sábado, 31 de março de 2012

" CUBA DECRETA FERIADO DE SEXTA-FEIRA SANTA APÓS PEDIDO DO PAPA "


Fonte: G1

" Presidente cubano Raúl Castro declarou feriado “com caráter excepcional” a próxima Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril, atendendo a um pedido realizado pelo Papa Bento XVI durante sua recente visita a Cuba, informou neste sábado (31) o jornal oficial “Granma”.
“O Conselho de Ministros da República de Cuba concordou ontem em encerrar as atividades de trabalho na próxima sexta-feira, 6 de abril”, afirmou uma nota informativa publicada no jornal.
O pedido foi feito por Bento XVI durante sua visita ao Palácio da Revolução, no dia 27 de março.
Momentos antes de sua partida, o presidente cubano expressou (ao Papa) a vontade de que a próxima sexta-feira, 6 de abril, com caráter excepcional, seja feriado nacional, em consideração a Sua Santidade e ao feliz resultado desta transcendental visita ao nosso país, e cabe aos órgãos superiores da Nação a decisão definitiva” do feriado, em referência à Assembleia Nacional (Parlamento), acrescentou.


Bento XVI visitou Cuba de 6 a 28 de março, período no qual realizou duas missas campais em Santiago de Cuba e Havana, assim como visitou o Santuário Nacional do Cobre, onde fez uma homenagem à Virgem da Caridade do Cobre, padroeira nacional, e se reuniu com autoridades.
Em dezembro de 1997, o então presidente Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 por motivos de doença, decretou feriado de forma excepcional 25 de dezembro, dia de Natal, devido à iminente visita do papa João Paulo II, que foi realizada de 21 a 25 de janeiro de 1998.
Após a visita de João Paulo II, o dia de Natal tornou-se feriado de forma permanente."
FONTE: Portal de Notícias da Comunidade Católica Shalom
 http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/29601-cuba-decreta-feriado-de-sexta-feira-santa-apos-pedido-do-papa

PREPARE-SE PARA AS EMOÇÕES DA SEMANA SANTA




" Retiro e Espetáculo marcam

Semana Santa do Shalom "

" Na Semana mais importante para os cristãos, Comunidade Católica oferece uma série de eventos para o fortalezense."

" A Comunidade Católica Shalom promove nos dias 5,6,7 e 8 de abril mais uma edição do Retiro de Semana Santa no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate. As atividades acontecem em sintonia com os atos litúrgicos que ocorrem na mesma data na  catedral metropolitana de Fortaleza.
O Retiro pretende levar o participante a refletir e aprofundar sua fé e experiência nos mistérios que compreendem a Paixão, Morte, Sepultamento e Ressurreição de Jesus. Estão programadas palestras, momentos de oração e celebrações sobre a Última Ceia, Paixão e Morte, a descida de Jesus à Mansão dos Mortos e sua Ressurreição, ponto ápice do Retiro.
Na quinta-feira, sábado e domingo, o Retiro acontece no período da tarde, das 14h às 18h; Na sexta, durante a manhã, de 8h às 12h.
O Retiro de Semana Santa terá a presença do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, da Cofundadora, Emmir Nogueira, e do Padre Antônio Furtado. A entrada é franca e aberta ao público. 

Espetáculo

Nas comemorações de seus 30 anos de ação evangelizadora no Brasil e no mundo, a Comunidade Shalom trás para Fortaleza o espetáculo A Paixão de Cristo – o sentido da vida, por oito anos consecutivos encenado na cidade de Natal. Um sucesso de público e crítica. Em sua última apresentação no ginásio Nélio Dias o espetáculo contou com  30 mil pessoas em 3 apresentações.
Uma gigantesca estrutura será montada no ginásio Paulo Sarasate para a apresentação única da “Paixão” dia 9 de abril que reunirá nos palcos mais de 150 atores que contarão através da música, teatro e dança a história da vida pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, culminando com o Pentecostes, narrativa do envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo.
A Paixão de Cristo é precedida pelo tema de abertura O Canto das Írias, um enredo que apresenta o processo de desfiguração do homem contemporâneo quando perde o sentido de sua vida e se torna como uma fera, desfigurado de sua identidade original.  O homem é interpelado por Jesus, que o leva de volta à verdade, devolvendo-lhe a beleza da vida.
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. O Setor de Eventos Shalom orienta que os lugares serão preenchidos por ordem de chegada."

