EVANGELHO DE TERÇA-FEIRA DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2013

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segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2014 DE VITÓRIAS !



                         PÃO, PAZ E POESIA !

DILMA DIZ QUE ANO TERMINA MELHOR DO QUE COMEÇOU...



...MELHOR PARA ELA !


1. Nova tabela do IR aumenta imposto sobre salários http://oesta.do/1daa1S9
 

2. Governo eleva imposto para saques e uso de cartões no exterior http://oesta.do/1ipUsJZ...


EVANGELHO DE SEGUNDA-FEIRA DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2014

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domingo, 29 de dezembro de 2013

MENSAGEM DA APEOC AOS PROFESSORES E SERVIDORES






MENSAGEM DO SINDICATO APEOC
AOS PROFESSORES E SERVIDORES DAS ESCOLAS PUBLICAS NO CEARÁ
FELIZ NATAL
BEM-AVENTURADO ANO NOVO!

O presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, em nome da Diretoria Executiva da entidade, deseja aos professores e servidores da rede pública de ensino do estado e dos municípios cearenses um Feliz Natal. Um Próspero e Bem-Aventurado Ano Novo em 2014, com Paz no coração, Paz na mente e Paz no mundo. 
Paz – a mais antiga e mais atual das palavras que expressam Solidariedade, Amor, Humildade, Tolerância, Prudência, enfim, um universo de emoções especiais por liberdade, integridade e direito à vida, na sua mais profunda essência. Com esse espírito fraterno de Paz, a Diretoria do Sindicato APEOC roga ao Criador que continue iluminando os caminhos dos profissionais educadores. Assim, mantendo unidade e espírito obstinado em defesa da luta que acreditam ser necessária à Educação com qualidade na escola pública e do indispensável à valorização dos educadores no contexto social, de desenvolvimento e de vida saudável. 
Que o Filho de Deus, Cristo, mantenha no espírito da humanidade a crença de que Ele é o Caminho e Verdade. Confirmação da sua Eternidade e Renascimento. Esperanças que se renovam com um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Votos e desejos do Sindicato APEOC para todos os profissionais educadores na escola pública!



 
2013: Um Ano de Vitórias no Sindicato APEOC 


A direção do Sindicato APEOC iniciou o ano de 2013 lutando em defesa da promoção de eleições e seleção pública para provimento dos cargos de direção nos Núcleos Gestores das Escolas.
-    fez a defesa de oito mil professores sem direito à gratificação extraclasse;
-    protestou contra mudanças nas operações de empréstimos consignados para servidores públicos;
-    subscreveu pacto pela Educação com o Ministério Público, com vista a regularizar o programa de hora/aula e dia/ano nas escolas municipais de Fortaleza;
-    conquistou mudanças na simbologia dos cargos de secretários e coordenadores nos Núcleos Gestores.
Ainda em 2013, reuniu o Sindicato APEOC em seu auditório, deputados e senadores para exigir compromissos com a educação e com a Valorização dos Profissionais Educadores. 
-    Lutou em defesa dos 100% dos Royalties do Pré-Sal e 50% do Fundo Social para a educação, o que se tornou, em parte, realidade;
-    manteve em continuada luta a defesa de 10% do Produto Interno Bruto para a educação;
-    promoveu e participou de manifestações que resultaram em paralisações nacionais em defesa da educação e dos educadores;
-    defendeu no Congresso na Nacionalização da Carreira dos Profissionais Educadores da Educação Básica;
-    participou o Sindicato APEOC da campanha nacional pela valorização do ENEM;
-    defendeu e defende, intransigentemente, o direito do servidor aposentado, participando de fóruns nacionais com patrocínio da CNTE;
-    assumiu posições contrárias às mudanças nos regimes de aposentadoria dos servidores públicos;
-    assumiu o Sindicato APEOC posições pioneiras contra a aprovação da PEC 37 do Ministério Público;
-    conquistou a realização de concurso público no estado e em diversas prefeituras municipais, inclusive em Fortaleza, assim como fim da terceirização sem processo seletivo na área educacional;
-    além da conquista e implantação do piso nacional de salário do magistério, com um terço da carga horária para atividade extraclasse;
-    lutou e conquistou a vinculação dos percentuais de recursos liberados pelo FUNDEB para remuneração do magistério: 62 para 80%;
-    defendeu a valorização do salário do professor no inicio de carreira de nível superior;
-    lutou pela descompressão na carreira com foco na valorização do professor especialista;
-    o Sindicato APEOC ainda pressionou a ascensão funcional (promoção e progressões) no estágio probatório;
-    lutou pela implantação da promoção com data retroativa ao requerimento;
-    obteve dispensa de estágio probatório para o professor/servidor que já cumpriu o referido estágio em cargo anterior;
-    ampliação definitiva de carga horária dos professores efetivos e servidores ANS;
-    progressão para 100% dos professores aptos;
-    computador sem custo para o beneficiado;
-    salário inicial de Carreira dos Profissionais da educação da SEDUC igual ao Piso Salarial Nacional do Magistério;
-    conquistou cargo efetivo de Secretário Escolar;
-    volta do secretário escolar a compor o núcleo gestor da escola e perceber gratificação igual a do coordenador escolar.

JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO!


 DIRETORIA DA APEOC

FELIZ 2014 !

CHARGE:  SINFRÔNIO  -  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2013










Herodes procura o menino para matá-lo - Mt 2,13-15.19-23

"Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até a morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino”. Ele levantou-se, com o menino e a mãe, e entrou na terra de Israel. Mas quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Depois de receber em sonho um aviso, retirou-se para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno”."


