quarta-feira, 27 de julho de 2011

FORTALEZA: UMA CIDADE SEM MEMÓRIA

" Patrimônio ameaçado: demolição da casa de Frei Tito "


FREI TITO ALENCAR


" O mais imperativo no momento é fazer o tombamento da casa de Frei Tito de Alencar "


" Fortaleza encontra-se na iminência de perder um dos referenciais importantes da história nacional contemporânea: a casa em que morou Frei Tito de Alencar Lima. Seu valor não é arquitetônico, mas simbólico, pois abrigou um dos mártires da luta pela reconquista da democracia brasileira,demolida pelo golpe de Estado de 1964.

A edificação, na rua Rodrigues Junior, 364, está prestes a ser vendida para uso comercial. A mídia já havia chamado a atenção das autoridades responsáveis pelo patrimônio histórico para o risco de mais um “apagão” lamentável na memória de Fortaleza. O que seria inadmissível tendo em vista as advertências realizadas e a conscientização crescente da comunidade cearense em relação à preservação do seu patrimônio histórico e cultural.

Neste caso, a amplitude da perda não seria apenas local: Frei Tito é uma figura nacional – e até internacional (já que sua história faz parte dos anais que registram a luta dos que se imolaram pelo bem da causa comum da humanidade: os direitos humanos, as liberdades democráticas, a justiça social).

Infelizmente, Fortaleza é conhecida como uma cidade de memória violentada, ao longo de uma história marcada pela indiferença de seus políticos e de suas próprias elites em relação àquilo que simboliza a sua identidade, isto é, aquilo que engrandece e fortalece suas raízes.

Essa cultura de indiferença, descuido, omissão ou ação destrutiva deliberada dos nossos referenciais identitários é algo para o qual as consciências mais lúcidas tentaram sempre chamar a atenção, mas nunca foram levadas a sério. Será pelo fato de termos sido marcados por uma economia de caráter mercantilista?

Não devemos ficar de braços cruzados e permitir esta nova agressão. Não podemos permitir que a casa em que ele viveu seja posta abaixo, como já se fez, criminosamente, com as residências de Alberto Nepomuceno, Rodolfo Teófilo e tantas outras edificações de igual importância.

O mais imperativo no momento é fazer o tombamento da casa de Frei Tito para, posteriormente, dar-lhe um direcionamento que favoreça a coletividade, honrando o sacrifício desse heroico filho do Ceará."



FONTE: JORNAL O POVO Online/OPOVO/Opinião

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/07/27/noticiaopiniaojornal,2272054/b-patrimonio-ameacado-demolicao-da-casa-de-frei-tito-b.shtml



****************************************************************


O GRUPO CHOCALHO vai deflagar uma campanha
pelo tombamento JÁ da casa do Frei TITO, que poderá se
tornar um Centro Histórico e de referência dos que lutaram
contra a ditadura militar.

TAMBÉM o GRUPO CHOCALHO vai lutar para a REFORMA JÁ do PALÁCIO DA LUZ ( Sede da Academia
Cearense de Letras ) e revitalização da praça dos Leões e
seu entorno.
É uma vergonha para a nossa Fortaleza Bela  um espaço em
situação degradante, uma praça transformada pelos moradores de rua em sanitário a céu aberto, exalando uma fedentina
insuportável, sem falar na falta de segurança.
Já perdemos o Castelo dos Plácidos ( Av. Santos Dumont ),
a casa de Rodolfo Teófilo ( Av. da Universidade ), que chegou a
ser tombada pelo Governador Gonzaga Mota, depois de uma ampla mobilização de intelectuais, coordenados pelo Grupo Chocalho e APROESC ( Associação Profissional dos Escritores
do Ceará, na época presidida pelo Escritor Roberto Pontes, da
qual também foi Diretor ); mesmo assim a casa foi derrubada.
Casarões seculares do Jacarecanga ( antigo bairro nobre de Fortaleza ), estão precisando de cuidados e muitos já foram
destruídos.
Outros prédios históricos estão a reclamar a atenção e cuidados do Poder Público.

VAMOS PRESERVAR A MEMÓRIA DE NOSSA CIDADE !

UM POVO SEM PASSADO É UM POVO SEM FUTURO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário