quinta-feira, 31 de maio de 2012

10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA !

apeoc pneO Sindicato-APEOC, através de seu presidente Anizio Melo, Diretores e representantes de base, participaram da solenidade de lançamento do Fórum Estadual de Educação que aconteceu na tarde de ontem, 28/05, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes - Anexo II do Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa.
A criação de Fóruns Estaduais de Educação é previsto na estrutura organizacional do Fórum Nacional de Educação (FNE), instalado no dia 29 março de 2011, com representação de 33 órgãos. [Galeria de fotos]
Entre outras funções do FNE está o acompanhamento da tramitação do Plano Nacional de Educação–PNE (2011– 2020) no Congresso Nacional e, após sua aprovação pelo Congresso, irá avaliar sua execução.
No Ceará, a criação do Fórum foi solicitada através do Projeto de Indicação 115/2011 da deputada Rachel Marques e acatado pelo Governador.
De acordo com o projeto, o órgão deve ser consultivo e permanente, com finalidade de servir de espaço democrático de deliberação de políticas públicas educacionais, e de defesa da promoção e da qualidade social da educação, através de reuniões, debates e seminário.
O Sindicato-APEOC é integrante do FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO e tem clareza, assim como o conjunto do movimento, que o acompanhamento das políticas públicas da educação passa por iniciativas como essa, que constroem espaços de monitoramento da política de educacional.
Irmanados com o conjunto do movimento e cobrando 10% do PIB pra educação, o sindicato APEOC aproveitou o momento para pautar o debate da federalização da carreira do magistério, tema que será objeto de seminário dia 02 de junho no Plenário da Assembleia Legislativa. (Com informações do Jornal o Povo e Sindicato-APEOC).

          PROFESSORES AURIBERTO CAVALCANTE E GILVAN PAIVA,
                     SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE MARANGUAPE.



  FOTOS: SINDICATO APEOC



  FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC
   http://.apeoc.org.br

APEOC E A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

I.ciclo.de.debates.pO Sindicato APEOC abre no próximo sábado (dia 02/06), em Fortaleza, às 09 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, o primeiro de um ciclo de 15 debates regionais e sub-regionais, que serão realizados até o mês de agosto.
Em nível estadual, o Sindicato visa fortalecer ainda mais a categoria nas cobranças das reivindicações acordadas com o governo, quando da greve de 2011, como a destinação de 77% dos recursos do Fundeb para o pagamento dos professores.
Em nível nacional, o Ciclo de Debates que o Sindicato APEOC está promovendo tem por objetivo avançar nas discussões sobre a afirmação do Sistema Nacional de Educação articulado no país, tendo como foco a valorização da carreira docente, a federalização da educação. A federalização da educação foi proposta do Sindicato APEOC aprovada recentemente no 12° Congresso Estadual da CUT-Ceará.
I.ciclo.de.debatesO Instituto APEOC lança neste sábado no Plenário da Assembleia Legislativa, durante o Ciclo de Debates “Sistema Nacional de Educação e Valorização da Carreira Docente”, a Cartilha intitulada “Fundeb, Piso Salarial e Carreira do Professor de Educação Básica”. Cartilha vai divulgar novos números e perspectivas da educação básica pública brasileira.
abicalilllEste primeiro Ciclo de Debates, que contará com a participação de educadores da capital e interior, será transmitido ao vivo, pela TV APEOC e terá como um dos debatedores o ex-deputado federal por Mato Grosso, consultor do Senado, Carlos Augusto Abicalil, autor do PL 1592 que estabelece os princípios e as diretrizes dos planos de carreira para os profissionais da educação básica publica.

FEDERALIZAÇÃO: PISO E CARREIRA ANDAM JUNTOS!


FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC
 http://www.apeoc.org.br

PÂNICO NO SERVIDOR





Estivemos fora do ar por conta de pânico no servidor.
 
Estamos de volta !

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A JUSTIÇA NO CEARÁ

" Advogados protestam no Fórum"

FOTO: MAURI MELO
" Com cruzes no fórum, os advogados protestaram"

" Advogados de Fortaleza realizaram um protesto, na manhã de ontem, 16, no Fórum Clóvis Beviláqua. No ato, os profissionais colocaram cruzes em frente ao fórum. Segundo a Seccional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o objetivo era reclamar da falta de estrutura e da falta de juízes e de servidores no Estado.

Segundo a OAB, das 184 comarcas do Ceará, 77 estão sem juiz titular. Em Fortaleza, 40 varas foram criadas e ainda não foram instaladas. Em Sobral, são duas. Além disso, existem 71 vagas nas Secretarias (diretores de Secretaria) em todo o Estado.

Quanto aos defensores públicos, o Ceará está com um déficit de 130 profissionais, segundo a OAB. Hoje, existem defensores em apenas 54 comarcas. Conforme a OAB, o Estado precisaria de 415 cargos de defensor, porém só conta, atualmente, com 292.

No Ceará, segundo levantamento da OAB-CE, em diversas Comarcas, processos se acumulam há anos aguardando decisão judicial. Na cidade de Iguatu, por exemplo, são 20 mil processos. No município do Crato, mais de 15 mil ações estão à espera de juízes e promotores para andamento. O mesmo número de processos acumulados – 15 mil – é registrado no município de Quixadá."


FONTE:  JORNAL O POVO
 http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/05/17/noticiasjornalfortaleza,2840769/advogados-protestam-no-forum.shtml

quarta-feira, 16 de maio de 2012

HOJE É O ANIVERSÁRIO DO DR. LÚCIO ALCÂNTARA

PARABÉNS, DR. LÚCIO ALCÂNTARA !!!

MUITOS ANOS DE VIDA !!!

PÃO, PAZ E POESIA !!!

