domingo, 30 de novembro de 2014

EVANGELHO DE HOJE














"Digo a todos: vigiai!”. - Mc 13,33-37

“Cuidado! Ficai atentos, pois não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao viajar, deixou sua casa e confiou a responsabilidade a seus servos, a cada um sua tarefa, mandando que o porteiro ficasse vigiando. Vigiai, portanto, pois não sabeis quando o senhor da casa volta: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!”




FONTE:  PORTAL PAULINAS
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CENAS DE UMA FORTALEZA NADA BELA







                      FOTOS: AURIBERTO CAVALCANTE


Em plena Av. Ministro José Américo, a poucos metros do CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DO CEARÁ 
( CAMBEBA ), encontrei essa " MARMOTA "... 

Para evitar acidentes,  a própria população resolveu encontrar uma maneira criativa de SINALIZAR:
" CUIDADO: OBRAS NA VIA ! "... Um " gaiato passou e gritou: - " Faltou o papel higiênico ! "

terça-feira, 25 de novembro de 2014

APEOC PROMOVE MAIS UM CAFÉ COM EDUCAÇÃO




“Café com Educação”: Debate sistema nacional de educação e valorização da categoria


" O Sindicato APEOC promove na próxima segunda-feira, dia 01 de dezembro, a partir das 08h, em seu auditório na Rua Solon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima, uma manhã de amplos diálogos e debates sobre mais investimentos no ensino público e valorização dos profissionais da educação.
O “Café com Educação” do Sindicato APEOC contará com a presença do deputado federal, pelo Mato Grosso, Ságuas Moraes, autor do Projeto de Lei Complementar n° 413/14, que dá encaminhamento às propostas da APEOC sobre mais financiamentos para a Educação, tais como: Royalties do Petróleo/Pré-Sal no FUNDEB, com vinculações por Estados, Municípios e União, Fundo Social do Petróleo e Carreira Nacional do Magistério.
O professor Anízio Melo, presidente da nossa entidade, convida todos os Profissionais da Educação Básica da Rede Pública de Ensino, Estudantes, Imprensa e Parlamentares para o “Café com Educação”, a realizar-se na próxima segunda-feira, dia 01 de dezembro, às 8 horas, na sede do Sindicato APEOC."


FONTE: BLOG DO ROBERTO MOREIRA
http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/
 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

domingo, 23 de novembro de 2014

EVANGELHO DE HOJE











             

O amor é o critério do julgamento - Mt 25,31-46

 

 

“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”


FONTE: PORTAL PAULINAS
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

APEOC PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE O FUNDEB


Formação para Dirigentes: “Aspectos Contábeis do FUNDEB” 

 

Mesa redonda. 17.11.2 1.800x

Sindicato APEOC realiza nesta segunda-feira (17/11), às 14 horas, uma roda de conversa sobre “Aspectos Contábeis do FUNDEB”. O evento de formação é dirigido aos representantes de comissões municipais do Sindicato APEOC, e terá como facilitador e palestrante o especialista em finanças públicas, consultor  André Carvalho.
Nos últimos anos, nosso Sindicato tem chamado a atenção para o esgotamento do FUNDEB, enquanto fonte de financiamento da educação pública brasileira. APEOC tem alertado para a necessidade de novas fontes de recursos, que possam irrigar esse fundo tão importante para nossa educação.
Varias medidas devem ser tomadas  no campo tributário para fortalecer o FUNDEB. Defendemos, de forma imediata, a destinação dos Royalties do Petróleo para irrigar e fortalecer o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica  e de Valorização dos Profissionais da Educação.
O momento de formação “Aspectos Contábeis do FUNDEB”, promovido pelo Sindicato APEOC, tem como eixos:
  • Otimização de recursos;
  • E maior controle social.
Enquanto novas receitas não chegam para fortalecer o FUNDEB, a gestão responsável  deve nortear nosso olhar sobre os recursos do fundo.

O evento de formação acontece às 14 horas de segunda-feira, dia 17/11, na sede do Sindicato APEOC, Rua Solon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima, Fortaleza.


