sexta-feira, 30 de abril de 2010

TRABALHADORES DO PECÉM JÁ SOFREM COM A POLUIÇÃO



" Gás Natural prejudica trabalhadores do Pecém..."


" Trabalhadores da Ceará Portos, administradora do Porto do Pecém, e de empresas que operam naquele terminal começaram um movimento para obter um adicional de periculosidade de 30%. Alegam que são obrigados a “inalar diariamente gases tóxicos liberados pelo processo de transbordo do Gás Natural liquefeito que é transformado em gás combustível e depois transportado para as tubulações”, como explica o fiscal Hernesto Cavalcante."


BLOG DO EGÍDIO SERPA

----------------------------------------------------------------------------

É SÓ O COMEÇO... IMAGINE QUANDO A REFINARIA, A SIDERÚRGICA ( MOVIDA A CARVÃO MINERAL ) INICIAREM SUAS OPERAÇÕES...
É UMA PENA, MAS EM NOME DO LUCRO O HOMEM É SACRIFICADO...

ÁQUÁRIO: EMPRÉSTIMO DE 150 MILHÕES DE DÓLARES



COLUNA
É...


" Nós pagaremos, pra variar..."

" A dívida dos cearenses vai aumentar em US$ 150 milhões, com a concretização de empréstimo, já autorizado pelo governo federal, ao Export-Import Bank of the United States. O dinheiro não se reverterá para a melhoria das condições de vida do nosso povo, mas à construção do maior oceanário da América Latina, megalomania pura, para ficarmos apenas em um termo mais ameno.

Tubarões à espreita

Começa a se confirmar a desconfiança de muitos: o povo cearense irá pagar uma obra que será, mais dia menos dia, entregue de mão beijada à iniciativa privada."


DIÁRIO DO NORDESTE
COLUNA É
NENO CAVALCANTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=776360

SUPREMO MANTÉM LEI DA ANISTIA



Supremo mantém Lei da Anistia

DO CONGRESSO EM FOCO
Rodolfo Torres e Mário Coelho

" Por sete votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quinta-feira (29) a Lei de Anistia. A maioria dos ministros da corte acompanhou o relator do caso, Eros Grau, que afirmou em seu voto que a responsabilidade por eventuais mudanças no perdão a crimes praticados durante a ditadura militar no país é do Congresso Nacional."

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal - repito-o - não incumbe legislar.”

Além de Eros Grau, votaram pela manutenção da lei os seguintes ministros: Cármen Lúcia, Celso de Mello, Cezar Peluso, Ellen Gracie, Gilmar Mendes e Marco Aurélio.

Votaram pela revisão da lei de anistia os ministros Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowski. Para este, os juízes devem analisar os casos concretos para aplicar ou não a lei a agentes da ditadura acusados de crimes comuns.

Não participaram do julgamento os ministros Joaquim Barbosa (que está de licença médica) e José Antônio Dias Toffoli, que se declarou impedido.

O debate surgiu após o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contestar por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Constitucional (ADPF) o artigo 1° da Lei de Anistia, que prevê o perdão a crimes como assassinato, tortura e estupro realizados no período em que os militares governaram o Brasil.

Em sustentação oral pela OAB, o advogado Fábio Konder Comparato afirmou que uma eventual revisão na anistia poderá “recompor o Estado brasileiro na posição de dignidade no concerto das nações” e recuperar a “honrabilidade” das Forças Armadas. Ele questionou a legitimidade dessa lei, votada, segundo ele, por um “Parlamento submisso” ao regime militar.

Por sua vez, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, defenderam a atual redação da Lei da Anistia. Para Adams, a norma “foi ampla, geral e irrestrita”. Já para Gurgel, admitir a revisão seria “romper com o compromisso feito naquele contexto histórico”."


CONGRESSO EM FOCO
Rodolfo Torres e Mário Coelho
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=2902636766730834592

quinta-feira, 29 de abril de 2010

LUSTOSA DA COSTA LANÇA MAIS UM LIVRO



Lustosa da Costa: "Sou um escritor que experimenta intenso prazer em conviver com os velhos personagens da Historia de Sobral."
FOTO: VIVIANE PINHEIRO - DIÁRIO DO NORDESTE


SERVIÇO:

"Sobral que não esqueço"
Lustosa da Costa
R$ 30,00
192 PÁGINAS
2010
EXPRESSÃO GRÁFICA

Lançamento às 19 horas, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 - Aldeota). Contato: (85) 3264.7038

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=776363
------------------------------------------------------------------------

SOLIDARIEDADE

LUSTOSA DA COSTA EM SUA COLUNA NO DIÁRIO DO NORDESTE ESCLARECE:


" TT

O livro que lanço hoje, como os leitores sabem, terá toda a sua renda revertida em favor do tratamento de saúde de Tarcísio Tavares, que sonha falar durante a solenidade, o que seria felicidade para todos nós."

LUSTOSA DA COSTA

CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA


" Tropa cabisbaixa: revolta e insatisfação dominaram o efetivo do Choque , na noite passada, com as transferências..."
FOTO: ALANA ANDRADE - DIÁRIO DO NORDESTE


" Após a " greve branca ", PMs passam a sofrer retaliação..."

" Bastou apenas um dia depois da suspensão do movimento, e militares estão sendo transferidos para o Interior do Estado..."

" Um dia após o fim da ´greve branca´ realizada por policiais militares da Capital e Região Metropolitana, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou uma retaliação contra os ´grevistas´. Pelo menos 32 PMs, entre oficiais e praças, foram sumariamente transferidos para o Interior do Estado, sem direito a qualquer explicação. Destes, 29 pertenciam ao Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), uma das unidades que apresentaram maior volume de adesão ao movimento por melhores salários e condições de trabalho.

A medida foi oficializada no fim da tarde passada, quando o Comando da corporação publicou o Boletim do Comando Geral (BCG) de número 076, relativo ao dia 27/04/2010. Entre os PMs transferidos para o Interior figuram dois oficiais que vinham atuando firmemente no movimento em favor da tropa, os majores Adrianízio Paulo de Oliveira Alves, que exercia o comando do Presídio Militar; e Francisco Teófilo Gomes Costa, que atuava como supervisor no Comando do Policiamento da Capital (CPC).

BpChoque

Somente no BpChoque, foram transferidos 29 homens, sendo 20 soldados, cinco cabos e quatro sargentos. Da unidade de elite da Corporação, eles foram mandados para as companhias de cidades como Baturité, Campos Sales, Brejo Santo, Jaguaribe, Crateús, Iguatu, Tauá e Tianguá. Um soldado do Pelotão Raio foi remanejado para a 1ª Companhia do 6º BPM (Maraponga). Ontem à noite, o clima no BpChoque era de revolta. Alguns militares prometeram dar entrevistas hoje à Imprensa.

