quinta-feira, 31 de março de 2011

FALA INTERNAUTA !






SOBRE A NOTA DE PESAR  PELA MORTE DO NOSSO
EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR, RECEBEMOS
DA NOSSA AMIGA E LEITORA IZAIRA SILVINO:

Junto-me a Vocês, nesta nota de tristeza
e assino o texto lindo da mensagem de Vocês, do Grupo CHOCALHO.


Beijos

Izaira Silvino

REPROVAR OU NÃO: EIS A QUESTÃO




" Você é a favor da aprovação automática do aluno nos três primeiros
 anos do Ensino Fundamental como propõe o MEC ? "




 Envie seu comentário


" A crianção de um bloco com os três primeiros anos do Ensino Fundamental divide opiniões. A proposta pretende diminuir a evasão escolar, mas é questionada quanto ao aproveitamento do aluno "


SIM

" Sou a favor da proposição do MEC quando este institui a promoção automática como um dos mecanismos e princípios pedagógicos e metodológicos do Ciclo da Alfabetização a ser desenvolvido nos três primeiros anos do ensino fundamental, com crianças de seis, sete e oito anos de idade.

Nossa posição se fundamenta na premissa de que a alfabetização não se esgota na decifração e reprodução de símbolos para uso exclusivo em situação de vida prática, mas constitui percurso de apropriação ascendente de competências simples e complexas relativas à leitura e escrita, ao raciocínio lógico-matemático, ao pensamento científico e social para entendimento e ação sobre o mundo e, como tal, não se deflagra e se fecha no tempo escolar, convencionalmente, organizado em séries, com início e conclusão em conformidade com o ano civil.

Para o sucesso da medida torna-se indispensável superarmos o entendimento reducionista da proposta como uma imposição legal e unilateral que, ceifando a autonomia dos demais sistemas de ensino e de suas instituições escolares, proíbe a reprovação a qualquer tempo e circunstância. Neste caso, a promoção automática, devidamente articulada ao Ciclo da alfabetização, deverá ser uma opção institucional, construída coletivamente e expressa no regimento e no projeto político pedagógico da escola.

Uma vez resultante de uma decisão pedagógica e igualmente política dos sistemas e instituições de ensino, a promoção automática implicará em urgentes processos de formação, apoio e coordenação do trabalho docente; revisão do regime de trabalho dos professores para efetivo acompanhamento de um mesmo agrupamento de alunos durante todo o ciclo; definição de competências e saberes que deverão ser desenvolvidas e apropriados até a conclusão do referido ciclo; planejamento das intervenções pedagógicas necessárias às situações de aprendizagem não correspondentes aos critérios definidos anteriormente, dentre outros.

Ao contrário de tudo isso, seria insistirmos em reprovações que, em tão tenra idade, geram sentimento de incapacidade para prosseguir nos estudos, acentuam a distorção idade-série e corroboram com a ilusão de que o quê confere autonomia, valor e respeito à categoria dos professores é o frágil e inoperante poder individual e solitário de aprovar ou reprovar os alunos sob nossa responsabilidade."

Josete Castelo Branco Sales

- Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e conselheira do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza joseteuece@yahoo.com.br




EM TERMOS

" A Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação, aprovou, em 14 de dezembro de 2010, a Resolução CNE/CEB nº 7, que fixou as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, considerando que a Lei nº 11.274/06 incluíra um ano no começo do Ensino Fundamental. O art. 27 convoca, “(...) os sistemas de ensino, as escolas e os professores, com o apoio das famílias e da comunidade” para envidar esforços que assegurem “(...) o progresso contínuo dos alunos no que se refere ao seu desenvolvimento pleno e à aquisição de aprendizagens”.

Os atores pedagógicos devem adotar, conforme o §1º do art. 27, providências, “(...) para que a operacionalização do princípio de continuidade não seja traduzida em ‘promoção automática’ de alunos, de um ano, série ou ciclo para o seguinte, e para que o combate à repetência não se transforme em descompromisso com o ensino e a aprendizagem”. No início do Ensino Fundamental, conforme o art. 30, devem ser assegurados: a alfabetização, o desenvolvimento das formas de expressão e a continuidade da aprendizagem. Considerando, “(...) a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro”.

A atenção que o legislador dedica aos três anos iniciais do Ensino Fundamental se expressa no §1º do art. 30, quando considerada, “(...) como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos”. Avalio como positiva e ousada a proposta de progresso contínuo dos estudantes, que, conforme o §1º do art. 27, é diferente de aprovação automática, pois enfatiza a complexidade do processo de alfabetização, embora a Resolução seja omissa quanto ao processo de matematização.

Tenho duas preocupações no que se refere a esse dispositivo. Considerando que a alfabetização e a matematização, igualmente importantes e fortemente relacionados, se referem à competência de articular as práticas sociais com as suas representações, é fundamental que os professores compreendam os fundamentos psicogenéticos respectivos e as implicações educacionais. Políticas públicas de formação docente, inicial e continuada, precisam ser desenvolvidas com essa finalidade específica.

As práticas escolares caracterizam-se pela fragmentação espaço-temporal, que dificulta a constituição da subjetividade. A avaliação, para a grande maioria dos estudantes e professores, é apenas o ponto de chegada e não um ponto de partida. A transformação pedagógica é indispensável para uma Educação comprometida com o progresso contínuo discente."

Paulo Meireles Barguil - Professor adjunto da UFC e Coordenador do Laboratório de Educação

Matemática (Ledum)
paulomb@fortalnet.com.br


NÃO

" A aprovação automática não se constitui numa medida capaz de melhorar a qualidade de ensino oferecido aos estudantes das escolas públicas, quando desarticulada de políticas educacionais mais amplas que repensem a prática pedagógica como um todo, o projeto pedagógico da escola e as condições institucionais para o seu desenvolvimento. Como uma ação isolada pode apenas servir para mascarar índices de evasão e repetência, sem que as mudanças quantitativas signifiquem aumento da qualidade da aprendizagem dos alunos, garantindo-lhes o acesso com sucesso aos conhecimentos historicamente produzidos como instrumento para o exercício da cidadania.

Outro ponto que contribui para o insucesso de medidas como essa é a forma como são introduzidas, ou seja, são decisões tomadas fora da escola, “de cima para baixo”, sem ouvir o corpo docente e sem considerar a experiência construída pelos professores. Dessa forma, o professor passa a ser mero executor de decisões das quais não participa. Cabe ainda destacar, que essas medidas, são implantadas sem a devida preparação daqueles que irão executá-las. Então o professor, que não foi ouvido, que não participou da definição de novas ações pedagógicas, é chamado a executá-las, sem uma preparação adequada e sem o acompanhamento pedagógico necessário.

