sábado, 28 de março de 2015

TOMA POSSE A NOVA DIRETORIA DO SINDICATO APEOC

                              CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -  FOTO:  APEOC




POSSE FORMAL  DA NOVA DIRETORIA DA APEOC


" NEM UM PASSO ATRÁS !"  
 Essa foi a decisão e será MARCA da nova Diretoria da APEOC  que em sua primeira reunião já demonstrou toda disposição para a LUTA e NOVAS VITÓRIAS, sem abrir mão das reivindicações  já conquistadas.
Nem um passo atrás nas conquistas alcançadas  pelas lutas de nossa categoria; Nem um passo atrás na defesa de um Sindicato LIVRE E INDEPENDENTE sempre alerta e na defesa da DEMOCRACIA  e MAIS VERBAS PARA A FINANCIAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA E DE QUALIDADE.

Continuamos nosso trabalho na Diretoria do Sindicato APEOC e esperamos continuar contando com a colaboração e o apoio de meus colegas Professores e Servidores da Educação.

PAIXÃO DE CRISTO NO ATERRO DE IRACEMA

                                     FOTO: DIVULGAÇÃO  - CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
 

" Paixão de Cristo deve atrair público de 10 mil pessoas ao Aterro "


" Programação gratuita tem início hoje (28) a partir das 17h com 100 artistas em cena "


" O espetáculo “A Paixão de Cristo” traz 100 artistas ao palco no Aterro da Praia de Iracema em apresentação única no hoje, 28 de março. A expectativa da organização do evento é atrair um público de 10 mil pessoas. A produção é da Comunidade Católica Shalom.

A superprodução recria uma das mais belas histórias na qual misturam-se amor humano e divino. A programação gratuita tem início às 17h com missa celebrada pelo padre Antonio Furtado, seguida pelos espetáculos “Canto das Írias” e “Paixão de Cristo.” Esta é a quarta edição do espetáculo em Fortaleza.

São 25 atores principais e um total de 100 artistas no elenco, incluindo os dançarinos. O espetáculo segue o mesmo roteiro, mas passou por adaptações em relação ao ano passado. Uma das novidades é que, além dos atores, estarão no palco as cantoras da Comunidade Shalom, Suely Façanha e Ana Gabriela.

O ator Ildo Mota interpreta Jesus no espetáculo. Ele conta que este é o personagem mais significativo de seus 20 anos de carreira. “Eu tenho aprendido a silenciar mais as coisas. Jesus tem me desacelerado muito e me ensinado a serenidade com a sua mensagem.”

Fábio Lima, coordenador de eventos da Comunidade Shalom, destacou a grandiosidade do espetáculo. "Fortaleza é uma capital que tem eventos da Paixão, mas não nesse porte", disse. Fábio ressaltou que o Aterro da Praia de Iracema é um cartão postal da cidade. “É um momento de lazer, cultural e de evangelização”, definiu.

Segundo a diretora do espetáculo, Milza Gama, o espetáculo é uma superprodução para evangelização. “Através da arte, anunciar Jesus Cristo Ressuscitado. Com a narração de São João, o espetáculo leva as pessoas a uma experiência do amor e da misericórdia divina.”

SERVIÇO

Espetáculo A Paixão de Cristo
Data: 28 de março
Local: Aterro da Praia de Iracema
Horário: 17h
Entrada: Franca


FONTE:  
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 24 de março de 2015

SINDICATO APEOC CONVIDA

                                 CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

segunda-feira, 23 de março de 2015

HORÁCIO DÍDIMO COMPLETA 80 ANOS


80 ANOS 23/03/2015

Escritor Horácio Dídimo completa 80 anos

" Sinônimo de literatura infantil no Ceará, o professor Horácio Dídimo completa hoje 80 anos de uma vida dedicada às letras. Na próxima sexta, 27, ele lança o 40º livro de sua carreira "

 


 

FOTO: CAMILA DE ALMEIDA
Horácio Dídimo: "literatura infantil, para mim, não é um gênero literário, mas um modo de fazer poesia"


" Mesmo passados quase dez anos desde a aposentadoria do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor, poeta, escritor infantil e ensaísta cearense Horácio Dídimo ainda conjuga o verbo “ensinar” a cada frase. Com 80 anos completos hoje, o mestre da literatura para crianças se prepara para o lançamento de A Estrela Azul da Fé e da Poesia, 40º livro de uma carreira dividida em partes iguais entre a poesia e a literatura infantil. “A poesia sempre tem um sentido lúcido e um sentido lúdico. O lúdico é o da brincadeira. O lúcido é o do sentido, do aprendizado. Assim também é a literatura infantil”, ensina o escritor, unindo em uma só construção as duas paixões da sua escrita.