" PAPA FALA AOS PEREGRINOS DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM "




 FOTOS: SHALOM - DIVULGAÇÃO


 
" Papa fala aos peregrinos da Comunidade Católica Shalom "

" Em sua aparição semanal Bento XVI fez disse que acompanha a Comunidade com orações e bênção "

" Histórico. "

" Na manhã desta quarta-feira, dia 16, o Papa Bento XVI dirigiu uma palavra à Comunidade Católica Shalom,  por ocasião de seu Reconhecimento Pontifício. Cerca de mil membros da Associação estiveram em Roma para participar da Convenção Shalom 30 anos, desde o último dia 9.
Como parte das atividades foi realizado o Congresso Internacional que contou com a presença dos cardeais Dom Cláudio Hummes, Odilo Scherer, Paul Cordes, Fisichela, Rylko, entre outras eminências  ligados diretamente ao Governo Geral da Igreja Católica. Em parceria com  Prefeitura de Roma e o Vicariato local também foi promovido a edição italiana do Halleluya, evento que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas.
Durante o Congresso Internacional foi entregue ao Fundador e Moderador Geral da Comunidade, Moysés Azevedo, o decreto pontifício que selou a entrega dos Estatutos definitivos da Associação, sendo esta agora, oficialmente, ligada diretamente à Sé Romana.
Audiência
O clima era de festa e expectativa. Vindos de vários países e de diversas cidades do Brasil onde a Comunidade Shalom possui missão, os peregrinos  se aglomeraram na Praça de São Pedro à espera da aparição semanal de Bento XVI.
Cantos, cartazes e gritos de “Viva o Papa!” ressoaram e deram o tom da brasilidade na cidade sede da cristandade.
Em italiano, dirigiu-se diretamente aos peregrinos da Comunidade, que nasceu em Fortaleza. O Papa disse esperar que a aprovação de seus estatutos seja um encorajamento para que prossigam com entusiasmo no testemunho evangélico. E garantiu que acompanha a Comunidade com orações e bênçãos, para que seus membros continuem sendo alegres instrumentos de amor e misericórdia de Deus. 
A audiência foi o ponto máximo da Convenção Shalom 30 anos. A Associação possui estreita relação com o sucessor de Pedro. Foi do encontro do então jovem Moysés Azevedo, em 9 de julho de 1980, com o papa João Paulo II que este ofereceu sua vida pela evangelização dos jovens. Trinta anos depois, Moysés volta “aos pés de Pedro”, como costuma designar o Papa, mas não só, acompanhado de uma multidão que renova o desejo de se colocarem à disposição do anúncio do Evangelho até os confins da terra.
Mais sobre a Convenção:
Um Congresso Internacional e a edição italiana do evento Halleluya marcaram a entrega dos Estatutos e o aniversário de 30 anos da Associação.
No último dia 11, a Associação Internacional Privada de Fieis Comunidade Católica Shalom recebe do Pontifício Conselho para os Leigos - PLC os seus Estatutos definitivos. A entrega do documento coincide com os 30 anos de fundação e para marcar a data foi organizada a Convenção Shalom 30 anos que acontece em Roma dos dias 9 a 16 deste mês.
Na Convenção acontece  o Congresso Internacional Shalom e a edição italiana do Halleluya, festival que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas. Momentos de evangelização nas ruas e Adoração ao Santíssimo Sacramento pela juventude também estão sendo realizadas.
Fé e beleza cristã
Na homilia da missa de apresentação dos Estatutos definitivos, Cardeal Rylko, presidente do PLC, falou que a Comunidade Católica Shalom vive um dia especial. “Depois de um atento processo de discernimento, a Igreja, através do Pontifício Conselho para os Leigos, concedeu a ela o selo precioso do reconhecimento Pontifício de comunidade internacional de fieis, aprovando os seus estatutos definitivos”, declarou.
Quantas iniciativas de evangelização para os jovens, crianças. Nascem as creches, casas de recuperação de dependentes químicos, asilos, mas, sobretudo, quantas vidas transformadas, graças ao carisma da Comunidade, pela alegria da fé e a beleza de ser cristã”, disse o cardeal aos presentes na Basílica de  São João de Latrão.

