sábado, 30 de junho de 2012

COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES DO III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ




III CONGRESSO DE ESCRITORES, 
POETAS E LEITORES DO CEARÁ

23, 24 E 25 DE JULHO DE 2012

FORTALEZA - CEARÁ 





FICHA DE INSCRIÇÃO NO BLOG DO CONGRESSO:
http://congressochocalho.blogspot.com.br/


ENVIAR A FICHA PARA O E-MAIL DO GRUPO CHOCALHO
grupochocalho@yahoo.com

VAGAS LIMITADAS

ASSINE TAMBÉM

" A classe artística do Estado do Ceará está indignada com o descaso do Governo do Estado com a Cultura, sob a administração do governador Cid Gomes, do PSB.
Por meio de um abaixo-assinado, os artistas exigem do governo cearense mais atenção à cultura, com o desenvolvimento de políticas públicas. Clique aqui e assine o abaixo-assinado."

ENQUANTO ISSO EM CAUCAIA...

Coronel Paulo Guerra e Dr. Washington Gois juntos na convenção municipal do PRB

" Uma multidão de pessoas aguardavam os pré-candidatos no Grêmio "   


 
 
 FONTE: BLOG DE CAUCAIA
 http://www.blogdecaucaia.com/
 
 
 

Eleições 2012] PMDB lança chapa Inês Arruda e Emília Pessoa para disputar as eleições majoritárias em Caucaia

pré-candidata Inês Arruda, sua vice Emília Pessoa e seu irmão Eduardo Pessoa
" O final de tarde desta sexta-feira o PMDB fez a sua convenção na quadra da Escola do Janusa Correa no Centro de Caucaia. Aproximadamente cinco mil pessoas estavam presentes para prestigiar o lançamento dos pré-candidatos da coligação “Inês de novo, com a força do povo”.
Várias autoridades políticas compareceram para dar o apoio a candidatura da ex-prefeita e deputada Inês Arruda e a vice Emília Pessoa. Para quem não conhece a pré-candidata Emília Pessoa é irmã do vereador Eduardo Pessoa. Pela primeira vez na história política da cidade uma chapa majoritária é formada apenas por mulheres (causou surpresa no público presente).
Após anuncio do PMDB o cenário político em Caucaia se desenha para uma disputa acirrada para o cargo majoritário. Hoje termina o prazo das convenções na cidade. O PMDB, e sua coligação, entram na disputa com disposição e muita vontade de voltar a comandar a cidade.

Sobre Emília Pessoa:

É administradora e professora universitária."
 
 
FONTE: BLOG DE CAUCAIA
 http://www.blogdecaucaia.com/
 

--------------------------------------------------------------------------------

 
 
" Depois de muitas negociações, de indas e vindas, o PSDB de Caucaia conseguiu fechar na noite desta quinta-feira 28/06 a chapa majoritária para a disputa pela prefeitura municipal.  Foi um processo de intensas negociações, pois mesmo  num universo de 27 partidos registrados em Caucaia, não foi fácil formar uma chapa que viesse a atender às diretrizes programática do partido tucano.Intitulada de INOVA CAUCAIA, a chapa está  formada pelo presidente da executiva municipal, o empresário PAULO GURGEL e o policial militar MAJOR MENEZES.  "Não foi fácil, pois dentre os contactados só o major Menezes se alinha ao que preconiza o PSDB, ou seja, inovação no trato com o povo de Caucaia", concluiu Paulo Gurgel"
 
 
FONTE: BLOG DO MARCILIO BOIÃO
 http://marcilioboio.blogspot.com.br/

NOTÍCIA GERA POLÊMICA

" Manifestantes tentam agredir Cid durante convenção no Crato
Estudantes e militantes do PSTU chegaram a jogar objetos contra o governador
29 de junho de 2012 | 22:36
  9
Na noite desta sexta-feira (29), estudantes e militantes do PSTU tentaram agredir o governador Cid Gomes e o seu irmão, o ex-deputado federal Ciro Gomes, durante convenção do PSB no Crato. As informações foram repassadas ao Portal Cnews por testemunhas que presenciaram as agressões sofridas pelo governador.
Ainda de acordo com relatos de testemunhas, a manifestação havia sido marcada pelos militantes do PSTU e estudantes da URCA no início da tarde. Quando Cid chegou ao evento, aceitou receber uma comissão de oito estudantes para conversar sobre investimentos na Universidade. Após a reunião, outros estudantes e militantes invadiram o local e tentaram agredir fisicamente o governador,  que foi protegido pela Casa Militar e por assessores. Ciro também ajudou a segurar os agressores.
 