 SERVIÇO
Retiro da Semana Santa Shalom
Dias: 5, 6, 7 e 8 de abril de 2012
Local: ginásio poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Centro)
Horários:
Quinta-feira santa: 14h às 18h
Sexta-feira santa: 8 às 12h
Sábado: 14h às 18h
Domingo: 14h às 18h
Entrada: franca

Espetáculo A Paixão de Cristo – O sentido da Vida
Dias: 9 de abril de 2012
Local: ginásio poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Centro)
Horário: 19h
Entrada: franca 

Mais informações: Setor de eventos Shalom 3295.4583

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
Assessoria de Imprensa: Vanderlúcio Souza 8172.3283
www.comshalom.org

PAR-TIDOS POLÍTICOS E SEUS DONOS

CHARGE: SINFRÔNIO  -  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/ 

" SOBRE HISTÓRIAS DE PEIXES E SONHOS PERDIDOS "

Interrogação
 IMAGEM: http://www.manalais.com.br/blog/marketing/a-arte-de-fazer-perguntas-inteligentes/
" O governador Cid Gomes outra vez fez mostrar sua porção midiática: ligou o computador e câmera, acomodou-se na poltrona e começou a interagir com seguidores (ou não) do Twitter. A conversa durou coisa de duas horas, e desapontou quem procurava respostas claras sobre a sucessão no Município (e as declarações do irmão Ivo sobre a gestão atual). Cid falou, principalmente, sobre obras – algo pelo qual tem singular predileção – e em turismo – consequência natural, para ele, do seu empenho no primeiro quesito.

Em determinado momento, ainda na primeira metade da conversa, o internauta Lucas Moreira perguntou sobre o Acquário Ceará, e se ele “ficaria igual ao Dragão do Mar, abandonado”. Cid, bem humorado, respondeu como convém ao governante responsável pelo equipamento: “Não acredito que o Dragão esteja abandonado”. Foi sincero, como acredito que muitos outros também o são quando dizem ver na movimentação noturna, nas aulas de Tai Chi Chuan e yoga, nas atrações do teatro e anfiteatro, um Centro cheio de vida.

De fato, vida há, muito. Mas... Que tipo de ocupação se quer para um centro cultural do porte do Dragão? O que ele pode mobilizar numa cidade? Que tipo de força se espera de um equipamento que foi criado tendo como base a formação e a difusão da produção artística e cultural? A vida de bares noturnos e de atividades que não necessariamente espelhem uma produção fomentada dentro daquele universo, preocupa. É uma ocupação esvaziada. É, para adentrar numa seara exaustivamente lembrada por Cid, turismo predador.

Por mim sinto tristeza pelo que ainda vamos viver quando percebo que as exposições montadas ali não dialogam com a produção da Cidade. Que muitos dos eventos já chegam pagos e que não são apostas da presidência. Que o Dragão já não ofereça cursos continuados e que as coordenações foram extintas. Que a única livraria já fechou. E me pergunto, quase instintivamente: daqui a dez anos, como vai estar o Acquário? "

Escreve nas férias do jornalista Luiz Henrique Campos.

Júlia Lopes
julialopes@opovo.com.br Repórter do Núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO
 
 
FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/03/31/noticiasjornalopiniao,2812239/sobre-historias-de-peixes-e-sonhos-perdidos.shtml 

quinta-feira, 29 de março de 2012

LEITORES ESTÃO SUMINDO...

" Número de leitores caiu 9,1% no país em quatro anos, segundo pesquisa "

" Hábito de ler perde espaço para TV, tempo com amigos e diversão on-line.
Enquanto 24% dos brasileiros têm esse hábito, 85% costumam ver TV. "

Do G1, em São Paulo e em Brasília*
 
Criança lendo na Fliporto (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE) 
" Caiu o número de livros lidos por crianças e jovens "
(Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)
 
" Dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão.
A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (28), revelou uma queda no número de leitores no país: de 95,6 milhões, registrada em 2007, para 88,2 milhões, com dados de 2011. O índice representa uma queda de 9,1% no universo de leitores ao mesmo tempo em que a população cresceu 2,9% neste período.
Foram entrevistadas para a pesquisa 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros entre 11 de junho e 3 de junho de 2011. Os entrevistadores classificam como leitores quem leu pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. O resultado de 88,2 milhões de leitores corresponde a 50% da população total de brasileiros com 5 anos ou mais (178 milhões).


Pesquisa hábitos de leitura (Foto: Editoria de Arte/G1) 
 