FONTE: PORTAL PAULINAS ONLINE
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F12%2F2013
 

sábado, 28 de dezembro de 2013

EVANGELHO DE SÁBADO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2013

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sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

RÉVEILLON DA PAZ

"Shalom oferece opção gratuita de Réveillon com cinco atrações"

" Destaque para o Cantor Cosme, um dos fundadores do Comando Vermelho. Hoje o artista é um anunciador da Paz através de sua história de superação.  "




" Como já é tradição em Fortaleza, a Comunidade Católica Shalom oferece à população um local tranquilo, seguro e com programação gratuita para passar a Virada do Ano. É o Réveillon da Paz que cresce a cada edição e se firma como opção às demais festas que acontecem na cidade. Neste ano será realizado na Barraca Sarah Beach (Av. Zezé Diogo, 6251,Praia do Futuro), a partir das 20h.


A diversidade de ritmos promete agradar a todos os gostos musicais. Do Pop Rock do Missionário Shalom ao forró de Naldo José o público poderá receber 2014 com muita animação. Na hora da Virada acontecerá a tradicional bênção do Santíssimo Sacramento conduzida pelo Padre Antonio Furtado.




Entre as atrações, destaque para o cantor Cosme que vem direto do Rio de Janeiro.  A animação e a irreverência do artista é uma marca de suas apresentações. Mais o que chama mesmo a atenção é a história do cantor.  


Cosme foi uma das pessoas fundou  a facção Comando Vermelho no Rio de Janeiro, envolvendo-se em diversos tipos de crime. Aos 20 anos teve uma experiência pessoal com Deus na Igreja Católica. Foi preso para pagar pela vida pregressa e depois de solto tornou-se um missionário.

A história de superação de Cosme é uma inspiração para os jovens. Através de suas músicas e coreografias irreverentes consegue a atenção do público e transmitir a mensagem de uma vida pautada na cultura de Paz e no Evangelho."



FONTE: COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM 

Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio Souza 
Tel.: 85 3308.7451
Cel.: 85 8172.3283 



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

FELIZ 2014 !

 CHARGE: CLAYTON   -  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/charges/2013/12/26/noticiasjornalcharge,3182026/charge-clayton-25-12-2013.shtml

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

" A LITURGIA DO SERTÃO NO NATAL DA ESPERA "

IMAGEM: http://jandairaemfoco.blogspot.com.br/2012/12/charge-do-dia-pedido-de-natal-do.html


a liturgia do sertão no natal da espera

 
Barros Pinho


no Natal se dizem coisas diferentes

e a palavra tem sabor de oração


o curso lento dos riachos

se envolve afoito

na volúpia das águas


o canto das aves se faz

em salmo bíblico

na cortina das coisas


a jurema é o pinheiro do sertão

no sol de fogo da caatinga


o aboio do vaqueiro

tem o som da harpa de Davi

no templo azul ao fim da tarde


as crianças dançam a pureza

ao sopro da flauta de vento

no ombro das estrelas


o luar tece uma renda de luz

no ninho de palha

no ventre da mulher


as serpentes recolhem veneno

para alimentar

a insensatez da hipocrisia


nas capelas à beira das estradas

os sinos batem /batem

na noite do campo


na manhã

um concerto de pássaros

reúne violinos

ao compasso da viola


no espelho da sala

da casa de ontem

o retrato dos mortos

salta no rosto da memória


no curral rezam os bois

como anjos solenes

com o olhar no pasto branco do céu


erecto sobre o tempo

o juazeiro espreita a chuva

no evangelho viçoso do verde


as abelhas

na elegância da doçura

espantam a amargura

tecendo labirinto de mel


o Nazareno que acaba de chegar

tem olhos de vaga-lume

que afugenta a treva da terra


o rio Punaré

no passo do gado

cada vez mais próximo de mim

na solidão


Agora

na fazenda São José

a epifania das árvores

celebra a criação

no regaço do mistério


a eucaristia das pedras

na liturgia da espera

é um fio de ouro

no algodão da aurora.



No Natal

o orvalho divino

sacramenta o eterno

no efêmero do homem


BARROS PINHO

FONTE:   BLOG  - http://barrospinho39.blogspot.com.br/

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MANJEDOURA INDUSTRIAL

 
     IMAGEM:  TARSILA DO AMARAL





 




MANJEDOURA INDUSTRIAL


 
Os sinos mumificados
não badalam mais

só resta a exploração
capitalista

os sinos mumificados
não badalam mais

só resta a guerra
o enriquecimento
das multinacionais
regado
     com
             o suor
                          do operário
                                                semivivo
                                        seminu
                              semimorto
na manjedoura industrial

                        produzindo
                                              o

                                       consumo
                               de mais um Natal.



AURIBERTO CAVALCANTE

IN: " BERROS "  -  PÁG. 83   -   1999

LEIA COM MUITA ATENÇÃO !

IMAGEM: http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/1453-acao-cearense-de-combate-a-corrupcao-e-a-impunidade-acecci

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"Descaso com o dinheiro alheio"
 



" Têm assinatura do repórter Carlos Mazza aquelas que talvez sejam as mais importantes reportagens publicadas na imprensa cearense nos últimos dias. No O POVO de domingo, mostrou a irresponsabilidade dos gestores de prefeituras quebradas do Interior, que vão recorrentemente ao Governo Federal com o pires na mão, mas que não fazem o próprio dever de casa, em nome de clientelismo tributário. Na edição de ontem, mostrou o absurdo que foi aprovado na Assembleia Legislativa, que pode deixar sem julgamento dezenas de ex-gestores só em Fortaleza, número que se multiplica exponencialmente quando se considera os outros 183 municípios. A morosidade do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) passa a favorecer de forma ainda mais escancarada quem fez coisa errada com o patrimônio público. Isso num momento no qual a condenação do TCM passa a ter peso de barrar candidaturas e indicações para cargos comissionados no Estado e algumas prefeituras. A lei da Ficha Limpa, aliás, é responsável direta pela amoral mudança nas normas sobre prescrição no TCM. O objetivo, evidentemente, é garantir a candidatura de quem não deveria concorrer.
 A coisa se torna particularmente bizarra quando se constata que o responsável pela iniciativa, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, Tin Gomes (PHS), tem quatro contas na pauta de julgamentos que podem prescrever em função das regras que ele mesmo propôs. A relação inclui caso no qual o Ministério Público de Contas aponta “irregularidade insanável” e “ato doloso de improbidade administrativa”. Tal situação deixar de ser julgada e, sendo constatada culpa, deixar de haver punição é ridículo."