Resposta evangelizadora
Já o Cardeal Hummes ressaltou a importância da Comunidade Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.
Da mesma forma a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje”, disse, lembrando palavras do Beato João Paulo II. Foi Dom que Cláudio que deu a aprovação em nível diocesana da Comunidade que nasceu em Fortaleza na páscoa de 1998.
O pregador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa em sua intervenção falou sobre o evento Pentecostes e seus efeitos. “A descida do Espírito Santo movimenta a vida divina dentro de nós; é como um tsunami, mas não destrutivo, e sim, criativo. Ele nos leva a tirar o coração de pedra e colocar em nós um coração de carne. Ele renova a nossa força. Eleva o amor humano. Esta experiência nos apresenta  à boa notícia: Deus nos ama”, destacou.
Memória e missão
Na Fala de Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Associação, recordou o encontro dele com o então papa João Paulo II em 9 de julho de 1980, quando na ocasião do X Congresso Eucarístico foi escolhido pelo cardeal Lorscheider para oferecer um presente ao pontífice em nome dos jovens. “Ali, aos pés de Cristo e aos pés do sucessor de Pedro, recebi uma graça que não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior que nós. Daquele encontro surge uma graça, que, exatos dois anos depois, no 9 de julho de 1982, nasceria a Comunidade Católica Shalom”,contou.
O arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio enviou uma mensagem gravada em vídeo que foi transmitida aos congressistas. “ É um momento de igreja para nós, para a Comunidade e para o mundo que acolhe e recebe este dom de Deus em um momento da história que se faz tão necessário a evangelização da juventude e da família”, disse Dom José. Ainda segundo o arcebispo metropolitano, os frutos de conversão e “multiplicação da missão” testificam a ação do Espírito Santo na Comunidade e assim torna a Igreja viva e jovem.
Também participaram  do congresso internacional e presidindo Celebrações o Mons. Josef Clémens, Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos; Cardeal D. João Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Cardeal D. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Cardeal Paul Cordes, Presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum; Prof. Guzmán Carriquiry, Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina; Pe. François-Marie Léthel, Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia; Dr. Marcello Bedeschi, Presidente da Fundação João Paulo para a juventude.
Halleluya prepara jovens de Roma para a JMJRIO2013
O evento aconteceu na Praça Farnese e movimentou jovens de Roma e de outros países para a Jornada Mundial da Juventude.
Com o objetivo de aquecer os motores da juventude de Roma para a Jornada Mundial da Juventude, a Comunidade Católica Shalom realizou em parceria com a Prefeitura de Roma e o Vicariato local a edição italiana do Halleluya, evento que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas. Em 2011, reuniu cerca de 970 mil pessoas em cinco noites de atividades.
Artistas da Comunidade deram o tom da festa na Cidade eterna. A variedade de ritmos contou com a swingueira da Banda Alto Louvor de Salvador, o Pop de Suely Façanha, o Soul Pop do mineiro Davidson Silva e a batida eletrizante da Banda Missionário Shalom. O evento aconteceu na Praça de Farnese, umas das mais movimentadas da capital italiana.
Enquanto as atrações passavam pelo palco, sacerdotes atendiam às confissões, membros da Comunidade evangelizavam nas ruas e outros intercediam diante do Santíssimo Sacramento pela juventude e pela Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
O evento é uma ponte entre Roma e o Rio de Janeiro. “Essa ponte servirá para reforçar a ligação entre as duas cidades, um modo de retribuir com gratidão as muitas graças vindas desta cidade, centro e coração do cristianismo”, disse Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom, promotora do evento.
Padre  Maurizio Mirilli, responsável pelo Setor Juventude local definiu o Halleluya como um evento de arte e missão. “Além dos shows no palco, há também um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento em profundo silêncio. Foi um momento de oração acompanhado de alegria,  testemunho e anúncio”, descreveu.
Também foram apresentados esquetes de teatro e grupos de música italiana e húngara passaram pelo palco do Halleluya - Itália
O evento também marcou a realização da Convenção Shalom 30 anos e o recebimento dos Estatutos definitivos da Comunidade Shalom, do Pontifício Conselho para os Leigos.
No Brasil
No Brasil o Festival Halleluya acontecerá de 18 a 22 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru –CEU. Para esta edição está programado o Festival de música, teatro e dança, para descobrir novos talentos, campeonato de esportes radicais e a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia  do Ceará – Hemoce que coleta doações de sangue. No Palco do evento, mais de trinta atrações se reversaram em cinco noites de shows."

FONTE:
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio SouzaTel.:(85) 3308.7451 / 8172.3283 


terça-feira, 15 de maio de 2012

SHALOM DO CEARÁ PARA O MUNDO










Shalom, do Ceará para o mundo
                                      Comunidade Católica que nasceu em Fortaleza recebe reconhecimento pontifício do Vaticano, em Roma.
A Comunidade Católica Shalom nasceu em 9 de julho de 1982 em Fortaleza. Na ocasião, o jovem Moysés Azevedo nem imaginava o alcance que teria a inauguração de uma lanchonete, inspiração divina segundo ele para chegar aos jovens mais distantes da Igreja. Trinta anos depois, a instituição se tornou uma Associação Internacional Privada de Fieis , presente em 17 países e em 50 cidades brasileiras.
Somente em Fortaleza, a Comunidade conta com a participação de uma média de três mil membros consagrados, oito mil participantes de grupos de oração e uma quantidade incontável de pessoas atingidas pelos meios de comunicação da instituição e pelos eventos realizados ao longo de todo ano, uma marca da instituição que chegou a reunir em 2011, 980 mil pessoas em Cinco noites de atividades  no Festival Halleluya. A Associação ainda desenvolve trabalho na recuperação de adictos do álcool e drogas, ressocialização de menores em situação de vulnerabilidade e vista a enfermos e presidiários.
Para marcar a data de  fundação que coincidiu com  entrega definitiva dos Estatutos da Instituição pelo Vaticano foi realizado a Convenção Shalom 30 anos em Roma, contando com a realização de um Congresso Internacional e a edição italiana do Halleluya, evento que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas.  Cerca de mil pessoas participaram das atividades na Cidade Eterna de 9 a 16 de maio.
Palestrantes internacionais e ligados diretamente à Sé Romana participaram das atividades como Mons. Josef Clémens, Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos; Cardeal D. João Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Cardeal D. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Cardeal Paul Cordes, Presidente emérito do Pontifício Conselho Cor’unum; Prof. Guzmán Carriquiry, Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina;
Moysés se diz “inocente” quanto ao crescimento da Comunidade. “Não planejamos nada”, declarou. Tudo foi acontecendo, segundo o fundador , nos desígnios da providência divina.
 Representando a Arquidiocese de Fortaleza viajou o Pe. Rafhael Maciel. Dom José Antonio, arcebispo metropolitano, enviou uma mensagem gravada em vídeo aos congressistas. “Dentro do grande chamado de Deus para a Nova Evangelização este carisma  foi despertado e evangeliza os jovens e tantos areópagos do mundo moderno. Os frutos destes 30 anos nos faz ter um grande agradecimento a Deus”, disse Dom José entre outras palavras de gratidão e incentivo.
As atividades de comemoração não param. Em Fortaleza está programado dentro das festividades o Arraiá da Paz, Acampamento de Jovens e o Festival Halleluya 2012, que acontecerá de 18 a 22 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru.