Além de batalhões e companhias do Interior do Estado, parte dos policiais punida foi mandada para unidades como a Companhia Provisória de Operações de Eventos (POE) ou para Guarda de Presídios.

Ouvido pela reportagem, o major PM Adrianízio Paulo Alves, classificou sua transferência para o 1º BPM (Russas) como uma "injustiça e retaliação´, pois, segundo ele, em novembro passado já havia sido transferido sumariamente da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para o Presídio Militar, simplesmente por questionar o não pagamento de adicional noturno para os PMs que atuam durante toda a noite naquele órgão.

A transferência dos PMs para o Interior poderá provocar novos desdobramentos no movimento iniciado pelos militares no fim de semana passado, quando eles deflagraram a ´Operação ´Tolerância Zero´ e as mulheres dos praças fecharam o quartel do BpChoque. A SSPDS não comentou o fato.

NA CIOPS
Punições começaram contra sete operadores

Sete policiais militares, que trabalhavam como operadores de rádio na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), foram os primeiros a serem punidos pela SSPDS desde o início do movimento ´Tolerância Zero´. Os sete militares agora estão respondendo a Inquérito Policial Militar (IPM) e a sindicância na Corregedoria Geral dos Órgãos da Segurança Pública (CGOSP), correndo o risco de serem expulsos da corporação definitivamente.

Os militares foram afastados das funções acusados de terem transmitido para as viaturas, através do terminal de computador (TMD), mensagens convocando os colegas de farda a participarem do movimento que busca a melhoria de salários para a tropa, além de redução da jornada de trabalho e a implantação de um plano de saúde.

Quartel

Os sete PMs foram transferidos para a Companhia de Comando e Serviço (CCS) do Quartel do Comando-Geral e agora, estão exercendo funções burocráticas e de guarda. Outros militares já foram destacados para substituir os operadores.

O Comando-Geral também mandou instaurar IPM para investigar o fato de dezenas de policiais terem apresentado atestado médico durante o Carnaval passado, saindo da escala de serviço em Beberibe.

EM BUSCA DE SOLUÇÕES
Autoridades se reúnem secretamente

A crise que atinge o setor da Segurança Pública do Estado do Ceará motivou a realização de duas reuniões durante todo o dia de ontem, e também teve reflexos na Assembleia Legislativa, onde o deputado estadual Heitor Férrer considerou que o sistema de Segurança implantado pelo governador Cid Gomes "simplesmente fracassou".

À tarde, o governador se reuniu com o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro; e com os comandantes da Polícia Militar, coronel William Alves Rocha; e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João Vasconcelos Sousa.

O governo não revelou quais decisões foram tomadas no encontro, que durou horas e aconteceu a portas fechadas.

Discussão

O segundo diálogo aconteceu também à portas fechadas na Assembleia Legislativa. Dele participaram o deputado estadual Ivo Gomes (irmão do governador Cid Gomes) e representantes da categoria. A reunião havia sido anunciada no dia anterior durante a audiência realizada na Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), quando foi discutida a questão da falta de curso especial para os motoristas de viaturas, conforme é previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A reportagem tentou acompanhar a reunião na AL, mas uma assessora do deputado informou que os jornalistas não teriam acesso ao encontro e não seria permitida nem mesmo imagens da reunião.

Até por volta das 22h os telefones celulares dos representantes dos policiais militares, assim como o do deputado, estavam desligados, não sendo possível saber que decisões foram tomadas pelos participantes.

Na audiência realizada na última terça-feira na PGJ foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que o Governo do Estado se comprometeu a realizar, no prazo de 30 a 180 dias, o curso específico de segurança para os policiais e bombeiros que dirigem as caminhonetes Hilux.

Esta decisão fez os PMs retornarem ao trabalho de patrulhar as ruas da Grande Fortaleza nas viaturas Hilux.

NORMALIDADE
Viaturas voltam a patrulhar as ruas

Viaturas rondando pelas ruas com intermitentes ligados, policiais em seus postos desenvolvendo as atividades e um clima menos tenso nas companhias da Polícia Militar. Assim começou a manhã de ontem em Fortaleza, após o acordo firmado em reunião entre representantes da categoria e autoridades da Segurança Pública do Estado, além da procuradora-geral de Justiça, Socorro França.

"Ninguém está satisfeito. Nada foi conquistado de verdade, ainda", disse um soldado que patrulhava a área da 3ª Companhia do 5º BPM (Pirambu), responsável por 13 bairros em uma das áreas mais carentes da Capital cearense.

Naquela região, a equipe de reportagem cruzou com quatro viaturas fazendo patrulhamento urbano num espaço de 15 minutos. Duas eram da 3ª cia. do 5º BPM e as outras duas, do Ronda do Quarteirão. Na frente da Companhia, ao contrário dos dois dias anteriores, apenas uma viatura estava parada Na internet, o movimento denominado pelos militares de ´Tolerância Zero´, que tinha começado no último fim de semana, parecia estar voltando com força total, ontem pela manhã. Os PMs internautas - através do site de relacionamentos orkut - orientavam os colegas a aderirem novamente à operação.

Na ´Tolerância Zero´, a ordem é levar para a delegacia todo procedimento, por menor potencial ofensivo que seja. O objetivo é lotar as distritais e deixar as viaturas paradas na porta das DPs."


DIÁRIO DO NORDESTE
FERNANDO RIBEIRO
EDITOR
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=776508

quarta-feira, 28 de abril de 2010

SERVIDORES DA JUSTIÇA EM GREVE




" Em greve, servidores do Poder Judiciário realizam manifestação.
Os servidores do Poder Judiciário, em greve há mais de uma semana, vão realizar, a partir das 14 horas desta quarta-feira, na rampa do Fórum Clíovis Beviláqua, em Fortaleza, uma manifestação.

Segundo o comando unificado do movimento grevista, o objetivo de dar todos os informes acerca do movimento e das reuniões realizadas em torno do pleito de revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. A mobilização envolve servidores, técnicos juridicários e oficiais de justiça."


BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

1º DE MAIO VAI SER A MAIOR falAÇÃO



DIA 1º DE MAIO

ANIVERSÁRIO DO NOSSO BLOG falAÇÃO...


MANDE SUA MENSAGEM PARA
auribertocavalcante@ig.com.br

AS MENSAGENS MAIS MALUCAS, MAIS CRIATIVAS
GANHARÃO LIVROS DE AUTORES CEARENSES.

SEJA UM(A) SEGUIDOR(A) DO falAÇÃO.

PARTICIPE !!!!

MST ENTRA EM CONFRONTO COM A POLÍCIA


FOTO JORNAL O ESTADO

" MST parte para o confronto na Assembleia Legislativa
Durante a manifestação, deputada Rachel Marques (PT) foi agredida..."