A aprovação automática, que não é se confunde com progressão continuada, pode significar ausência de instrumentos de avaliação para acompanhamento da aprendizagem, uma vez que o aluno está automaticamente aprovado. O processo de ensino e aprendizagem demanda mecanismos de acompanhamento que informem sobre seu desempenho, indicando aspectos que estão ocorrendo satisfatoriamente e dificuldades que a serem superadas, erros para corrigir, metodologias a serem revistas.

Refiro-me a avaliação que se difere, como diria Luckesi, da pedagogia do exame que tem por objetivo a atribuição de notas, a classificação e a reprovação. Refiro-me, ainda de acordo o mesmo autor, a uma avaliação diagnóstica, processual, um “ato de subsidiar a construção de resultados satisfatórios”.

Nesta perspectiva, avaliação constitui-se no acompanhamento da aprendizagem, com vistas à superação de problemas e à construção de resultados positivos. Para tanto são necessários instrumentos que forneçam as evidencias da aprendizagem ou de possíveis dificuldades, que, uma vez detectados, torna possível a mobilização das ações necessárias à sua superação. A aprovação automática pode significar o descompromisso com o acompanhamento da aprendizagem do aluno configurando-se num prejuízo para sua formação."

Carmensita Braga Passos - Professora da Faculdade de Educação da UFC e Coordenadora da Formação

Pedagógica das Licenciaturas/UFC
carmensitapassos@yahoo.com.br

 
FONTE:  O POVO Online/OPOVO/Opinião
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/03/31/noticiaopiniaojornal,2119724/voce-e-a-favor-da-aprovacao-automatica-do-aluno-nos-tres-primeiros-anos-do-ensino-fundamental-como-propoe-o-mec.shtml
 

" BRASIL SE DESPEDE DE JOSÉ ALENCAR "

Foto: Fellipe Bryan, iG Brasília
" Viúva de José Alencar, Dona Mariza, se despede do marido "









" Lula chorou ao ver caixão de seu ex-vice; Dilma, autoridades e convidados da família velaram o corpo do empresário em Brasília "


FOTOS: AGÊNCIA ESTADO - AE
" O Brasil começou a se despedir nesta quarta-feira do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele morreu às 14h41 de terça-feira, em São Paulo, após uma série de batalhas contra um câncer identificado na década de 90. O avião pousou na manhã de hoje em Brasília com o corpo de Alencar, que foi recebido no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado, como ocorreu com o presidente eleito Tancredo Neves em 1985.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, Dilma Rousseff, chegaram por volta das 21h20 em Brasília para velar o corpo do ex-vice em cerimônia com caixão aberto que durante o dia foi acompanhada por autoridades e convidados da família. Emocionado, Lula chorou ao ver seu ex-vice-presidente no caixão.

Até as 22h20, mais de 8.100 pessoas haviam passado pelo Planalto para o velório do ex-vice. O Salão Nobre do palácio recebeu cerca de 150 coroas de flores em homenagem ao ex-vice-presidente ao longo do dia.

Pela manhã, o cortejo fúnebre seguiu pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de Alencar foi levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelo Batalhão da Guarda Presidencial junto com os fuzileiros navais, o caixão subiu a rampa do prédio, repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003. Eleito em novembro de 2002 na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar ocupou a Presidência da República em exercício em diversas ocasiões. A soma dos períodos resulta em 436 dias - ou seja, ele esteve no comando do País por mais de um ano. É por esse motivo que foi decretado luto oficial por sete dias.


No Planalto, além do presidente em exercício, Michel Temer, todos os ministros estiveram presentes, com exceção do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Estiveram presentes, ainda, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os presidentes do Congresso, José Sarney (Senado) e Marco Maia (Câmara), e ministros do governo Lula, como Múcio Monteiro e Celso Amorim.

FOTO: AGÊNCIA ESTADO - AE
" Emocionado, Lula beija testa de ex-vice durante a cerimônia "

O helicóptero que levou ao Palácio o ex-presidente Lula e sua sucessora, Dilma Rousseff, chegou ao local por volta das 21h20. Bastante emocionado, com um lenço branco nas mãos, o ex-presidente não conteve as lágrimas ao cumprimentar amigos e familiares e beijou Alencar na testa ao vê-lo no caixão. Estava acompanhado da ex-primeira dama, Marisa Letícia, também emocionada, o filho de Alencar, Josué, e a viúva, Mariza Gomes da Silva.

Dilma se aproximou do corpo do ex-vice logo depois. Por volta das 21h30 teve início a cerimônia religiosa, celebrada pelo secretário-geral da CNBB dom Dimas Barbosa e o núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. A cerimônia com Lula e Dilma terminou às 22h10. Os dois anteciparam o regresso de Coimbra (Portugal), onde Lula recebeu o título de “doutor honoris causa” da universidade.


Foto: Agência Estado
" Populares formam fila na rampa do Palácio para velar o corpo de Alencar "


Em sua fala, dom Dimas se lembrou de uma famosa declaração de Alencar: "Estou entregue a quem sempre estive: às mãos de Deus". Ao final da celebração, Lula, Dilma e a ex-primeira dama permaneceram ao lado da viúva e de Josué, próximos ao caixão, enquanto eram tocadas músicas da Renovação Carismática da Igreja Católica.

Para a celebração, ministros e o vice-presidente Michel Temer retornaram ao salão onde era velado o corpo do empresário.

O velório no Palácio do Planalto foi organizado para se encerrar às 23 horas. O corpo de Alencar só deve deixar Brasília por volta das 7 horas de quinta-feira, com destino a Minas Gerais. Lá, o corpo do ex-vice será cremado, em cerimônia agendada para as 14 horas. Segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), a presidente Dima Rousseff seguirá pela manhã até Minas para acompanhar o velório, mas deve voltar antes da cremação. Lula acompanhará a presidenta na viagem.

Choro e emoção

O ex-presidente Lula disse, ao chegar hoje à Universidade de Coimbra (Portugal) para receber um título de Doutor Honoris Causa, que o Alencar ficaria "muito feliz" por ele se estivesse vivo. Lula disse sentir "um misto de alegria e tristeza", pelo reconhecimento da Universidade de Coimbra e pela morte de Alencar.

Ontem, Lula e Dilma falaram sobre a morte de Alencar. Ambos estavam muito emocionados. O ex-presidente chorou. "Nós tínhamos um relação de irmãos, de pai e filho", disse Lula. "Não sabíamos que o nosso querido José Alencar já tinha morrido. Nós estamos em um momento de muito sentimento”, afirmou Dilma.