A programação de aniversário começa às 19 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, onde o professor e poeta faz o lançamento da nova obra, além de participar do sarau poético em sua homenagem. O momento prevê leitura de poesias , apresentação de poemas e uma conversa com os presentes sobre a obra do escritor, que conta 13 livros infantis – sete deles publicados pelas Edições Demócrito Rocha.

Aos 80 anos – ou melhor 79 anos e 361 dias, quando recebeu a reportagem em sua casa, na Parquelândia –, Horácio receber as visitas na porta de casa, brilha os olhos ao falar dos netos e se derrete ao lembrar dos livros dedicados a Evendina, companheira de longa data.

O sorriso tímido de orgulhos também surge ao falar da docência e, em especial, da criação da disciplina de Literatura Infantil na graduação e pós-graduação no curso de Letras da UFC, em 1979. “Quem criou, na verdade, fui eu. Ela já existia em algumas universidades no Brasil, mas não na nossa (UFC). Na graduação, houve o interesse no curso de Biblioteconomia, até Psicologia, Pedagogia”, lembra em sua fala sempre didática.

Apesar do nome ligado ao curso de Letras da UFC e à Literatura Infantil, Horácio defende que toda a carreira foi dedicada a uma arte mais específica: a poesia. “Tudo que escrevi está ligado à poesia. A literatura infantil, para mim, não é um gênero literário, mas um modo de fazer poesia”, ensina. Foi como poeta que Horácio puxou a fila da carreira acadêmica, se formando em Letras (UFC), Direito (UERJ), com mestrado em Literatura Brasileira (UFPB). A literatura infantil é recheada de uma musicalidade poética contagiante, enquanto os ensaios – até mesmo os mais acadêmicos -, viajam pelo circuito do que Horácio denomina “noemas”, os poemas do pensamento.

O assunto preferido de Horácio Dídimo, no entanto, é imutável desde a década de 1940: Monteiro Lobato. O escritor paulista foi tema de Ficções Lobatianas: Dona Aranha e as Seis Aranhinhas no Sítio do Picapau Amarelo, tese de doutorado de Horácio em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Acho que, se tivesse escrito em inglês, por exemplo, o Monteiro Lobato seria considerado um dos grandes escritores do mundo. Todos os melhores escritores de literatura infantil devem muito a Monteiro Lobato”, defende. De acordo com o poeta, a lembrança mais tenra da infância é a de receber os novos livros do escritor infantil a medida em que eram lançados. A morte de Monteiro Lobato, em 1948, foi como perder um parente, revela.

Aos 80 anos, o mestre segue produzindo. “Escrever nunca foi difícil para mim. As ideias vão aparecendo e eu vou transformando em uma poesia que fica guardada até o momento em que eu vejo que ela está pronta para ir para um livro”, explica. Foi assim que Horácio fez sua defesa da arte de escrever para a infância e acabou entrando para a Academia Cearense de Letras, Academia Cearense da Língua Portuguesa e virou membro correspondente da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris (Salvador-BA), alguns de seus orgulhos.

Horácio promete seguir escrevendo “até quando der”, tentando encantar adultos e crianças com poesia e simplicidade – os segredos que aprendeu com Monteiro Lobato."


POESIA

A Viagem
Viajo pelo tempo e pelo espaço
Profundamente, mas sem rumo certoE vou gravando tudo num retrato
Feito de vozes e pequenos gestosTalvez de adeuses e pequenos restos
De tudo o que se foi, mas não passouPorque reviverá na grande festa
Dos que se libertarem pelo amorHá uma estrela azul que me orienta
Nesta viagem que atravessa o espaçoE que rompe as barreiras deste tempo:

Estrela que ilumina e que apascenta
Que mostra o dom da fé em seu abraçoE o reino da poesia face a face.