O governador não foi atingido pelos objetos atirados contra ele, e apenas pedia calma durante a confusão. Após o incidente, o governador seguiu no evento e, na sequência, seguiu para o município de Brejo Santo, também na Região do Cariri, onde inaugura uma Policlínica."

COMPARTILHE
LINK:
COMENTÁRIOS
  
22136
Janisse Lima
DISSE:
30/06/2012 10:44:34
Responder
" Esse pessoal que tentou atacar o governador foi a mando de politicos do Cariri tentar atrapalhar uma convenção politica. Infelizmene se faz politica assim no interior. Cid Gomes, o povo sabe reconhecer seu otimo trabalho no Cariri!!! Obrigada!"
22135
Socorro Nscimento
DISSE:
30/06/2012 10:39:46
Responder
" Estive na reúnião, que na verdade tinha cerca de 50 estudantes e professores ouvindo Cid,o governador, e Otonite, a reitora da URCA, e o que vi foi que Ciro Gomes perdeu o controle por duas vezes, agredindo, até então, verbalmente os alunos e uma professora, e demonstrando-se descontrolado. Após este momento passivo nada pude ver, mas se numa conversa Ciro ameaçou pessoas, duvido que tenha sido passivo diante de uma manifestação. E outra coisa, é bom que separem ALUNOS DA URCA de PSTU."
22133
Elza Mendonça
DISSE:
30/06/2012 10:31:07
Responder
" Vem cá, alguém tem foto, vídeo, etc? Porque a situação tá meio confusa, um diz uma coisa, outro diz diferente. Disseram que o Ciro Gomes agrediu uma estudante, tem uma foto circulando de uma menina com a perna machucada, mas disseram que ele "bateu na cara dela", ou ele espancou a garota ou tem alguma coisa mal contada ai. Tudo bem que o irmão dele é governador do estado, mas, ele espanca uma garota no meio de uma "multidão" de pessoas que dizem ter visto, só que ngm faz nada? ngm pensou em fotograr, filmar? rs não prestaram um b.o, exame de corpo delito, etc?"
22128
Kariri
DISSE:
30/06/2012 09:21:02
Responder
" Eu estava lá e o que vi foi totalmente diferente do que estão publicando, vários alunos, artistas, militantes, professores fizeram um manifesto de forma pacífica. O CIRO GOMES irmão do governador perdeu o controle e partiu pra cima de uma aluna da URCA, ele a empurrou e tentava com ajuda da sua comitiva agredir os manifestantes. Lamentável ter visto um Deputado bater numa mulher! Isso sim foi a verdade..."
22126
Kariri
DISSE:
30/06/2012 08:26:03
Responder
" Eu estava lá e o que vi foi totalmente diferente do que estão publicando, vários alunos, artistas, militantes, professores fizeram um manifesto de forma pacífica. O CIRO GOMES irmão do governador perdeu o controle e partiu pra cima de uma aluna da URCA, ele a empurrou e tentava com ajuda da sua comitiva agredir os manifestantes. Lamentável ter visto um Deputado bater numa mulher! Isso sim foi a verdade..."
22124
michel
DISSE:
30/06/2012 00:30:48
Responder
" ô, essa noticia é mentirosa e absurda!!! o (des)governador nao conversa com as universidades faz seculos, e foi ciro gomes q agrediu uma aluna, totalmene alucinado, como sempre"
22123
Israel
DISSE:
30/06/2012 00:27:09
Responder
" E ninguem foi preso? Tentam agredir fisicamente uma pessoa,que por acaso é um governador de estado e ninguem vai preso? È por isso que acham que o Brasil não é um país sério!"
22122
Tainah Amaral
DISSE:
30/06/2012 00:26:27
Responder
" O movimento é estudantil. É apartidário. Aceitamos a proposta de conversar com o Cid, e conversamos. A nossa intenção era exatamente ser escutado pelo o governador, e expormos as nossas causas de luta. Mas alguns estudantes se mantiveram na convenção e decidiram se manifestar. Por que não comentam da brutalidade do Ciro? Das estudantes agredidas? Eu não testemunhei o ocorrido na convenção, mas estava na universidade com o restantes dos estudantes, e estávamos sendo informados. Foram palavras ofensivas/ cadeiras jogadas/empurrões. Como testemunhei a brutalidade do Ciro à um estudante na URCA durante a reunião, creio que estas informações estão bem distorcidas. Melhor, manipuladas."
22120
natalice ribeiro garcia
DISSE:
30/06/2012 00:04:38
Responder
" Vão saber dá informação direito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tudinho puxando o saco. Cadê que na reportagem diz que Ciro tentou agredir um estudante, CADÊ? Estamos apenas exigindo nossos direitos. Se não sabe dá notícia correta vai fazer outra coisa, tipo? ser pedreiro nas obras do aquario!! Obrigado pela atenção." 