" Tumulto nas galerias da Assembleia Legislativa do Ceará na manhã de ontem. Ao ter a passagem barrada, um grupo de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tentou agredir a escolta policial da Casa, inclusive a deputada Rachel Marques (PT), que intercedia por eles. A intervenção deu-se quando os manifestantes tentaram invadir o Plenário 13 de Maio, munidos de instrumentos proibidos pela segurança da Assembleia. Mesmo tendo sido agredida, a parlamentar petista defendeu os manifestantes, e considerou lamentável eles terem sido impedidos de entrar na Assembleia. Segundo ela, o tumulto e o incidente em que foi envolvida poderiam ter sido evitados se os militantes do MST tivessem o acesso liberado.

O deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da Assembleia, explicou que todos os grupos que desejem expressar reivindicações são aceitos, desde que não se excedam nos atos. O presidente esclareceu que a intervenção só ocorreu porque a guarda militar percebeu que os sem terra estavam portando instrumentos que poderiam causar lesões em caso de exaltação. Se isto acontecesse, o prejuízo seria ainda maior, concluiu o deputado.

MAIS POLÊMICA
Durante a sessão, Raquel Marques serviu de porta voz do MST. Ela pediu ao governador Cid Gomes (PSB) uma audiência com representantes do movimento. Segundo ela, o Ceará está vivendo uma seca verde e as pessoas que moram no campo passam por necessidades, inclusive relacionadas ao abastecimento de água. “É a agricultura familiar que assegura os alimentos à população. Por isso, o MST deve ser atendido em suas reivindicações”.

Raquel fez ainda uma homenagem ao líder rural José Maria Filho, assassinado na semana passada, em Limoeiro do Norte, com 19 tiros. A deputada apontou que o crime teve características de pistolagem, a exemplo dos que também ceifaram a vida de outros líderes como Chico Mendes e a missionária americana Dorothy Stang.

O deputado Nelson Martins (PT), líder do Governo, disse que não há motivos para confrontos com o MST, uma vez que o governador Cid Gomes (PSB) já recebeu representantes do movimento por várias vezes, e certamente não se oporia a recebê-los novamente. Ele informou que líderes do MST já foram recebidos na semana passada pelo Governo e seus pleitos já haviam sido encaminhados para o atendimento pela Semace, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Idace. Nelson disse ainda que ligou para o gabinete de Cid e falou com Almircy Pinto, chefe de gabinete, que garantiu marcar uma audiência, ainda sem data definida."

JORNAL O ESTADO
Fabiana Maranhão
da Redação

MAIS UMA OCUPAÇÃO PELO MST



" MST ocupa a sede da SDR..."

" Dentro da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Ceará, um grupo formado por 600 agricultores estão ocupando, nesta quarta-feira, a sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, na avenida Bezerra de Meneses. Segundo o coordenador do Setorial de Comunicação do MST, Marcelo Matos, a ocupação visa pressionar o governador Cid Gomes (PSB) para que receba o movimento e discuta sua pauta de reivindicações, que inclui a implementação de crédito emergencial e de um programa de geração de trabalho e renda às famílias atingidas pela seca, que, conforme Marcelo, já prejudica boa parte da produção agrícola dos assentamentos.

A audiência com o governador havia sido conquistada na segunda-feira, 19, quando o MST ocupou a frente do Palácio de Iracema, sede do governo. De lá para cá, o movimento realizou outras importantes ações, como a ocupação da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o ato em frente à Assembleia Legislativa do Ceará. O governador tem se negado a discutir com o movimento, segundo lideranças.

DETALHE – A assessoria de Cid informa que ele deverá receber o MST, mas não definiu data. O governador estará nesta quinta-feira em Acaraú em inaugurações."

BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

CIRO GOMES: FIM MELANCÓLICO DE UM SONHO




FOTO: GIVALDO BARBOSA / AG O GLOBO

Uma reunião da Comissão Executiva Nacional do PSB colocou um ponto final na possível
candidatura a Presidente da República do Deputado Federal Ciro Gomes ( PSB-SP).
Foi o fim do sonho do Deputado, que pretendia disputar pela terceira vez a Presidência do Brasil.
O destino político do PSB será o apoio a candidatura de Dilma do PT.
Vamos esperar para ver o que vai acontecer no Ceará...

CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA


CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA

" Greve branca" da PM atinge toda RMF e chega ao Interior...


"Viaturas estacionadas no pátio do Comando do Policiamento da Capital (CPC) revelavam a adesão da tropa..."
FOTO:ALANA ANDRADE- DIÁRIO DO NORDESTE

"Na praça José Bonifácio, em frente ao quartel do 5º BPM, dezenas de policiais militares passaram toda a manhã aguardando novos rumos do movimento. Muitos aproveitaram para lanchar e conversar..."


"As cenas se repetiram. Nos pátios dos quartéis, dezenas de viaturas paradas. PMs de Sobral e Canindé aderiram.

A ´greve branca´ deflagrada pelos policiais militares em Fortaleza se estendeu, ontem, por toda a Região Metropolitana e por vários batalhões e companhias da Corporação situados no Interior do Estado. Desde a manhã de segunda-feira até o fim da noite passada, praticamente todas as viaturas empregadas no policiamento da Grande Fortaleza - cerca de 200 - estavam paradas nos pátios dos quartéis. Pela manhã, apenas seis haviam sido conectadas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). À tarde, esse número passou para nove.

Até por volta das 19 horas, a Ciops havia deixado de atender à 257 ocorrências. Eram chamadas feitas - via telefone - pela população para solucionar ocorrências como assalto, roubo ou furtos de veículos, briga de vizinhos, agressão, ameaça e até registro de som em alto volume. "Desculpe senhor, mas nenhuma ocorrência está sendo atendida. Não há viaturas disponíveis", repetiam as telefonistas da Ciops aos cidadão da Capital durante toda a terça-feira.

Desguarnecida

Na noite de segunda-feira e a madrugada de ontem, a cidade ficou completamente desguarnecida. Em companhias como a 3ª Cia/5º BPM, no Pirambu, as 19 viaturas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) foram ´entregues´ pelos PMs motoristas aos seus superiores. Alegando que os veículos não estavam com seus documentos, os militares se recusaram a dirigi-los. Além disso, argumentavam que não possuem o curso de habilitação para veículos de emergência, conforme exige o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O argumento, no entanto, foi apenas um pretexto dos PMs para cruzarem os braços, pois a categoria vem lutando há meses para que sejam implementadas as suas verdadeiras reivindicações: redução da jornada de trabalho (de 48 para 40 horas semanais), adoção de um plano de saúde e aumento salarial.

