABERTURA DO IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

MESA QUE DIRIGIU OS DEBATES NA ABERTURA DO IV CONGRESSO
OSWALD BARROSO, ROSEMBERG CARIRY,  FABIANI CUNHA ( EX-PRESO POLÍTICO ), PROFº MANOEL ARRUDA ( EX-VEREADOR CASSADO ), ALÉM DO FUNDADOR DO GRUPO CHOCALHO PROFESSOR E ESCRITOR AURIBERTO CAVALCANTE, PROFª PENHA ALENCAR ( APEOC ) E FRANCISCO CLEMENTINO ( TINZIM ) PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CEARENSE DOS ESCRITORES DO CEARÁ.

























O GRUPO CHOCALHO  está promovendo o IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ, para marcar 30 ANOS DE FUNDAÇÃO do Grupo e comemorar o DIA DO ESCRITOR.
O IV Congresso teve seu inicio com a  presença de Escritores que representavam várias gerações de cearenses e a presença forte em nosso meio de quem realmente construiu a história recente da  literatura e da vida política da década de 60 até hoje.
A plateia atenta, formada por Escritores, Poetas e Leitores, conheceram mais um pedaço de nossa história que os livros não contam.
Participaram dos debates OSWALD BARROSO, ROSEMBERG CARIRY,  FABIANI CUNHA ( EX-PRESO POLÍTICO ), PROFº MANOEL ARRUDA ( EX-VEREADOR CASSADO ), ALÉM DO FUNDADOR DO GRUPO CHOCALHO PROFESSOR E ESCRITOR AURIBERTO CAVALCANTE.

No sábado, dia 26 de julho, o IV CONGRESSO continuará com muitos debates com o Jornalista ELIÉZER RODRIGUES, CÂNDIDO B C NETO e muitos outros. 
Já no DOMINGO acontecerá o CONGRESSINHO momento onde a LITERATURA INFANTOJUVENIL será o destaque será o Jornalista DEMÍTRI TÚLIO  que comandará um grande debate.

Escritores foram homenageados com o DIPLOMA MÉRITO CHOCALHEIRO e Escolas foram agraciadas com o DIPLOMA ESCOLA AMIGA DA LEITURA.


FRANCISCO CLEMENTINO ( ACE ) E MANOEL ARRUDA



 OSWALD BARROSO COM A COORDENADORA E ALUNOS
 DA ESCOLA PE. ARIMATÉIA DINIZ

 MARIAZINHA ( APEOC ) E FABIANI CUNHA


 APRESENTAÇÃO DO AIRTON SOARES


 REPRESENTANTE DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ
  E SÔNIA NOGUEIRA

 OSWALDO BARROSO E EUDISMAR MENDES


 ROSEMBERG CARIRY E BC NETO

quarta-feira, 23 de julho de 2014

TUDO PRONTO PARA O IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ




  III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ
                         FORTALEZA, 25, 26 e  27 DE JULHO DE 2014
                           Local: Auditório Paulo Freire- APEOC
  


 INSCRIÇÃO AQUI 

                
TEMA:      
"  A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR NO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL "
              
 
                      
PROGRAMAÇÃO OFICIAL

TEMA GERAL:
"  A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR NO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL "

1º DIA  -  25 DE JULHO DE 2014  -  SEXTA-FEIRA
13:00 h  - Últimas inscrições no local do Congresso;
13:30 h  - Credenciamento e entrega de material;
14:00 h – Leitura e aprovação do Regimento Interno do Congresso;


14:30 h – SALVA DE CHOCALHOS.

                Abertura Oficial do III CONGRESSO
                DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ, pelo
                Coordenador do GRUPO CHOCALHO, ESCRITOR E POETA
                AURIBERTO CAVALCANTE; 


14:40 h -  COMPOSIÇÃO DA MESA;


14:50 h –  Palavra do COORDENADOR do GRUPO CHOCALHO, ESCRITOR,
                 POETA  Prof. AURIBERTO CAVALCANTE, onde mostrará um rápido      
                 histórico dos 30 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRUPO CHOCALHO.

15:00h   -     MESA REDONDA: 
                    TEMA:   "  A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR NO PROCESSO DE  
                                     REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL "

DEBATEDORES:

   1- OSWALDO BARROSO   - Poeta, Escritor e Professor,  Ex-preso político; 
   2- ROSEMBERG CARIRY   -  Poeta, Escritor e Cineasta;
   3- MANOEL ARRUDA-  Professor e Ex-deputado Cassado;
   4- GABRIEL JOSÉ DA COSTA-  Poeta, e Livreiro:
   5- CÂNDIDO BC NETO – Escritor, Professor
   6- ZELITO MAGALHÃES  - Jornalista, Ex-preso Político, Ex-Presidente da 
                                                    Associação Cearense de Imprensa-ACI.
                       