FONTE: http://www.cnews.com.br/conteudo_noticias.aspx?id=153579

REPANSSANDO...




 http://www.google.com.br

PUBLICADO NO JORNAL EL PAÍS (ESPANHA)
(que vergonha)

“Que país é este que junta milhões numa marcha gay,  outros milhões numa
marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”


 (07/08/2011 Juan Arias, correspondente
no Brasil do jornal espanhol El País)



" COMO VOCÊ SE SENTE COMO

BRASILEIRO E ESTUDANTE
LENDO ESTA PUBLICAÇÃO? "

sexta-feira, 29 de junho de 2012

III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ




III CONGRESSO DE ESCRITORES, 
POETAS E LEITORES DO CEARÁ


23, 24 E 25 DE JULHO DE 2012


FORTALEZA - CEARÁ

quinta-feira, 28 de junho de 2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O POVO LANÇA A REVISTA " VALORES DO CEARÁ "

 

" Revista Valores do Ceará - região metropolitana de Fortaleza e o Maciço de Baturité "






Revista Valores do Ceará

A região Metropolitana de Fortaleza e o Maciço de Baturité compõem a edição da revista Valores do Ceará, deste mês, produzida pelo O POVO.

Os municípios são apresentados em ordem alfabética e o roteiro tem início em Acarape, localizada a 61 quilômetros de Fortaleza, e termina em Trairi.
Revista Valores do Ceará.JPG 
A publicação traz um raio-x de 37 municípios da região metropolitana e Maciço de Baturité (ver lista abaixo). Em 80 páginas, são mostrados dados econômicos, infraestrutura e a ficha do município (administração pública, CEP, distância de Fortaleza, tempo estimado de viagem, vias de acesso, localização, municípios limítrofes e bancos), que podem ser consultados.

A edição é das jornalistas Ana Naddaf e Paula Lima. Os textos têm assinatura de Ariel Sudário, Érika Neves, Érika Zaituni, Jader Santana e Larissa Viegas. A edição de arte e design são de André Cavalcanti e Mariana Tamas. Os dados foram consultados no Anuário do Ceará 2011-2012, publicação do O POVO.