ÉRICO FIRMO - O POVO


FONTE: COLUNA POLÍTICA  -  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/colunas/politica/2013/12/24/noticiaspoliticacoluna,3181385/descaso-com-o-dinheiro-alheio.shtml

REPÚBLICA DOS IMPOSTOS

CHARGE:  CLAYTON   -   JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/charges/2013/12/24/noticiasjornalcharge,3181456/charge-clayton-24-12-2013.shtml

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FOLHA DE SÃO PAULO ENTREVISTA ARIANO SUASSUNA

" Em entrevista exclusiva, Ariano Suassuna diz que fez 'pacto com Deus' para terminar livro"




FABIO VICTOR
ENVIADO ESPECIAL AO RECIFE 



"Mexeu com o físico, mas com a cabeça não buliu não. Se você quiser, recito todinho o episódio de Inês de Castro, de 'Os Lusíadas'", brincou Ariano Suassuna, 86, na última terça-feira.
Fazia alusão ao copioso trecho do clássico português, mas deu várias outras provas de que falava a verdade.
Na tarde/noite daquele dia, quase quatro meses depois de sofrer um infarto (agora ele revela terem sido dois) e tratar um aneurisma cerebral, o escritor e dramaturgo recebeu a Folha em sua casa no Recife para uma entrevista exclusiva, a primeira depois de duas internações e do repouso forçado.
Dizendo-se cansado, optou por falar deitado em sua cama. Acabara de posar para fotos e na véspera retomara suas aulas-espetáculos com um tributo ao compositor Capiba, uma palestra intercalada por shows de música e dança que durou 1h45min.
Mais magro que o habitual e aparentemente mais fraco (recusou o lanche que lhe chegou, uma fatia de bolo e água de coco), mantém, porém, a cabeça a mil. Em uma hora de entrevista, não perdeu em nenhum momento a lucidez ou a argúcia.
Recitou de memória versos inéditos de sua autoria que estarão no romance em que trabalha há 33 anos e cujo primeiro volume, após seguidos adiamentos, ele diz ter enfim concluído, sob pressão dos problemas de saúde. 



Leo Caldas/Folhapress
O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna em sua casa, no Recife
"O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna em sua casa, no Recife"

" Para pôr fim ao primeiro livro daquela que considera a obra de sua vida -e que deverá ter sete volumes, mesclando romance, poesia, teatro e gravura-, Ariano afirma ter tido uma ajuda divina.
"Fiz um pacto com Deus: se ele achasse que o romance tinha alguma coisa de sacrílego ou de desrespeitoso, que interrompesse pela morte."
A obra concluída -ainda sem previsão de lançamento- será um romance epistolar, chamado "O Jumento Sedutor", homenagem a "O Asno de Ouro", do escritor Lucius Apuleio, do século 2. A série completa levará o nome de "A Ilumiara".
O autor de "Romance da Pedra do Reino" e "O Auto da Compadecida" falou ainda sobre morte e a aversão que sentiu da UTI e de política. 

Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

*
Folha - O sr. enfrentou problemas graves de saúde, acaba de pular uma fogueira braba... Ariano Suassuna - [interrompendo] Na verdade eu pulei três fogueiras: eu tive dois infartes e um aneurisma estourou no meu cérebro.
Foram dois infartos, então?
Foram.

Pois é, e depois de quase quatro meses entre internações e repouso, o sr. retomou as atividades públicas ontem numa aula-espetáculo. Como se sente?
Eu fazia muita questão de dar essa aula. Eu disse para mim mesmo que só não dava a aula se não tivesse a menor condição. E queria avaliar minhas forças, para saber se podia continuar, dentro desse pequeno prazo que a gente ainda tem [no mandato de Eduardo Campos, que deixará o cargo até abril para disputar a Presidência], podia continuar a programação que a gente vinha seguindo [de aulas-espetáculos]. Combinei que a gente faria essa no Recife e, de acordo com o comportamento do meu corpo, a gente daria outra em Pombos [agreste de PE].

Deu para avaliar como o corpo reagiu?
Deu. Dá para ir, senti que dá para retomar num ritmo mais leve.

O sr anda falando muito o nome da Caetana, que é como o sr chama a morte. De onde vem esse nome?
No sertão da Paraíba e de Pernambuco chamam a morte de Caetana.

Que é uma moça, mas pode ser também uma onça...
Não, isso aí [de ser onça] já foi invenção minha. Eu aproveitei e comecei a recriar literariamente um mito que foi criado pelo povo. Como o povo sertanejo é machista, só criou a morte feminina. Aí eu, de minha parte, já inventei a contrapartida masculina. Eu acho que a morte aparece como mulher aos homens e como homem às mulheres.

E com que nome?
Caetano.