Mais sobre os fundadores
Moysés Azevedo
Nascido em 04 de novembro de 1959, em Fortaleza no Ceará Brasil, Moysés Louro de Azevedo Filho, foi criado em ambiente católico, e desde muito jovem foi líder dentre  grupos de jovens de Igreja e estudantis. Estudando seu ensino médio no colégio Marista Cearense sempre teve engajamento nos grupos de jovens católicos da época, teve forte experiência com Deus a partir do contato com a Renovação Carismática Católica, cujo caminho trilhou desde então.
Em 1980, foi marcado por forte experiência com Deus quando pode oferecer à Igreja sua vida pela evangelização dos jovens, em uma visita do Santo Padre João Paulo II. Na ocasião ofereceu a pedido do arcebispo de Fortaleza Dom Aloísio, uma oferta livre em nome dos jovens da arquidiocese à Sua Santidade. Em 1982, com a bênção e presença do arcebispo Lorscheider, fundou a Lanchonete Shalom, que seria um ambiente descontraído em que se poderia evangelizar os jovens que não participam de Igreja.
Moysés é celibatário, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom e recentemente nomeado para o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dicastério romano que cuida da Nova Evangelização.
Emmir Nogueira
Nascida em Fortaleza, Ceará, filha mais velha de seis irmãos, Maria Emmir residiu no Rio de Janeiro dos cincos aos vinte anos, devendo sua formação intelectual e religiosa às irmãs Lourdinas, Ursolinas e, na Universidade, aos Padres Jesuítas. Apaixonada pela língua inglesa desde criança, fez do estudo de línguas sua grande dedicação e paixão, tendo trancado a faculdade de Psicologia na PUC-RJ para dedicar-se às letras. Em 1972 mudou-se para Fortaleza e em 1973 casou-se com o Engenheiro Sérgio Cabral Nogueira. Formou-se pela Universidade Federal do Ceará em Fortaleza em 1974 e prosseguiu estudos de especialização no ensino inglês para estrangeiros, linguística e fonético, como "extended studant" da Universidade de Michigan, USA.
Tendo nascido em uma família católica e muito temente a Deus, Maria Emmir nunca se afastou da fé, tendo sido hábito seu visitar a Igrejinha do Forte de Copacabana - como era conhecida na época - após cada aula de inglês na Cultura Inglesa do Rio de Janeiro. Também era frequentadora quase diária da Capela de Santa Filomena, em Fortaleza, quando vinha de suas jornadas de estudo e trabalho.
Hoje, Emmir é Cofundadora e Formadora Geral da Comunidade Shalom. Da  linhagem de José de Alencar trouxe consigo o dom da escrita e é conhecida em várias partes do país pelos livros que tratam de temas ligados a fé e maturidade humana a serviço da evangelização. Quando diretora do IBEU-ce abriu mão do elevado cargo para se dedicar à missão junto com a família.
Mais sobre a Comunidade Shalom
Hoje a Comunidade Católica Shalom conta com 3.650 missionários distribuídos em 50 cidades no Brasil e em 25 cidades no exterior. Desenvolve trabalhos em diversas frentes. Na área da promoção da dignidade humana atua em cinco projetos que visam atender pessoas em situação de vulnerabilidade e drogadição. Em 2011 estes projetos atenderam a oito mil pessoas.

Na artes, promove grandes espetáculos que já foram levados em turnê, além do Brasil,  para a Europa e América do Norte. Em Fortaleza, promove no mês das férias o Festival Halleluya, uma integração de artes, solidariedade e esportes radicais. Em sua última edição reuniu um público estimado em 970 mil pessoas durante cinco dias de atividades.

Também atua no campo da educação, formação humana, espiritual e doutrinária. Possui trabalho específico para jovens, famílias, crianças e profissionais liberais. Promove acampamento de férias, congressos, fóruns, seminários e mantém uma estrutura de formação e acompanhamento de grupos de oração onde mantém uma casa missionária.

Na Comunicação mantém uma revista em circulação há 25 anos; um portal de notícias e formação; perfis nas principais redes sociais; um portal de comunicação interna e três emissoras de rádio sendo uma em Aracaju (SE), outra em Pacajus, a 50 km de Fortaleza e uma Fortaleza, a Shalom 690 AM e programas da Comunidade em emissoras locais."



FONTE: 
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio SouzaTel.:(85) 3308.7451 / 8172.3283 

SHALOM EM AUDIÊNCIA COM O PAPA

Cardeal RILKO, Moysés e Emmir.Decreto de Reconhecimento Pontificio.
FOTO: SHALOM  -  DIVULGAÇÃO



Shalom em audiência com o Papa
O encontro será amanhã, na Praça de São Pedro.
Amanhã, dia 16, cerca de mil membros da Comunidade Católica Shalom participarão de audiência com o Papa Bento XVI na Praça de São Pedro. Esta será a última atividade da Convenção Shalom 30 anos que acontece em Roma desde o último dia 9.  O evento está marcado para as 10h, horário italiano, 5h, no horário de Brasília e será transmitido pelo site do Vaticano.
A Comunidade Shalom, além dos trinta anos, recebe o selo do reconhecimento pontifício do Pontifício Conselho para os Leigos, passando a ser uma Associação Internacional Privada de Fieis.
Para marcar a data foi realizada uma série de celebrações contando com a presença  dos cardeais Odilo Scherer, Hummes, Fisichella , Paul Cordes, entre outros. Também foi realizada a edição italiana do Halleluya e várias noites culturais e de testemunhos com  consagrados  do Shalom dos mais diversos países onde a instituição tem casa missionária. 