Municípios:


Acarape
Apuiarés
Aquiraz
Aracoiaba
Aratuba
Barreira
Baturité
Beberibe
Capistrano
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Eusébio
Fortaleza
General Sampaio
Guaiuba
Guaramiranga
Horizonte
Itaitinga
Itapiúna
Maracanaú
Maranguape
Mulungu
Ocara
Pacajus
Pacatuba
Pacoti
Palmácia
Paracuru
Paraipaba
Pentecoste
Pindoretama
Redenção
São Gonçalo do Amarante
São Luis do Curu
Tejuçuoca
Trairi




FONTE: 
Joelma Leal joelmaleal@opovo.com.br

MAIS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA


 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMAGEM:  http://www.aprofurg.org.br/portal/index.php/noticias/47-plebiscito-por-10-do-pib-para-educacao-publica-ja-comeca-no-domingo-6.html

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agência Brasil

" Câmara aprova Plano Nacional de Educação com destinação de 10% do PIB "


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil


 
Brasília -

" Após 18 meses de tramitação, a Câmara aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta, aprovada por unanimidade, inclui uma meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, a ser alcançado no prazo de dez anos.
Esse era o ponto mais polêmico do projeto, após muitas negociações o relator apresentou um índice de 8% do PIB, acordado com o governo. Mas parlamentares ligados à educação e movimentos sociais pressionavam pelo patamar de 10%.
O relator da matéria, Ângelo Vanhoni (PT-PR), acatou um destaque do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) que aumentava o patamar de 8% do PIB proposto pelo governo para 10%. Conforme o texto aprovado, a determinação é que se amplie os recursos para educação dos atuais 5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim de vigência do plano. A proposta agora segue para o Senado.
O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. Além do aumento no investimento em educação pública, o plano prevê a ampliação das vagas em creches, a equiparação da remuneração dos professores com a de outros profissionais com formação superior, a erradicação do analfabetismo e a oferta do ensino em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas. Todos esses objetivos deverão ser alcançados no prazo de dez anos a partir da sanção presidencial.
A conclusão da votação do PNE, adiada diversas vezes, se deu em parte pela pressão dos estudantes que lotaram o plenário da comissão. Uma caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), com cerca de 200 alunos dos ensinos médio e superior, permaneceram na comissão durante toda a reunião pedindo a aprovação do projeto.
“Nós soubemos que havia uma tentativa de adiar essa votação para depois das eleições, então nos entendemos que era fundamental ocupar o plenário para constranger e impedir que isso fosse feito”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
Vanhoni disse que foi uma negociação difícil com o governo ao longo de toda a tramitação do plano, principalmente com a área econômica. A primeira versão apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) previa um índice de investimento de 7% do PIB que posteriormente foi revisto para 7,5% até ser elevado para 8% na semana passada.
“Quando recebi essa tarefa [de ser relator do PNE] pensei que não estivesse a altura, mas procurei conhecer profundamente todos os problemas da educação. Persegui construir um plano que pensasse desde o nascimento da criança até a formação dos doutores. Um PNE que não deixasse nenhuma criança fora da escola, mas que fosse uma escola diferente que pudesse cumprir um papel social de transformar as pessoas. O governo mandou um texto que não correspondia, na nossa visão, às necessidades do nosso país”, disse o deputado.
A bandeira dos 10% do PIB para área é causa antiga dos movimentos da área e foi comemorado por estudantes e outros movimentos que acompanharam a votação. “Para nós os 10% [do PIB para a educação] é o piso para que o Brasil tome a decisão de concentrar investimento em educação. Vem uma década chave aí pela frente de oportunidades para o país com Copa do Mundo, Olimpíadas, pré-sal”, disse o presidente da UNE.
A aprovação também foi comemorada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entidade que congrega vários movimentos da área e sempre defendeu que a proposta de 8% do PIB apresentada pelo governo era insuficiente. “A diferença entre os 8% e os 10% está basicamente no padrão de qualidade. É possível expandir as matrículas com 8% do PIB, a diferença está na qualidade do ensino que será oferecida que não fica garantida com o patamar defendido anteriormente”, comparou o coordenador-geral da entidade, Daniel Cara."
 