O sr. já disse que se recusava a morrer e que toda morte é como um suicídio. Como essa experiência afetou o modo com que o sr. lida com ela?
Não afetou não. É claro que, objetivamente, eu sei que vou morrer. Não sei se você já notou, mas nenhum de nós acredita que morre, o que é uma bênção. A gente se porta a vida toda como se nunca fosse morrer, o que é muito bom. Porque se a gente for pensar na morte como uma coisa fundamental, inevitável e próxima, a gente vai perder o gosto de viver, vai perder o gosto de tudo. Eu digo isso procurando verbalizar uma inclinação que acho que é de todo mundo. A gente tem uma tendência a acreditar que não morre.

[Pensar que vai morrer] prejudica um pouco a qualidade de vida, e eu sou um apaixonado pela vida, amo profundamente a vida. Olhe que essa maldita tem me maltratado, mas eu gosto dela.
No "Romance da Pedra do Reino", Quaderna tem um sonho no qual a Caetana [a morte] como que dita para ele palavras de fogo. O sr. teve algum sonho ou alucinação durante este período?
Não. Ordinariamente não tenho... Às vezes eu tenho uns sonhos que se transformam em literatura. Tenho um poema chamado "Sonho" que foi um sonho. E às vezes quando não estou acordado ainda, mas não estou mais dormindo, é o momento em que invento muita coisa, muito criativo.

Essa experiência mudou alguma coisa no seu jeito de perceber o mundo e as pessoas?
Não. Poucos dias antes de adoecer eu dei uma entrevista em que me perguntaram se eu tinha medo da morte. E eu disse: eu não gosto de contar valentia antecipada, acho que a gente só pode dizer que não tem medo de alguma coisa depois de enfrentá-la. Agora, até onde eu vejo, eu não tenho medo da morte. Eu tenho pena de morrer sem ter realizado certas coisas. Por exemplo: se visse que não dava para terminar o romance que escrevo, aí teria muito pena de morrer.

Engraçado, quando eu estava lá [no hospital] nos primeiros momentos, que descobri que tinha tido um infarto –fui saber disso no hospital– eu me agoniei muito porque tinha deixado o manuscrito aqui [em casa]. Eu disse: preciso conversar com Carlos Newton [Junior, professor universitário, especialista na obra do escritor], dizer a ele como era, para levar adiante [o livro].
Primeiro eu dividi o livro grande em vários livros. Cada capítulo do livro é escrito em forma de cartas, sob certo aspecto é um romance epistolar, e toda carta termina do mesmo jeito. Porque eu digo lá que fiz um pacto com Deus, e fiz mesmo: se ele achasse que o romance tinha alguma coisa de sacrílego ou de desrespeitoso, que interrompesse pela morte –coisa com a qual desde agora eu me declaro de acordo. Meu acordo não vale nada num caso desse, mas por outro lado tem uma vantagem. É que eu dou ideia da minha conformidade e da minha resignação e tô conseguindo, com a minha megalomania, um parceiro extraordinário.
O primeiro volume são seis cartas, todas seis terminam do mesmo jeito, com as mesmas palavras.
Qual é o jeito, quais são as palavras?
[uma assessora afirma: "Não diga o que não puder dizer"] A gente tem uma tendência a responder a verdade, né? É uma tentação desgraçada. Bom, todas terminam com um verso, um martelo gabinete e um martelo agalopado [martelos são formas poéticas usadas pelos cantadores nordestinos]. O martelo gabinete é um martelo de seis versos de dez sílabas, e o martelo agalopado são dez versos de dez sílabas.

Deixa eu ver se me lembro do martelo. Diz assim: "O circo, sua estrada e o sol de fogo/ Ferido pela faca na passagem/ meu coração suspira sua dor/ entre os cardos e as pedras da pastagem./ O galope do sonho, o riso doido/ e late o cão por trás desta viagem".
E o martelo agalopado diz: "Pois é assim: meu circo pela estrada/ Dois emblemas me servem de estandarte/ No sertão, o arraial do bacamarte/ Na cidade, a favela consagrada/ Dentro do circo há vida, onça malhada/ Ao luzir do teatro o pelo belo transforma-se num sonho, palco e prelo/ e é ao som deste canto na garganta que a cortina do circo se levanta para mostrar meu povo e seu castelo".
Então se eu morrer o romance está terminado. E para justificar isso eu cito uns versos de Fernando Pessoa dos quais eu gosto muito. Ele fala do navegador que descia a costa da África à procura do caminho das Índias e, quando ele parava em algum lugar na costa da África, plantava um marco. Ele diz: "O esforço é grande e o homem é pequeno/ Eu, Diogo Cão, navegador, deixei/ Este padrão ao pé do areal moreno/ E para diante naveguei./ A alma é divina, a obra é imperfeita./ Este padrão sinala ao vento e aos céus/ Que, da obra ousada, é minha a parte feita:/ O por-fazer é só com Deus".
O sr. já deu por encerrado o trabalho várias vezes, mas sempre o retomou. Os acontecimentos recentes forçaram o sr a finalmente encerrar pra valer?
Forçaram. Eu me forcei a dar o ponto. Mas repare bem: mesmo assim, só há poucos dias eu tomei a decisão definitiva. Primeiro, eu, com medo por causa do infarto, decidi que publicaria as duas primeiras cartas. Depois do infarto, já em casa, resolvi que dava para juntar mais duas, quatro. Depois mais duas, seis. O primeiro volume está concluído.

O nome do primeiro volume, "O Jumento Sedutor", está mantido?
Está mantido. O nome geral é "A Ilumiara".

Serão cinco volumes?
Eu acho que são sete. Mas o por-fazer é só com Deus.

