SANTA CASA E PASSEIO PÚBLICOEM 1932
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA
" A construção foi iniciada em 1847 e concluída em 1857. Inicialmente, tinha um só andar e se chamava Hospital de Caridade. Em 1961 volta a ser inaugurada, agora com o nome de Santa Casa de Misericórdia. Já neste século ( 1915), passa do controle do Estado para o do Arcebispo de Fortaleza. O edifício é reformado em 1920 ( Projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo ), sendo-lhe agregado mais um andar, e fachadas com características neo-clássicas, as quais são mantidas até hoje.
HISTÓRIA DA SANTA CASA
No ano de 1839, quando grassava no Ceará uma das epidemias de malária, foi aventada a necessidade de construir uma Santa Casa em Fortaleza, mas o plano não foi adiante. Mais tarde a idéia renasce e a Santa Casa é iniciada, mas esteve sempre ameaçada de ceder lugar ao Liceu a ser fundado, ora a Biblioteca Pública, que não tinha ainda na sede.
A construção foi iniciada em 1847 e somente foi concluído em 1857. Inicialmente tinha uma só andar e se chamava Hospital de Caridade.
No ano de 1851 ocorreu uma grande epidemia de febre amarela. Sendo precário o estado sanitário de Fortaleza, embora ainda não estivesse concluída a construção, foram abertas duas enfermarias da Santa Casa aos doentes mais carentes, que logo ficaram lotadas. Ainda em janeiro de 1857, o Presidente Província, Paes Barreto, cede as salas e enfermarias para o Liceu, que permanece ali até 1861, quando só então ocorre a inauguração formal da Santa Casa.
A Santa Casa foi construída inicialmente com recursos públicos fornecidos à Província para resolver os problemas advindos da última epidemia de febre amarela. O funcionamento da Santa Casa não era prioritário, sendo o funcionamento da Biblioteca e do Liceu priorizados no momento, devido a uma pressão da intelectualidade e das famílias abastadas, que desejavam ver seus filhos estudando em Fortaleza e não mais se deslocando para outras regiões, principalmente Pernambuco e Bahia, como ocorria até então. A Santa Casa foi inaugurada a princípio com 80 leitos e tinha como mantenedora a Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza.
Ao iniciar-se o o século XX a Santa Casa de Fortaleza, apesar das dificuldades financeiras, prosseguiu empenhada na árdua luta, visando o melhoramento da trágica situação de saúde do povo cearense. Devido a grande calamidade pública que foi a seca de 1915 a Santa Casa passa do controle do Estado para o do Arcebispo de Fortaleza. passando a atender uma grande massa de retirantes sofrendo das mazelas da Grande Seca. O edifício é reformado em 1920 ( Projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo ), sendo-lhe agregado mais um andar, e fachadas com características neo-clássicas, as quais que são mantidas até hoje.
Dez anos depois da grande seca, a Santa Casa passou a se firmar como um hospital alta tecnologia ao ser o pioneiro no estado na introdução do serviço de radiologia ao inaugurar no dia 29 de junho de 1925 o primeiro aparelho de Raios X.
Em 1961, a Santa Casa de Fortaleza completou 100 anos e contava então com 300 leitos e tornando-se um hospital de grande porte. "
FONTE: http://www.ofipro.com.br/trabalhos/htmls/santacasa.htm
Contratante:
-------------------------------------------------------------------
falAÇÃO
NO PRÉDIO DA SANTA CASA
FUNCIONOU,
POR ALGUM TEMPO,
O MEU LICEU DO CEARÁ,
QUE DESDE A SUA FUNDAÇÃO
NÃO TINHA SEDE PRÓPRIA,
TRANSFERINDO-SE DEPOIS PARA OUTROS LOCAIS,
ATÉ SE FIXAR EM PRÉDIO
PRÓPRIO, NO SEU ENDEREÇO
ATUAL, NO JACARECANGA.
Sempre venho aqui, apesar de não comentar...Grande beijo e bom domingo...
ResponderExcluir