Edição: Rivadavia Severo


FONTE:  AGÊNCIA BRASIL
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-26/camara-aprova-plano-nacional-de-educacao-com-destinacao-de-10-do-pib

terça-feira, 26 de junho de 2012

PROJETO BAZAR DAS LETRAS

LANÇAMENTO DO LIVRO A NOITE DOS MANEQUINS (CONTOS), 3ª EDIÇÃO.
26/junho/12 (terça-feira)
19h
Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro)


Eugênio Leandro é natural de Fortaleza (1958). Morou em Limoeiro do Norte por mais de 20 anos, onde pode conviver com mestres da cultura popular, com iniciação na música, no cordel, conto, artesanato e teatro. Bacharel em Direito (UFC, 1983). Integrante fundador do Grupo Siriará de Literatura, ao lado de Rogaciano Leite Filho, Airton Monte, Oswald Barroso, Rosemberg Cariry e outros. O conto Águas de Romanza, de sua autoria, foi adaptado para curta-metragem por Patrícia Baía e Gláucia Soares, que conquistou cerca de 20 prêmios no Brasil e no exterior. Publicou: Rei Piau (contos, 1985), Cego Oliveira, o mestre rabequeiro (2001), Passarinho (infantil, 2004) e A noite do manequins (contos, Prêmio Moreira Campos – SECULT, 2011) já em sua 3ª edição. Em 2010 ganha o Prêmio Mais Cultura/MINC, com o cordel A história de uma pastora de sons Lily Alcalay.  

Autor e produtor dos discos solos Além das frentes, 1986; Catavento, 1990; A cor mais bonita, 1995, Castelo Encantado, 2001. Em catálogo na Kuarup Discos (Cantorias e Cantadores, com Renato Teixeira, Xangai e Cida Moreira). Produziu os discos alternativos O peixe, de Abidoral Jamacaru; Tempo, trabalho e cotidiano, antologia da música cearense; Compositores e intérpretes cearenses. Coproduziu os discos Mosaico e Nonato Toca Beatles, do violonista Nonato Luiz. Apresentou-se no Brasil e no exterior (solo e em parceria com outros artistas: Patativa do Assaré, Belchior, Elomar, Chico César, Paulinho Pedra Azul, Xangai, Ednardo, Moraes Moreira, João Nogueira e outros). Produziu um dos primeiros registros de canções indígenas do Ceará, com cerca de 80 crianças Tapebas, no CD Quem deu esse nó?.


“A noite dos manequins é maravilhoso, pela loucura dos mendigos, pela descrição do ambiente, pela narração de pequenos momentos da vida dos personagens. (...) E assim vai até o desfecho, sem causar no leitor estremecimentos de pavor (como nas tragédias), porém de prazer.” (Nilto Maciel, escritor)
 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ



III CONGRESSO DE ESCRITORES, 
POETAS E LEITORES DO CEARÁ

23, 24 E 25 DE JULHO DE 2012

FORTALEZA - CEARÁ

domingo, 24 de junho de 2012

MEMBROS DA ACADEMIA DE LETRAS DE CAUCAIA VÃO PARA A REELEIÇÃO

ONDE O PRB  ENCABEÇA UMA  GRANDE COLIGAÇÃO
TENDO COMO CANDIDATO A PREFEITO O ACADÊMICO
DR. WASHINGTON GOIS E COMO VICE O ACADÊMICO
CEL. PAULO GUERRA.
A CHAPA NOTA 10 !



" Coronel Paulo Guerra e Dr. Washington Gois juntos na convenção municipal do PRB "


Uma multidão de pessoas aguardavam os pré-candidatos no Grêmio "
FOTOS: TIAGO VIANA 