Numa entrevista que me deu há dez anos, o sr. contou que o protagonista do livro se chama Antero Savedra, e o antagonista é Quaderna [da "Pedra do Reino"]. Isso está mantido?
Está mantido, mas o negócio ficou mais complexo, porque Antero Savedra desdobrou-se. Fiz de Antero Savedra um alter ego mais próximo de mim, e criei uma outra máscara chamada... Porque o nome Antero é muito importante... São quatro irmãos: Altino, Auro (ou Áureo), Adriel e Antero. Altino é poeta; Áureo é romancista; Adriel é dramaturgo; e Antero é encenador e ator. Antero diz que tem um parentesco com Orestes e Hamlet, ambos filhos de reis assassinados. Ele cita inclusive uma frase de Hamlet, que diz: "Sou arrogante, vingativo, ambicioso; tenho mais crimes na consciência do que [pensamentos para concebê-los, imaginação para desenvolvê-los,] tempo para executá-los".

Então ele procura um alter ego mais manso, mais conciliador, capaz de perdoar os inimigos. Ele diz uma hora que tem mais facilidade de rezar a Ave Maria do que o Pai Nosso, porque no Pai Nosso se diz "perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos...".
Agora, o nome dele de verdade é Paulo Antero. Aí ele assina os primeiros versos P. Antero Shabino.
E o Savedra não tem mais?
Tem, a família é Shabino de Savedra, todos os dois escritos com s. Paulo Antero Shabino, e ele assina P. Antero Shabino. Os inimigos começam a chamá-lo de Pantero, depois Dom Pantero. Ele aí adota o nome. Quando cria o outro alter ego é Dom Pantero.

"A Ilumiara" tem dois nomes [subtítulos]: "A Ilumiara - Autobiografia musical, dançarina, teatral, poética e videocinematográfica". Na página seguinte tem: "A Ilumiara - Romance musical, dançarino, teatral, poético e videocinematográfica."
E tem uma epígrafe de um professor daqui, que foi meu aluno e de quem eu gosto muito –Roberto Motta, filho de Mauro Motta–, ele escreveu um dia num artigo de jornal: "Todos os livros são autobiografias. Mas ele conhece os segredos das máscaras com que nos defendemos da morte".
Esse primeiro volume já pode ser lançado em breve?
Ainda vai depender. Eu terminei meu texto. Mas ele está grande, em folhas de tamanho ofício. Precisa ser reduzido para o tamanho do livro. As ilustrações eu fiz, já estão prontas. Tem muita ilustração baseada em pintura rupestre. Porque eu quero pegar a cultura brasileira desde o começo mesmo, mostrar que isso aqui não envelhece não. Uma obra de arte está feita para ser reinterpretada, revista, revisada. E também me baseei muito em desenhos barrocos.

Os outros volumes vão todos seguir a forma epistolar?
Vão.

O sr. vai incluir essa fogueira que pulou?
Vou. Mas não nesse primeiro volume. E vou incluir uma coisa que foi muito importante para mim e aconteceu ao mesmo tempo [da internação]: a morte de [Gilvan] Samico [gravurista pernambucano morto em novembro]. Considero Samico um artista de importância mundial. Para mim não há em nenhum lugar do mundo –Alemanha, França, Rússia, Estados Unidos, Inglaterra– um gravador como ele. Para mim foi o gravador de nossa época, no mundo inteiro.

Do ponto de vista formal ele é incomparável. Pela importância dele para o nosso tempo e o nosso país... Ele significa para o Brasil o que Goya significa para a Espanha e Dürer para a Alemanha.
O sr. incluirá figuras públicas entre os personagens do romance?
De certa maneira sim. Não são personagens propriamente, faço alusões. Tem um momento em que escolhi sete pessoas importantes do Brasil: um arquiteto negro e analfabeto do Estado do Rio de Janeiro chamado Gabriel Joaquim dos Santos, por quem tenho grande admiração, é o autor da Casa da Flor. Escolhi Villa-Lobos, e sai por aí...

Do que mais sentiu falta na internação. Conseguiu ler e escrever?
Olhe, um dos piores lugares do mundo é a tal da UTI. Vixe, nossa senhora, que lugar horroroso. A pessoa não tem privacidade para coisa nenhuma, uma coisa horrível. Não tem autonomia, é ruim demais. Ficar no hospital no quarto eu até não reclamo muito não. Mas a tal da UTI... Minha atividade nesse período foi zero.

O sr. tem uma ótima memória, que já definiu como "memória de cachorro vingativo". Ela está intacta?
Está, mexeu com o físico, mas com a cabeça não buliu não –a cabeça está boa. Se você quiser eu recito o episódio de Inês de castro, de "Os Lusíadas", todinho [risos].

O sr. sempre apoiou Lula e Dilma e sempre apoiou também Eduardo Campos. Mas em 2014 eles serão adversários. O sr já declarou apoio a Campos. Isso significa rompimento com Lula e Dilma?
Vejo as coisas muito individualmente. Não simpatizo muito com o PT. Nunca dei declaração [de apoio ao PT], senão no começo [do partido], quando eu dizia que os partidos precisavam ter alguma coisa das antigas ordens religiosas, e o único que eu via nessa linha era o PT. Nesse tempo o dr [Miguel] Arraes não tinha entrado no PSB –o PSB era uma academia de letras, não tinha eficácia política nenhuma. Quando dr. Arraes veio me procurar, eu disse a ele que entrasse no PSB. Ele disse que precisava fazer coligação e que entraria no PMDB. Agora, quando ele entrou no PSB, aí eu entrei –nunca tinha entrado num partido político.