Soneto A Viagem, publicado originalmente em A Nave de Prata (1991)



SERVIÇO



Horácio Dídimo 80 anos

O quê:  Sarau Poético, com lançamento do livro A Estrela Azul da Fé e da Poesia 

Quando: sexta-feira, 27, às 19h

Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 – José Bonifácio) 

Estacionamento gratuito ao lado do jornal O POVO

Preço do livro: R$ 20Entrada gratuita.

Telefone: 3255.6037




FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2015/03/23/noticiasjornalvidaearte,3410981/escritor-horacio-didimo-comleta-80-anos.shtml#.VQ_lThO64TY.blogger

domingo, 22 de março de 2015

EVANGELHO DE HOJE










                                                                     
                                                              


Queremos ver Jesus! - Jo 12, 20-33

" Havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe conversou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Sinto agora grande angústia. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!”. Veio, então, uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo”. A multidão que ali estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. Jesus respondeu: “Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Ele falava assim para indicar de que morte iria morrer."


FONTE: PORTAL PAULINAS ONLINE
                https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

ENCONTRO VOCACIONAL REÚNE 35 PARÓQUIAS


Foto:  Arquidiocese de Fortaleza/ Divulgação.

 
" Encontro Vocacional reúne jovens de 35 paróquias"

" O primeiro Encontro Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza reúne jovens de 35 paróquias diferentes no Seminário Propedêutico, no Henrique Jorge, durante este final de semana. “Consideramos que este número é uma resposta ao esforço dos trabalhos da Pastoral Vocacional que acontece durante todo o ano. Por sua vez, os párocos das diversas Regiões Episcopais colaboram na promoção de novas vocações”, comenta padre Rafhael Maciel, responsável pela Pastoral Vocacional.

Os participantes têm uma média de idade de 21 anos, sendo 41% dos jovens entre 17 e 19 anos. Confirma-se o novo perfil de aspirantes ao sacerdócio, rapazes cursando o ensino superior. Nesta turma, por exemplo, dos 64 inscritos, 18 estão dentro deste quadro.

Somando os participantes deste final de semana aos  inscritos  no encontro vocacional para adolescentes, uma novidade lançada neste ano do Jubileu Centenário da Arquidiocese, o número chega a 91 aspirantes ao sacerdócio. “A adesão destes jovens nos deixa muito feliz e confirma que estamos no caminho certo”, diz padre Rafhael que é também Reitor de uma turma de 24 seminaristas.

O encontro se entende até o domingo, ao meio dia e a programação consta de adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebração Eucarística, testemunhos vocacionais e formação. Durante o ano os jovens participarão de encontros mensais e acompanhamento personalizado feito por padres e seminaristas da equipe vocacional. “Este é um diferencial do acompanhamento vocacional que muito tem ajudado os jovens neste importante processo de discernimento”, arremata o Reitor."


Vanderlúcio Souza
Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza 
85 8894.3283
@vanderlúciosz


segunda-feira, 16 de março de 2015

INSTITUTO DO CEARÁ CONVIDA


 
" O Instituto do Ceará promoverá amanhã, às 15 horas, a conferência “Padre Sena Freire - um Açoriano nos Sertões do Ceará”. O expositor é o ex-governador Lúcio Alcântara."


COLUNA VERTICAL - JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/…/noticiasverti…/a-mp-e-gorete.shtml

domingo, 15 de março de 2015

SÓ PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

                                  CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


DIA DA POESIA 2015

CHOCALHO: AÇÃO POÉTICA HOJE !

PÃO, PAZ E POESIA !

III FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE POESIA ESTUDANTIL. 