                                 MODERADOR: AURIBERTO CAVALCANTE


17:00 h –HOMENAGEM AOS ESCRITORES, AMIGOS DO CHOCALHO E ESCOLAS

RECEBERÃO O DIPLOMA “ MÉRITO CHOCALHEIRO “

1-      ANÍZIO MELO;
2-      ASSOCIAÇÃO ANISTIA 64/68;
3-      FRANCISCO LIMA FREITAS;
4-      FREI TITO ALENCAR   ( IN MEMORIAM );
5-      GABRIEL JOSÉ DA COSTA:
6-      GONZAGA MOTA;
7-      LAURO MARTINS DE OLIVEIRA FILHO;
8-      LÚCIO ALCÂNTARA
9-      MÁRIO ALBUQUERQUE
10-  OSWALD BARROSO;
11-  ROSEMBERG CARIRY;
12-  SINDICATO APEOC;
13-  ZELITO MAGALHÃES



ESCOLAS QUE RECEBERÃO O DIPLOMA : “ ESCOLA AMIGA DA LEITURA “


COLÉGIO DA POLÍCIA  MILITAR  DO CEARÁ;
ESCOLA PADRE ARIMATEIA DINIZ;
COLÉGIO  FARIAS  BRITO;
COLÉGIO ESSENCIAL;
LICEU DO CEARÁ;



ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA COM  RECITAL DE POESIA  E CAFÉ  LITERÁRIO
                         
                                                          

2º DIA - 26 DE JULHO DE 201 -  SÁBADO
08:00 h  -    TRIBUNA LIVRE
                    MOMENTO DE INTEGRAÇÃO LEITOR X ESCRITOR,
                    RECITAL,TROCA DE LIVROS, BATE-PAPO POÉTICO,  
                    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, ETC... 
               
08:30 h  -  " O LEITOR x ESCRITOR "  - Por  - GRUPO CHOCALHO. 
                
09:00 h -  MESA REDONDA:  TEMA:
                  
"  A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR NO PROCESSO DE  
    REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL "
 ( DA DÉCADA DE 70 E 80 )
  “ A ARTE COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO DO HOMEM “              

DEBATEDORES:

1-ELIÉZER RODRIGUES   -     Jornalista,Editor da Revista Singular; 
2- BATISTA DE LIMA – Escritor, Poeta, Professor e Crítico Literário;
3- AURIBERTO CAVALCANTE  -  Jornalista, Poeta, Escritor;
4- NONATO NOGUEIRA -    Escritor, poeta e Professor.

 MODERADOR:  GERARDO CARVALHO  (  PARDAL ) 

               

12:00h -   INTERVALO PARA O ALMOÇO 
              

14:00h -   TRIBUNA LIVRE
                 
                  MOMENTO DE INTEGRAÇÃO LEITOR X ESCRITOR,
                  RECITAL,TROCA DE LIVROS, BATE-PAPO POÉTICO,  
                  APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, ETC... 
 

15:00 h -   MESA REDONDA – SEM LEITOR NÃO EXISTE ESCRITOR
                                                    “ PROJETOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES “

                   GRUPO CHOCALHO E CONVIDADOS



 MODERADOR:  LYMA NETTO



 17:00h -  ENCERRAMENTO  -  RECITAL  - LANÇAMENTO DE LIVRO


3º DIA - 27 DE JULHO DE 2014 -  DOMINGO


08:00h -  TRIBUNA LIVRE
                 MOMENTO DE INTEGRAÇÃO LEITOR X ESCRITOR,
                 RECITAL,TROCA DE LIVROS, BATE-PAPO POÉTICO,  
                 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, ETC...  

08:30h - ESPAÇO DO LEITOR.

09:00h – CONGRESSINHO
                
                O LEITOR INFANTOJUVENIL


- MESA REDONDA.  -  BATE PAPO COM OS ESCRITORES:

1-      DEMÍTRI TÚLIO   –  Jornalista, Escritor:
2-      RAYMUNDO NETTO -  Escritor.
3-      SÔNIA NOGUEIRA  -  Escritora, Poeta.
4-      FRANCINETE AZEVEDO  -  Escritora, Professora.
5-      JOÃO TELES DE AGUIAR  -  Professor, Escritor.                              

   MODERADORA:  SÔNIA NOGUEIRA            

11:00h -  APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO,  MOÇÕES E CONSTRUÇÃO DA CARTA
                (  DOCUMENTO  ) E SUA APROVAÇÃO PELA PLENÁRIA.
                       

12:00h-  LANÇAMENTO DE LIVROS.


13:00h 
- ENCERRAMENTO DO CONGRESSO COM A LEITURA DA CARTA  DO
               IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES  DO  CEARÁ.
               