No pátio externo do Comando do Policiamento da Capital (CPC), na Praça José Bonifácio, Centro, o quadro visto durante o dia de ontem foi o mesmo da segunda-feira passada. Dezenas de Hilux do Ronda do Quarteirão e das companhias que integram o 5º e o 6º batalhões ficaram estacionadas. Os PMs entregaram as chaves dos carros aos seus comandantes. Alguns informaram que iriam ficar nos quartéis. Outros disseram que fariam o policiamento a pé, como acontecera na tarde anterior. Só na área da 3ª Companhia, 13 bairros ficaram sem patrulhamento entre as 22 horas de segunda-feira e o fim da noite passado. Os Municípios de Caucaia e Maracanaú foram os mais atingidos na Região Metropolitana de Fortaleza.

Trégua

Ainda pela manhã, a movimentação de PMs no Comando do Policiamento da Capital foi intenso e somente por volta de 11 horas os militares deram uma rápida trégua no movimento, quando foram chamados para uma operação de desocupação do ´esqueleto´ do antigo Beco da Poeira, no Centro. Mesmo assim, muitos se dirigiram ao local mostrando-se insatisfeitos. Como a operação acabou não sendo efetivada, a maioria dos PMs foi embora dali mesmo, sem retornar aos quartéis.

Desde domingo passado, os militares iniciaram o que eles chamaram de ´mobilização pelo movimento´. Na semana passada, um encontro realizado no Centro Poliesportivo da Parangaba decidiu pela ´greve branca´ a partir de domingo, quando foi montada a operação ´Tolerância Zero´. No mesmo dia, mulheres de PMs conseguiram fechar o quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), impedindo a tropa de seguir para o estádio castelão para fazer o policiamento do jogo entre Ceará e Fortaleza, decisivo para o Campeonato Cearense.

Durante todo o dia, apenas os policiais da equipe Raio(Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) trabalharam no patrulhamento das ruas. Mas, por volta das 16 horas - durante a troca de turno - os militares daquela unidade de elite também aderiram ao movimento e deixaram de lado o policiamento.

Crimes

Entre a noite de segunda-feira e a tarde de ontem, a Ciops registrou seis casos de homicídio na Grande Fortaleza. Os crimes aconteceram nos bairros Planalto Ayrton Senna, Conjunto São Cristóvão, Vicente Pinzón, Barra do Ceará, Boa Vista e no Novo Maracanaú. Em nenhum dos casos houve prisão em flagrante dos criminosos. Contudo, as autoridades preferiram não atribuir a sequência de mortes à falta de patrulhamento nos locais onde os quatro de morte crimes aconteceram.

No começo da noite passada, após um encontro entre as autoridades e lideranças da categoria, na Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), a expectativa era de que, no turno C (das 22 às 6 horas) o policiamento voltasse à normalidade. Entretanto, até as primeiras horas desta quarta-feira ainda havia muitas viaturas paradas nos pátios ou ruas próximas dos quartéis.

Frota parada

200 viaturas que fazem o patrulhamento diário na Grande Fortaleza ficaram paradas. O setor da Segurança Pública acabou sendo desativado

BRAÇOS CRUZADOS

Tropa demonstra resistência no movimento

Insatisfação e resistência. Este era o clima, ontem pela manhã, entre os policiais militares que continuavam no que chamavam de operação ´Polícia Legal´. Com uma cópia do artigo 145 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nas mãos, que estabelece a obrigatoriedade de ser aprovado em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco para pilotar um veículo como uma viatura, por exemplo, os PMs paravam cada vez mais viaturas nas companhias.

"Não vamos voltar atrás, estamos cumprindo a Lei", disse um soldado. O sargento, ao lado, reforçou. "Precisamos nos unir, aproveitar que o movimento está forte e tem o apoio da sociedade", disse.

É agora

Pátios lotados de viaturas, policiais a pé nas praças. No estacionamento do 5 Batalhão da PM, pelo menos 12 viaturas do Ronda do Quarteirão foram deixadas até ontem pela manhã. Ainda ontem, informações de que o Comando Tático Motorizado (Cotam) e o grupo Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) tinham parado chegavam à Imprensa. "Vamos parar tudo, a hora é agora", divulgavam policiais pela internet.

O movimento ficou tenso no meio da manhã de ontem quando um grupo de PMs dos Batalhão de Choque foi obrigado a deixar o quartel do 5º BPM e ir até o ´esqueleto´, onde ainda pairavam dúvidas sobre a ordem de desocupação dos permissionários.

"Não há uma determinação judicial, os policiais não vão agir sem o resguardo da Lei. Não foi apresentado qualquer mandado de despejo. Os PMs estão apreensivos com essa pressão que vem sofrendo. Pedimos ao governador que haja com sensibilidade", disse Flávio Sabino, vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado do Ceará (Acsce).

Enquanto os PMs cercavam o prédio no Centro, esposas de militares já chegavam ao local para protestar. Na Região Metropolitana o movimento já tinha total adesão dos policiais militares e, em Canindé, um protesto já tinha sido iniciado na tarde de ontem, sinalizando que o Interior do Estado estava aderindo ao movimento.

Na Cavalaria

Enquanto a maioria dos policiais militares se concentravam na área Central de Fortaleza, em outra ´frente´, as integrantes da Associação das Esposas dos Praças Militares continuavam seus protestos. No meio da tarde chegava a informação de que parte do grupo havia se dirigido ao portão principal do quartel da Cavalaria, na Avenida Washington Soares, em Messejana.

Outra parte seguiu para a sede da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), no Centro, para participar da reunião entre a procuradora-geral, Socorro França; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro; e os comandantes da PM, coronel William Alves Rocha, e do Corpo de Bombeiros, João Vasconcelos. Ao encontro também esteve presente o secretário-executivo da SSPDS, coronel PM Joel Costa Brasil.

MOBILIZAÇÃO

Militares vão realizar uma caminhada na Beira-Mar

Para ´engrossar´ o movimento, a Associação dos Praças Militares do Estado do Ceará (Aspramece) prometeu realizar, na manhã do próximo sábado, uma passeata na Avenida Beira-Mar, para chamar a atenção da sociedade cearense sobre os pleitos dos policiais militares.

"Queremos reunir mais de 30 mil pessoas no evento e, para isso, estamos convocando a sociedade em geral para vir se juntar a nós. Queremos também que participem da caminhadas as famílias das vítimas dos mais de 500 homicídios ocorridos este ano", disse o subtenente Pedro Queiroz, presidente da entidade. Segundo ele, o objetivo é repetir o sucesso que foi alcançado na manifestação realizada em defesa da Proposta de Emenda Constitucional de número 300 (a PEC 300), que tenta nivelar os salários dos PMs de todo o País com o soldo dos colegas do Distrito Federal."