Temer disse ter conversado pelo telefone com o filho mais velho de Alencar, Josué Gomes da Silva, que estava bastante emocionado. "Embora enfrentando uma tragédia, uma quase tragédia, soube manter uma harmonia interna e revelar uma tranquilidade excepcional perante todos brasileiros", afirmou Temer."


*Com Nara Alves, iG São Paulo, Adriano Ceolin, Danilo Fariello e Fred Raposo, iG Brasília

FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS IG
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/brasil+se+despede+hoje+de+jose+alencar/n1300012884062.html

quarta-feira, 30 de março de 2011

RAIO X RONDA


" Rendição "


" Depois de uma política de segurança, dispendiosa e ineficaz, sustentada por uma máquina de propaganda, o governo rendeu-se e anuncia a expansão e o fortalecimento do RAIO.

Isso após um enorme custo financeiro e humano que inclui sofrimento e mortes. A sociedade pagou essa conta em decorrência da prepotência e mesquinharia do governo.

O RAIO é admirado pela comunidade, mais barato e eficaz que o Ronda. Como foi iniciativa do meu governo era preciso esquece-lo e desmerece-lo. Como tudo que tivesse minha autoria, fosse bom ou não. "
 
 
FONTE: BLOG DO LÚCIO ALCÂNTARA
http://lucioalc.blogspot.com/

STF: LUTO OFICIAL ADIA JULGAMENTO DA ADI DO PISO DOS PROFESSORES






" O Supremo Tribunal Federal suspendeu a sessão plenária desta quarta-feira, 30, em que seria julgado o mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167), em razão do luto oficial pela morte do ex-vice-presidente da República José Alencar. "


FONTE: SITE DA CONFEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6571&Itemid=52

AUMENTA OS CASOS DE VIOLÊNCIA EM ESCOLAS DE FORTALEZA

" EM 2010,  300 casos de violências em escolas de Fortaleza "

FOTO: RODRIGO CARVALHO  - DIÁRIO DO NORDESTE
" José Walter: o Colégio Polivalente Modelo tem apenas um vigilante por turno e que cuida do patrimônio "

 

" Manter os portões bem trancados é preocupação constante das escolas públicas na Capital cearense "


" Um dia após o assassinato de um jovem de 19 anos, no estacionamento do Colégio Polivalente Modelo de Fortaleza, no Conjunto José Walter, o clima ainda era de tensão. Professores, estudantes, vigilantes e pais de alunos só queriam esquecer os momentos de tensão que viveram.

O episódio, apesar de não envolver um aluno daquela unidade, deixa claro a falta de segurança que professores e alunos vivem diariamente e levanta grande debate acerca da problemática. O fato não é isolado. Dados do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação do Ceará (Apeoc) apontam que no ano passado, pelo menos 300 ocorrências foram registradas de violência em escolas da rede estadual e municipal.

No caso do assassinato ocorrido na última segunda-feira, o jovem, numa tentativa desesperada de escapar de seus supostos inimigos, pulou o muro da escola, mas não teve sorte e foi morto ali mesmo, sob os olhos dezenas de estudantes que deveriam estar concentrados, exclusivamente, nos estudos.

Para a coordenadora do Colégio, Patrícia Cordeiro, o grande problema é que o Governo do Estado disponibiliza apenas um vigilante para cada turno, para dar conta de um universo de aproximadamente 1.200 estudantes. Ela destaca ainda que a função deles é cuidar do patrimônio da escola e não da segurança de professores e alunos. "Eles controlam o portão porque querem, mas não é tarefa deles", explica a coordenadora.

O vigilante João Constantino França, que estava trabalhando no momento do crime, admite que não se sente seguro. "É ruim, porque a gente é só. Teve um tempo que eram dois por turno, mas hoje é só um".

O entorno das unidades é outra grande preocupação. Principalmente no horário de chegada e saída dos alunos, momento oportuno para assaltantes entrarem em ação.

"O problema das escolas são as adjacências, a partir do momento em que o estudante sai do portão", explica Patrícia Cordeiro. Porém, ela diz que a parada de ônibus é o pior lugar.


E é justamente esse o apelo que faz o estudante do 1º ano Arley da Silva Santos, 15. Ele conta que o período da noite é o mais perigoso. "É escuro, esquisito. Muitos alunos tem medo de serem assaltados na parada de ônibus. É o terror de todo mundo. Se a gente chegar na parada sozinho meio-dia, 18h ou às 22h será assaltado com certeza". Uma possível solução que aponta seria colocar policiamento no horário de início e término das aulas e nos arredores da escola. "Nesse horário tem muita gente que chega e faz a festa", relata o estudante.

AEROLÂNDIA

Professores e alunos temem assaltos

Os problemas no Conjunto Prefeito José Walter são registrados em outras escolas públicas em Fortaleza. Professores, alunos e pais de estudantes estão temeroso com a violência e a falta de segurança nas unidades escolares.

Outro exemplo de problemas é a Escola Maria da Conceição Porfírio Teles, no bairro Aerolândia, que vive preocupante: medo e insegurança constante por parte de funcionários, alunos e educadores.

De acordo com a coordenadora pedagógica Maria Francisca Carneiro de Sousa, conhecida por Tininha, a preocupação maior da direção é com os portões. "Temos o máximo de cuidado para manter os portões bem fechados".

Ela afirma que a sorte é que, como é uma escola pequena, com cerca de 450 alunos, a direção e os vigias já conhecem praticamente todos os alunos.

"Quando chega alguém diferente, sem farda, a gente já barra". Mas Francisca Carneiro conta que é o turno da noite o mais crítico. "O bairro tem muitos problemas de gangues e o entorno é muito perigoso, mas dentro da escola nunca aconteceu nada", destaca.


Medo

A estudante Germana Xavier, 14 anos, diz ter medo da área do entorno da escola, especialmente na parada de ônibus que fica próxima a unidade. "Na escola não me preocupo muito, porque estamos protegidos, mas fora não, principalmente na parada, ela é muito lotada e sempre tem assaltos, por isso espero o ônibus antes, no supermercado".

Já a estudante Liandra da Silva, 12, afirma que "nem tanto". Ela conta que no bairro acontecem muitos tiroteios e no caminho para a escola frequentemente tem assaltos."



LUANA LIMA
REPÓRTER


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=955531

EM PORTUGAL: LULA E DILMA CHORAM A MORTE DE JOSÉ ALENCAR

FOTO:  BETO BARATA -AE



" É fácil falar das pessoas depois que morrem, porque todo mundo fica bom depois que morre. Mas o Zé Alencar era bom em vida".