OBS:  A PROGRAMAÇÃO AINDA PODERÁ SOFRER ALGUNS AJUSTES E ALGUNS NOMES  NA LISTA DE HOMENAGEADOS PODERÃO SER ACRESCENTADOS, POIS ESTAMOS ESPERANDO,  AINDA, ALGUMAS CONFIRMAÇÕES.


sexta-feira, 18 de julho de 2014

GRUPO CHOCALHO COMEMORA 30 ANOS PROMOVENDO CONGRESSO






 
IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

DE 25 A 27 DE JULHO DE 2014 

A ABERTURA DO CONGRESSO SERÁ ÀS 14:00 HORAS DO DIA 25 DE JULHO DE 2014  (  DIA DO ESCRITOR )


O CONGRESSINHO SERÁ NO DIA 27 DE JULHO ( DOMINGO ) ÀS 09:00 HORAS


PROMOÇÃO GRUPO CHOCALHO 

TEMA:  
"  A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR NO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL "

JUSTIFICATIVA

O autoritarismo instaurado com o Golpe Militar de 64 foi um dos fatores históricos mais influentes nas manifestações artísticas e culturais no Brasil. Grandes movimentos surgiram em protesto à ditadura, perpetuada ao longo de duas décadas. Festivais de música, tropicalismo, poesia do “desbunde”, poesia social e marginal, foram algumas das manifestações com tom de arte. A poesia do desbunde foi uma reação de escapismo à opressão, em tom irônico. Seu maior divulgador foi o Pasquim, que reunia intelectuais como: Henfil, Paulo Francis, Ruy Castro, Ziraldo, e colaboradores como Chico Buarque e Rubem Fonseca. O Pasquim tinha uma luta sem tréguas contra a ditadura vigente. Acabou perseguido e censurado durante o governo militar. Nas décadas de 70/80 surge o movimento chamado poesia marginal, que tem como destaque os poetas Cacaso, Torquato Neto, Chacal, Charles, Paulo Leminski e Ana Cristina César. Os poetas marginais tinham a preocupação com a expressão de questões sociais, além de fatos triviais e sentimentais. Por mais de duas décadas de repressão cultural no Brasil, a arte do protesto, tornou-se importante, bela e essencial. Durante os dez anos de vigência do AI-5 (1968-1978), cerca de 200 livros sofreram veto. Os critérios eram obscuros: cenas de sexo, palavrões e a sugestão de propaganda política eram as justificativas mais comuns, mas pretextos vagos, como “atentado à moral e aos bons costumes” e “conteúdo subversivo”, também eram usados. O órgão responsável era a Divisão de Censura de Diversões Públicas, que durou até 1988, ano em que a Assembleia Nacional Constituinte pôs fim à censura. A censura não poupou os romances e contos Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca; Zero, de Inácio de Loyola Brandão; Dez Estórias Imorais, de Aguinaldo Silva; Em Câmara Lenta, de Renato Tapajós; Mister Curitiba, de Dalton Trevisan; e O Cobrador, de Rubem Fonseca. Muitos escritores a exemplo de Jorge Amado e Érico Veríssimo protestaram contra a censura, e teve escritores que até foram presos por conta do conteúdo de suas obras, como foi o caso de Cassandra Rios, que 1976 dos seus 36 livros teve 33 censurados. Contudo, com o processo de redemocratização fruto da luta de artistas, poetas, escritores e músicos, além de homens como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e Dante de Oliveira dentre outros heróis anônimos que entregaram suas vidas na luta pela libertação política do Brasil, mostra hoje, alguns de seus resultados.


NO CEARÁ

 
No Ceará,  ao longo dos anos 60, 70 e 80, vários escritores, poetas, artistas e intelectuais saíram em defesa da Democracia, desafiando a Ditadura Militar, transformando em arte o luto e a luta pela Liberdade. Alguns foram perseguidos e até presos. Mas nem o cárcere silenciou a voz, os versos e as palavras dos nossos artistas. Surgiram vários Movimentos de Resistência, dentro e fora das Universidades.
Desse tempo de lutas destacamos, o GRUPO SIN, fundado por Roberto Pontes, Pedro Lyra, Horácio Dídimo, Linhares Filho e Rogério Bessa; CLUBE DOS POETAS CEARENSES, REVISTA O SACO, NAÇÃO CARIRI; MOVIMENTO DE ARTE POPULAR DO PIRAMBU; PESSOAL DO CEARÁ; GRUPO CHOCALHO; GRUPO COMBOIO; GRUPO DE TEATRO GRITA e intelectuais e artistas, onde destacamos: Patativa do Assaré; José Alcides Pinto;  Oswaldo Barroso; Rosemberg Cariri; Dimas Macêdo; Barros Pinho; Batista de Lima; Stênio Freitas; Auriberto Cavalcante; Costa Senna; Mário Gomes; Costa Matos; Juarez Leitão; Guaracy Rodrigues; Manoel Coelho Raposo; Nilton Maciel; José Carlos Matos;José Jackson Coelho Sampaio; Omar Rocha; Graça Freitas; Diogo Fontenelle; Janice Shirley; Francisco Carvalho; Raimundo Cavalcante; Nirton Venâncio; Rogaciano Leite Filho; Ronaldo Cavalcante; Adriano Spínola; Gildemar Pontes; Carlos Emílio Corrêa Lima; Natalício Barroso Filho; Nilze Costa e Silva; Chico Leite; Franzé Rodrigues; Gilmar de Carvalho; Audifax Rios; Manoel César; Luciano Maia; Carlos Augusto Viana; Oscar Bezerra; Gabriel José da Costa; Roberto Matoso; Marisa Biasoli; Mano Alencar; Luciano Barreira; Laerte Magalhães; Regine Limaverde;  Eliezer Rodrigues; Airton Monte; Augusto Pontes; Fernando Néri; Braúlio Ramalho; Renato Saldanha e muitos outros.

OBJETIVOS GERAIS DO CONGRESSO

* Prestar uma homenagem aos escritores e poetas cearenses que sofreram  durante a Ditadura Militar a aqueles que lutaram contra o regime ditatorial;

* Discutir a participação de escritores brasileiros e especial cearense no processo político em         nosso país;

* Congregar o máximo de Escritores, Poetas e Leitores, que atuam nas mais diversas atividades liberais e partilhar as angústias e as esperanças comuns para publicar, editar e formar  novos Leitores críticos e conscientes;

* Além de congregar os que atuam no cenário das Letras, é preciso atrair Leitores e Editoras para se interessarem por autores novos, e também publiquem os veteranos;

*  Conhecer, Propor e Participar da elaboração das Políticas Públicas Culturais dos Governos: Federal, Estadual e Municipal;

*  Assegurar aos Escritores e Poetas a efetiva participação nos eventos Oficiais da Cultura no Ceará;

*  Exigir prioridades condizentes com a realidade da Cultura Cearense, antes de importar modelos culturais milionários do Primeiro Mundo;

*  Abrir " janelas " virtuais e reais para mostragem do Produto: " LITERATURA CEARENSE ";

NOVIDADE

Em 2014 a grande novidade será o CONGRESSINHO, dedicado para o público INFANTOJUVENIL, que acontecerá no domingo pela manhã, dia 27 de julho, com palestras e lançamentos de livros.

 GRUPO CHOCALHO 

INSCRIÇÃO AQUI 

O CONGRESSO TERÁ INÍCIO ÀS 14:00 HORAS DO DIA 25 DE JULHO DE 2015
( DIA DO ESCRITOR )

" ACI COMEMORA 89 ANOS "

" ACI comemora 89 anos " 


FOTO: FÁBIO LIMA
" ANIVERSÁRIO "

" A Associação Cearense de Imprensa (ACI) celebrou ontem 89 anos. A presidente da entidade, a jornalista Adísia Sá, apresentou o programa comemorativo dos 90 anos da associação, que ocorrerá nos meses de junho e julho de 2015. Na programação, estão previstos lançamento de livro e revista contando a história da ACI."


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/radar/2014/07/18/noticiasjornalradar,3284146/aci-comemora-89-anos.shtml

quinta-feira, 17 de julho de 2014

ACI - 89 ANOS: FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA

FOTOS: FÁBIO LIMA



A Associação Cearense de Imprensa - ACI reuniu seus associados e convidados para apresentar programa  que marcará em 2015 as comemorações de seus 90 anos de existência.
A  Jornalista e Professora Adísia Sá, Presidente da ACI, em seu discurso destacou a importância da Casa do Jornalista para o Ceará e prometeu uma ACI ainda mais participativa e prestando serviços relevantes aos profissionais da Imprensa.

ACI - 89 ANOS DE HISTÓRIA

Associação Cearense de Imprensa comemora 89 anos

adisiasaza


" A Associação Cearense de Imprensa (ACI), sob comando da jornalista e professora Adísia Sá, vai comemorar nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, em sua sede (Centro), 80 anos de existência. Todos os associados foram convocados para o ato que, além do aspecto formal, contará com a apresentação do grupo musical Talentos.
Na ocasião, Adísia Sá apresentará o programa comemorativo dos 90 anos da entidade, que acontecerá nos meses de junho e julho de 2015. Estão previstos seminários, lançamentos de selo comemorativo, livro e revista contando a história da ACI, realização do Prêmio Anual de Jornalismo, além de homenagens na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza."


SERVIÇO

ACI – Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro.

 FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar
 

terça-feira, 15 de julho de 2014

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA DECRETAM GREVE



" Professores da rede pública municipal
 aprovam greve "

" Dentre as reivindicações da categoria, estão a reajuste no vale alimentação e o vale transporte em dinheiro "


greve
 
 
" Cerca de 500 docentes compareceram ao local da assembleia e optaram pela greve.
Professores da rede pública municipal aprovaram a  greve da categoria após assembleia acontecida na tarde da última segunda-feira (14), na Praça da Polícia, no bairro José Bonifácio. As atividades da categoria serão paralisadas a partir do próximo dia 24, quando uma outra assembleia extraordinária será realizada no mesmo local.

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), a pauta de reivindicação da categoria contempla itens como reajuste do vale alimentação, pagamento de anuênios atrasados, realização imediata de concursos públicos para encerrar o regime de contratação de professores substitutos, pagamento do valor do passcard em dinheiro e redução da carga horária.
Sobre a greve, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que todos os pontos cobrados pela categoria estão sendo discutidos entre os profissionais e a prefeitura e que, para o governo municipal, as negociações ainda não foram encerradas."