DIÁRIO DO NORDESTE
FERNANDO RIBEIRO/NATHÁLIA LOBO
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=776064
EDITOR/REPÓRTER

APEOC - CONVITE


Sindicato – APEOC
Rua Sólon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima
Fone: 3064-3212 Fortaleza – Ceará

CONVITE


Convidamos os FUNCIONARIOS lotados nas Escolas e na SEDUC para o “I SEMINARIO DE FUNCIONARIOS DE ESCOLA: IDENTIDADE, CONQUISTAS E O FUTURO”, que será realizado no dia 07-05-2010 no auditório do Sindicato APEOC, com a seguinte programação:

a. Abertura no dia 07-05-2010, às 08h30min, com a presença de representantes da CNTE Nacional, CUT Nacional, Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, SEDUC, APEOC, ASSEEC e funcionários de Escolas.
b. Primeira Mesa e Debate, às 09h, sobre o Tema: “FUNCIONARIO DE ESCOLA: IDENTIDADE, CONQUISTAS E O FUTURO”, Palestra proferida por representante da CNTE Nacional, e tendo como Debatedores a SEDUC, APEOC, ASSEEC;
c. Segunda Mesa de Debate, às 10h30min, será Dirigida pelo professor Fabio Lopes, Secretário de Formação da APEOC, com o Tema “a Lei nº 12.014, de 06 de agosto de 2009 e a conquista do PCCR e a Valorização dos Trabalhadores em Educação”, tendo como Debatedores representantes da SEDUC, CNTE Ceará e CUT Ceará;
d. Terceira Mesa de Debate, às 11h40min, será Dirigida pelo professor Sergio Bezerra, Secretario para Assuntos Educacionais da APEOC com o Tema: “Formação de Liderança Escolar”;
e. Encerramento às 13h00min

Todos os presentes receberão o livro RETRATOS DA ESCOLA sobre o Tema FUNCIONÁRIO DE ESCOLA: Identidade e profissionalização;

O Sindicato-APEOC encaminhou Oficio a Secretaria de Educação, Professora Izolda Cela, solicitando a liberação de um funcionário por escola para participar do evento.

Fortaleza, 23 de abril de 2010.



Maria da Penha Matos Alencar
Presidente do Sindicato-APEOC

terça-feira, 27 de abril de 2010

PARA REFLETIR !!!!




"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
Ser capaz de ficar alegre e mais alegre, no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza."

Guimarães Rosa.

POESIA: MÁRIO QUINTANA




" Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!"



MÁRIO QUINTANA

CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA




PMS DE BRAÇOS CRUZADOS

Viaturas param nos quartéis

" Braços cruzados:
foi assim o dia inteiro. PMs do Ronda e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) pararam as viaturas e prometeram avançar no movimento nos próximos dias."

" Em todas as companhias do 5º e 6º Batalhões a imagem se repetiu. As caminhonetas Hilux foram tiradas de circulação. A Ciops deixou de atender às chamadas da população alegando falta de policiais..."

" Na porta da 6ª Cia. do 5º BPM (Antônio Bezerra) as mulheres dos PMs voltaram a criticar o atual secretário da Segurança Pública..."
FOTOS: MIGUEL PORTELA DIÁRIO DO NORDESTE



Movimento na tropa começa a se estender. PMs recolheram as viaturas e ocorrências não foram atendidas

Pelo segundo dia consecutivo, policiais militares paralisaram suas atividades na Capital cearense e na Região Metropolitana. Ontem, praticamente todas as viaturas do programa Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) foram recolhidas aos quartéis das 11 companhias que integram o 5º e 6º Batalhões Policiais Militares (BPM), deixando a Segurança Pública comprometida.

Desta vez, os PMs usaram de uma estratégia ´legal´ para não irem às ruas. Os militares argumentaram que não poderiam executar o patrulhamento em viaturas modelo Hilux, pois todas estão sem a documentação original. Além disso, alegam que, para guiar veículos desse porte o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige que os guiadores tenham passado pelo Curso de Direção de Veículos de Emergência. Nenhum dos PMs possui tal habilitação.

No meio da tarde, já estavam paradas dezenas de viaturas nas portas dos quartéis e no pátio externo do Comando do Policiamento da Capital (CPC). Na tentativa de arrefecer os ânimos da tropa insatisfeita, o Comando-Geral providenciou cópias da documentação dos veículos. No entanto, um novo impasse foi criado, pois os supostos documentos entregues aos militares não passavam de cópias extraídas na internet, sem nenhum selo de validade.

Paradas

O movimento iniciado pelos militares no último fim de semana vem ganhando corpo dentro da tropa e, através de trocas de mensagens pelo orkut, na internet, ou pelos celulares, os PMs estão espalhando os chamamentos aos colegas e familiares para se engajarem no movimento que reivindica melhoria salarial, plano de saúde e redução da carga horária de trabalho, de 48 para 40 horas semanais.

No fim de semana, os PMs realizaram a ´Operação Tolerância Zero´, levando para as delegacias da Capital pessoas envolvidas em pequenas discussões ou outros motivos banais, tais como andar de bicicleta sem o documento desta. O objetivo foi lotar as DPs e fazer com que as patrulhas ficassem paradas enquanto eram realizados os procedimentos legais.

Em outra estratégia, as mulheres dos PMs conseguiram fechar literalmente os portões do quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) e impediram a tropa de se deslocar ao estádio Castelão para fazer o policiamento no jogo entre Ceará e Fortaleza, na decisão do Campeonato Cearense 2010.

Ontem, somente por volta das 17 horas, algumas patrulhas saíram dos quartéis. Mas, àquela hora, já haviam sido registradas várias ocorrências sem atendimento pela Ciops, a maioria relativa a assaltos nas ruas e furto de veículos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) decidiu não se manifestar acerca do fato. Segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, caberia ao Comando da PM se pronunciar, o que não aconteceu.

IRREGULARIDADES
Associação dos PMs vai pedir apoio à PGJ

A Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (Aspramece) vai tentar obter o apoio da Procuradoria Geral de Justiça (PJG), em uma audiência, hoje, com a procuradora-geral de Justiça, Socorro França. Na reunião, a Aspramece vai pedir a fiscalização pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre irregularidades observadas pela associação no dia a dia dos militares cearenses.

De acordo com Pedro Queiroz, presidente da Aspramece, "o Ministério Público, como fiscal da aplicação das leis, tem que se posicionar e verificar, na prática, uma série de irregularidades cometidas diariamente pelos militares, seguindo ordens dos seus comandantes". Para P. Queiroz, "é um contrassenso dos comandantes exigir que os policiais atuem nas ruas contra qualquer ilegalidade, se estão obrigando os mesmos a agirem em conflito com a lei".

Uma dessas irregularidades, segundo o presidente da Aspramece, é a circulação das viaturas sem a documentação do veículo. "Eles (oficiais no comando) estão ordenando que as viaturas saiam às ruas apenas com um declaração retirada da internet de que estão com o licenciamento em dia, mas que não tem nenhum valor legal. Se eu for circular no meu carro com um papel desses e for parado numa blitz, estarei cometendo uma infração e serei multado", observou. Para Queiroz, agindo dessa forma, a Polícia está trabalhando dentro da ilegalidade.