SERVIÇO:
Horário: 5h (horário de Brasília)
Observação: Às 12h30 a TV Canção Nova exibirá a audiência com o Papa.

FONTE: 
Assessoria de Imprensa Vanderlúcio Souza imprensa@comshalom.org


sábado, 12 de maio de 2012

SHALOM RECEBE OS ESTATUTOS DEFINITIVOS DA SANTA SÉ

                                   FOTOS: SHALOM   -  DIVULGAÇÃO






Comunidade Católica Shalom recebe os Estatutos definitivos da Santa Sé
Além do recebimento do decreto de aprovação definitiva do Estatutos da Associação houve a abertura do Congresso Internacional
Um dia histórico para a Comunidade Católica Shalom. Assim pode ser definida esta sexta-feira, dia 11 de maio, data em que a instituição recebeu das “mãos da Igreja” seus Estatutos definitivos através do Pontifício Conselho para os Leigos – PLC.
Ao discursar no PLC, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador geral da Associação relembrou o dia 9 de julho de 1980, dois anos exatos, anterior à fundação da Comunidade. “ Naquele dia, em Fortaleza, na Missa de abertura do Congresso Eucarístico Nacional vivi um encontro indescritível: o encontro de um jovem de vinte anos com  o sucessor de Pedro, o nosso inesquecível Beato João Paulo II”, disse.
Naquela ocasião, Moysés ofertou sua juventude em favor da evangelização dos jovens que estavam mais distantes da Igreja. “Ali, aos pés de Cristo e ao pé do sucessor de Pedro, eu recebi uma graça que eu não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior do que nós. Desse encontro resultou em uma graça, que dois anos depois, em julho de 1982, tornou-se a  Comunidade Católica Shalom”, descreveu.
Falando sobre os Estatutos, o Fundador afirmou que o decreto se tratava do fruto de um caminho cuja  fonte bíblica é a narrativa da aparição de Jesus ressuscitado aos Apóstolos situada no Evangelho de João, cap. 20, vers. 19-26. Na ocasião, Azevedo relembrou as palavras recentes de Bento XVI sobre esta passagem bíblica. “É muito importante o que se vê no Evangelho, isto é, que Jesus, aparece aos Apóstolos reunidos em duas aparições no cenáculo e repete várias vezes a saudação “ A paz esteja convosco “. Esta saudação tradicional, com o qual deseja-se o shalom, paz, aqui se torna uma coisa nova, torna-se o dom da paz que só Jesus pode dar, porque é o fruto da sua vitória sobre o mal radical”, comentou.
Congresso Internacional
Durante a tarde, a Basílica de São João de Latrão recebeu os participantes da Convenção Shalom 30 anos para a apresentação dos estatutos definitivos e a missa de abertura do Congresso Internacional, que segue com programação até o próximo domingo (13).
A missa foi celebrada pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. O Prelúdio (preparação à celebração eucarística) foi marcado pela acolhida das relíquias do Beato João Paulo II, que emocionou a todos que lotavam a basílica.
Jovens membros da Comunidade Shalom de vários países tiveram a oportunidade de introduzir as relíquias à basílica e se colocaram diante do “Papa da juventude”, como seu fundador o fizera no advento da comunidade na missa de 9 de julho de 1980. Logo após, foi lido o decreto de aprovação definitiva dos estatutos da Comunidade Católica Shalom, que de forma oficial e jurídica foi acolhida pela Santa Sé na comemoração dos seus 30 anos de ação evangelizadora.
Na homilia, o Cardeal ainda agradeceu, em nome da igreja, à Comunidade Shalom e salientou a importância do serviço da comunidade e de sua doação. “A Igreja conta com a Comunidade Shalom” ,pontuou. “Eu desejo que sejam colaboradores do ministério do Papa na evangelização dos povos. Eis vossa missão na Igreja e no mundo!” continuou a fala do cardeal que finalizou abordando sobre a importância do Reconhecimento Pontifício. “O Reconhecimento Pontifício deve marcar novo ponto de partida para vós. Chegou para voces a Maturidade eclesial”, decretou.
Ao final da celebração, o agradecimento vem da parte de Moysés Azevedo, que dirige ao Cardeal Rylko o agradecimento em nome da Comunidade. Moysés renovou sua promessa diante da igreja. “Não estou aqui sozinho. Somos um povo, famílias, celibatários, sacerdotes e jovens em uma só voz, com esta grande missão de evangelizar o mundo. Obrigado de todo o nosso Coração por sermos filhos da Igreja, queremos servir para sempre a Igreja e a Cristo sendo um só coração”, pronunciou.
A noite prosseguiu com uma pregação do Pe. François-Marie Léthel, um momento de veneração das relíquias do Beato João Paulo II e testemunhos.
Halleluya 
O evento que é o maior no Brasil na categoria Festival de artes integradas acontecerá na Praça de Farnese um dos espaços mais movimentados da capital italiana neste sábado dia 12.
A música brasileira dará o tom da festa com a variedade de ritmos. A animação fica por conta da Banda baiana Alto Louvor, o pop da cearense Suely Façanha, o soul pop do mineiro Davidson Silva e a batida eletrizante da Banda Missionário Shalom.
O evento também marca os preparativos dos jovens romanos para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
Mais sobre a Comunidade Shalom
A Comunidade Shalom nasceu aos pés do Papa João Paulo II em sua vinda ao Brasil no ano de 1980, quando o jovem Moysés Azevedo, de joelhos, se apresentou em oferta ao serviço da Igreja, dedicando sua vida à evangelização. Após a bênção nasce a comunidade, a partir de uma lanchonete e que não tardou a crescer, história lembrada pelo Cardeal, que ainda comentou que já havia visitado a comunidade em Fortaleza.
Segue a programação completa do Congresso Internacional deste sábado:
SÁBADO
 4h30 – Abertura do Congresso – Moysés Azevedo e palavra da Emmir Nogueira
6h00 – Pregação: “Uma renovada consciência de ser igreja missionária. Contribuir para unidade de todos os povos na verdade e no amor, através da nova evangelização” – Mons. Salvatore Fisichela
7:15 - Celebração Eucarística (Mons. Josef Clemens)
11:00 as 18:00h -  Halleluya
SERVIÇO:
Os eventos são transmitidos via stream de vídeo através do site www.comshalom.org\30anos 
 FONTE:
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio SouzaTel.:(85) 3308.7451 / 8172.3283 
 