VEJA O REGULAMENTO NO BLOG DO GRUPO CHOCALHO

http://grupochocalho.blogspot.com.br/

sábado, 14 de março de 2015

CHOCALHO AÇÃO POÉTICA HOJE


Festival

Chacoalhando a educação com poesia



Festival seleciona, premia e publica poemas de estudantes de escolas públicas e privadas do Ceará





Image-0-Artigo-1815159-1
O Poeta Andarilho é um dos principais homenageados da edição deste ano
FOTO: ERIKA FONSECA


" Produzir, para alguns artistas, não é o suficiente. É necessário, também, estimular e proporcionar o contato de outras pessoas com a arte, para garantir a perpetuação e o desenvolvimento das manifestações artísticas.
Preocupado com o presente e o futuro da poesia e com o ensino no Ceará, o Grupo Chocalho, atuante há 31 anos, criou um projeto com o objetivo de aproximar estudante e arte.
Em 2011, o Festival Intercolegial de Poesia Estudantil começou a circular pelo Estado. Hoje, Dia da Poesia, a terceira edição do evento será lançada na Casa José de Alencar, em Fortaleza, com uma celebração que terá início às 9h30.
O Festival leva a cultura da leitura e da escrita, através da poesia, para escolas públicas e privadas de ensino básico (ou seja, o público-alvo é formado por alunos dos níveis fundamental e médio), na Capital e no Interior.
O evento ainda promove um contato mais prático com a poesia. Estudantes interessados podem escrever e enviar até três poesias para a curadoria do Chocalho. As 100 poesias que se destacarem (sendo 33 de alunos do ensino fundamental I, outras 33 de alunos do ensino fundamental II, mais 33 oriundas do ensino médio e outra em destaque) serão publicadas no livro "III Antologia de Poesia Estudantil". Os alunos com textos selecionados irão receber 10 exemplares da obra.
As seis melhores poesias, de cada nível de ensino, presentes no livro ainda irão participar da final, que será realizada no dia 11 de agosto (junto com o lançamento da antologia), o Dia do Estudante.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de maio, através da secretaria da escola ou na Casa de Juvenal Galeno, sede do Grupo Chocalho, localizada na Rua General Sampaio, nº 1128, Centro de Fortaleza.
Nos outros anos, o projeto chegou à marca de quatro mil inscritos. Nesta edição, um dos fundadores do Grupo Chocalho, o professor Auriberto Cavalcante espera superar esse número, alcançando todas as escolas de Fortaleza e visitando, pelo menos, as cidades de Sobral, Juazeiro, Crato e Camocim, até o mês de junho. "A leitura e a escrita são fundamentais para a formação pedagógica e cidadã", afirma Auriberto.
Segundo ele, a criança brasileira não gosta muito de poesia por desconhecimento: "quando a gente vai à escola, a gente percebe que eles gostam".


Homenagens


O principal homenageado do III Festival Intercolegial de Poesia Estudantil será Mário Gomes, falecido no final do ano passado. Uma exposição de fotos do Poeta Andarilho irá acompanhar o Festival em sua empreitada pelo Ceará.
A escolha foi uma forma de valorizar um artista que escolheu a rua como lar e a boemia para a vida, o que não era compreendido por muitas pessoas, segundo defende Auriberto. Antônio Severiano Batista (o Tota, um dos grandes amigos de Mário), César Barreto, Horácio Dídimo, Pedro Henrique Saraiva Leão, o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o Liceu do Ceará e o Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) também serão homenageados.
Quem completa a lista é um adolescente de 16 anos, Silas Façanha, que venceu o festival de poesias nas duas primeiras edições e que deve concorrer novamente neste ano. Um dos principais frutos do projeto, Silas lançou seu primeiro livro de poesia, "Travessia", na X Bienal Internacional do Livro do Ceará.

História

O Grupo Chocalho nasceu da abertura política posterior à opressão da Ditadura Militar no Brasil. Em 1984, Auriberto Cavalcante, com os amigos Costa Sena, Capistrano Costa e Solangio Olímpio, assinaram o manifesto que fundou o grupo de discussões e fomento da arte no Ceará, que tem Lúcio Alcântara, ex-governador do Estado, como presidente de honra.
"Somos um grupo para fazer zoada, barulho, movimentar a cultura do Ceará", explica Auriberto. Atualmente, o Chocalho conta com mais de 30 vozes pelo Brasil.
Apesar das dificuldades de ser um grupo que conta com a ajuda apenas de doações de amigos e de pequenas empresas privadas, o Chocalho resiste há 31 anos em Fortaleza, realizando eventos como o Festival Intercolegial de Poesia (bianual), o Congresso de Escritores (também bianual) e uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres."