"Uma simples declaração não pode se opor a uma lei federal", argumentou P. Queiroz com um oficial (capitão Magno)do Ronda do Quarteirão, enquanto o mesmo entregava aos soldados cópias com a consulta da internet aos motoristas de, pelo menos, dez viaturas do Ronda e, em seguida, ordenava que os mesmos iniciassem o policiamento nas ruas.

Outra irregularidade apontada pela Aspramece é a condução de viaturas por policiais que não estão devidamente habilitados para essa função. "Eles são obrigados a ter um curso de direção específico e nenhum deles têm", afirmou P. Queiroz.

Mulheres

Enquanto a Aspramece, por meio do seu presidente, estava no Centro, a Associação das Esposas dos Praças Militares dava apoio aos PMs da 6ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra), que também não foram às ruas durante o dia de ontem.

Em determinado momento da manifestação, segundo os militares, o comandante da companhia, major PM Ramos, abriu à força o portão de entrada, empurrando as mulheres. Pelo menos 15 viaturas ficaram paradas durante todo o dia em frente àquela companhia."


DIÁRIO DO NORDESTE
FERNANDO RIBEIRO/EMERSON RODRIGUES
EDITOR/REPÓRTER

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PARA REFLETIR !!!!


WINSTON CHURCHILL

" Política é tão excitante quanto a guerra e tão perigosa quanto.
Na guerra só se morre uma vez, enquanto na política morre-se
muitas vezes."

WINSTON CHURCHILL
POLÍTICO INGLÊS

CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA


" Mulheres de PMs em passeata de protesto."

" Cerca de 60% do efetivo do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará não apareceu para o serviço neste domingo, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado. Eles alegaram problemas de saúde e apresentaram atestado médico.

Para fechar os 510 homens necessários para o policiamento do Estádio Castelão, que viveu dia de clássico Ceara´-Fortaleza, a SSPDS teve que contar com PMs de outras áreas da cidade, além do reforço do pessoal da cavalaria.

Quem faltou, segundo a assessoria de impensa da SSPDS, terá o caso avaliado. Caso haja comprovação de fraude, haverá punição como dificuldades em promoções principalmente.

Durante todo este domingo, a Polícia Militar realizou operação ”Tolerância Zero”. O objetivo é pressionar pela aprovação da PEC 300, que melhora o salário da categoria, além de apelos em favor do aparelhamento do Hosptial da Polícia Militar, plano de saúde e promoções.

A maior parte do efetivo da PM está em delegacias aguardando procedimentos de flagrantes. Nesta manhã, mulheres de soldados fizeram caminhada de protesto pelas ruas do Centro e chegaram a ocupar a área em frente ao Batalhão de Choque."


BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA





" Protesto tira PMs das ruas..."


" Um dos alvos da manifestação foi o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, que acabou tachado de incompetente. Faixas foram usadas como meio de protesto nas ruas
FOTOS: VIVIANE PINHEIRO

As mulheres passaram todo o domingo na porta do quartel do Batalhão de Polícia de Choque, na Rua Antônio Pompeu. O movimento, porém, foi pacífico e mais de 60 PMs apresentaram atestado médico

Quartel improvisado: PMs do Ronda do Quarteirão, que estavam de folga, foram chamados para trabalhar e tiveram que se apresentar na calçada do Theatro José de Alencar
FOTO: TUNO VIEIRA ,

Todo tipo de procedimento foi levado para as delegacias plantonistas, causando superlotação em algumas
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
26/4/2010



Mulheres dos PMs ´puxaram´ o movimento e fecharam o quartel do BpChoque. Trinta bairros ficaram sem o Ronda

Fortaleza viveu, ontem, um princípio de caos no setor da Segurança Pública. O clima de insatisfação que domina os quadros da Polícia Militar se transformou em protesto e aquartelamento durante todo o domingo. O policiamento da cidade sofreu baixas. Viaturas ficaram paradas nas delegacias ou dentro dos quartéis e mais de 200 policiais não compareceram ao trabalho, alegando problemas de saúde.

Pelo menos, 30 áreas cobertas pelo programa Ronda do Quarteirão ficaram sem patrulhas durante toda a tarde e começo da noite. Os policiais do Ronda tiveram que ser remanejados para fazer a segurança no Estádio Castelão, assim como todas as viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Outros, que estavam de folga, foram convocados às pressas e acabaram ´dobrando´ o serviço. O pátio do Theatro José de Alencar acabou servindo de ´quartel´, onde várias patrulhas foram parar para a rendição (troca de turno).

Mas, o ´palco´ principal da manifestação dos policiais descontentes foi o quartel da tropa de reação do Comando-Geral, o Batalhão de Polícia de Choque, situado na Rua Antônio Pompeu, no Centro, onde as mulheres dos militares se concentraram depois de realizarem uma passeata que começou no ´esqueleto´ do Beco da Poeira e contou com o apoio dos permissionários daquele local.

Paralisação

A crise foi gerada por dois movimentos interligados. O primeiro, a operação ´Tolerância Zero´, de iniciativa dos policiais militares, que consistia em levar para as delegacias toda e qualquer infração percebida por eles nas ruas de Fortaleza. O segundo foi o movimento surpresa organizado pela Associação das Esposas de Policiais Militares, que empunhando faixas pretas amarradas nos punhos, ´marcharam´ da Praça José de Alencar até a sede do BPChoque e do Grupo Raio. O objetivo foi impedir que os policiais se deslocassem para o Estádio Castelão.

Enquanto a sala de espera do 30º DP (São Cristóvão) estava abarrotada de PMs e também de pessoas acusadas de embriaguez e desordem, furtos, briga de vizinhos e até andarem em bicicletas sem documentação, as mulheres dos PMs ´engrossavam´ a voz e impediam qualquer policial de sair do quartel do BPChoque e do Raio. O objetivo foi alcançado e o quartel acabou fechado o dia inteiro.

"TOLERÂNCIA ZERO"
Caos no plantão das DPs

Bicicletas e mobiletes apreendidas sem documentação, invasão de domicílio, ameaça e briga de vizinhos. Essas foram algumas das ocorrências levadas ontem para os plantões das delegacias da Capital durante o dia de ontem. Os policiais entrevistados garantiram que esses procedimentos eram rotineiros e nada tinham a ver com a operação ´Tolerância Zero´.

Contudo, o grande número de procedimentos de menor potencial ofensivo, que se transformaram em Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), nas DPs indicava maior rigor por parte dos PMs nas ocorrências durante o domingo. No 8º DP (José Walter), passavam das 10 horas e três TCOs, sendo dois de ameaça e um por dirigir não habilitado, além de um flagrante por furto, aguardavam avaliação do delegado plantonista, que ainda não havia chegado à DP. Uma dessas ocorrências era a de um homem supostamente armado, que estaria ameaçando seus vizinhos. Quando a patrulha da RD-1055 chegou ao local, a arma não foi encontrada, mas o suspeito foi levado para a delegacia e aguardava junto com as vítimas, sem algemas, se seria realizado o procedimento.