LULA DA SILVA  -  EX-PRESIDENTE

POESIA CEARENSE: SÉRGIO SEVERO



Zé de Alencar (“E agora, José!?”)



Sergio Severo


Eu vi o Homem de Ferro...



de pé, e na Vertical,

sua sólida figura,

desdizia a amargura

que o levara ao Hospital.



...e trazia, o “Zé Mineiro”,

no seu rosto, se estampando,

largo sorriso, indicando,

quem da Vida, é Bom Parceiro.



Eu vi o Homem de Ferro..


recostado, em diagonal,

quando na maca, levado,

pelo branco e iluminado

corredor do Hospital.



No rosto, o mesmo sorriso,

lá estava desenhado
(mas, num tom mais desmaiado,

de sofrimento incontido).



Eu vi o Homem de Ferro...




Prostrado, na Horizontal,

cansado da luta inglória,

“ponhando” um pé na História,

mas, sem transpor “O Portal”.





E sorria o “Zé Mineiro”

(lembrando um belo horizonte?),

quando a Barca de Caronte,

partiu sem seu Passageiro.


Eu vi o Homem de Ferro...



SÉRGIO SEVERO


SÉRGIO SEVERO

terça-feira, 29 de março de 2011

NOTA DE PESAR



NOTA DE PESAR



NOTA DE PESAR



O GRUPO CHOCALHO lamenta profundamente a partida do grande brasileiro JOSÉ ALENCAR.

Exemplo de luta, determinAÇÃO, FÉ, Esperança e Dignidade.

Seu legado de amor à vida, de paixão pelo trabalho e pelo Brasil

ainda ecoará durante muitas gerações, feito um CHOCALHO INCANSÁVEL,

BADALANDO EM NOME DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA.

PÃO, PAZ E POESIA !

À DEUS, JOSÉ ALENCAR...


AURIBERTO VIDAL CAVALCANTE
COORDENADOR DO GRUPO CHOCALHO

" JÁ COMBINARAM COM DEUS ? "

" Já combinaram com Deus? "
FOTO: AGÊNCIA ESTADO
O ex-vice-presidente José Alencar

" José Alencar estava desenganado pelos médicos, praticamente sem chances de resistir à doença, há cerca de dois anos. Nessa fase, em uma madrugada, o filho dele, Josué Gomes da Silva, que toca a Coteminas, recebeu uma ligação dos médicos do ex-vice-presidente para que ele se preparasse para o pior.

Josué estava em uma viagem de trabalho nos Estados Unidos, telefonou para a mãe, dona Mariza, para começar a preparar a família.

Muito religiosa, dona Mariza perguntou ao filho quem estava dizendo isso. Josué respondeu que foram os médicos, e ela questionou:

“Mas combinaram com Deus?”.

Surpreendentemente depois de várias tentativas de tratamento, os médicos que trataram José Alencar, entre eles Roberto Kalil e Paulo Roth, decidiram fazer uma última experiência: eles reuniram, numa mesa no Hospital Sírio-Libanês, e resolveram fazer um coquetel que combinasse todos os remédios ao mesmo tempo, um tratamento inédito em um paciente na gravidade dele.

Deu certo. Milagre ou não, o câncer começou a regredir.

Segundo dona Mariza, ainda não tinha chegado a hora.

Desde o início do governo Lula, José Alencar foi sempre um entusiasta do governo. Empresário, com a vida bem sucedida em todos os setores pelos quais passou, se tornou de fato um grande amigo de Lula.

Os dois, ao menos uma vez por semana, ou até mais, se reuniam em torno de uma mesa para conversar sobre a vida, em encontros regados a uma cachacinha produzida pelo próprio Alencar.

As conversas eram agradáveis e sempre desesperadoras. Dessas conversas saíram muitas decisões de governo.

Alencar foi mais do que um vice fiel e leal a Lula. Ele foi um conselheiro durante os dois mandatos de governo.

Ele vai fazer falta. "

FONTE:  PORTAL IG
http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/03/29/ja-combinaram-com-deus/

" JOSÉ ALENCAR ERA CIDADÃO DE FORTALEZA "

A última homenagem a José Alencar em Fortaleza
FOTO: ANDRÉ LIMA
" Eis a foto da solenidade em que o ex-vice-presidente José Alencar, que morreu nesta tarde de terça-feira, em São Paulo, vítima de câncer e falência multipla de órgãos, recebia, no dia 30 de novembro de 2009, na Câmara Municipal, seu título de cidadão de Fortaleza.

A proposta foi do vereador Gelson Ferraz, do mesmo partido de Alencar, o PRB.

No ato, o então presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), tendo ao lado o governador Cid Gomes (PSB). Gelson Ferraz lamentou a morte de Alencar, a quem considerava um guerreiro e exemplo de político, segundo sua assessoria."



" José Alencar agradece cidadania em clima de emoção...
...José Alencar está na Câmara Municipal sob olhares de uma plateia suprapartidária "


" JOSÉ ALENCAR ERA CIDADÃO DE FORTALEZA "


" José Alencar, que morreu nesta tarde de terça-feira, em São Paulo, vítima de câncer e falência múltiplas de órgãos, era cidadão de Fortaleza. Ele aqui esteve no dia 30 de novembro de 2009 na Câmara Municipal e recebeu o título.

No mesmo dia, abriu encontro da Frente Nacional dos Prefeitos e o 15º Encontro Nacional de Empreendedorismo na Juventude e o 2º Congresso Iberoamericano de Jovens Empresários.

Por aqui, deixou a imagem de homem simples, alegre e um bom exemplo para as nova gerações."


FONTE:  BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

" MORRE AOS 79 ANOS O EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR "


" Empresário que lutava contra o câncer desde a década de 90 viu seu estado de saúde se agravar no início desta semana "

iG São Paulo
29/03/201








" Morreu hoje em São Paulo, aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar. Mineiro de Muriaé, o empresário do setor têxtil que entrou para a política e transformou-se em vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava internado desde o início da tarde de ontem no Hospital Sírio-Libanês, pouco mais de dez dias depois de receber alta.

Alencar lutava contra o câncer desde a década de 90. Seu quadro agravou-se nesta semana, quando os médicos detectaram uma nova perfuração intestinal. O estado de saúde do ex-vice era grave ao ponto de impedir que fosse realizada uma nova cirurgia para tentar reverter o problema. Em novembro de 2010 e em julho de 2009, Alencar passou por três cirurgias para tratar o mesmo problema.