 
O número de entrevistados que afirmaram aos pesquisadores cultivar o hábito de ler durante o tempo livre caiu 8 pontos percentuais entre 2007 e 2011, de 36% para 24%.
No mesmo período, porém, a porcentagem de quem costuma ver televisão nas horas de lazer subiu de 77% para 85%. Vídeos e DVDs agora agora ocupam 38% das pessoas ociosas, contra 29% há quatro anos, e o hábito de navegar pela internet (mas sem de fato ler textos por prazer ou para se informar) aumentou de 18% para 24%. As reuniões com parentes e amigos também cresceu, de 31% para 44%. Os entrevistados puderam escolher mais de uma opção.
De acordo com o diretor do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi, o aumento da expectativa de vida e a redução da concentração de brasileiros em idade escolar é um dos fatores causadores da diminuição de leitores. Além disso, Gastaldi afirmou que a leitura está mais pulverizada em diversos meios.
A presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa, acredita que ainda levará tempo para que o Brasil alcance níveis de leitura considerados ideais."A gente olha para países com índice de oito livros por ano. São países europeus. Isso é um futuro longo e a gente vai ter que batalhar muito por isso", disse.
Karina disse que é necessário que os professores incentivem o hábito da leitura nos alunos, já que a pesquisa os aponta como as pessoas que mais influenciam os indivíduos na hora de ler."Se você ver o prazer que o seu professor tem pela leitura, você vai se perguntar o porquê. E vai, no mínimo, ter essa inquietude de querer saber por que ele gosta tanto daquele livro", afirmou.
Perfil
Atualmente, as mulheres são maioria entre as pessoas com o hábito de ler pelo menos um livro a cada três meses (57%), e as faixas etárias que mais reúnem pessoas com o hábito de ler são entre 30 e 39 anos (16% do total), entre 5 e 10 anos (14%) e entre 18 e 24 anos (14%).

A queda do número de leitores foi apontada em todas as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste, que ganhou um milhão de leitores entre 2007 e 2011, e onde a penetração da leitura subiu de 50% para 51%. Hoje, 29% de todos os leitores brasileiros vivem nesses estados, contra 25% em 2007. Por outro lado, no Sudeste, a penetração caiu de 59% para 50% do total da população e hoje responde por 43% do total de leitores, dois pontos percentuais a menos que na última edição da pesquisa. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul vivem 8%, 8% e 13% dos leitores brasileiros, respectivamente.
Os leitores brasileiros leram em média 1,85 livro nos três meses anteriores à pesquisa, número menor que a média de 2007 (2,4).
Os textos escolares são lidos com maior frequência: 44% dos leitores que leem esse tipo de texto o fazem todos os dias, e outros 44% afirmaram que leem textos escolares de vez em quando. O livro no formato tradicional vem perdendo espaço para os outros suportes. Os leitores de textos na internet afirmaram que têm o hábito de usar esse suporte com frequência: 38% o fazem todos os dias e 42% de vez em quando. Por outro lado, quase metade dos leitores (46%) que afirmaram ler livros em geral (ou seja, os que não são indicados pela escola, nem são jornais ou revistas) admitiram que cultivam esse hábito apenas uma vez por mês. Apenas 21% dessa faixa de entrevistados disse que lê livros em geral diariamente.
Ainda que o resultado da pesquisa mostra o enfraquecimento do hábito de leitura no país, os brasileiros se mostraram mais otimistas: 49% deles afirmou que atualmente lê mais do que no passado, e 28% admitiu que vem perdendo este costume. Outros 20% disseram que não aumentaram nem diminuíram o hobby de ler livros, jornais, revistas ou textos na internet."


*Colaboraram Felipe Néri, Ana Carolina Moreno, Paulo Guilherme e Elvis Henrique Martuchelli, da editoria de Arte do G1.

FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS   G 1  -  GLOBO
 http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/03/numero-de-leitores-caiu-91-no-pais-em-quatro-anos-segundo-pesquisa.html

terça-feira, 27 de março de 2012

BENTO XVI FESTEJARÁ PADROEIRA DE CUBA

FOTO: JAVIER GALEANO/AFP
" O comunista Castro reverencia o chefe da Igreja Católica "

" Depois de visitar o México, o papa Bento XVI desembarcou ontem no aeroporto Santiago de Cuba, para uma visita pastoral ao país. O chefe da Igreja Católica, o segundo a viajar à ilha depois do antecessor João Paulo II em 1998, foi recebido pelo presidente Raúl Castro.

O santo padre deve ficar na ilha até amanhã, para celebrar a data comemorativa de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira do país. Raúl saudou o sumo pontífice com um aperto de mãos e uma reverência, ainda na escada de descida do avião.

No mesmo dia, o papa celebrou missa campal em Santiago de Cuba, antes de se retirar para o santuário da Virgem da Caridade do Cobre, a 30 quilômetros da cidade, onde passou a noite. Nesta terça-feira, depois de uma visita ao santuário, ele voará para Havana, onde será recebido oficialmente por Raúl no final da tarde.

Um grupo opositor cubano denunciou que pelo menos 150 dissidentes foram detidos em dias recentes a fim de evitar protestos durante a visita de Bento XVI. Foi o que declarou o presidente da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional, Elizardo Sánchez. “São detenções preventivas”, declarou ele.

Além disso, “um número semelhante foi proibido de sair de suas casas ou de assistir às missas ou recepções do papa nos lugares que ele percorrerá”, acrescentou o líder da Comissão.