Problemática

A situação mais dramática foi presenciada pela Reportagem no 30º DP (São Cristóvão). Ali, nove PMs do Ronda aguardavam na delegacia, juntamente com patrulhas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana). Os casos variavam de embriaguez e desordem, briga de vizinhos, ameaças e bicicletas sem documentação."


LEIA MAIS NO DIÁRIO DO NORDESTE
FERNANDO RIBEIRO/EMERSON RODRIGUES
EDITOR/REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=774588

PENSE NISSO...




" SÓ HÁ DUAS COISAS INFINITAS: O UNIVERSO E A ESTUPIDEZ HUMANA.
MAS QUANTO À PRIMEIRA NÃO TENHO CERTEZA."

EINSTEIN

POESIA CEARENSE: AURIBERTO CAVALCANTE



POETA INGÊNUO


Mesmo na contramão
dos sentimentos do homem,
mesmo compreendendo
os valores atuais
de nossa sociedade,
empreendo na construção
de novas consciências


onde a família,
o amor,
a paz,
a solidariedade
a justiça social
voltem a nortear
o comportamento
de nossa gente.


Enquanto escrevo
o tempo passa
meu poema precisa
chegar às ruas
às consciências abertas.


Meu poema
espalhará palavras
sentimentos.
Meu poema urbano,
humano
não calará.
Inconformado
incomodará
o sono
dos injustos.


AURIBERTO CAVALCANTE
IN: " 2004 - 2004 -
PÁG. 81

domingo, 25 de abril de 2010

PENSAMENTOS DE LAO TSÉ


Lao-Tsé
Lao-Tsé foi um importante filósofo da China antiga.


" AS PALAVRAS VERDADEIRAS NÃO SÃO AGRADÁVEIS
E AS AGRADÁVEIS NÃO SÃO VERDADEIRAS."

LAO TSÉ

" Neste mundo, nada é mais maleável e frágil quanto a água. Contudo, ninguém, por mais poderoso que seja, resiste à sua ação (corrosão, desgaste, choque de ondas), ou pode viver sem ela. Não é bastante claro que a flexibilidade é mais eficaz que a rigidez? Poucos agem de acordo com essa convicção."

Lao-Tsé

" As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras."
Lao-Tsé

" UMA LONGA VIAGEM COMEÇA COM UM ÚNICO PASSO."

LAO-TSE

" Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente".

Lao-Tse

" Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que se conhece a si próprio é iluminado."

Lao-Tsé

" Aquele que controla os outros pode ser forte, mas aquele que se domina é ainda mais poderoso."

Lao-Tsé

A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE



" Indiferença quanto à decisão do voto para deputado
Para a maioria dos eleitores ouvidos pelo O POVO, a escolha de deputados estaduais e federais é algo que passa longe das suas principais preocupações..."


" Menos de duas horas de conversa com os frequentadores da Praça do Ferreira, em Fortaleza, foram suficientes para confirmar: a maioria dos eleitores dá importância quase nula para as eleições proporcionais, em que são escolhidos deputados estaduais e federais. Independentemente da idade ou classe social, a tendência da maior parte da população é deixar para decidir só na véspera do dia da votação quem irá representá-los, por quatro anos, no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. E alguns entrevistados nem mesmo sabem para que servem as casas legislativas ou o que faz o deputado."


LEIA MAIS NO O POVO
(Ítalo Coriolano - coriolano@opovo.com.br)
http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/
--------------------------------------------------------------------------

ELEITOR: VOTE CONSCIENTE

Nosso VOTO é muito importante e por isso mesmo não podemos VOTAR em qualquer
um. Serão quatro de anos de mandato para uma pessoa que que vai representá-lo.
Vote em que você conhece, em quem você confia.
Não vote em candidato FICHA SUJA.
" Voto não tem preço tem consequências. "

falAÇÃO VAI COMEMORAR SEU 1º ANIVERSÁRIO




DIA 1º DE MAIO
ANIVERSÁRIO DO NOSSO BLOG falAÇÃO...
ENDEREÇO:
auribertoeternochocalheiro.blogspot.com

MANDE SUA MENSAGEM PARA
auribertocavalcante@ig.com.br


AS MENSAGENS MAIS MALUCAS, MAIS CRIATIVAS
GANHARÃO LIVROS DE AUTORES CEARENSES.

SEJA UM(A) SEGUIDOR(A) DO falAÇÃO.

PARTICIPE !!!!

sábado, 24 de abril de 2010

INCOERÊNCIA POLÍTICA



ESTÁ FALTANDO UM NESSA FOTO... QUEM SERÁ ????


" Durante entrevista ao SBT Brasil, nesta noite de sexta-feira, já num segundo bloco do telejornal, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) lamentou a forma como a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, iniciou sua campanha.

Para Ciro, houve “erros e besteiras”, numa referência à visita recente de Dilma ao Ceará, queixando-se: “Afinal, eu estou ainda disputando a possibilidade da minha candidatura e, quem sabe, pode haver uma reviravolta. Ela sequer me deu um telefonema e, inclusive, se confraternizou com meus adversários”.

Ciro, durante a entrevista, citou a presença forte do ex-ministro José Dirceu na campanha de Dilma, observando ser um grande erro “e um desacato ao Judiciário”.

Por fim, atacou fortemente a aliança do PT com o PMDBb, achando que isso se trata de “tráfico de minutos de TV, que não tem uma agenda, o que significa o silêncio com os malfeitores. Eu tõ fora!”

DETALHE – Enquanto Ciro batia no PMDB, o seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB) entrega obras e assina ordens de serviço na Região do Cariri levando a tiracolo o pré-candidato peemedebista ao Senado, Eunício Oliveira. Eunício, bom lembrar, é o tesoureiro nacional do PMDB."

BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

ELEITOR VEJA O QUE ESTÃO FAZENDO COM O SEU DINHEIRO





" Valei-me...

na última quarta-feira, houve um evento da Igreja Universal do Reino de Deus ali para as bandas do Eusébio. Coisa enorme, de impressionar. Tudo muito lindo e piedoso.

Mas daria para alguém explicar o que faziam na grande caravana os veículos de várias prefeituras cearenses, inclusive aqueles ônibus escolares amarelinhos, com a logomarca do serviço público, transportando fieis que para lá se deslocavam? Tudo pode até estar de acordo com a lei, mas o distinto público merece uma satisfação, inclusive com dicas de como conseguir o mesmo apoio para suas festas particulares."