FONTE:  DIÁRIO DE NORDESTE
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/chacoalhando-a-educacao-com-poesia-1.1243670



terça-feira, 10 de março de 2015

POETA MÁRIO GOMES SERÁ HOMENAGEADO NO DIA DA POESIA

                                  FOTO: JOSÉ LEOMAR


                                CLIQUE NAS  IMAGENS  PARA AMPLIAR




III FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE POESIA ESTUDANTIL

LANÇAMENTO DIA 14 DE MARÇO DE 2015
LOCAL:  CASA DE JOSÉ DE ALENCAR
HORA: 09h30min



RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS NO DIA DA POESIA


ANTONIO SEVERIANO BATISTA -TOTA.
ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA - ACI;
CÉSAR BARRETO;
HORÁCIO DÍDIMO;
INSTITUTO DO CEARÁ ( HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E ANTROPOLÓGICO );
INESP - INSTITUTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ;
LÍCEU DO CEARÁ;
MÁRIO GOMES;
SILAS FAÇANHA;
PEDRO HENRIQUE SARAIVA LEÃO;



O GRUPO CHOCALHO ESTARÁ APRESENTANDO UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE A VIDA  DO POETA MÁRIO GOMES, ORGANIZADA PELO ARTISTA PLÁSTICO TOTA, QUE ACOMPANHOU DE PERTO OS ÚLTIMOS MOMENTOS DA VIDA DE MÁRIO GOMES.




CONTATO:

PROFº  AURIBERTO CAVALCANTE  -  98 25 63 35     -     88 42 1247   

 91 42 31 95




REGULAMENTO DO III FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE POESIA ESTUDANTIL



III FESTIVAL INTERCOLEGIAL 
DE POESIA ESTUDANTIL


MINI-REGULAMENTO


1- OBJETIVOS

1.1- Levar para as Escolas Públicas e Privadas do Estado do Ceará um Projeto de Leitura e Escrita;

1.2- Colaborar no processo de permanência e sucesso dos estudantes na Escola;

1.3- Descobrir e dar oportunidade de surgimento de novos talentos, através da Poesia;

1.4- Incentivar e publicar a produção literária dos estudantes;

1.5- Formar leitores conscientes e críticos;

1.6- Popularizar e desenvolver no meio estudantil o gosto pela poesia.

2- PÚBLICO ALVO:

2.1- Estudantes regularmente matriculados e com frequência NORMAL nas Escolas Públicas e Particulares
       do Estado do Ceará;

3- DAS INSCRIÇÕES

3.1.- Cada estudante poderá se inscrever, GRATUITAMENTE, sob pseudônimo, com até 03 (três) POEMAS INÉDITOS em 05 (cinco) vias digitadas, acompanhadas por CD.
Os originais não serão devolvidos;

3.2- Os estudantes poderão se inscrever, COM ATÉ 03 ( TRÊS ) TRABALHOS, nos seguintes níveis:

** Fundamental. I ( até o 5º ano )

** Fundamental II ( 6º até o 9º ano )

** Ensino Médio, ( 1º ao 3º ano );

3.3.- As inscrições poderão ser feitas até às 18:00 h do dia 29 de MAIO de 2015, na SECRETARIA DE SUA ESCOLA, ou para GRUPO CHOCALHO  dia 30 de maio de 2015 na  Casa de Juvenal Galeno – Rua General Sampaio, 1128 - Centro - Fortaleza – Ceará, CEP 60.020-030.
A Inscrição Pelos correios , nesse caso,  a data impressa no envelope, será o comprovante do cumprimento do prazo. Trabalhos, fora do prazo serão desclassificados. Os poemas, além de de escritos em papel ofício, deverão estar gravados em CD, ser assinados por pseudônimo e em outro envelope separado deve conter os dados do Autor, como: Nome Completo, Endereço Completo, E-mail, telefones, nome da Escola com Declaração confirmando que o aluno está REGULARMENTE MATRICULADO E COM FREQUÊNCIA NORMAL.