O Vaticano descartou um encontro do pontífice com opositores, que o governo considera “mercenários” dos Estados Unidos. Em Cuba, a Igreja Católica é minoritária, mas exerce atuação de interlocutora privilegiada frente ao regime comunista, que proíbe a oposição legal. "

(das agências)

FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/mundo/2012/03/27/noticiasmundo,2809278/bento-xvi-festejara-padroeira-de-cuba.shtml

segunda-feira, 26 de março de 2012

PREPARE-SE PARA AS EMOÇÕES DA SEMANA SANTA

Ensaio Geral - (262).JPG






" Retiro e Espetáculo marcam Semana Santa do Shalom "
" Na Semana mais importante para os cristãos, Comunidade Católica oferece uma série de eventos para o fortalezense."

" A Comunidade Católica Shalom promove nos dias 5,6,7 e 8 de abril mais uma edição do Retiro de Semana Santa no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate. As atividades acontecem em sintonia com os atos litúrgicos que ocorrem na mesma data na  catedral metropolitana de Fortaleza.
O Retiro pretende levar o participante a refletir e aprofundar sua fé e experiência nos mistérios que compreendem a Paixão, Morte, Sepultamento e Ressurreição de Jesus. Estão programadas palestras, momentos de oração e celebrações sobre a Última Ceia, Paixão e Morte, a descida de Jesus à Mansão dos Mortos e sua Ressurreição, ponto ápice do Retiro.
Na quinta-feira, sábado e domingo, o Retiro acontece no período da tarde, das 14h às 18h; Na sexta, durante a manhã, de 8h às 12h.
O Retiro de Semana Santa terá a presença do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, da Cofundadora, Emmir Nogueira, e do Padre Antônio Furtado. A entrada é franca e aberta ao público.
Espetáculo
Nas comemorações de seus 30 anos de ação evangelizadora no Brasil e no mundo, a Comunidade Shalom trás para Fortaleza o espetáculo A Paixão de Cristo – o sentido da vida, por oito anos consecutivos encenado na cidade de Natal. Um sucesso de público e crítica. Em sua última apresentação no ginásio Nélio Dias o espetáculo contou com  30 mil pessoas em 3 apresentações.
Uma gigantesca estrutura será montada no ginásio Paulo Sarasate para a apresentação única da “Paixão” dia 9 de abril que reunirá nos palcos mais de 150 atores que contarão através da música, teatro e dança a história da vida pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, culminando com o Pentecostes, narrativa do envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo.
A Paixão de Cristo é precedida pelo tema de abertura O Canto das Írias, um enredo que apresenta o processo de desfiguração do homem contemporâneo quando perde o sentido de sua vida e se torna como uma fera, desfigurado de sua identidade original.  O homem é interpelado por Jesus, que o leva de volta à verdade, devolvendo-lhe a beleza da vida.
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. O Setor de Eventos Shalom orienta que os lugares serão preenchidos por ordem de chegada.


SERVIÇO
Retiro da Semana Santa Shalom
Dias: 5, 6, 7 e 8 de abril de 2012
Local: ginásio poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Centro)
Horários:
Quinta-feira santa: 14h às 18h
Sexta-feira santa: 8 às 12h
Sábado: 14h às 18h
Domingo: 14h às 18h
Entrada: franca

Espetáculo A Paixão de Cristo – O sentido da Vida
Dias: 9 de abril de 2012
Local: ginásio poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Centro)
Horário: 19h
Entrada: franca "


Mais informações: Setor de eventos Shalom 3295.4583
Assessoria de Imprensa: Vanderlúcio Souza 8172.3283 imprensa@comshalom.org

TOMA LÁ, DÁ CÁ...

 
FONTE: BLOG DO ALUIZIO AMORIM
 http://aluizioamorim.blogspot.com.br/

CHICO SERÁ CREMADO HOJE

Com este cartoon do mestre Sponholz, o blog faz a homenagem póstuma ao grande Chico Anysio. Adeus Chico! Leia: Morre Chico Anysio, um dos gênios do humor brasileiro.

FONTE: BLOG DO ALUIZIO AMORIM
 http://aluizioamorim.blogspot.com.br/
 

POR QUE PERSEGUIR A CRUZ DE JESUS ??????

" DEPOIS DE BANIR CRUCIFIXOS, POLITICAMENTE CORRETOS PROBIRÃO OS FESTEJOS CRISTÃOS DO NATAL E DA PÁSCOA. A VOLTA ÀS CAVERNAS MAIS PERTO DO QUE QUE SE IMAGINA. "

" Alertado por um leitor não aqui na virtualidade da internet, mas dentro de um shopping nesta tarde, cheguei ao blog do Moreno, da Rede Globo, que transcreve artigo de Veríssimo publicado no jornal O Globo desta quinta-feira. Não transcrevo até por questões higiênicas. O articulista invoca o Estado laico e neutro que, por sua natureza, não admite o crucifixo em ambientes estatais. Pode ser lido aqui. 
 