Então eu sempre faço uma diferença. Lula é Lula. Não faço restrição nenhuma a Lula, continuo um entusiasta dele, do mesmo jeito que fui quando ele era presidente. Agora, pelo meu gosto, Lula apoiaria Eduardo. Nem houve rompimento com Dilma, gosto muito dela também, mas meu relacionamento com ela é menos fraterno do que com Lula.
Acredita que há chance concreta de Eduardo Campos ser eleito presidente?
Isso eu não sei não. Vou fazer como Capiba [compositor pernambucano morto em 1997]. Ele era torcedor fanático do Santa Cruz, e ia haver um jogo muito importante do Santa Cruz no domingo. Um jornalista telefonou a ele pedindo opinião sobre o jogo. Ele deu várias opiniões, até que o jornalista perguntou: "E qual vai ser o placar?". Aí ele disse: "Me telefone segunda-feira". Me telefone no dia seguinte à eleição que eu digo.

O sr. costuma dizer que conhece Eduardo Campos desde menino, que foi amigo do pai e do avô dele. Trata-se de um apoio mais afetivo que político?
Não, veja bem, eu digo isso realmente, e é verdade: Dudu foi companheiro de infância de meus filhos, morava aí na frente [numa casa defronte à do escritor], vivia aqui em casa. Então tinha uma relação afetiva com ele de um tio para um sobrinho. E ainda mais ele casou-se com uma sobrinha de Zélia [mulher de Suassuna].

Mas eu digo, e realmente é: considero Eduardo Campos o político mais brilhante que já conheci. Ele é de uma capacidade de articulação que você não pode imaginar. Outra coisa: é paciente, é obstinado. Ele tem todas as qualidades de um político. Eu digo sempre: um político tem que ser astucioso, principalmente se ele for boa pessoa. Porque senão ele cai –não faz safadeza, mas cai na mão dos que fazem.
Há críticas ao fato de ele se utilizar dos mesmos métodos que critica. Fez campanha pra eleger a mãe para o TCU, formou uma coalizão de 14 partidos, com aliados como Inocêncio Oliveira e Severino Cavalcanti. Com o sr. vê essas críticas?
Entram por um ouvido e saem pelo outro. Isso é uma necessidade da ação política. Achei até muita graça quando Inocêncio Oliveira o apoiou. Estava todo mundo cortejando o apoio de Inocêncio, o PT, todo mundo. Quando ele apoiou Dudu, vieram dizer que ele aceitou o apoio de Inocêncio Oliveira. Política é assim mesmo. Eu é que não gosto de fazer esse tipo de coisa nunca entrei na política e nunca entrarei.

E como avalia a gestão Dilma?
Não sou homem político, sou um escritor que tem preocupações políticas, com meu país e com meu povo. Eu gostava mais do governo de Lula. Tô gostando do governo de Dilma. Entre Dilma e o PSDB, prefiro Dilma. Mas entre Dilma e Lula, prefiro Lula.

O sr. é bacharel em direito, foi advogado, nos principais livros do sr há julgamentos. Como o sr. viu o julgamento do mensalão no Supremo? O que achou do resultado?
Aquilo foi uma coisa triste. O que acho triste ali é que de repente houve uma crispação desse problema. Não tenho elemento pra provar nem ninguém tem, mas a gente sabe que isso não foi inaugurado naquele momento. Essas práticas existiam em todos os governos e tem havido até agora. Se você não fizer isso você não governa. Tem que questionar a própria existência do Congresso. É bom que exista o Congresso? Eu acho que é. Agora, no Congresso existe esse tipo de coisa? Existe e vai continuar existindo.

A compra de apoio político?
Sim. Sim. Todo mundo sabe que essa ideia de dois mandatos não foi obtida de graça não.

O sr. se refere ao esquema de compra de votos no Congresso para aprovar a emenda da reeleição durante o governo Fernando Henrique Cardoso [revelado pela Folha em 1997, mas nunca investigado]...
Sim.

O sr. é um homem muito religioso, católico devoto de vários santos. Qual avaliação faz do novo papa, Francisco, dos primeiros passos do pontificado dele?
Ah, eu estou entusiasmado com esse papa. Logo no início. Só o fato de ele ter escolhido o nome de Francisco, vi logo que ele era alguma coisa de novo. Era o que a Igreja estava precisando. Estou entusiasmadíssimo. Eu de certa maneira acompanhei, porque um grande amigo meu foi para lá fazer a cobertura, que é Gerson Camarotti [comentarista e repórter do canal Globo News], e conversei muito com Gerson. Até fiz uma introduçãozinha para o livro dele ["Segredos do Conclave", Geração Editorial, 304 págs., R$ 34,90].
Olhe, ele foi o primeiro papa jesuíta, o primeiro chamado Francisco e o primeiro papa latino-americano. Três novidades de uma vez."



FONTE:  FOLHA DE SÃO PAULO
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/12/1388649-em-entrevista-exclusiva-ariano-suassuna-diz-que-fez-pacto-com-deus-para-terminar-livro.shtml

EVANGELHO DE SEGUNDA-FEIRA DIA 23 DE DEZEMBRO DE 2013

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EVANGELHO DE DOMINGO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2013









Anúncio do nascimento de Jesus - Mt 1,18-24

" Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa. "



FONTE: PORTAL PAULINAS ONLINE
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho

sábado, 21 de dezembro de 2013

SINDJORCE REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA



 SAMIRA DE CASTRO, AURIBERTO CAVALCANTE, 
VIDAL CAVALCANTE, DÉBORA LIMA E RAFAEL MESQUITA.
FOTO: EVILÁZIO BEZERRA


HOJE SOMOS A NOTÍCIA !


SINDJORCE EM SUA CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA... HOJE NÓS SOMOS A NOTÍCIA !!! PARABÉNS SAMIRA, DÉBORA E RAFAEL PELA FESTA... ENCONTRO DE VÁRIAS GERAÇÕES DE JORNALISTAS.
 FELIZ NATAL PARA TODOS E UM 2014 DE MUITAS LUTAS E ... 
MUITAS... MUITAS  VITÓRIAS !!!!
 