FONTE: APEOC
http://www.apeoc.org.br/noticias2/34-ultimas-noticias/7454-formacao-para-dirigentes-aspectos-contabeis-do-fundeb.html

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SHALOM REALIZA CONGRESSO DE ESPIRITUALIDADE SOBRE SANTA TEREZA D'ÁVILA

Santa Teresa de Jesus, O.C.D.
Estátua de Santa Teresa na Catedral de Ávila
Virgem; Doutora da Igreja
Nascimento 6 de dezembro de 1515 em Gotarrendura, Ávila, Reino de Castela
Morte 4 de outubro de 1582 (66 anos)1  em Alba de Tormes, Salamanca, Reino da Espanha
Veneração por Igreja Católica
Igreja Luterana2
Comunhão Anglicana3 4
Beatificação 24 de abril de 1614, Roma por Papa Paulo V
Canonização 12 de março de 1622, Roma por Papa Gregório XV
Principal templo Convento da Anunciação, Alba de Tormes, Espanha
Festa litúrgica 15 de outubro
Atribuições hábito das carmelitas descalças; livro e pena; coração trespassado por uma flecha
Padroeira doenças; dores de cabeça; xadrez; bordadoras; perda dos pais; pessoas precisando da graça divina; religiosos; pessoas ridicularizadas por sua piedade; Espanha
Gloriole.svg Portal dos Santos

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_%C3%81vila




******************************************************


" Comunidade Shalom realiza Congresso de Espiritualidade sobre Santa Tereza D’Ávila. " 

" Nos próximos dias 15 e 16 de novembro a Comunidade Católica Shalom promove  o Congresso de Espiritualidade “Oração e Missão em Santa Teresa D’Ávila”, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. No próximo ano a Igreja celebra o 5º centenário de Santa Teresa D’Ávila, sendo conhecida como “Doutora da Igreja” após reformar o Carmelo  de sua época.

O evento contará com a presença de Frei Patrício Sciadini, membro da Ordem dos Carmelitas Descalços, sacerdote, escritor e uma das autoridades em espiritualidade dos santos carmelitas. Natural de Arezzo, na Itália, Frei Patrício visitou o Brasil após sua ordenação sacerdotal e encantando-se pelo país naturalizou-se brasileiro. Desde 2010 está em missão no Egito, servindo como Provincial dos Carmelitas Descalços.

Também estarão presentes Moysés Azevedo, Fundador, Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom e membro do Pontifício Conselho para os Leigos, e Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade Shalom e escritora. Além das pregações, os participantes terão momentos de louvor, adoração e celebração eucarística.

Santa Teresa D’Ávila é de grande importância ao carisma Shalom. Seu modelo de oração é repercutido até hoje pelos católicos. O congresso visa alertar os cristãos para renovar a vida espiritual e de oração. As inscrições podem ser feitas em qualquer Centro de Evangelização Shalom ou através do site http://www.eventosshalom.org/


SERVIÇO


              O que: Congresso de Espiritualidade
            “Oração e Missão em Santa Teresa D’Ávila”.
 
 Quando: 15 e 16 de novembro

Onde: Ginásio Paulo Sarasate, Rua Idelfonso Albano, 2050 – Aldeota, Fortaleza.

Valor: R$15,00 (Quinze reais)



   
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio Souza 
Tel.: 85 3308.7451
Cel.: 85 8172.3283 
 
 
 
**********************************************
 

" Frases de Santa Teresa de Ávila"

" Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila, na Espanha. Mulher de grande inteligência e sabedoria, foi proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo papa Paulo VI, como Mestra de espiritualidade.
Realizou uma grande reforma no Carmelo e fundou outros, inclusive dois de frades. Escreveu obras famosas e de grande valor espiritual como “Caminho de perfeição”, “Moradas ou Castelo Interior” e “Livro da vida”. Além de ser a autora do poema “Nada te perturbe”.
Confira um pouco de seu pensamento expresso em frases:
“Quem ama, faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho”
“A amizade é a mais verdadeira realização da pessoa”
“Falais muito bem com outras pessoas, por que vos faltariam palavras para falar com Deus?”
“A amizade com Deus e a amizade com os outros é uma mesma coisa, não podemos separar uma da outra”
“Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará”
“Quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, afinal chega. Para mim, perder o caminho é abandonar a Oração”
“O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas”
“O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo”
“Humildade é a verdade”
“Espera um pouco, filha, e verás grandes coisas”
“Vocês pensam que Deus não fala porque não se ouve a Sua voz? Quando é o coração que reza Ele responde”
“O Senhor sempre dá oportunidade para oração quando a queremos ter”
“Falte-me tudo, Senhor meu, mas se vós não me desamparardes, não faltarei eu a vós”
“Quem vos ama de verdade, Bem meu, vai seguro por um amplo caminho real, longe do despenhadeiro, estrada na qual, ao primeiro tropeço, Vós, Senhor, dais a mão; não se perde, por alguma queda, nem mesmo por muitas, quem tiver amor a Vós, e não às coisas do mundo”
“Se tiver humildade, não tenha receio, o Senhor não permitirá que se engane nem engane os outros”
“Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda”
“Se não dermos ouvidos ao Senhor quando Ele nos chama, pode acontecer que não consigamos encontrá-lo quando o quisermos”
“São felizes as vidas que se consumirem no serviço da Igreja”
“Basta uma graça dessas para transformar uma alma por inteiro”
“Não me parecia que eu conhecesse a minha alma, tão transformada eu a via”
“0 olhar de Deus é amar e conceder graças”
“Eu quero ver a Deus e para isso é necessário morrer. Não morro, mas entro na vida”."