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/professores-da-rede-publica-municipal-aprovam-greve-1.1058708
 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

PROGRAMAÇÃO DO HALLELUYA 2014


Organização do Festival Halleluya divulga atrações confirmadas




A banda Rosa de Saron vai tocar na quinta-feira (24). Foto: Divulgação
 Foto: Divulgação
 A banda Rosa de Saron vai tocar na quinta-feira (24).


" A organização do Festival Halleluya 2014 divulgou, nesta segunda-feira (14) a lista completa de atrações do evento. Entre as principais atrações estão a banda Rosa de Saron, Davidson Silva, Adoração e Vida e Ziza Fernandes.
O evento é gratuito e acontece entre os dias 23 e 27 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão. A 17ª edição do festival pretende celebrar 1 ano da Jornada Mundial da Juventude e da visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro.
Cerca de 200 mil pessoas são esperadas diariamente pela organização do evento no CEU. Durante o evento haverá competição de dança, área de recreação infantil, arena cultural, feira de produtos religiosos e praça de alimentação.
Não deve vir ao evento o Pe Fábio de Melo, que já confirmou um show no Ginásio Paulo Sarasate em dezembro."

Confira a programação das principais atrações de cada dia:

Quarta (23):

Tony Alysson
Batista Lima
Adriana Arydes


Quinta (24):

Naldo José
Diego Fernandes
Ziza Fernandes
Rosa de Saron


Sexta (25):

Comunidade Recado
Davidson Silva
Nilton Júnior
Banda Dominus


Sábado (26):

Eros Biondini
Missionário Shalom
Irmã Kelly Patrícia
Ana Gabriela
Alto Louvor
Cosme


Domingo (27):

Suely Façanha
Dunga
Adoração e Vida



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
 http://blogs.diariodonordeste.com.br/zoeira/religiao/organizacao-do-festival-halleluya-divulga-atracoes-confirmadas/

domingo, 13 de julho de 2014

sexta-feira, 11 de julho de 2014

GRUPO CHOCALHO COMEMORA 30 ANOS PROMOVENDO CONGRESSO






 
IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

DE 25 A 27 DE JULHO DE 2014 

PROMOÇÃO GRUPO CHOCALHO 
 
 

TEMA:  
 
"  A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR NO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL "
 
 

JUSTIFICATIVA
 
 

O autoritarismo instaurado com o Golpe Militar de 64 foi um dos fatores históricos mais influentes nas manifestações artísticas e culturais no Brasil. Grandes movimentos surgiram em protesto à ditadura, perpetuada ao longo de duas décadas. Festivais de música, tropicalismo, poesia do “desbunde”, poesia social e marginal, foram algumas das manifestações com tom de arte. A poesia do desbunde foi uma reação de escapismo à opressão, em tom irônico. Seu maior divulgador foi o Pasquim, que reunia intelectuais como: Henfil, Paulo Francis, Ruy Castro, Ziraldo, e colaboradores como Chico Buarque e Rubem Fonseca. O Pasquim tinha uma luta sem tréguas contra a ditadura vigente. Acabou perseguido e censurado durante o governo militar. Nas décadas de 70/80 surge o movimento chamado poesia marginal, que tem como destaque os poetas Cacaso, Torquato Neto, Chacal, Charles, Paulo Leminski e Ana Cristina César. Os poetas marginais tinham a preocupação com a expressão de questões sociais, além de fatos triviais e sentimentais. Por mais de duas décadas de repressão cultural no Brasil, a arte do protesto, tornou-se importante, bela e essencial. Durante os dez anos de vigência do AI-5 (1968-1978), cerca de 200 livros sofreram veto. Os critérios eram obscuros: cenas de sexo, palavrões e a sugestão de propaganda política eram as justificativas mais comuns, mas pretextos vagos, como “atentado à moral e aos bons costumes” e “conteúdo subversivo”, também eram usados. O órgão responsável era a Divisão de Censura de Diversões Públicas, que durou até 1988, ano em que a Assembleia Nacional Constituinte pôs fim à censura. A censura não poupou os romances e contos Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca; Zero, de Inácio de Loyola Brandão; Dez Estórias Imorais, de Aguinaldo Silva; Em Câmara Lenta, de Renato Tapajós; Mister Curitiba, de Dalton Trevisan; e O Cobrador, de Rubem Fonseca. Muitos escritores a exemplo de Jorge Amado e Érico Veríssimo protestaram contra a censura, e teve escritores que até foram presos por conta do conteúdo de suas obras, como foi o caso de Cassandra Rios, que 1976 dos seus 36 livros teve 33 censurados. Contudo, com o processo de redemocratização fruto da luta de artistas, poetas, escritores e músicos, além de homens como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e Dante de Oliveira dentre outros heróis anônimos que entregaram suas vidas na luta pela libertação política do Brasil, mostra hoje, alguns de seus resultados.