Como cada vez que me reporto ao tema informo aos leitores que sou ateu mas não sou burro ao ponto de descartar o fato de que o catolilcismo e o judaísmo têm impacto profundo na constituição dos valores que dão forma à civilização ocidental. Tanto é que daqui a alguns dias transcorre a data consagrada à Páscoa que é a comemoração eminentemente cristã. A cada ano relembra-se a tortura e morte de Cristo e a sua ressureição, segundo a fé e a tradição dos rituais dos cristãos. Alguns meses adiante, celebra-se o Natal, que é o nascimento de Cristo também segundo as escrituras fundantes do catolicismo.
No Natal o mundo Ocidental de ponta à ponta comemora o nascimento de Jesus. Na quaresma chora a sua morte e, na Pácoa, exulta sua ressureição. 
Essas datas são consagradas e respeitadas com feriados nacionais em todos os países ocidentais, tanto por os cidadãos que são crentes ou não. É uma tradição de dois mil anos e seus rituais se repetem até mesmo com o respeito daqueles que não são religiosos.
Queira-se ou não, o fato é que as tradições do cristianismo e do judaísmo são, sem dúvida, o emblema mais forte que tipifica a cultura ocidental. Evoco aqui um conceito atropológico e sociológico - cultura - que é a todo momento verberado por sociólogos e antropólogos para defender seus pontos de vista invariavelmente politicamente corretos. É comum ver como esses ditos especialistas fecham os olhos para as maiores atrocidade cometidas por culturas aborígenes. Algumas têm por hábito enterrar nascituros vivos. Muitas dessas ditas "culturas" praticavam e praticam magia negra ou em tempos mais remotos promoviam sacrifícios humanos. 
Todavia em defesa da intocabilidade desses bárbaros, os sociólogos e antropólogos militantes do "outro mundo possível" não admitem qualquer censura. Mas as práticas religiosas incruentas e simbólicas do cristianismo e do judaísmo continuam a ser vilipendiadas por essa escumalha farsante que sofre de necrose cerebral congênita.
Impossível um estudo atropológico e sociológico sério que não leve em consideração o peso e a importância do cristianismo e do judaísmo. 
Falta pouco para, mais adiante, depois de proscrever o crucifixo, a malta politicamente correta resolva acabar com o Natal, a Quaresma e a Páscoa. O ato seguinte poderá ser o ressurgimento dos rituais pagãos e orgiásticos sob o efluvio de drogas alucinógenas, com os botocudos dançando e babando alucinados ao som de atabaques, para o regojizo de Luiz Fernando Veríssimo e toda a idiotia politicamente correta.

A volta às cavernas está mais perto do que se imagina."
FONTE: BLOG DO ALUIZIO AMORIM
http://aluizioamorim.blogspot.com.br/

PARA VOCÊ QUE QUEIMA DINHEIRO...

" Cearense diz ter juntado R$ 30 mil em moedas que gastaria com cigarros "

" Comerciante decidiu economizar com o fim do vício há sete anos.
Com o dinheiro, ele comprou carro, notebooks, bicicletas e fez viagens."

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Um comer

" Com dinheiro que gastava comprando cigarros para financiar uma rotina de esportes e vida saudável. Nos últimos seis anos, Nilo Veloso disse ter juntado quase R$ 30.000,00 depositando em um cofre a quantia equivalente a cada carteira de cigarro que deixou de comprar. Antes de largar o cigarro, ele afirma que gastava cerca de R$ 15,00 ao consumir três carteiras por dia.
O dinheiro usado para financiar o vício passou a ser guardado em um cofre, de onde saiu a verba para ajudar na compra de um carro, três notebooks, três câmeras digitais e viagens para Aracaju e Buenos Aires. O comerciante usou o dinheiro também para adquirir duas bicicletas e ter uma vida saudável.”Eu rejuvenesci. Tudo melhorou: a pele, o gosto da água, a qualidade de vida, a convivência”, afirma Veloso.
 

Sete anos após juntar dinheiro que gastava com cigarro, Nilo comprou carro, notebooks e bicicletas, além de ter emagrecido 22 quilos.  (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução) 
Sete anos após juntar dinheiro que gastava com cigarro, Veloso comprou carro, notebooks e bicicletas, além de ter emagrecido 22 quilos. (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
O personal trainer Rodrigo Veloso, filho do comerciante acompanhou a mudança na rotina pai e sente orgulho da evolução. “Agora, ele tem uma qualidade de vida bem melhor. Ele está fazendo uma atividade física e procurando se alimentar melhor. Isso só traz o melhor para ele e também para os amigos”, diz.  