Ao longo dos anos, Alencar passou por 17 cirurgias. A primeira delas foi em 1997, quando se submeteu a um procedimento no rim e no estômago. Em 2002, passou por outra operação, na próstata. Desde 2006, foram vários procedimentos, todos eles para tratar o câncer no abdome. Uma das mais complicadas operações foi realizada no dia 25 de janeiro de 2009, quando o vice-presidente ficou por 17 horas em uma sala de cirurgia para a retirada de tumores do local.


Foto: AE

" Lula, então presidente de honra do PT, José Dirceu, então presidente do PT, e o senador José Alencar em 2001 "


Desde o início deste ano, ele teve de retornar em diversas ocasiões ao Sírio-Libanês. Passou por sessões de quimioterapia, tratou um quadro de hipertensão, teve um edema agudo do pulmão e precisou substituir um cateter no rim esquerdo.

Alencar nasceu em uma família humilde e montou um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, a Coteminas. Nascido em 17 de outubro de 1931, ele havia comemorado seu aniversário apenas uma semana antes de ser internado.

Alencar, que era um dos 15 filhos de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, começou a dar expediente aos sete anos na loja de seu pai. Aos 18 anos, montou seu primeiro negócio com dinheiro emprestado de seu irmão mais velho. Liderou mais de uma empresa até criar a Coteminas, que nasceu de uma sociedade com o deputado Luiz de Paula Ferreira iniciada no fim da década de 60.

A atividade industrial o levou à política.

Antes de entrar em sua primeira disputa eleitoral, Alencar foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Sua primeira experiência nas urnas foi frustrada. Ele disputou e perdeu a eleição para o governo de Minas Gerais em 1994. Quatro anos depois foi eleito senador com mais de 3 milhões de votos pelo PL (hoje PR).

A escolha de Alencar para ocupar a vice de Lula em 2002 foi a fórmula encontrada para vencer a resistência de setores do empresariado brasileiro ao então candidato à Presidência e ex-líder sindical. Diante do envolvimento de seu partido com o escândalo do mensalão, Alencar optou por deixar o PL em setembro de 2005 e anunciou sua entrada no nanico PRB.

A luta de Alencar contra o câncer chegou a ser colocada na mesa na época em que Lula montava sua chapa à reeleição, em 2006. Nos bastidores, vários petistas se diziam preocupados com o estado de saúde do vice e diziam temer um abalo na campanha presidencial. Partiu de Lula a decisão de manter o empresário como número dois na chapa. Alencar fez campanha, permaneceu no governo e até chegou a cogitar uma candidatura ao Senado por Minas na eleição deste ano.

No período em que esteve no governo, Alencar chegou a acumular temporariamente o Ministério da Defesa, em 2004. Somadas todas as ocasiões em que substituiu Lula em casos de viagem ou outros impedimentos, o vice passou mais de um ano no exercício da Presidência da República. Mas uma das marcas de sua atuação foi o fato de ter se transformado em um crítico bem-humorado da política de juros. As sucessivas queixas sobre o impacto das altas taxas no setor produtivo viraram uma espécie de brincadeira do vice com a imprensa e com colegas no Palácio do Planalto."


FONTE:  PORTAL IG
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/morre+aos+79+anos+o+exvicepresidente+jose+alencar/n1300011163542.html

segunda-feira, 28 de março de 2011

PISO DOS PROFESSORES: A VITÓRIA ESTÁ PRÓXIMA !!!!




"A hora é agora. Pela constitucionalidade integral da lei 11.738 28 Março 2011 "



" Na próxima quarta-feira, dia 30 de março, o Supremo Tribunal Federal julgará o mérito da ADI 4.167. Como é do conhecimento geral, trata-se de Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI, com pedido de liminar, em face dos §§ 1º e 4º, do artigo 2º; do artigo 3º, caput, incisos II e III; e do artigo 8º da Lei nº 11.738/2008 que “regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica”. A referida ADI foi ajuizada em 29/10/2008, pelos Governadores do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É importante lembrar que o Plenário do STF no final do ano de 2008 deferiu parcialmente o pedido dos Governadores, em sede de cautelar, para fixar interpretação conforme o artigo 2º, da Lei nº 11.738/2008, no sentido de que, até o julgamento final da ação, a referência do piso salarial é a remuneração e não, tão somente, o vencimento básico inicial da carreira; foi suspensa a aplicação do § 4º do artigo 2º, que dispõe que pelo menos 1/3 da jornada de trabalho seja para horas atividades; e deu interpretação conforme o artigo 3º para estabelecer que o cálculo das obrigações relativas ao piso salarial dar-se-ia a partir de 01 de janeiro de 2009. Como visto, o STF reduziu sobremaneira a aplicabilidade da Lei do piso do magistério da educação básica.

O início da sessão está marcado para as 14 horas. No site do STF, a ADI 4167 consta como a primeira ação a ser julgada. Você poderá acompanhar a sessão pela TV JUSTIÇA. Por DTH para todo o Brasil Sky: canal 117.

A Confederação organizará uma mobilização em frente ao STF, devendo, ainda, dois terços do plenário da Corte ser ocupados por dirigentes dos Sindicatos Filiados para acompanhar o julgamento e exigir a constitucionalidade integral da Lei 11.738. O Sindicato-APEOC esteve e estará representado por seu presidente, Anizio Melo, no julgamento.

Esse é um momento histórico na luta pelo piso do magistério. Você não pode ficar de fora. Envie sua manifestação para os ministros do STF para que a Lei seja julgada integralmente constitucional, ou seja, pelo conceito de piso enquanto vencimento inicial de carreira, pela aplicação de pelo menos 1/3 (um terço) da jornada de trabalho para horas atividades (planejamento, formação, por exemplo).

Fato positivo é que a advocacia Geral da União - AGU se manifestou pela Constitucionalidade dos dispositivos questionados, e a Procuradoria Geral da República, além de se posicionar pela improcedência da ADI, manifestou-se pelo não conhecimento da referida ação. É dizer, tanto a AGU quanto a PGR defendem a constitucionalidade integral da Lei, ou seja, a aplicação da Lei 11.738 na sua forma original.


Envie já sua manifestação ao STF

Pedimos que envie para todos os seus contados, listas de discussões e redes de relacionamentos da internet.
Pela Valorização da Carreira do Magistério: piso é Lei, tem que cumprir!"




FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC

" INCÊNDIO ATINGE CAMPUS DA UFRJ "

Foto: Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro



" Incêndio atinge campus da UFRJ na Praia Vermelha, zona sul do Rio "


" Um incêndio atinge na tarde desta segunda-feira (28) a capela do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Praia Vermelha, zona sul do Rio de Janeiro. Bombeiros dos quartéis do Humaitá, Catete e Gávea tentam controlar as chamas no local. Seis viaturas da corporação dão suporte aos trabalhos. Ainda não há informações se há feridos e nem sobre as causas do incêndio. A área está isolada."