DIÁRIO DO NORDESTE
COLUNA DA LÊDA MARIA
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=773735

POESIA CEARENSE - AURIBERTO CAVALCANTE







NOTÍCIAS DO FUTURO


Hoje recebi
a visita de um pombo correio.
Ele veio
do amanhã
do futuro
trazendo notícias de lá.
Eram informações cruéis
de uma civilização
sem água para beber
sem alimento para comem
sem flora
sem fauna
sem Natureza.
O homem
tenta uma volta
ao passado
para mudar sua história
e ter um futuro melhor...


( AURIBERTO CAVALCANTE )
IN: " 2004 " - 2004
PÁG. 80

sexta-feira, 23 de abril de 2010

POESIA CEARENSE - AURIBERTO CAVALCANTE


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA




CANTANDO COM PATATIVA


Queria cantar
a dor do meu povo
feito Patativa
como o canto do uirapurú.
Queria...
entretanto
canto com Patativa
o que ele canta lá
eu canto cá.
O canto do Patativa
inimitável
registra
o grito do sertão
a indignação
de seu povo.
Patativa canta
encanta,
traduz a dor em poesia
e
vive eternamente.


AURIBERTO CAVALCANTE
IN: " 2004 " - 2004
PÁG. 75

POESIA CEARENSE - AURIBERTO CAVALCANTE



BEIJO NA BOCA


PARA MINHA MULHER



Quando beijo tua boca
querubins
duendes
fadas
bruxas
e todos os deuses
mitológicos
cantam com Eros
a afrodisíaca
música do amor...


AURIBERTO CAVALCANTE
IN: " 2004 " - 2004
PÁG. 74

" PMs AMEAÇAM PARALISAÇÃO POR 24 HORAS "



" PMs ameaçam paralisação por 24 horas..."


" Segurança Pública..."


" Policiais militares do Ceará estão reunidos nesta tarde, em assembleia geral, no ginásio poliesportivo da Parangaba, em Fortaleza. A categoria ameaça paralisar atividades nesta sexta-feira como forma de pressionar o Governo do Estado por negociação de sua carga horária e salários.

Há, no entanto, possibilidade de uma “greve branca”, onde a categoria cumpriria todas as exigências legais em todas as operações. Ou seja, sem condições de rodar, por exemplo, nada de sair às ruas.

Os policiais civis também prometem aderir ao movimento, pois pressionam pela aprovação do piso salarial unificado (PEC 300) e que tramita na Câmara dos Deputados."


BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

quinta-feira, 22 de abril de 2010

NOTA DE REPÚDIO AO ASSASSINATO DO LÍDER COMUNITÁRIO DE LIMOEIRO DO NORTE



UM GRITO DE DENÚNCIA, UMA NOTA CONTRA A VIOLÊNCIA: JUSTIÇA AO COMPANHEIRO JOSÉ MARIA FILHO

" Um crime provoca indignação e perplexidade: o assassinato de Zé Maria, 44 anos, ocorrido neste dia 21 de abril de 2010. Ele era presidente da Associação Comunitária São João do Tomé, presidente da Associação dos Desapropriados Trabalhadores Rurais Sem Terra – Chapada do Apodi, liderança do movimento social – filho da comunidade do Sítio Tomé – Limoeiro do Norte – CE,. As razões do assassinato se encontram no bojo dos conflitos provocados pela presença do agrohidronegócio, instalado em meados da década de 1990 na região jaguaribana. Esses conflitos trouxeram uma realidade de profundas injustiças sociais para a nossa região. A comunidade de Tomé bem como outras que se localizam na Chapada do Apodi sofrem o descaso e o desrespeito dos órgãos públicos e a irresponsabilidade das grandes empresas que se fixaram na Chapada e que atentam contra o meio ambiente e a saúde da coletividade.

Desde o início, Zé Maria se envolveu nas diferentes lutas contra essas injustiças, estando presente no Grito dos Excluídos, no Fórum Regional e seminários contra os Agrotóxicos, discutindo a problemática do uso da água. Sua voz ecoou em todo o Vale do Jaguaribe através das emissoras de rádio denunciando as violações dos direitos humanos que vitimam as comunidades da Chapada do Apodi.

A sua solidariedade inconteste o impulsionava ao debate e a denúncia cotidiana. Assumindo a defesa dos interesses coletivos, o bravo companheiro levou a todos os locais e momentos significativos das lutas os problemas dos trabalhadores rurais sem terra da Chapada do Apodí, as angústias e incertezas de centenas de famílias que recebem água contaminada e os infortúnios de dezenas de famílias que moram em casa de taipa na Comunidade do Tomé.

Este envolvimento o fez vítima. Vítima de quem? De que? Vítima dos conflitos (terra, água, agrotóxico) gerados pelo modelo de desenvolvimento do agrohidronegócio e, também, da inoperância e da negligência dos poderes públicos em solucionar esses conflitos.

Nos capítulos de nossa história muitos foram os/as companheiros/as que tombaram vítimas da expansão do agronegócio, da ganância desenfreada dos senhores do capital e da virulência social dos poderosos. Dentre eles/elas podemos citar o ecossocialista Chico Mendes, Pe. Josimo defensor da reforma agrária, a sindicalista Margarida Alves e a missionária Ir. Dorothy Stang. Seja com o seu exemplo de vida, seja na forma como lhe ceifaram a vida, Zé Maria assemelha-se a todos/as eles/as. E assim como a luta e a memória dos bravos lutadores não foram apagadas com a violência perpetrada por seus assassinos, também não serão esquecidos os teus gritos contra o agrotóxico, a tua defesa pela vida. É na Campanha da Fraternidade deste ano de 2010 que nos inspiramos para continuar a defesa dos direitos humanos, atentando para o ensinamento de Jesus: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro ( Mt. 6, 24).

É com essa determinação que os movimentos e instituições que assinam esta nota vêm a público se solidarizar com a família do companheiro e com toda a Comunidade do Sítio Tomé, repudiar todas as formas de violência, exigir a apuração rigorosa do crime e a punição dos culpados."

Limoeiro do Norte, 21 de abril de 2010.

CÁRITAS DIOCESANA DE LIMOEIRO DO NORTE

NÚCLEO TRAMAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

RENAPE – REDE NACIONAL DE ADVOGADO POPULAR

MAB – MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM

CPT – COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – DIOCESE DE L. DO NORTE

PASTORAIS SOCIAIS – DIOCESE DE LIMOEIRO DO NORTE

MST – MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA

FAFIDAM – FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS

quarta-feira, 21 de abril de 2010

POESIA CEARENSE - AURIBERTO CAVALCANTE




A ORIGEM DE TODAS AS INJUSTIÇAS


Ao operário
camponês urbano
respirando
a fumaça
das chaminés
das fábricas
tratado como escravo
que produz
a riqueza
da burguesia
lhe é negado
o próprio
SALÁRIO


ao camponês
operário do campo
que produz
a barriga
da burguesia
lhe é negada
a própria
TERRA.



AURIBERTO CAVALCANTE
IN: BERROS - 1999
PÁG. 28 -