FONTE:  http://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/frases-de-santa-teresa-de-avila/
 

sábado, 8 de novembro de 2014

ACI EM FESTA


"Jornalista Adísia Sá comemora 85 anos"



DEIVYSON TEIXEIRA
"Café da manhã na sede da ACI marcou aniversário de Adísia Sá"

" Os passos de Maria Adísia Barros de Sá percorrem caminhos que se confundem com a trajetória do jornalismo cearense. Foi assim por opção do destino. No tempo em que redação de jornal era lugar de homem, Adísia Sá foi a primeira mulher jornalista do Ceará - e passou muito tempo sendo a única a figurar na função.

Foi repórter policial escritora, professora e filósofa. Melhor: Adisía Sá foi e continua sendo há 85 anos, idade que completou ontem entre abraços de amigos e companheiros de ofício, durante café da manhã na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), onde atua como presidente.

Comunicação é o que move Adísia. Ainda meninota, ela e os pais saíram do município de Cariré em busca de melhores condições de morada. Era 1932. Passaram por Sobral, mas se estabeleceram em Fortaleza. Precisamente na rua Senador Pompeu, no Centro, onde se concentravam as sedes dos jornais à época.

“A vida é inexplicável e, por isso mesmo, arrebatadora”, tenta entender a mulher que se apaixonou pela profissão do dizer. Movida pelo som das rotativas, ela quis ser jornalista e “virou gente”, para tranquilidade de dona Mimosa, sua mãe.

Do primeiro dia de trabalho até agora, são 79 anos. E ela continua. Todos os dias faz comentários, ao vivo, para a Rádio O POVO/CBN, assina artigos nas páginas de Opinião do O POVO, é membro do Conselho Editorial do jornal.

Adísia não desiste do jornalismo. É paixão. No Grupo de Comunicação O POVO, está há mais de 20 anos. Nestas páginas, inaugurou, em 1993, a função de ombudsman, “uma espécie de ouvidora-geral que fará a crítica semanal das edições a partir de um enfoque ético e técnico”, como definiu em dezembro daquele ano.

Para o jornalista Paulo Verlaine, que atuou na função em 2008, Adísia foi espelho. “Qualquer um que exerceu essa função tomou a Adísia como referência”. Na avaliação de Carmen Lúcia Dummar, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), de todos os predicados de Adísia, a ética se sobrepõe. “Ela tem o domínio da fala e da escrita. Adísia consegue dizer do jeito certo”, resume. "


(Rômulo Costa/Especial para O POVO)


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/11/08/noticiasjornalcotidiano,3344608/jornalista-adisia-sa-comemora-85-anos.shtml

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

FESTA NA ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA- ACI

ANIVERSÁRIO DA NOSSA PRESIDENTE ADÍSIA SÁ


DIRETORIA REUNIDA PARA COMEMORAR 
MAIS UM ANIVERSÁRIO DA NOSSA ADÍSIA SÁ




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

POESIA CEARENSE - AURIBERTO CAVALCANTE

FOTO: SEBASTIÃO SALGADO
                                          
                     
                                 DECISÃO

                  Enquanto
              no meu país
                   existir
                           fome
                    desemprego
               homens sem terras
                                            


                                      corrupção

                                exploração do homem
                                        pelo homem
 

         meu poema
                 será de combate


                 cada verso guerrilheiro
         empunhará na consciência
               do meu povo


                    o fuzil
                       da resistência


                          a bandeira da liberdade.