NO CEARÁ 
 
 
No Ceará,  ao longo dos anos 60, 70 e 80, vários escritores, poetas, artistas e intelectuais saíram em defesa da Democracia, desafiando a Ditadura Militar, transformando em arte o luto e a luta pela Liberdade. Alguns foram perseguidos e até presos. Mas nem o cárcere silenciou a voz, os versos e as palavras dos nossos artistas. Surgiram vários Movimentos de Resistência, dentro e fora das Universidades.
Desse tempo de lutas destacamos, o GRUPO SIN, fundado por Roberto Pontes, Pedro Lyra, Horácio Dídimo, Linhares Filho e Rogério Bessa; CLUBE DOS POETAS CEARENSES, REVISTA O SACO, NAÇÃO CARIRI; MOVIMENTO DE ARTE POPULAR DO PIRAMBU; PESSOAL DO CEARÁ; GRUPO CHOCALHO; GRUPO COMBOIO; GRUPO DE TEATRO GRITA e intelectuais e artistas, onde destacamos: Patativa do Assaré; José Alcides Pinto;  Oswaldo Barroso; Rosemberg Cariri; Dimas Macêdo; Barros Pinho; Batista de Lima; Stênio Freitas; Auriberto Cavalcante; Costa Senna; Mário Gomes; Costa Matos; Juarez Leitão; Guaracy Rodrigues; Manoel Coelho Raposo; Nilton Maciel; José Carlos Matos;José Jackson Coelho Sampaio; Omar Rocha; Graça Freitas; Diogo Fontenelle; Janice Shirley; Francisco Carvalho; Raimundo Cavalcante; Nirton Venâncio; Rogaciano Leite Filho; Ronaldo Cavalcante; Adriano Spínola; Gildemar Pontes; Carlos Emílio Corrêa Lima; Natalício Barroso Filho; Nilze Costa e Silva; Chico Leite; Franzé Rodrigues; Gilmar de Carvalho; Audifax Rios; Manoel César; Luciano Maia; Carlos Augusto Viana; Oscar Bezerra; Gabriel José da Costa; Roberto Matoso; Marisa Biasoli; Mano Alencar; Luciano Barreira; Laerte Magalhães; Regine Limaverde;  Eliezer Rodrigues; Airton Monte; Augusto Pontes; Fernando Néri; Braúlio Ramalho; Renato Saldanha e muitos outros.
 
 
OBJETIVOS GERAIS DO CONGRESSO
 

* Prestar uma homenagem aos escritores e poetas cearenses que sofreram  durante a Ditadura Militar a aqueles que lutaram contra o regime ditatorial;

* Discutir a participação de escritores brasileiros e especial cearense no processo político em         nosso país;

* Congregar o máximo de Escritores, Poetas e Leitores, que atuam nas mais diversas atividades liberais e partilhar as angústias e as esperanças comuns para publicar, editar e formar  novos Leitores críticos e conscientes;

* Além de congregar os que atuam no cenário das Letras, é preciso atrair Leitores e Editoras para se interessarem por autores novos, e também publiquem os veteranos;

*  Conhecer, Propor e Participar da elaboração das Políticas Públicas Culturais dos Governos: Federal, Estadual e Municipal;

*  Assegurar aos Escritores e Poetas a efetiva participação nos eventos Oficiais da Cultura no Ceará;

*  Exigir prioridades condizentes com a realidade da Cultura Cearense, antes de importar modelos culturais milionários do Primeiro Mundo;

*  Abrir " janelas " virtuais e reais para mostragem do Produto: " LITERATURA CEARENSE ";
 
 
 
NOVIDADE
 
Em 2014 a grande novidade será o CONGRESSINHO, dedicado para o público INFANTOJUVENIL, que acontecerá no domingo pela manhã, dia 27 de julho, com palestras e lançamentos de livros.
 
 GRUPO CHOCALHO


quarta-feira, 2 de julho de 2014

O OUTRO LADO DA COPA


" Abastecimento na zona rural "

"Aumenta demanda por carro-pipa"



" 120 municípios são atendidos atualmente, sendo 93 pelo Exército e 27 pela Coordenadoria de Defesa Civil do CE "


FOTO: HONÓRIO BARBOSA 

demanda por carro pipa
" Centenas de famílias da zona rural têm água somente pelo programa emergencial "
Iguatu. 

" Dos 184 municípios cearenses 65% estão sendo atendidos pela Operação Carro-Pipa, com veículos coordenados pelo Exército ou pela Defesa Civil do Estado. No Interior do Estado, tanto em localidades do sertão, quanto do litoral, é crescente a demanda por abastecimento de água. A maioria das regiões enfrenta crise de desabastecimento, que tende a se agravar no decorrer do segundo semestre, com o fim do período chuvoso.
O esforço do governo federal em parceria com o governo do Estado por meio da Operação Pipa I e II de abastecimento com uso de caminhões e de perfuração e instalação de poços ainda é insuficiente para atender a necessidade regional.
O coronel Claudemir Rangel dos Santos, coordenador da Operação Carro-Pipa no Ceará e no Piauí esclareceu que, atualmente, o programa está em execução em 93 municípios, pois 13 saíram temporariamente em decorrência de melhoria das reservas hídricas, favorecidas na quadra invernosa. "A maioria dessas localidades está na região do Cariri", explicou. "O Exército atende a 824 mil pessoas com o programa e há 1.018 carros-pipas contratados", completou ele.
Há expectativa de que, no decorrer do segundo semestre, ocorra maior demanda por abastecimento de água. Entretanto, o Exército não faz estimativa do número de municípios possam solicitar inclusão no programa. "Vai depender da necessidade de cada localidade rural, mas é provável que ocorra um aumento da demanda". Quanto aos recursos, o coronel Rangel reafirmou que não há interrupção e o cronograma se mantém regular desde o ano passado.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) é responsável pela cobertura de 40 sedes municipais por carros-pipas. Porém, atualmente, estão sendo atendidas 172 mil pessoas em 27 cidades. 