4 - DA SELEÇÃO E PRÊMIO

4.1- A Comissão Julgadora selecionará os 100 ( CEM ) melhores poemas, que farão parte do   livro-prêmio III ANTOLOGIA DE POESIA ESTUDANTIL;

4.2- Entre os 100 ( CEM ) poemas, serão selecionados 18 ( DEZOITO ) poemas: 06 ( SEIS ) do Ensino Fundamental I ; 06 ( SEIS ) do Ensino Fundamental II e 06 (SEIS ) do Ensino Médio, para a GRANDE final que se realizará no dia 11 de agosto de 2015 ( DIA DO ESTUDANTE ), em local  a ser definido pela COORDENAÇÃO DO FESTIVAL. Nesse mesmo dia será lançado o LIVRO-PRÊMIO. Os 03 ( três ) primeiros colocados em cada nível receberão prêmios ( TROFÉUS, LIVROS, PRÊMIOS DOS PATROCINADORES, ALÉM DE DIPLOMAS);

4.3- Todos os inscritos receberão DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO.

5- A COMISSÃO JULGADORA

5.1- A COMISSÃO JULGADORA será formada por pessoas de destaque em nossa vida literária e membros do GRUPO CHOCALHO;

6. - OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COORDENAÇÃO DO FESTIVAL;


MAIS INFORMAÇÕES:



BLOG DO GRUPO CHOCALHO
http://grupochocalho.blogspot.com/

domingo, 8 de março de 2015

MULHER, PARABÉNS !




----------------------------------------------------------




POEMA PARA A MULHER NEGRA
AUTOR: AURIBERTO CAVALCANTE
IN: " BERROS "  -   1999



A IMPORTÂNCIA DA MULHER - PARTE 4 [FINAL]: Participação das mulheres na política BRASILEIRA

Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Prereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.
Principais conquistas das mulheres na política brasileira
- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.
- Em 1933, Carlota Prereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira
- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.
- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.
- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).
- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.
- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores)  venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DA MULHER - PARTE 3: História do dia 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
A IMPORTÂNCIA DA MULHER - PARTE 2: As conquistas femininas ao longo da História 3/3
1874 – Criada no Japão a primeira escola normal para moças.

1878 – A Rússia implanta uma universidade feminina.

1901 – O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

1903 – Profissionais liberais norte–americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. 

1908 – Mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova York, reivindicando o mesmo que as operárias de 1857, além do direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas, uma melhor qualidade de vida.

1910 – Numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher.
1932É instituído no Brasil o voto feminino.

A IMPORTÂNCIA DA MULHER - PARTE 2: As conquistas femininas ao longo da História 2/3

1859 – Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres. 

1862 – Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 – Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs. 

1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas 

1869 – É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres 

1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina. 


 
A IMPORTÂNCIA DA MULHER - PARTE 2: As conquistas femininas ao longo da História 1/3
Ao longo dos séculos XIX e XX, alguns fatos marcaram a história dos movimentos feministas. Veja, a seguir, algumas importantes datas.

1788 – O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres. 

1789 – Na França, as mulheres passam a atuar na sociedade de forma mais significativa, reivindicando a melhoria das condições de vida e trabalho, a participação política, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos.

1791 – A francesa Olympe de Gouges lança a Declaração dos Direitos da Cidadã, na qual reivindicava o "direito feminino a todas as dignidades, lugares e empregos públicos segundo suas capacidades". 

1793 Olympe de Gouges é condenada à morte e guilhotinada em 3 de março por "ter querido ser um homem de estado e ter esquecido as virtudes próprias do seu sexo". Nesse mesmo ano, as associações femininas foram proibidas na França.

1819 – A Inglaterra aprova a lei que reduzia para 12 horas o trabalho das mulheres e dos menores entre 9 e 16 anos. 