Veloso começou a fumar com 18 anos. Segundo o Ministério da Saúde, 78% da população fumante começa antes dos 20 e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, 10% das mortes são causadas pelo cigarro. “Fiquei muito orgulhosa quando ele começou a juntar as moedinhas. Ele deu um cofrinho para cada filho e também nos incentivou a ajudar”, explica Nilane Veloso, filha do comerciante.
Sete anos após mudar a rotina, Nilo emagreceu 22kg e diz que consegue percorrer mais de 40 quilômetros nas pedaladas que faz todo domingo com outros ciclistas. Ele continua juntando o dinheiro equivalente às carteiras de cigarro que comprava e pretende usá-lo para fazer outra viagem."


FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS IG  -  CEARÁ
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/03/cearense-diz-ter-juntado-r-30-mil-em-moedas-que-gastaria-com-cigarros.html

A ERA LULA

 
 
" Um mito da política brasileira "

" Porque Lula ainda influencia no destino do País "

" Fora do poder institucional há mais de um ano, o ex-presidente consegue dar as cartas nas principais definições de seu partido e do próprio Brasil. Além disso, deverá ser o principal cabo eleitoral nas próximas eleições. As razões desse fenômeno político você acompanha a seguir "

 
" A caneta não está mais em suas mãos, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o principal personagem da atual história política do País. Ele já não ocupa o cargo mais importante do Palácio do Planalto, contudo, como principal liderança do PT, ainda é o grande responsável pela articulação de alianças e definições de candidaturas nas cidades com maior peso político no Brasil.

O reconhecimento vem, por exemplo, do líder da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional e senador da República, José Pimentel. “Nenhuma decisão é tomada no País, sem antes consultá-lo”, pontua.

A força do ex-presidente vive sendo posta em prova. Recentemente, mesmo enfrentando um câncer na laringe, que o fez passar por sessões radio e quimioterápicas, Lula não deixou de tomar a direção e o comando das articulações rumo à Prefeitura de São Paulo.

Em conversas de bastidores, por vezes ocorridas em seu apartamento em São Bernardo do Campo e até no Hospital Sírio Libanês, foi capaz de desbancar a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT) para a disputa na Capital paulista em 2012. A senadora petista teve de ceder lugar para o preferido e afilhado político de Lula, ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Nas últimas eleições, em 2010, foi responsável pela histórica derrota de Tasso Jereissati no Ceará, que disputava, junto com Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), uma vaga para o Senado. O ex-presidente articulou dobradinha entre o peemedebista e o petista e conseguiu elegê-los como senadores, depois de pedir, diretamente pela televisão, votos para os apadrinhados.

Assim como no Ceará, de forma semelhante, foi também personagem chave para a derrota de Artur Virgílio (PSDB), um dos caciques tucanos, no Amazonas, que não conseguiu se reeleger para o Senado.

E, atualmente, o cenário que se desenha indica que Lula participará, de perto, de vários processos eleitorais nas principais cidades brasileiras neste ano.

A que viemos

Para esquadrinhar o tamanho do poder de articulação e comando de Lula sobre o cenário político brasileiro, O POVO traça, nas próximas páginas, um panorama da capacidade de agir do ex-presidente nos bastidores.

A partir da visão de cientistas e políticos, a edição especial de hoje vai tecendo o discurso que permeia as relações de Lula com o eleitorado do Brasil, com o PT, aliados e oposição.

Pelas análises, a voz de Lula é considerada mais decisiva do que as deliberações do partido que está há quase 10 anos no comando do Palácio do Planalto.
Entre as sessões da reportagem, um passeio pela história de lutas do imigrante nordestino, metalúrgico e sindicalista que se tornou presidente do Brasil.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Aos 66 anos, Lula é considerado um dos maiores mitos políticos do Brasil. Em 2010, ao final de seu segundo mandato como presidente, conseguiu alcançar um fato inédito: deixou o cargo com 83% de aprovação."

Ranne Almeida ranne@opovo.com.br 
 
 
LEIA MAIS NO JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/03/24/noticiasjornalpolitica,2807883/porque-lula-ainda-influencia-no-destino-do-pais.shtml

EVANGELHO DE DOMINGO 25 DE MARÇO DE 2012










Ano B -



"Atrairei todos a mim"

Jo 12,20-33


" Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus. Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus. Então ele respondeu: Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Jesus continuou: Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa!
Então do céu veio uma voz, que dizia: Eu já a revelei e a revelarei de novo. A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus. Mas ele disse: Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer."



FONTE: PAULINAS ONLINE
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

sábado, 24 de março de 2012

PARABÉNS PADRE HAROLDO !!!


" O religioso discursando ao lado da família e do ex-governador Lúcio Alcântara."