FONTE:  PORTAL IG
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/incendio+atinge+campus+da+ufrj/n1300008802951.html

QUEM QUER COMPRAR UMA EMISSORA DE RÁDIO OU TELEVISÃO ?????






" Nos jornais: Laranjas compram rádios e TVs do governo federal "



Folha de S. Paulo

" Laranjas compram rádios e TVs do governo federal "

" Empresas abertas em nome de laranjas são usadas frequentemente para comprar concessões de rádio e TV nas licitações públicas realizadas pelo governo federal, aponta levantamento inédito feito pela Folha. Por trás dessas empresas, há especuladores, igrejas e políticos, que, por diferentes razões, ocultaram sua participação nos negócios.

Durante três meses, a reportagem analisou os casos de 91 empresas que estão entre as que obtiveram o maior número de concessões, entre 1997 e 2010. Dessas, 44 não funcionam nos endereços informados ao Ministério das Comunicações. Entre seus "proprietários", constam, por exemplo, funcionários públicos, donas de casa, cabeleireira, enfermeiro, entre outros trabalhadores com renda incompatível com os valores pelos quais foram fechados os negócios.

Donos, respectivamente, das Rádio 630 Ltda. e Rádio 541 Ltda., João Carlos Marcolino, de São Paulo, e Domázio Pires de Andrade, de Osasco, disseram ter autorizado a Igreja Deus é Amor a registrar empresas em seus nomes para ajudar a disseminar o Evangelho.

Políticos também podem estar por trás de empresas. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, é apontado pelo sócio no papel da Paraviana Comunicações como o real dono da empresa, que comprou duas rádios FM e uma TV em licitação pública. Em e-mail enviado à Folha, João Francisco Moura disse que emprestou o nome a pedido do amigo Geraldo Magela Rocha, ex-assessor e hoje desafeto de Jucá.

Ministério diz não ter como saber se donos são laranjas

O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins de Albuquerque Neto, diz não ter meios de identificar se os nomes que aparecem nos contratos sociais das empresas são laranjas ou proprietários de fato, e que essa é tarefa para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal.

"Só dei o meu nome para a igreja arrumar emissoras", diz evangélico

O evangélico Domázio Pires de Andrade, 74, vive da pensão de um salário mínimo numa casa humilde em terreno público invadido. No papel, é sócio da empresa Rádio 541 Ltda., com Antonio Ribeiro de Souza, ex-vice-presidente da Igreja Deus é Amor. A empresa comprou quatro rádios em Minas, por R$ 200 mil. Após trabalhar por 24 anos na igreja, Domázio foi demitido e aderiu à Clamor dos Fiéis. A direção da Deus é Amor não quis falar sobre o registro de empresas em nome de fiéis. "


FONTE:  CONGRESSO EM FOCO
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=36517

MENSAGEM DA CNBB POR OCASIÃO DA BEATIFICAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II

IMAGEM: SITE DA CNBB


 
“Deus nos chamou à santidade” (1 Ts 4,7)


" A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se aos católicos e a todas as pessoas de boa vontade para manifestar sua alegria e gratidão a Deus pela beatificação do Servo de Deus, João Paulo II, no próximo dia primeiro de maio. O Papa João Paulo II amava muito o Brasil e visitou nosso País por três vezes. Entre nós, ele foi carinhosamente acolhido e aclamado como “João de Deus”.

A beatificação nos incentiva a aprofundar nossa vocação universal à santidade. Na sua primeira mensagem, ele convidou a todos: “abri as portas a Cristo Jesus!” Sua vida foi um testemunho eloquente de santidade, pela grande fé, amor à Eucaristia, devoção filial a Maria e pela prática do perdão incondicional. A Palavra de Deus foi por ele intensamente vivida e anunciada aos mais diferentes povos. A espiritualidade da cruz o acompanhou na experiência da orfandade e da pobreza, nas atrocidades da guerra e do regime comunista, mas principalmente no atentado sofrido na Praça de São Pedro. De maneira serena e edificante, suportou as incompreensões e oposições, as limitações da idade avançada e da doença.

O mundo inteiro foi edificado pelo seu empenho em favor da vida, da família e da paz, dos direitos humanos, da ecologia, do ecumenismo e do diálogo com as religiões. Revelou-se um grande líder mundial, um verdadeiro “pai” da família humana. Pediu várias vezes perdão pelas falhas históricas dos filhos da Igreja. Ele mesmo foi ao encontro do seu agressor, na prisão, oferecendo-lhe o perdão. Pela encíclica Dives in Misericordia e na instituição do “Domingo da Divina Misericórdia”, manifestou seu compromisso com a reconciliação da humanidade.

Foi um papa missionário. Numerosas viagens apostólicas marcaram seu pontificado e incentivaram, na Igreja, o ardor missionário e o diálogo com as culturas. No Grande Jubileu conclamou e encorajou a Igreja a entrar no terceiro milênio cristão, “lançando as redes em águas mais profundas”. Afirmou e promoveu a dignidade da mulher; ampliou o ensino Social da Igreja e confirmou que a promoção humana é parte integrante da evangelização. Valorizou os meios de comunicação social a serviço do Evangelho. A todos cativou pelo seu afeto e sensibilidade humana; crianças, jovens, pobres, doentes, encarcerados e trabalhadores foram seus preferidos.

O Papa João Paulo II estimulou, especialmente, as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Aos sacerdotes dirigiu, todos os anos, na Quinta-Feira Santa, sua Mensagem pessoal. Leigos e consagrados foram valorizados e encorajados nos Sínodos a eles dedicados, para promover sua dignidade, vocação e missão na Igreja.

Convidamos, portanto, todo o povo a louvar e agradecer a Deus pela beatificação do Papa João Paulo II. “O Brasil precisa de santos”, proclamou ele na beatificação de Madre Paulina. Sensibilizados por essas palavras, confiamos à sua intercessão a santificação da Igreja e a paz no mundo. Fazemos votos de que seu testemunho e seus ensinamentos continuem a animar a grande família dos povos na construção de uma convivência justa, solidária e fraterna, sinal do Reino de Deus, entre nós."