ESCOLA X FAMÍLIA


IMAGEM: http://mulherdetrintaetantos.blogspot.com.br






Por: Mourão

OPOVO – Opinião, 23/06/2012

" Não é producente estar discutindo de quem é a culpa do fracasso na difícil tarefa de educar. A escola ou a família?
Os que atribuem à família logo apontam a situação caótica porque passa a “célula mãe” da sociedade. A família estaria sem rumo. Aumentam as separações e os filhos abandonados. Os pais que se envolvem totalmente na tarefa de correr atrás do sustento do grupo. Não há mais tempo para os filhos. Mesmo a mulher deve trabalhar e contribuir com o orçamento familiar. Os filhos ficam entregues à própria sorte. Em outros casos, o pai foi destituído de sua autoridade de chefe. Os valores assimilados pelas crianças vêm da rua e da televisão, que só ensinam o que não presta…
Os que atribuem o fracasso à escola, logo mencionam a negligência. Períodos enormes de greves. Falta de verbas para educação. Nem o piso salarial oficial os professores recebem. Descaso. Não é prioridade. O tempo na escola é reduzido. Brasil, raro caso no mundo, onde a escola funciona apenas em um turno. Sem falar das ameaças externas: a violência e as drogas. Os mestres são insultados. Aluno virou cliente ou cinicamente designado como “nosso parceiro”.
Pensar dessa forma deve ser extremamente inquietante. Desesperador. Mas, é assim que muitas pessoas acreditam e repetem, sem refletir.
A família passa por uma crise. Ela busca novos modelos. Tenta compor outros cenários. Múltiplos arranjos, onde o fundamental continua sendo: o locus da experiência necessária do amor. Isto é, a família é o espaço onde devemos nos inaugurar no humano. Na vivência básica do humano: amar e ser amado. O líder desse núcleo não precisa ser alguém que se impõe pela força, mas que exercita e lembra a necessidade de aplicarmos e vivermos o consenso para que possamos viver bem e em harmonia.
A escola precisa estar mais próxima e aberta. Ela precisa ser em tempo integral, com movimentos de articulação com a comunidade. Um lugar de aprender e conviver. Construir amizades. Exercitar a solidariedade. Não apenas instruir, mas despertar nos jovens o interesse pela vida, pelos outros e pelo mundo…"




FONTE:  BLOG DO MOURÃO
http://blog.opovo.com.br/blogdomourao/escola-e-familia-quem-e-o-vilao/

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 24 DE JUNHO DE 2012












Ano B



" O nascimento de João Batista "

Lc 1,57-66.80


" Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia.Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel."




FONTE: PAULINAS ONLINE
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

sábado, 23 de junho de 2012

BASTA DE CORRUPÇÃO !

RUI BARBOSA, EM 1914...






O poema de Rui Barbosa, transcrito a seguir, é de uma impressionante atualidade.



Poderia ter sido escrito hoje sem mudar uma palavra...



Sinto Vergonha de Mim



Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o "eu" feliz a qualquer custo,
buscando a tal "felicidade"
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos "floreios" para justificar
atos criminosos,a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre "contestar",
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,da minha falta de garra, das minhas desilusões

e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo brasileiro!

"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".

 

RUI BARBOSA

COMO ANDA A SUA CONSCIÊNCIA POLÍTICA ?



----------------------------------------------------------





" Fé e política: Como anda sua consciência crítica? "




" Uma das grandes preocupações da Igreja, no seu papel de evangelizar, é despertar nas pessoas, principalmente cristãs, a capacidade de olhar e agir de forma livre e consciente. Nos momentos de decisão, muitos têm sido manipulados, comprados e vendidos, prejudicando a sociedade.


Tendo em vista esta realidade, a Pastoral Fé e Política e as entidades organizadas, devem criar espaço de discussão, de debates, de troca de experiências e manifestação de compromisso em nível de comunidade. Assim, ajudarão a identificar verdadeiras e autênticas lideranças que poderão ter o apoio de todos.


Na verdade, não podemos continuar como está. Estamos preocupados com os legislativos municipais em toda a Região; com o nível de suas autoridades. Elas, em muitos casos, não correspondem à pujança dos municípios. Com isso vemos o privilégio de pessoas e grupos prejudicando a coletividade. Podemos até sentir que os “maus” políticos ficam “abusando” do brio do povo.


Cada dia que passa as coisas ficam piores. O nível, em vez de melhorar, vai caindo vertiginosamente. É lamentável que isto aconteça. Ficamos nos perguntando: onde estão as nossas boas lideranças? Elas não existem mais, ou existem e se escondem na omissão. Elas devem ser acordadas ainda em tempo!


A história passa e urge atitudes concretas de quem está vendo tudo isto. As próximas eleições municipais não demoram a chegar. Será momento de votar de novo. Será que vamos nos deixar levar pelos mesmos erros? É hora de acordar.