" O padre Haroldo Coelho comemorou, neste sábado, seus 77 anos com almoço em sua residência, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Militante da esquerda, continua, no entanto, suprapartidário em matéria de amigos.
Aquele que foi candidato ao Governo do Ceará em 1986 contra o coronel Adauto Bezerra e contra o empresário Tasso Jereissati, ocasião em que era filiado do PT, hoje tem atuação no PSOL. Ele, inclusive, defende a tese de que o partido tem que ter candidato próprio. Mostra-se simpático pelos nomes do vereador João Alfredo e do advogado Renato Roseno.



O padre Haroldo entre Deodato Ramalho, secretário municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), e da ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, tendo ao lado Rosa da Fonseca e sua amiga, Rejane Porto."

(Fotos – Divulgação)


FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

HOMENAGEM PARA CHICO

 
 
" O REINO ENCANTADO DE REI CHICO ENCANTADOR.
( Um trabalho em parceria com o Poeta Paulo de Tarso que vem por ai. uma homenagem em tributo cordelizado ao Mestre Cearense.. aguarde!! )

"Um Rei chamado Chico
Simplesmente encantador
Nascido em Maranguape
Pra ser o Rei do humor
E na sua escolinha 
É o Mestre, O Professor"


E segue numa narrativa versificada em sextilhas de grandes feitos e personagens marcantes criados pela sua genialidade. É uma honra participar desse trabalho ao lado do genial Paulo de Tarso que acabou de lançar no Museu da Imagem e do som com prévia no Programa Gonxzagão da Cidade, o cordel fantástico O GONZAGÃO CENTENÁRIO."
 
 
 
POETA PEDRO SAMPAIO
DO GRUPO CHOCALHO 

CONVITE - CINE COM POESIA

Imagem inline 1
Um Filme, Um Poema, Uma Conversa. O Cine Poesia exibe filmes, documentários, entrevistas e programas especiais sobre literatura, poesia, meio ambiente, humanismo, sempre com uma boa conversa ao fim de cada exibição.24 de Março, Sábado agora teremos mais um encontro às 17:00h, a entrada é gratuita.




Cine Poesia. ( Grátis )
Dia 24/03/2012 (Sábado)
Endereço do Templo da Poesia: Rua Barão de Aratanha, 201, Centro.
( Esquina com Meton de Alencar)

Informações:
Talles Azigon: (85) 8532-8178
Luana Oliveira: (85) 8759-8272/ 9706-2783/ 8214-0951
 
 
 Templo Da Poesiatemplopoesia@gmail.com

NOVA PROGRAMAÇÃO DA TV O POVO

 
" TV O POVO estreia nova programação "

" Prestes a completar cinco anos de fundação, a TV O POVO altera sua programação, a partir da próxima segunda-feira, 26 de março.
Além de novos dias e horários dos programas já existentes (ver abaixo), a emissora vai estrear novas atrações relacionadas à moda, automóveis, educação, comportamento, beleza e música.
A primeira novidade é a entrada do programa “Closet”, que será exibido às quartas-feiras, às 20 horas. Apresentado pela jornalista Paula Lima e pela publicitária Luciana Teixeira, o programa será baseado no tripé história + personagem + serviço.  “Durante 30 minutos, serão abordados todos os temas relativos à moda, valendo desde uma análise sociológica do assunto até o debate sobre os looks das celebridades”, resume Paula Lima. A propósito, a coluna de moda, assinada pela jornalista, aos domingos no caderno People, do O POVO, troca de nome. A “Dress Code” passará a ser “Closet”, para fazer o link com a TV.
Em breve, vão estrear novos programas sobre variados temas. Até junho, os telespectadores poderão rever os documentários “Rachel de Queiroz” e “Edifício Jacqueline”, que compõem o “Especial cinco anos” da TV O POVO.
Outras mudanças:
o “Grande Debate” continua de segunda à sexta, mas passa de 19h30min para 19 horas.

o “Coletiva” passa de terça para quinta, às 20h30min;
o “Imóveis & Cia” passa de terça para quarta, às 21h45min;
o “Vertical S/A” passa de quarta para terça, às 20h30min;
o “Radar Nordeste” passa de quarta para sexta, às 20h30min;
o “Vida & Saúde” passa de quinta para segunda, às 21h45min;
o “OAB na TV” continua às quintas, mas passa das 23h40min para 21h45min;
o “Memória Viva” continua aos sábados, mas passa das 20h para 19 horas;
o “A Invenção do Ceará” continua aos domingos, mas passa das 15h para 23 horas.

TV O POVO
Canais 48 (UHF), 11 (TV SHOW) e 23 (NET) ou www.opovo.com.br
Endereço: Rua José Avelino, 515, Praia de Iracema
Telefone: (85) 3366 3750
Twitter: @tvopovo
Facebook: www.facebook.com/#!/pages/TV-O-POVO/207613475920022 "



FONTE:  
Joelma Leal joelmaleal@opovo.com.br

POR QUE PERSEGUIR A CRUZ DE JESUS ??????