Brasília, na Solenidade da Anunciação do Senhor,


25 de março de 2011


Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

 
 
FONTE: SITE DA CNBB
http://www.cnbb.org.br/site/notas-e-declaracoes/6117-cnbb-divulga-mensagem-pela-beatificacao-de-joao-paulo-ii

domingo, 27 de março de 2011

A INFLAÇÃO VOLTA A ASSUSTAR NO BRASIL



" Donas de casa trocam produtos e mudam de marcas para não sancionar carestia "


" Segundo analistas, a corrida por formação de estoques pode ter efeito contrário e estimular altas maiores das mercadorias. Momento exige cautela "

Victor Martins

Larissa Garcia - especial para o Correio

" Muita gente imaginava que as remarcadoras de preços tinham desaparecido. Mas elas estão nos supermercados

A nova geração não tem recordações da monstruosa inflação que assolava a economia do país nos anos 1980 e 1990. Naquela época, o descontrole dos preços levava a uma corrida por produtos que, no dia seguinte, valeriam ouro. Ainda que o país esteja longe de ser engolido pela velha inimiga, a comerciante Maria Zélia da Silva, 61 anos, já mudou os hábitos de consumo. “Se está muito caro, eu não compro. Isso vale para a carne, para o feijão, para o leite. Temos de nos rebelar, trocar produtos, mudar de marcas”, aconselha. Sempre que tem oportunidade e encontra o que está procurando em oferta, Zélia arremata em grande quantidade e estoca. “Pode não ser a melhor opção. Mas é uma forma de se prevenir da disparada dos preços”, acrescenta.

Apesar da sabedoria das donas de casa na administração do orçamento doméstico, os especialistas dizem que estocar produtos, principalmente alimentos, é um exagero. Haroldo Mota, professor de finanças da Fundação Dom Cabral, lembra que o Brasil de hoje é completamente diferente do de 25 anos atrás. Ele reconhece que há, atualmente, um movimento de alta de preços, mas que começa a ser contido por ações do Banco Central, como a alta da taxa básica de juros (Selic) e medidas prudenciais para conter o crédito.

“Depois da estabilização da moeda, o avanço da inflação que observamos hoje não justifica a antecipação de consumo”, afirma Mota. “Sendo assim, fazer estoques é desnecessário e pouco eficiente. Por duas razões. A principal é de ordem macroeconômica. Quando se antecipa o consumo, a demanda aumenta, os preços se aceleram e todos perdem”, diz. “A segunda é que a eventual economia de antecipação e de formação de estoque pode ser enganosa, pois, comprando mais, pode-se acabar consumindo mais”.

Bolso apertado

Fábio Romão, analista da LCA Consultoria, explica que o mais saudável para o bolso, hoje, é não estocar ou antecipar consumo. No seu entender, os preços podem subir em determinado momento mas, dependendo do cenário, podem voltar a baixar. “O quadro atual é diferente do verificado nos anos 1980 e 1990”, garante. Mas ele admite que já é comum encontrar casas com despensas e freezeres. Também está se tornando rotina vizinhos se juntarem para ir aos atacadões e comprarem em grandes quantidades para obter descontos. São esses mesmos consumidores que, nos mercados, se digladiam quando para tirar proveito da promoções relâmpagos.

FOTO: BRENO FORTES - CB/D  A. PRESS
" Muita gente imaginava que as remarcadoras de preços tinham desaparecido.
Mas elas estão nos supermercados "


" Medidas estão sendo tomadas para frear a alta de preços. Os efeitos da elevação da Selic (que passou de 10,75% para 11,75% em 2011) são defasados. Demoram de seis a nove meses para mostrar os impactos sobre a atividade e os preços”, argumenta Romão. Ele destaca ainda que o Banco Central adotou medidas prudenciais que deixaram o crédito mais caro e os prazos de pagamento, mais curtos. Além disso, os bancos tiveram de recolher compulsoriamente, desde dezembro do ano passado, mais de R$ 90 bilhões aos cofres da autoridade monetária. “Tudo isso ajudará a conter o consumo e a reverter a onda de remarcações dos preços. É questão de tempo."


FONTE: CORREIO BRAZILIENSE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2011/03/27/internas_economia,244791/donas-de-casa-trocam-produtos-e-mudam-de-marcas-para-nao-sancionar-carestia.shtml

PAPA BENTO XVI PEDE SUSPENSÃO DO USO DE ARMAS NA LÍBIA



" Papa pede suspensão do uso de armas na crise da Líbia "


ESTADÃO 27/03/2011 



" O papa Bento 16 pediu neste domingo a "suspensão do uso de armas" na crise da Líbia, referindo-se à campanha militar de nações aliadas no país africano.

O líder católico acrescentou dirigir seu pedido aos "corpos internacionais" e àqueles "que têm a responsabilidade militar e política"."


FONTE:  CORREIO DO ESTADO  -   ESTADÃO
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/papa-pede-suspensao-do-uso-de-armas-na-crise-da-libia_104701/

" O MEU LICEU " - ENSAIO DE LÚCIO ALCÂNTARA

CAPA DO LIVRO " O LICEU DO MEU TEMPO VOL. 01 "
EDITADO PARA COMEMORAR OS 160 ANOS
DE FUNDAÇÃO DO NOSSO LICEU DO CEARÁ

" O LICEU DO MEU TEMPO VOL. 02 "
MARCOU O ANIVERSÁRIO
DE 162 ANOS

" O meu Liceu "

Ensaio publicado no livro O Liceu do Meu tempo - Vol. 2,

organizado pelo professor Auriberto Vidal Cavalcante.





" O Liceu não foi para mim a escola risonha e franca do poeta. Foi sim a oportunidade para conhecer de perto as assimetrias econômicas e culturais da nossa sociedade. Saído de um colégio pequeno, particular, o “Ginásio Farias Brito”, dirigido por amigos de família, os professores Ari de Sá Cavalcante e João César, estava protegido dos impactos que só o convívio com pessoas de diferentes camadas sociais revela. Decidido que iria cursar o científico lá – como se chamava o ciclo de três anos que encerrava o secundário – tive que me submeter à um exame de seleção para disputar uma das vagas remanescentes oferecidas à estudantes oriundos de outros estabelecimentos de ensino. Lembro com que apreensão galguei as escadarias da porta principal, defronte à Praça Fernandes Vieira, primeiro para me submeter às provas, e depois, aprovado, matricular-me e iniciar as aulas. Tudo era novo e diferente. Colegas, professores, disciplina, relacionamento com funcionários. Sentia-me desprotegido e com a sensação de que a partir daí tudo iria depender de mim, do meu esforço e desempenho. A segurança dos pais e a atmosfera familiar do antigo colégio, ficara para trás. O espaço público onde acabara de ingressar a todos nivelava, e foi essa constatação que inicialmente me assustou. Começava ali minha descoberta do mundo. Iniciava o aprendizado de suas belezas e misérias.