A Lei N. 9840, contra a corrupção eleitoral, trouxe alguns relevantes resultados positivos. Pelo menos fez com que candidatos e eleitores agissem com mais cuidado e até diminuindo o nível de corrupção. Apesar dos bons resultados, a Lei não atingiu o auge de seus objetivos. Isto depende da atuação de todos nós.


Agora temos a Lei da Ficha Limpa. É mais um instrumento de ação popular que poderá ser burlada pelas lideranças mal intencionadas. Mas isso não vai acontecer se deixarmos clara a nossa disposição de fiscalizar. Esse instrumento é mais um dado de esperança do povo no sentido de passar a limpo a identidade dos nossos políticos, cobrando deles autenticidade.


Como temos sentido, a melhoria do processo eleitoral e político depende da ação popular. O povo precisa estudar e discutir política com seriedade, não se deixando manipular no momento de ir às urnas. A consciência livre revela a voz de Deus presente nas pessoas.


Alguns dados são importantes. Entre eles está a formação da consciência crítica, da formação política, que é conseguida através dos espaços formativos. Consciência tal em que a pessoa não venda a própria liberdade e sua capacidade de decisão.


Por isto são importantes os fóruns de discussão, de estudo e de formação de critérios. Não basta, apenas, esta preocupação. Temos de identificar candidatos em quem realmente podemos confiar. Não só isto, mas também acompanhá-los em sua gestão.


Não estamos em ano eleitoral, mas o trabalho formativo não pode ficar para os últimos momentos. As verdadeiras escolhas devem começar cedo, com bastante antecedência, para assim errarmos menos.


Enfim, não podemos continuar apáticos politicamente. Isto vem acontecendo ultimamente entre nós. Não nos deixemos influenciar por maus políticos. Vamos trabalhar para fazer jus a esperança que ainda nos resta."




Dom Paulo Mendes Peixoto

Bispo de São José do Rio




FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/26076-fe-e-politica-como-anda-nossa-consciencia-critica



------------------------------------------------------------------------------



falAÇÃO




O Analfabeto Político

                                              Berthold Brecht


O pior analfabeto

É o analfabeto político,

Ele não ouve, não fala,

nem participa dos acontecimentos políticos.





Ele não sabe que o custo de vida,

o preço do feijão, do peixe, da farinha,

do aluguel, do sapato e do remédio

dependem das decisões políticas.





O analfabeto político

é tão burro que se orgulha

e estufa o peito dizendo

que odeia a política.





Não sabe o imbecil que,

da sua ignorância política

nasce a prostituta, o menor abandonado,

e o pior de todos os bandidos,

que é o político vigarista,

pilantra, corrupto e o lacaio

das empresas nacionais e multinacionais.




BERTHOLD BRECHT










 
---------------------------------------------------------- 



" O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética.

O que mais preocupa é o silêncio dos bons."


Martin Luther King






----------------------------------------------------------------  


 
" De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. "

 
 
RUI BARBOSA

 
(Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

POR QUE FALTA VERBA PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA !?







Por: Mourão 


" Deu na coluna do jornalista Cláudio Humberto (11.06.12) > O governo federal articula, na moita, o novo projeto de refinanciamento Refis 6, para beneficiar universidades particulares que devem R$ 15 bilhões em impostos. Isto depois de terem sido beneficiadas pelo INSS com a renúncia a créditos de R$ 8 bilhões. As universidades prometem pagar os R$ 15 bi com bolsas, mas nem o Ministério da Fazenda nem o MEC sabem quantas bolsas foram geradas pelos R$ 8 bilhões. E, conclui: `Programas de refinanciamento Refis sempre aparecem às vésperas de eleições, suspeitam auditores da Receita, para alimentar o caixa dois.`
Isso explica porque as universidades públicas federais tem que entrar em greve: 1. Falta dinheiro para elas; 2. Não é possível fazer caixa dois com elas…"


FONTE: BLOG DO MOURÃO
http://blog.opovo.com.br/blogdomourao/novo-refis-beneficia-calote-das-universidades/