POESIA: FENANDO PESSOA




IMAGEM:  http://canto-cigano.blogspot.com.br/2011/02/meus-amigos-sao-assim.html




" Como dizia Rubem Braga, a poesia é necessária "

MEUS AMIGOS SÃO ASSIM…"



                                 Fernando Pessoa


" Meus amigos são todos assim:
metade loucura, outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila,
que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade
sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos, nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto,
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou,
pois vendo-os loucos e santos,
bobos e sérios, crianças e velhos,
nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.”



        Fernando Pessoa




FONTE: TRIBUNA DA INTERNET
http://www.tribunadaimprensa.com.br/

SHALOM COMEMORA 30 ANOS DE FUNDAÇÃO E REALIZA CONGRESSO INTERNACIONAL

MOYSÉS AZEVEDO E EMMYR NOGUEIRA COM O PAPA BENTO XVI
FOTO: SHALOM / DIVULGAÇÃO 

MOYSÉS AZEVEDO 
FUNDADOR DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
FOTO: DIVULGAÇÃO


 
 
 
 
-----------------------------------------------------------------------


" Comunidade Católica  Shalom 
é reconhecido pelo Vaticano "

" A Comunidade Católica Shalom recebeu, ontem, do Vaticano, o decreto de aprovação definitiva dos Estatutos da Associação através do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL).

Na última quarta-feira, a Basílica de São João de Latrão, em Roma, recebeu os participantes da Convenção Shalom 30 anos para a apresentação dos estatutos definitivos e para a missa de abertura do Congresso Internacional, que segue com programação até o próximo domingo

O ato litúrgico foi presidido pelo cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da congregação para o Clero, que já foi arcebispo de Fortaleza e o responsável pela aprovação dos estatutos da comunidade católica Shalom em nível Diocesano acontecido na Páscoa de 1998.

A celebração marcou, além da abertura da convenção Shalom 30 anos, o rito das promessas definitivas dos membros da comunidade Shalom que moram no exterior.

Na homilia, dom Cláudio ressaltou a importância da peregrinação do Shalom a Roma para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco que, no ano 1.200, foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao papa Inocêncio III, que aprovou, pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.

"Da mesma forma, a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as novas comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje", ressaltou, lembrando palavras do beato João Paulo II.

A celebração prosseguiu com o rito das promessas definitivas através do qual os consagrados no carisma Shalom selaram suas promessas definitivas na vocação missionária.

Nas palavras do fundador e moderador geral do Shalom, Moysés Azevedo, aos que fizeram as promessas definitivas, estes, "na força do sacramento do batismo dão um ´sim´ definitivo e incondicional. Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou".

O evento religioso foi acompanhado por cerca de 700 internautas através de transmissão via stream de vídeo e pela Rádio Shalom 690 AM. A missa repercutiu no microblog twitter, colocando a hastag #Shalom30Anos entre os três assuntos mais comentados no Brasil, sendo, por alguns minutos, o primeiro termo mais citado."

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1136513

PE. ZEZINHO FAZ SHOW HOJE EM FORTALEZA

" Um padre além do amém "

" Quem for ao show do Padre Zezinho (foto) hoje, a partir das 18 horas, no ginásio Paulo Sarasate, não matará saudades apenas dos hits conhecidos desse religioso que embalou católicos, mas também se posicionou politicamente contra o regime militar. Na apresentação, que comemora seus 45 anos de evangelização, ele promete continuar sua pregação em defesa dos direitos dos pobres e injustiçados. Padre Zezinho diz que o quadro nacional melhorou, houve avanços, mas é preciso muito mais. A saúde, por exemplo, continua um caos. Padre Zezinho está engajado na luta contra os “fichas sujas”. Ele considera fundamental que o eleitor avalie cenários e vote em gente honesta e compromissada com o Brasil. "


FONTE: COLUNA VERTICAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/colunas/vertical/2012/05/12/noticiasvertical,2837878/um-padre-alem-do-amem.shtml

terça-feira, 8 de maio de 2012

" PRIORIDADES "









" Com o título “Prioridades”, eis artigo da professora e jornalista Adísia Sá, que pode ser conferido na página de Opínião do O POVO desta terça-feira. Adísia adota posição contrária à construção do Acquario, uma das prioridades definidas pelo Governo Cid Gomes. Confira:"