AURIBERTO CAVALCANTE
IN: " BERROS "
PÁG. 12


A POBREZA NÃO TINHA DIMINUÍDO NO BRASIL ?

" Pessoas abaixo da extrema pobreza crescem após 10 anos " 

 

  " Os habitantes na extrema pobreza passaram de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado. Foram aplicados critérios da OMS e da FAO " 






TATIANA FORTES
" Apesar dos números pouco animadores, quantidade de pessoas carentes continua a cair"

" O número de pessoas em situação de miséria no Brasil aumentou pela primeira vez em 10 anos. A população em 2013 abaixo da linha de extrema pobreza cresceu 3,68%, a primeira alta desde 2003. Os dados foram divulgados ontem, em Brasília, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão não apresentou estudo. Apenas atualizou as estatísticas na plataforma de dados Ipeadata nos dias 30 e 31 de outubro.

O total de habitantes que vivem na extrema pobreza passou de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado. A proporção de extremamente pobres subiu de 5,29% para 5,50%, também a primeira alta desde 2003. Para definir a extrema pobreza, o Ipea considera os critérios das organizações Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
 Parâmetros
As duas instituições baseiam-se em uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento do Ipea define diferentes valores para a linha de extrema pobreza em 24 regiões do País. Cada zona tem uma faixa mínima de renda abaixo da qual se caracteriza situação de miséria.
O Ipea, no entanto, também preparou os cálculos conforme os parâmetros do Programa Brasil sem Miséria, estabelecendo em R$ 77 per capita por mês a linha de extrema pobreza. Pelos critérios oficiais, o percentual da população em situação de miséria também subiu, de 3,6%, em 2012, para 4%, em 2013. Foi a primeira alta desde o início da série histórica, em 2004.

Apesar do aumento da população em extrema pobreza, os habitantes em situação de pobreza, que enfrentam carências, porém sem classificação de miseráveis, continuaram a diminuir no ano passado pelos critérios da FAO e da OMS. O total passou de 30.350.786 em 2012 para 28.698.598 em 2013, redução de 5,44%. Em termos percentuais, a fatia de pobres caiu de 15,93% para 15,09%. (das agências de notícias)

Números

24 é o número de regiões em que o Brasil foi dividido para o levantamento

R$ 77 per capta ao mês é a renda atribuída pelo Ipea para definir extrema pobreza

4% foi o avanço da da pobreza entre 2012/2013, segundo o instituto"



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2014/11/06/noticiasjornalbrasil,3343454/pessoas-abaixo-da-extrema-pobreza-crescem-apos-10-anos.shtml

terça-feira, 4 de novembro de 2014

LITERATURA CEARENSE NA ESCOLA

PALESTRA NA ESCOLA CÉSAR CALS A CONVITE DE MINHA EX-ALUNA,  DO LICEU DO CEARÁ, CARLA FREITAS, 

NA FOTO AURIBERTO CAVALCANTE, CARLA FREITAS E TAMARA ALMEIDA.


domingo, 2 de novembro de 2014

AURIBERTO CAVALCANTE 33 ANOS DE AÇÕES POÉTICAS




"  BERROS RIMA COM EROS
"

 