1840Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos. 
A IMPORTÂNCIA DA MULHER - PARTE 1: A história da luta da mulher
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) somente 1975, o Dia Internacional da Mulher já fora proposto na virada do século XIX para o século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorreu a incorporação da mão de obra feminina em massa na indústria. Apesar do reconhecimento oficial, ainda persistem muitos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade.

Naquela época, as condições de trabalho, insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Como o das operárias de fábricas de vestuário e indústria têxtil, que protagonizaram uma dessas manifestações contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de março de 1857, em Nova York (EUA).


É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações começam a tomar corpo com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. Segundo dados históricos, as operárias daquela época eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e assédios sexuais.

Muitas outras manifestações ocorreram nos anos subsequentes, destacando-se a de 1908, quando 15 mil mulheres marcharam sobre a cidade de Nova York exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto. Por iniciativa do Partido Socialista da América, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909.

No ano seguinte, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhague (Dinamarca), dirigida pela Internacional Socialista – organização global de partidos social-democratas, socialistas e trabalhistas –, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin de instituição de um dia internacional da mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. Em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.


Poucos dias depois, 25 de março, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores – costureiras em sua a maioria. O número elevado de óbitos foi atribuído às más condições de segurança do imóvel onde a fábrica funcionava. Foi considerado como o pior incêndio da história da cidade de Nova York, até o ataque as Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001. A morte das trabalhadoras possivelmente se incorporou ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

Objetivo 

Ao ser criada a data, não se pretendia apenas celebrar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização do sexo feminino. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito há para ser modificado nesta história.


No Brasil, considera-se o dia 24 de fevereiro de 1932 como um marco na vida de nossas mulheres. Pois, nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e no Legislativo.


Apesar de constatarmos um avanço na consolidação dos direitos da mulher no mundo, neste início de século, ainda não se pode dizer que elas conquistaram uma posição de igualdade em relação aos homens. Estes continuam tendo maior acesso à educação e a empregos bem remunerados. A isso soma-se também a violência física e psicológica contra a mulher, fenômeno que continua a fazer parte do cotidiano da vida moderna.


[Multirio - Luís Alberto Prado - 29/03/2010]





FONTE:   BLOG   DESATANDO MENTES

http://desatandomentes.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-02-19T12:51:00-08:00&max-results=7

sábado, 7 de março de 2015

GRUPO CHOCALHO COMEMORA O DIA DA MULHER


EM SOLENIDADE REALIZADA NA CASA DE JOSÉ DE ALENCAR, DURANTE A ABERTURA DA III SEMANA DE POESIA, O GRUPO CHOCALHO HOMENAGEOU AS MULHERES QUE CONTRIBUEM COM O GRUPO CHOCALHO E COM A CULTURA NO CEARÁ.

BEATRIZ ALCÂNTARA, LUCIANA DUMMAR, MILEIDE FLORES, CRISTINA CAVALCANTE E GELMA LIMA, SÃO ALGUMAS DAS MULHERES HOMENAGEADAS COM O " DIPLOMA MULHER POESIA " .



 DR. LÚCIO ALCÂNTARA ENTREGANDO FLORES PARA AS HOMENAGEADAS




VALÉRIA XAVIER ( DIRETORA DE MARKETING DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO O POVO ) AGRADECENDO A HOMENAGEM FEITA PARA A PRESIDENTE DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO O POVO  LUCIANA DUMMAR .


                                AURIBERTO E ALANNA CAVALCANTE ENTREGANDO 
                           O DIPLOMA " MULHER POESIA " PARA A MILEIDE FLORES.


                LYMA NETTO ENTREGANDO O DIPLOMA " MULHER POESIA " 
                E FLORES PARA GELMA LIMA.


                                  EXPOSIÇÃO DE LIVROS


                                   AURIBERTO E O ESCRITOR LÚCIO ALCÂNTARA


                                  BEATRIZ ALCÂNTARA FALANDO SOBRE O 
                              III FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE POESIA ESTUDANTIL



                               AURIBERTO FALANDO SOBRE A " MULHER POESIA "


                                           AURIBERTO E A POESIA ESTUDANTIL


                                      CHOCALHEIROS AURIBERTO CAVALCANTE 
                                      E LYMA NETTO COM ESTUDANTES.