" Minha mãe, na experiência de uma vida de luta, dizia, a nós seus filhos, quando pedíamos qualquer coisa: “dinheiro é para roupas e sapatos, e só em aniversário, Natal e Ano Novo. Mas, se querem livros, é só pedir”. Ela tinha prioridades, porque sabia o quanto lhe custava amealhar tostão por tostão na luta diária de sua pequena hospedaria. Custei a compreender quão sábia era minha mãe.
Desde quando comecei a trabalhar, gastar e sentir falta do salário em momentos importantes, cumpro à risca a lição materna e repasso para os mais jovens.
Conto essa memória de família porque dela me lembrei agora, quando acompanho o projeto do Governo de construir o Acquario Ceará. Será que não temos prioridades, urgências suficientes para deixar de lado os peixes, dr. Cid?
Mas, dirá o senhor: “e os turistas que virão visitar nossa Capital atraídos pelo aquário?” Meu Deus: com a única fonte de renda – os ingressos de visitantes – quantos anos para pagar o gigantesco empréstimo feito a bancos estrangeiros? Tostão contra milhão… Gerações ficarão privadas de escolas, moradias, postos de saúde e hospitais porque os reais se foram.
Obra começada e suspensa, retomada e paralisada graças à posição de corporações requerendo dados e esclarecimentos.
Há quem esteja atento ao que se passa e cobre, inclusive, a realização de um “plebiscito municipal sobre a construção do Acquario”. Estou me referindo ao vereador João Alfredo, em boa hora divulgado por Valdemar Menezes em sua coluna de 29/4.
E vai além o colunista: “a consulta seria realizada em outubro, aproveitando o ensejo do comparecimento dos eleitores às urnas para elege prefeito e vereadores. Essa metodologia de aproveitar eleições convencionais para a realização de consultas diretas aos cidadãos é seguida por outros países, inclusive os Estados Unidos. Tanto por ser mais prática, como mais econômica”. Simples pergunta: “Você é a favor da construção do Acquario Ceará?”
Sábia era minha mãe: “dinheiro para roupas e sapatos só em aniversário, Natal e Ano Novo; mas para livros, é só pedirem.” Há tanto o que se pedir e o que se fazer com os milhões de reais das águas dos peixinhos, dr. Cid."


* Adísia Sá
adisiasa@gmail.com

Jornalista.

 FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

E O BANCO CENTRAL NÃO TEM NADA A DIZER ?????



Consignados: “Quem vai ressarcir o dinheiro retirado sorrateiramente do suado vencimento do servidores estaduais?”

" Eis artigo do professor Francisco Wyldes de Oliveira, mestrando em Economia do CAEN/UFC. Com o título “Afronta aos parâmetros éticos e mercadológicos”, ele aborda, na´página de Opinião do O POVO desta terça-feira, o caso dos consignados denunciado pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT. Confira:"


" No Brasil, o spread bancário é, em média, 40%; no México, 5%; na Europa, 4%. Spread bancário, em termos simplificados, é a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o que ele cobra para emprestar o mesmo dinheiro.
Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o spread praticado hoje no Brasil não se justifica. Ele afirmou que as instituições privadas estão captando à taxa máxima de 9,75% e emprestando com até 80% de juros. Tem razão a presidente Dilma quando afirma “não tem como explicar essa lógica perversa aos brasileiros.” (O POVO, 1º/5/2012)
Dentre os elementos que compõem o spread bancário há os custos administrativos. Quando o Governo do Ceará resolveu transferir este serviço para a iniciativa privada, de certo modo elevou estes custos, mas não a ponto de justificar uma brutal ganância sobre a folha de salário do servidor estadual.
No Ceará, trabalham no setor público estadual 135 mil servidores e empregados públicos estaduais civis e militares, ativos, aposentados e pensionistas. Partindo da premissa de que as informações prestadas ao O POVO (28/4/2012) pelo sr. Augusto Borges, dono da Bom Crédito, estão corretas, o contrato de exclusividade firmado pelo Governo do Estado com a ABC e o do Bradesco com a Promus causaram, ou causarão até o fim da exclusividade, um prejuízo de R$ 334,4 milhões a 62 mil servidores. Essa é a conta debitada ao servidor estadual que contratou empréstimo consignado nesses 44 meses de vigência do contrato com a ABC pelo Governo para operar o singelo trabalho de controlar a margem de crédito dos servidores, coisa que, a meu ver, qualquer software poderia fazer sem custo expressivo para a Secretaria e Planejamento e Gestão (Seplag).
O cálculo é simples. São R$ 40 milhões contratados mensalmente a uma taxa de 19% durante 44 meses – entre maio de 2009 e janeiro de 2013, prazo de vigência do contrato nº 24/2009, celebrado entre a Seplag e a Administradora Brasileira de Cartões S/A (ABC).
A cláusula do contrato entre Bradesco e Promus, segundo a qual aquele se compromete a “não praticar taxas de juros ou qualquer outra vantagem que desestimule o servidor a utilizar o serviço de intermediação”, é uma afronta aos “parâmetros éticos e mercadológicos”.
Se o Governo do Ceará defende esses parâmetros, por que não fiscalizou o serviço para a concessão de crédito consignado, como afirma? Disso resulta outra questão, relacionada à primeira: quem vai ressarcir o dinheiro retirado sorrateiramente do suado vencimento dos servidores estaduais? "


* Francisco Wildys de Oliveira
Mestrando em Economia pelo Caen-UFC.


5 Resposta(s) para “Consignados: “Quem vai ressarcir o dinheiro retirado sorrateiramente do suado vencimento do servidores estaduais?””

  1. " Qual a diferença da Bom Crédito, do Bradesco e do Banco do Brasil, quando o assunto é consignados? Porque 2 pesos e 2 medidas? "


  2. " NÃO SEI POR QUE A CHIADEIRA JA QUE ESTES JA VEM DESDE 2009 SO AGORA APOS A REVISTA PUBLICAR O POVO TA ACHANDO RUIM, SE NÃO TIVESSEM GOSTANDO DO QUE AI ESTA NÃO TINHA REELEITOS OS MESMOS GOVERNATES,OS POLITICOS QUE AI ESTÃO SÃO O REFLEXO DA CONCIENCIA DO CEARENSE."