" O Prof. Auriberto Cavalcante, do Liceu do Ceará, em visita que me fez recentemente, ofereceu-me os livros de poemas de sua autoria, a seguir enumerados: Berros (1999), Vinte Anos de Poesia (2002) e 2004. Não precisa ser um especialista no assunto para concluir que o poeta fez opção pelo discurso social estruturado numa linguagem que se caracteriza pela agressividade da sintaxe. Nada de lirismo do tipo flor de laranjeira, até mesmo quando escreve poemas de amor. O Poeminha Romântico (Berros, p. 109) é um recado nada diplomático de um Romeu que fala diretamente do que lhe interessa, sem rodeios e metáforas, a uma Julieta completamente fora dos padrões shakespeareanos.
A mesma agressividade está presente na maioria dos poemas de fundo social. A poesia de Auriberto Cavalcante é sujeito com objeto direto. Uma verdadeira explosão. Um bombardeio epigramático, a lembrar as flechas mais envenenadas do barão de Itararé. Poesia cujo núcleo verbal é feito de rebeldia, de sarcasmo, de indignação contra toda forma de injustiça e de exploração do homem pelo homem. Em Made in Brazil, o poeta denuncia que “o americano / bebe o suor / do brasileiro / nosso café / come a nossa lagosta / impõe sua vontade (...) e ainda cobra juros”. É um retrato perfeito da subserviência dos governos latino-americanos aos agiotas internacionais, que mandam seus recados por e-mail para os vassalos do Terceiro Mundo, ordenam confiscos de salários dos trabalhadores da ativa e dos aposentados, além de cometerem outros absurdos, como a instituição do obsceno superávit primário, uma espécie de bezerro de ouro dos tempos modernos.
Auriberto Cavalcante adverte num poema telegráfico: “NAS MÃOS DO AGIOTA / JAZ UM IDOTA”. Outros poemas construídos com a mesma argila da indignação: “O feto bailava / no útero de ouro / da mulher rica. // Outro feto jazia / no útero de fome / da mulher pobre”. Em outro poema de 2004 (p. 63), o poeta volta a tocar o dedo na ferida, ao dizer que “o FMI / deixa a população sem salário / sem educação / sem saúde / sem emprego / sem segurança / sem esperança”. Na página 25 de Berros, o autor presta homenagem das mais justas ao grande médico e poeta Caetano Ximenes Aragão, falecido há vários anos, que se notabilizou pela contundência do seu discurso poético e pelas vertentes sociais de sua temática. São de CXA os versos a seguir “SOU NORDESTINO / SOU UM NÓ / DO DESTINO”.
Vários intelectuais cearenses têm manifestado seus pontos de vista sobre a poética de Auriberto Cavalcante. Dimas Macêdo nos dá sua opinião: “O certo é que o poeta apurou sua voz e deu maior poder de vôo à imaginação (...) à construção de uma poesia dialética e participativa, que instiga a práxis do engajamento e a restauração da política do corpo”.
Todo poeta deve ter a liberdade de escolher os seus caminhos e de expressar livremente a sua visão-de-mundo. Da mesma forma, tem a obrigação de respeitar aqueles que pensam e agem de forma diferente, segundo os princípios de diversidade e pluralidade que estão na origem da natureza humana. Num mundo e numa época em que até as chamadas ciências exatas mudam de pele todas as semanas, ninguém pode ostentar o brasão de dono exclusivo da verdade. Auriberto Cavalcante fez opção por uma linguagem direta e muitas vezes agressiva, seja quando focaliza problemas sociais ou quando escreve poemas de amor. “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, é o que nos diz Fernando Pessoa, um ícone da poesia ocidental.
O importante é não estrangular a voz na garganta, não calar, não se omitir, não imitar o procedimento do avestruz, não enterrar a cabeça na areia quando pressente a aproximação do perigo. E como no pantanal dos podres poderes existem avestruzes enterrando as cabeças para evitar que sejam atingidos pelas vaias e os ovos que o povo lhes atira! Como são numerosos e como são reluzentes as suas plumas! Eles se parecem com aqueles animais que assimilam as cores da paisagem, numa típica estratégia de sobrevivência. Todos sabemos, inclusive o autor desses livros, que as nossas catilinárias poéticas não têm o poder de reverter as injustiças praticadas pelo FMI contra os pobres do mundo inteiro que sucumbem diariamente nos países subdesenvolvidos. De resto, impossível não concordar com o poeta que assina embaixo destes versos: “O Zodíaco é uma zona / Entra quem acredita”.



FRANCISCO CARVALHO






















































AURIBERTO CAVALCANTE E CID CARVALHO
 EM CONGRESSO DO GRUPO CHOCALHO



















 AURIBERTO CAVALCANTE, VICENTE ALENCAR, ALMIR GOMES 
E TIZIM ( ACE ), EM CONGRESSO DO GRUPO CHOCALHO



















 AURIBERTO CAVALCANTE, JOSÉ TELLES E VICENTE ALENCAR
EM CONGRESSO DO GRUPO CHOCALHO 




















AURIBERTO CAVALCANTE, OSWALD BARROSO, ROSEMBERG CARIRY, 
MANOEL ARRUDA, TIZIM E FABIANO EM CONGRESSO DO GRUPO CHOCALHO