EVANGELHO DE SÁBADO DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2013

                                 CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

SALÁRIO MÍNIMO ...

 
CHARGE: SINFRÔNIO   -  DIÁRIO DO NORDESTE 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SÓ DIGO UMA COISA: POBRE CULTURA... POBRE POVO POBRE...


"Apertando o cinto"
" Prefeitura reduz em quase 40% o orçamento da Secultfor para 2014 e transfere para a Segov o controle sobre a realização de eventos como Carnaval, aniversário de Fortaleza e festejos juninos"

 

Raphaelle Batista raphaellebatista@opovo.com.br

ARTE: CARLUS CAMPOS
" A redução do orçamento no traço de Carlus Campos: perda de autonomia da Secultfor "



" Apesar do acréscimo de mais de R$ 800 milhões na receita do município de Fortaleza para o próximo ano, o orçamento destinado à pasta municipal da cultura caiu. De acordo com o texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovado pela Câmara dos Vereadores no fim de novembro, está previsto pouco mais de R$ 22 mi para a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) em 2014, uma queda de 38,6% em relação ao orçamento de 2013, quando foram destinados mais de R$ 36 milhões.

O valor - que corresponde a 0, 35% do orçamento total - também representa queda do percentual destinado à área, que este ano chegou a 0, 66%, número menor mas ainda assim mais próximo do idealizado 1% para a cultura, demanda antiga de artistas e produtores.

O recurso destinado à Secretaria Extraordinária da Copa (mais de R$ 51 mi), por exemplo, é mais que o dobro do previsto para a Secultfor em 2014. Apesar da significativa redução do orçamento da cultura, o texto da LOA 2014 foi aprovado sem grandes dificuldades. “Cultura é complemento, principalmente num país como o nosso que tem dado passos pra avançar na cidadania. Lamentavelmente isso não se faz só com boa vontade, discurso, mas também com dinheiro”, critica o vereador da bancada petista Ronivaldo Maia. O líder do governo na Câmara e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Evaldo Lima, foi procurado para esta reportagem, na noite de segunda-feira, mas não atendeu às ligações do O POVO.

Conforme o secretário de cultura de Fortaleza, Magela Lima, a diminuição do orçamento se deve, principalmente, à mudança de algumas atribuições da Secultfor. Entre elas, a de custeio com publicidade e comunicação das ações da pasta e - a mais impactante na verba recebida pela secretaria - a licitação para estrutura dos eventos. “Essas licitações, que são de valores altos, foram todas concentradas na Secretaria de Governo (Segov), secretaria nova criada pelo prefeito Roberto Cláudio”, explica.

De acordo com Magela, muito do orçamento que antes ficava com a secretaria para a realização de eventos tradicionais, como Carnaval, aniversário de Fortaleza e festejos juninos, migrou para a Segov. “Grande parte dessa redução se dá por conta dessa reestruturação administrativa mesmo .Esse recurso não é mais da cultura, passa a ser do município todo”, diz. No entanto, ele garante, “eventos que já são expressivos pro calendário da cidade não têm como não acontecer”.

O secretário argumenta ainda que o valor destinado para a Secultfor em 2014 está dentro da média de execução de anos anteriores. Segundo informou a assessoria de imprensa da pasta, em 2011, foram aplicados de fato cerca de R$ 25 mi e, no ano seguinte, R$ 19 mi. “O desafio nosso vai ser manter essa média, não deixar de aplicar menos do que se vem aplicando, e isso sim é mais importante que o orçamento”, enfatizou Magela."


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/12/18/noticiasjornalvidaearte,3178296/apertando-o-cinto.shtml


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falAÇÃO 


Conheça o que os escritores e leitores esperam de nossas autoridades.


III CONGRESSO - CARTA DO LICEU

 
III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ
FORTALEZA, 23, 24 25 DE JULHO DE 2012
Local: Auditório do  Liceu do Ceará
" DESPERTANDO CONSCIÊNCIAS "




PALESTA DO JORNALISTA FERNANDO CÉSAR MESQUITA
NA MESA: GONZAGA MOTA, UBIRATAN AGUIAR, 
DOM EDMILSON DA CRUZ, TIZIN ( PRESIDENTE DA ACE ) E 
RUI MARTINHO ( PRESIDENTE DA ACADEMIA CEARENSE DE
LITERATURA E JORNALISMO.

PALESTA DO FERNANDO CÉSAR MESQUITA
TEMA DA PALESTRA: " O ESCRITOR COMO PROTAGONISTA
DA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA SOCIEDADE "
" DESPERTANDO CONSCIÊNCIAS "
 


 MOMENTO DE EMOÇÃO...


 APARECIDA SILVINO CANTA O HINO NACIONAL


 DONA ARACIMIR PINHO, AURIBERTO CAVALCANTE E UBIRATAN AGUIAR


 O AUDITÓRIO DO LICEU FICOU LOTADO...

  FAMÍLIA DO POETA BARROS PINHO RECEBENDO A HOMENAGEM


 
 


 A NETA DO POETA BARROS PINHO, CAROL PINHO, 
FALOU EM NOME DA FAMÍLIA.