O Ceará foi dividido em quatro áreas (quadrantes). Em uma delas, a distribuição está suspensa desde abril, por causa de falta de repasse de verba do Ministério da Integração e burocracia no cadastramento dos motoristas e dos caminhões pipa.

De acordo com a Cedec, abastecimento por meio de carro-pipa está suspenso em parte da região Norte que inclui 13 municípios - Moraújo, Trairi, Amontada, Morrinhos, Marco, Acaraú, Itarema, Uruburetama, Apuiarés, Uruoca, Granja, São Luís do Curu e Miraíma. São cerca de 70 mil moradores que precisam de abastecimento de água.

"A nossa previsão é que em 15 dias o abastecimento nessa área será retomado e normalizado", disse o capitão Nelson Lima Uchoa, gerente do Núcleo de Resposta da Defesa Civil do Ceará. "A verba já está disponível pelo Ministério da Integração, mas há questões burocráticas no Banco do 
 Brasil para liberar o cadastro de motoristas e de empresas para que possam receber os devidos pagamentos pelo serviço de distribuição de água". O Ministério da Integração já autorizou a liberação de R$ 3,5 milhões para atender 13 municípios da região Norte, onde atualmente o programa está suspenso. Todas as semanas, a Cedec recebe pedido de inclusão de cidades na Operação Pipa. "Durante a quadra invernosa, alguns municípios pediram suspensão temporária do programa, porque estavam favorecidos pelas chuvas, mas a partir de agora a tendência é solicitar retorno ou mesmo inclusão", observou o capitão Uchoa.
Os municípios devem solicitar por meio de ofício à Defesa Civil do Estado a inclusão no programa Carro-Pipa. Uma equipe técnica será enviada para avaliar a real necessidade, o número de famílias a serem atendidas e o percurso dos veículos. "Os técnicos elaboraram um plano de trabalho que será avaliado na Defesa Civil", explicou Uchoa. Na área um, são atendidos com o programa as seguintes cidades: Aracoiaba, Chorozinho, Cascavel, Iracema, Guaiuba, Fortim, Ererê, Pacajus, Pereiro, Maranguape, Pindoretama e Quixeré.
Os municípios de Acarape e Baturité devem ser incluídos ainda neste mês. Na área dois, são três cidades: General Sampaio, Potengi e Umari.
Na área três, 23 caminhões-pipas fazem a distribuição de água nas seguintes cidades: Alcântaras, Pacujá, Coreaú, Quiterianópolis, São Benedito, Varjota, Graça, Irauçuba, Santana do Acaraú, Ipaporanga, Massapé e Pires Ferreira.
O esforço de instituições públicas estaduais e federais para enfrentar as consequências de dois anos seguidos de seca no sertão cearense e assegurar abastecimento de água para núcleos urbanos e comunidades isoladas em áreas rurais acaba esbarrando em obstáculos burocráticos, licitações e repasse de verbas. Resultado: as ações atrasam.
Um exemplo vem do programa de perfuração de poços profundos. A perfuração faz parte da 
 Operação Pipa II e começou em 2012, no Nordeste. Recentemente, o Exército informou que serão perfurados 200 poços na região, neste ano. Mas não basta apenas perfurar, é preciso instalar bombas e equipamentos para abastecer as comunidades.
Somente na Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) existem cerca de três mil pedidos oriundos do Interior do Ceará. A capacidade é de perfuração é de cerca de 300 poços por ano. "A demanda é crescente. Somente neste ano, já recebemos 492 pedidos", disse o diretor de Águas Subterrâneas da Sohidra, José Borges Neto. "A maioria dos poços perfurados já foi instalada pela Defesa Civil do Estado". Ele reconhece que apesar dos esforços, a quantidade de poços perfurados é insuficiente para atender à demanda. Necessidade de licitações, contratação de empresa, cadastro, pesquisa geológica, relatório e teste de viabilidade do poço contribuem para o atraso.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, disse que o esforço do governo do Estado por meio de carros-pipa, instalação de sistemas localizados de abastecimento, perfuração de poços e implantação de adutoras de engate rápido é para não deixar nenhum núcleo urbano sem abastecimento de água.
"A determinação do governador é para que nenhuma cidade ou núcleo urbano fique sem abastecimento de água", frisou. "Desde o ano passado que ampliamos as nossas ações nesse sentido", finalizou.


Mais informações
10ª Região Militar - Operação Pipa
Fone: (85) 3255. 1675 Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - (85) 3101. 460

SDA - (85) 3101. 8105
 

Honório Barbosa
Repórter



FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/aumenta-demanda-por-carro-pipa-1.1049557

PREPAREM OS BOLSOS ... PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES...


IMAGEM:  http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/saiba-mais-sobre-o-preco-da-gasolina.htm

*******************************************


" REAJUSTE "

" Foster afirma que gasolina vai subir, mas não diz quando "




" A presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu que haverá reajuste no preço da gasolina. Mas não disse quando isso acontecerá. “Vai ter reajuste na gasolina, sim”.

Sobre o mau humor do mercado com relação à empresa, respondeu: “não se justifica uma companhia que produz dois milhões de barris de petróleo por dia, que refina 2,2 milhões de barris de petróleo por dia estar com as suas ações tão desvalorizadas. (…) O que eu tenho a fazer é entregar o que eu estou dizendo que estamos fazendo”.

Graça disse, ainda, que a recuperação do valor de mercado da Petrobras é questão de tempo. “O valor de mercado da Petrobras cresceu quatro a cinco vezes desde 2003. É necessário apenas tempo para fazer o que estamos dizendo o que vamos fazer dentro das metas estabelecidas. A hora em que eu entregar o que estou dizendo que vou entregar, tenho certeza de que as ações vão voltar a uma posição de melhor remuneração a seus acionistas”.

Na coletiva de imprensa realizada ontem, as perguntas deveriam ser sobre a marca de 500 mil barris/dia no pré-sal. Quando as perguntas fugiam ao assunto, a assessoria de imprensa orientava os jornalistas a se voltarem para o tema do evento."


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/07/02/noticiasjornaleconomia,3275883/foster-afirma-que-gasolina-vai-subir-mas-nao-diz-quando.shtml

terça-feira, 1 de julho de 2014

SOS NATUREZA


Adahil Barreto

" Sem manutenção, parque Adahil Barreto tem sinais de abandono "

" Situado em área de preservação do rio Cocó, o Parque Adahil Barreto mantém bancos quebrados e mato crescido. Frequentadores reclamam da falta de manutenção e da estrutura precária do equipamento "




 

FOTO: EDIMAR SOARES
" O cenário de abandono é visto logo na entrada do parque: mato 
crescido e as folhas acumuladas "


" O mato crescido e as folhas acumuladas na entrada do Parque Municipal Adahil Barreto, no Dionísio Torres, indicam o cenário de abandono. O local, situado dentro da área de preservação do rio Cocó, ainda é utilizado por quem faz caminhadas e outras atividades físicas. Os frequentadores, porém, reclamam da manutenção e da estrutura do equipamento.

Parte dos bancos do parque está quebrada. No parquinho, todos os brinquedos apresentam desgaste na pintura. Alguns estão enferrujados e outros não oferecem condição de uso. Quem se exercita no parque também enfrenta dificuldades. No espaço reservado para abdominais, o capim se mistura com as folhas secas e invade a área dos frequentadores.

“Essa situação afasta os visitantes. As pessoas percebem que aqui não é um lugar de lazer”, comenta Paulo Delano, 28. Como mora a poucos metros do parque, ele usa a área para praticar cooper. Entretanto, segundo Paulo, o espaço ainda não é ideal, pois falta conservação.

Rogério Gonçalves, 64, fala do parque em outro tempo. Ele relembra que as famílias aproveitavam a sombra das árvores para promover piqueniques, na década de 1980. “Cansei de ver criança aprendendo a andar de bicicleta aqui. Nesse período de férias, isso era lotado. Agora, nem brinquedo tem mais”, lamenta.

Na avaliação do aposentado, o equipamento sofreu com a falta de políticas públicas após a instalação do novo Parque do Cocó, na avenida Engenheiro Santana Júnior. “Minha vida toda foi aqui. Não podia ser esquecido. O parque precisa de limpeza e manutenção permanente para continuar sendo um espaço de lazer”.

O equipamento já recebeu apresentações culturais, com o projeto Música no Parque, até 2012. No espaço, bandas realizam shows gratuitos no último domingo de cada mês. Hoje, a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secult) não mantém nenhuma programação cultural para o equipamento. Também não há atividades previstas durante o período de férias escolares.
 Manutenção

Responsável pela manutenção do parque, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) afirmou, em nota, que nove homens realizam varrição, aguação das plantas e aparo da grama. Segundo o órgão, ação de limpeza está programada para julho, o que deve reduzir o mato excedente.
A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) encaminhou em abril edital que trata da reforma do equipamento. O projeto passa por avaliação e deve ser finalizado em seis meses.

De acordo com a Emlurb, a segurança da área é feita pelo Pelotão Ambiental da Guarda Municipal, contudo nenhum agente foi visto na manhã de ontem. O POVO observou apenas um policial militar em área com pouco fluxo de visitantes."


FONTE:  JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/07/01/noticiasjornalcotidiano,3275349/sem-manutencao-parque-adahil-barreto-tem-sinais-de-abandono.shtml