  3. " Caro professor Francisco Wildys, o senhor foi até generoso demais com os banqueiros brasileiros, pois procurei uma operação que tivesse apenas 40% de spreed e sofri pra encontrar.
    Levando em consideração que os empréstimos mais procurados no Brasil são os bens de consumos duráveis, CDC´S, crédito pessoal, limite do cheque especial, rotativo de cartão de crédito esta diferença é muito, mas muito sueprior aos 40% citados em seu excelente artigo.
    O que não consegui entender mesmo até agora é a necessidade de um intermediário para fazer esta maldita ponte entre os funcionários do Estado e o Bradesco.
    Meu Deus, os bancos são loucos por empréstimos consignados e têm mecanismos para ofertar esta linha de crédito diretamente entre a agência e o cliente. Para que então pagar uma “comissão” para alguém fazer esta “ponte”. Sinceramente, tem boi na linha, ah tem."



  4. [...] Por Eliomar de Lima Tweet Pin It Categories: Notícias [...]


  5. " Quem deve ressarcir a grana é a unanimidade quase que totalmente burra da Al, juntamente com os gestores iluminados que criaram este empréstimos consignados,com contrato de exclusividade firmado pelo Governo do Estado com a ABC e o do Bradesco com a Promus causaram, ou causarão até o fim da exclusividade, um prejuízo de R$ 334,4 milhões a 62 mil servidores."


    FONTE:  BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
    http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/consignados-quem-vai-ressarcir-o-dinheiro-retirado-sorrateiramente-do-suado-vencimento-do-servidores-estaduais/#comments
     

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SOU CATÓLICO...DEFENDO A VIDA, A FÉ

" Estátua de Santa Edwiges em Fortaleza ameaçada de remoção."

Jornal O Povo
" Há pouco mais de três anos, a estátua de 11 metros era inaugurada para completar, junto ao Altar do Milênio e à igreja, o complexo de Santa Edwiges, na avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste). Agora, a imagem passa pela segunda tentativa de remoção, segundo o padre Manoel Ferreira. “Eles dizem que um monumento só pode ser feito para pessoas que foram símbolos para a cidade, e não para santos”, lamenta.
O projeto da construção foi elaborado pelo então vereador Willame Correia e executado pela Prefeitura. “Eu não mandei fazer essa estátua, se quiserem tirar, eles têm que falar com a Prefeitura”, alega o padre. Conforme Jorge Luiz Queiroz, superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o terreno em que a estátua foi erguida não é de propriedade da paróquia.
A imagem foi construída através de um decreto municipal, mas sem a autorização da União, segundo Jorge Luiz. Por estar em área de uso comum, uma construção não pode atrapalhar o acesso da população à orla. No caso da estátua, não há esse impedimento, mas o fato de ser um símbolo religioso é um agravante à situação e contribui para a sua retirada, de acordo com ele. “A área não foi cedida para a utilização da Prefeitura”, explica.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), há um procedimento administrativo instaurado a partir de uma representação da sociedade. A ação está na fase inicial de análise, à espera de um parecer da Consultoria Jurídica da União. No dia 23, foi realizada a primeira reunião sobre o assunto entre o padre Ferreira e representantes do MPF e da Advocacia Geral da União (AGU).
“Ela está fazendo mal a quê?”, questiona Irene Costa, que frequenta a paróquia. Para ela, a estátua é um ícone da igreja e da cidade. A população, na opinião do padre Ferreira, não vai apoiar a retirada da imagem.
A igreja de Santa Edwiges também foi erguida em terreno da União, mas a área foi cedida e, conforme o padre, não há possibilidade de que seja retirada. “Se tirarem a imagem, vão ter de tirar todas as outras da cidade. Se pode o laico, por que não pode o santo?”, argumenta o padre.
ENTENDA A NOTÍCIA
Será elaborado um estudo para avaliar a regularidade sobre a utilização da área, que é de propriedade da União. Caso a análise da AGU encontre irregularidades, a Prefeitura será notificada e a retirada será solicitada.
Saiba mais
No domingo 1º de outubro de 1995, foi celebrada a primeira missa da igreja de Santa Edwiges. A imagem de 11 metros foi inaugurada em 2008.
Santa Edwiges nasceu em 1174 na Alemanha e morreu no dia 15 de outubro de 1243. Católicos celebram o dia da santa em 16 de outubro. Canonizada pela Igreja Católica em 26 de março de 1267, Santa Edwiges é considerada a Padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias.
Uma linha imaginária foi traçada na costa brasileira com base na média de marés altas e baixas. A faixa de terra de 33 metros a partir da linha no sentido do litoral é considerada terreno da União."

FONTE: JORNAL O POVO
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/29995-estatua-de-santa-edwiges-em-fortaleza-ameacada-de-remocao 
-------------------------------------------------------------


falAÇÃO

uma construção não pode atrapalhar o acesso da população à orla. No caso da estátua, não há esse impedimento, mas o fato de ser um símbolo religioso é um agravante à situação e contribui para a sua retirada, de acordo com ele "...

Tantos empreendimentos ( construções ) atrapalham o acesso da população à orla e são intocáveis.
Por que a estátua-imagem de uma Santa deve ser retirada, se é a manifestação de FÉ da maioria do povo
de Fortaleza, do Ceará e do Brasil.
O Estado é Laico, mas a manifestação religiosa é livre e garantida pela Constituição Cidadã.
Vão acabar também os feriados religiosos ?  Vão derrubar também o Cristo Redentor ?
Retirar uma imagem não é nada para uma minoria da sociedade que nega a FÉ e defende até
a morte de seres indefesos ( fetos ), que são abortados/assassinados em nome da defesa de " liberdades "
que atentam contra a VIDA.