POETA URIRATAN AGUIAR RECEBE O DIPLOMA DAS MÃOS
DO AURIBERTO CAVALCANTE E CLÁUDIO PINHO



FOTOS: GRUPO CHOCALHO
http://grupochocalho.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-12-25T22:05:00-03:00&max-results=14&start=14&by-date=false



 DOCUMENTO FINAL
CARTA DO LICEU


Reunidos no III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ, realizado no auditório do LICEU DO CEARÁ,  em Fortaleza, Ceará, nos dias 23, 24 E 25 DE JULHO DE 2012, depois de ampla discussão aprovaram as seguintes ORIENTAÇÕES e DOCUMENTOS ( CARTA DO LICEU E MOÇÕES ):

I-    Discutir a produção cultural cearense nos seus aspectos históricos, da produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania.
II-    Propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável e solidário;
III-    Promover o debate entre, gestores, investidores e demais protagonistas  da cultura do Ceará, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões;
IV-   Propor estratégias para universalizar o acesso da população à produção e à fruição dos bens e serviços culturais;
V-     Propor a transversalidade da cultura e da literatura em outras áreas sociais;
VI-     Avaliar os resultados obtidos a partir do III Congresso;
VII-   Promover o debate sobre nossa cultura e compartilhamento de conteúdo de livros;
VIII-    Propor estratégias para a formação de público, consciente consumidor de produtos culturais (Leitores);
IX- Propor a criação de Encontros Permanentes entre Escritores, Poetas e Leitores, além de outros segmentos interessados, com o OBJETIVO de DISCUTIR e SUGERIR AÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA NO CEARÁ, além de DEBATER os grandes temas políticos e sociais procurando soluções criativas para as soluções desses problemas;
X-  Contribuir, através de nossa produção cultural para DESPERTAR CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE NOSSA SOCIEDADE.


PROPOMOS AINDA: 

 
I-   Criação da Cesta Básica Literária:
Todo empregador do Estado do Ceará terá que fazer a doação semestral de um livro de autor cearense aos seus funcionários;
II- Lutar pela aprovação de 3% do orçamento do Estado a
     ser destinado à pasta da cultura;
III- Implantação de Quiosques Culturais mantidos pela
     Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor, 
     com instalação de pontos de venda exclusivamente para 
     o autor cearense, de preferência em local visível, inclusive
     para os turistas;
IV- Recepção cultural - Distribuição de cordel no aeroporto aos
      turistas que desembarcarem no estado, através de uma
      parceria entre a Secretaria de Cultural e a Secretaria de 
      Turismo;
V- Reorganizar a Cooperativa de Escritores e Poetas para
   produzir e vender obras em mutirão durante a Copa do
   Mundo;
VI- Sugerir que as Secretarias de Cultura do Ceará e Fortaleza 
      realizem oficinas permanentes de orientação para
      proponentes dos Editais;
VII- Implantar programas de formação de leitores (oficinas)
       nas Escolas, Sindicatos, Bibliotecas;

VIII-  PROVOCAR A CÂMARA DE VEREADORES E/OU ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PARA A APROVAÇÃO DE UMA LEI (OU ADITIVO DE LEI) OBRIGANDO AS LIVRARIAS A NEGOCIAREM UMA COTA DE NO MÍNIMO 20% ( VINTE POR CENTO ) DE AUTORES CEARENSES COM UMA COMISSÃO DE NO MÁXIMO 30% (TRINTA POR CENTO);



IX-    Exposição e feira nos pontos turísticos mais visitados da cidade, com recital, autógrafos;
X-   GARANTIR, JUNTO A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO, UM STAND PARA OS ESCRITORES CEARENSES NAS BIENAIS DO LIVRO, QUE ACONTECEM DE DOIS ANOS NA CIDADE, COM REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS PARA DEBATER TEMAS PERTINENTES LIGADOS A NOSSA CULTURA;
 
XI-  Encaminhar esse Documento para Assembléia Legislativa 


 ( Comissão de Cultura e Educação), Governador do Estado, Prefeita de Fortaleza, Secretários de Cultura do Estado e de Fortaleza,  e Candidatos a eleição este ano;

 
   O III CONGRESSO DESTACA:
Os 25 anos do Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste.


MOÇÕES

 Nós, escritores reunidos no III Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará, 

REPUDIAMOS:

1-  A descriminação de escritores cearenses por parte  de livrarias e editoras;
2-  Os atos nocivos e as omissões referentes a cultura no Estado do Ceará;
3-  A corrupção crescente no Estado do Ceará;
4-  A violência que aprisiona o cidadão tirando o seu direito de ir e vir,  levando ao extermínio principalmente da nossa juventude;      
 5-  O investimento de grandes valores  em obras não prioritárias  em detrimento da arte e Cultura.
 
      
PARTICIPARAM DO III CONGRESSO MEMBROS DE VÁRIAS ENTIDADES E GRUPOS LITERÁRIOS, BEM COMO ESCRITORES INDEPENDENTES.
ESTAVAM  PRESENTES:
ABRAÇO LITERÁRIO;
ACADEMIA CEARENSE DA LÍNGUA PORTUGUESA;
ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO CEARÁ;
ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE CAUCAIA;
ACADEMIA DE LETRAS DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ;
ACADEMIA DE LETRAS JUVENAL GALENO;
ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS;
ACADEMIA DE LETRAS DE FORTALEZA;
ACADEMIA DE LETRAS DO NORDESTE;
ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS;
ASSOCIAÇÃO CEARENSE DOS ESCRITORES DO CEARÁ – ACE;
CECORDEL – CENTRO CULTURAL DOS CORDELISTAS DO NORDESTE;
CEIA LITERÁRIA;
CEXTA LIETERÁRIA – IDEAL CLUBE
GRUPO CHOCALHO;
ESCRITORES INDEPENDENTES;
MOVIMENTO CULTURAL TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO;
SOPOEMA- SOCIEDADE DOS ESCRITORES E POETAS DE MARACANAÚ;
UNIÃO BRASILEIRA DOS TROVADORES – UBT;
TEMPLO DA POESIA;
UNIFOR - PROF. BATISTA DE LIMA.



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30 ANOS DE AÇÃO POÉTICA
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