LICEU DO CEARÁ - ANTES DA AMPLIAÇÃO
FOTO DA DÉCADA DE 30

Indicaram-me o alfaiate especialista na confecção da farda de cáqui, túnica com botões negros com a efígie do colégio, calça, e uma boina azul. Nunca esqueci seu nome, Miririco, baixinho e hábil no mister de coser uniformes. Com ela frequentei os dois anos do turno da manhã, suando em bica no percurso feito a pé, do colégio até minha casa, sita à Avenida Bezerra de Menezes, vizinho ao quartel do CPOR, na companhia alegre de colegas, entre os quais ressalto a figura bondosa do José Tarcísio Sindeaux Gurgel, amizade querida, conservada até sua morte.

ALUNOS NO PÁTIO DO LICEU

Na sala de aula éramos alunos de várias procedências. Muitos, vindos do interior, hospedados em casas de parentes, na Casa do Estudante, ou em pensões precárias, enfrentando enormes dificuldades. Alguns, de Fortaleza, filhos de famílias modestas. Uns poucos, como eu, membros da classe média que buscavam o Liceu pela qualidade do ensino. A primeira dificuldade a superar era a da integração com os colegas, sem deixar-me isolar, por preconceito ou desconfiança. Nisso fui bem sucedido. Gozei da estima de todos e fiz ali amizades que ainda hoje perduram. Essa primeira lição aprendida me acompanhou pelo resto da vida, e foi a meu juízo fator decisivo para o êxito profissional e político que alcançaria mais tarde. E isso foi o mais importante. Não sei bem o que aprendi, mas lembro com quem aprendi. Em primeiro lugar com os outros alunos, com seu testemunho de vida, particularmente os colegas do turno da noite, para o qual me transferi no terceiro ano científico afim de ter mais tempo de me preparar para o vestibular de medicina. Estudante profissional, assim chamados os que como eu não precisavam trabalhar para manterem-se, convivia com muitos, que bêbados de sono assistiam as aulas, vindos diretamente de quartéis, escritórios, estabelecimento comerciais, e repartições públicas.

SINO QUE AINDA HOJE  " CONTROLA "
 O TEMPO  E  INDICA
O INÍCIO E O FIM DE CADA AULA.

Comovia-me o esforço deles, levando-me a refletir sobre a desigualdade de nossas condições materiais. Essa, a segunda lição que estava aprendendo sutilmente, sem precisar dos compêndios sobre as teorias sociais e a divisão de classes. As conversas animadas no intervalo das aulas, as discussões sobre os fatos do momento, e até altercações rápidas atiçadas pela política partidária, enchiam nossas horas livres. Não raro, a algazarra se estendia até a praça, terminando na leiteria situada na esquina da Rua Guilherme Rocha, onde nos servíamos de uma coalhada de cujo sabor até hoje me recordo.


PROF. BOANERGES SABÓIA ( COM  DONA EDITE, SUA ESPOSA ), COM MAIS DE 95 ANOS, DIRETOR DO LICEU MAIS ANTIGO,  AINDA VIVO.

Dos professores guardo imagens inesquecíveis bem como dos ensinamentos que armazenei, desafiado pela necessidade de superar deficiências pessoais e aprender que sem estudo não havia como vencer os obstáculos que teria pela frente. Quanto de português aprendi nas aulas caóticas, pela galhofa dos jovens, mas cheias de conteúdo, do professor Boanerges Luz? Ou nas lições do mestre Martins de Aguiar, às vésperas da aposentadoria, envergando terno branco com uma imagem de Nossa Senhora na lapela? Linguagem desabrida e disciplinadora, impunha respeito e metia medo à turma. O que ficou da língua francesa ensinada pelo professor Tupá com base no “Manuel de Français” de Henri de Lanteuil, e que se apresentou no primeiro dia de aula explicando a origem do seu nome? Não esqueço a fisionomia bondosa de Waldemar Barros, com óculos enormes, esforçando-se para nos ensinar o inglês, e que a irreverência dos alunos apelidava às escondidas de “how many”. Quanta eficiência e disciplina imprimiu ao seu magistério Rebouças Macambira, ao ponto de dar-me em um único ano, com base no “Manual de Espanhol”, de Idel Becker, o preparo para no futuro ler e entender a língua de Cervantes. Ou de como me ajudaram a vencer dificuldades com a matemática o método rigoroso e exigente do Professor Jaborandi e a figura amena do Manuel Cavalcante. Tudo a partir de um livro sisudo, de lombada roxa, conhecido como “Os Quatro Autores”. Tenho vivo na memória as figuras de Praciano e Sobreira a ensinarem desenho, carregando réguas, esquadros, e compassos enormes, que quase requeriam um auxiliar para transportá-los. E as lições de história de Fernando Maia, que ficaram na lembraça pelo vigor cênico com que narrava as batalhas da segunda guerra mundial. As fórmulas químicas do Rouquayrol, ensinadas com rigor e austeridade, eram uma espécie de transição entre antigos e novos modos docentes. Não há como deixar de falar em Ademar Batista, que parecia carregar o Liceu no peito tal seu amor pelo colégio. Bem assim, de Boanerges Sabóia, figura indissociável da escola que dirigiu por muitos anos. Não dá, no reduzido espaço de que disponho, para falar de todos. Mas de cada um guardo uma recordação feliz, e a gratidão por terem me ensinado à sua maneira a descobrir os caminhos do mundo.


ALUNOS DO LICEU EM DEFESA DA DEMOCRACIA



Ainda é preciso lembrar duas figuras que marcaram o Liceu do meu tempo, – o “seu Néon”, o bedel que zelava pela disciplina, cujo filho era nosso colega, e a Dona Maria, esposa do Pierre Lima, que ensinava Ciências e depois foi vereador em Fortaleza. Na secretaria do colégio ela nos atendia paciente, informando a todos as notas dos exames com uma atenção a ser imitada por todo servidor público.

Bons tempos aqueles em que ser aluno ou professor no Liceu, era motivo de destaque e orgulho, e dirigi-lo posto muito disputado. O ensino tinha bom nível, mas as vagas disponíveis eram muito limitadas e o acesso restrito. A escola pública expandiu-se e ficou mais democrática, mas o ensino deteriorou-se. A lição do Liceu que frequentei não é a do saudosismo imobilizador, mas a da alta valia da educação pública para os jovens e o País.

O possessivo do título se explica por ter sido esse o Liceu que vi, no meu tempo e nas minhas circunstancias, como cada um tê-lo-á vivido ao seu modo. Daí poder dizer-se, a partir de tantos pontos de vista distintos, Liceu, Liceus. Adoráveis recordações da juventude que passou, sem passar. "



FONTE: BLOG DO LÚCIO ALCÂNTARA
http://lucioalc.blogspot.com/2007/10/o-meu-liceu.html