quinta-feira, 2 de julho de 2009
POESIA CLARICE LISPECTOR
Clarice Lispector
Clarice Lispector nasceu em Tchetchenillk - Ucrânia, no ano de 1925. Os Lispector emigraram da Rússia para o Brasil no ano seguinte, tendo parado na Ucrânia somente para ter a filha Clarice, que nunca mais voltaria à pequena aldeia em que nascera. Fixaram-se em Recife, onde a escritora passou a infância. Órfã de mãe aos 12 anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Começou a escrever contos logo que foi alfabetizada. Entre muitas leituras, ingressou no curso de direito, formou-se e começou a colaborar em jornais cariocas. Casou-se com um colega de faculdade em 1943. No ano seguinte publicava sua primeira obra: Perto do coração selvagem, iniciado cerca de dois anos antes. A moça de 19 anos assistiu à perplexidade nos leitores e na crítica e a repercussão de um estilo "muito diferente" para a época. Seguindo o marido, diplomata de carreira, viveu fora do Brasil por quinze anos, onde se dedicava exclusivamente a escrever. Separada do marido e de volta ao Brasil, passou a morar no Rio de Janeiro. Em novembro de 1977 soube que sofria de câncer generalizado. No mês seguinte, na véspera de seu aniversário, morria em plena atividade literária e gozando do prestígio de ser uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.
Ela é um autora maravilhosa!!!Recomendo a obra Laços de Família é uma livro com diversos contos.No começo há uma dificuldade de se interpreta a o obra da Clarice.Mas com o tempo de dedicação e leitura vc passa admira e querer lê todas suas obras.=)
ResponderExcluiradoro a Clarice Lisector, eu escrevo poesias e frases e o que me inspira é as poesias e contos da Clarice....
ExcluirNasci exatamente na mesma data em que morria uma das minhas mais admiradas escritoras. Clarice Lispector é a íntegra total da minha vida de metamorfose.
ResponderExcluir