* Jornalista liquida a conversa fiada sobre símbolos religiosos com 246 palavras.


" Carlos Brickmann, da revista Veja, liquida a conversa fiada sobre símbolos religiosos com 246 palavras."


" Sempre brilhante, o jornalista Carlos Brickmann precisou de apenas 246 palavras, publicadas em seu site, para resolver o falso problema dos símbolos religiosos. Confiram:

Há religiões; também há a tradição, há também a história. A Inglaterra é um estado onde há plena liberdade religiosa e a rainha é a chefe da Igreja. A Suécia tem plena liberdade religiosa e uma igreja oficial, a Luterana Sueca. A bandeira de nove países europeus onde há plena liberdade religiosa exibe a cruz.
O Brasil tem formação cristã; a tradição do país é cristã. Mexer com cruzes e crucifixos vai contra esta formação, vai contra a tradição. A propósito, este colunista não é religioso; e é judeu, não cristão. Mas vive numa cidade que tem nome de santo, fundada por padres, numa região em que boa parte das cidades tem nomes de santos, num país que já foi a Terra de Santa Cruz. Será que não há nada mais a fazer no Brasil exceto combater símbolos religiosos e tradicionais?
Se não há, vamos começar. Temos de mudar o nome de alguns Estados e cidades como Natal, Belém, São Luís e tantas outras. E declarar que a Constituição do País, promulgada ‘sob a proteção de Deus’, é inconstitucional.
Há vários símbolos da Justiça, sendo os mais conhecidos a balança e a moça de olhos vendados. A balança vem de antigas religiões caldeias. Simboliza a equivalência entre crime e castigo. A moça é Themis, uma titã grega, sempre ao lado de Zeus, o maior dos deuses. Personifica a Ordem e o Direito.
Como ambos os símbolos são religiosos, deveriam desaparecer também, como o crucifixo?”




FONTE: BLOG DO CARMADÉLIO
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/29469-jornalista-liquida-a-conversa-fiada-sobre-simbolos-religiosos-com-246-palavras

CHICO

CHARGE: SINFRÔNIO  -  DIÁRIO DO NORDESTE 
http://diariodonordeste.globo.com/

A DESPEDIDA DE CHICO

" O dia em que Chico fez o Brasil chorar "


" Após 112 dias internado no hospital Samaritano, o cearense Chico Anysio morreu, 
ontem, aos 80 anos "



" Uma vez estrela, sempre estrela "

" Depois de meses de lutas por mais um dia e mais um sorriso, o mito Chico Anysio faleceu ontem, deixando o Brasil órfão do humor "
 
ARQUIVO PESSOAL
" Nos últimos tempos, Chico foi zelado por sua esposa, Malga, uma guerreira que muniu os fãs de informações constantes sobre o artista"
" Há quem diga que nasce no céu uma estrela a cada riso que brota na Terra. Se é essa a verdade, muitas constelações que estavam ainda no devir ficaram ontem pelo meio do caminho. É que Chico Anysio, o maior de todos os mestres do humor, se foi aos 80 anos, às 14h52min, no Hospital Bom Samaritano, no Rio de Janeiro. Uma morte sofrida, depois de muitas recaídas.

Em agosto do ano passado, Chico Anysio foi internado para a retirada de parte de seu intestino grosso, após ter sido vitimado por uma hemorragia digestiva. Os 19 dias internado foram os primeiros de uma série, que infelizmente foi retomada em dezembro para uma angioplastia (desobstrução das artérias), seguido de um diagnóstico de tamponamento cardíaco. Foram quase quatro meses de internação, entre melhoras e pioras, desde 2 de dezembro até a alta, no dia 21 de fevereiro último.

Em 2011, ele fez uma angioplastia para desobstruir uma artéria coronariana e teve uma série de complicações. Acabou internado por 120 dias, esteve em coma três vezes e em todas, foi desenganado. Respirou com ajuda de aparelhos, foi submetido a uma traqueostomia. Antes, já tinha passado pelo hospital duas vezes em 2010 com problemas respiratórios.

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o homem por trás do mito, nasceu em Maranguape em 12 de abril de 1931. A família enriqueceu, veio para Fortaleza, mas um incêndio acabou com a curta fase áurea. O patriarca, com vergonha da decadência, foi batalhar no Maranhão e mandou a família para uma pensão no Rio de Janeiro. Foi lá que, sem querer, ele entrou para a Rádio Guanabara e se tornou artista. A história é conhecida. Chico ia jogar bola com a turma da rua, parou em casa para buscar um par de tênis, cruzou com a irmã de saída para um teste na rádio e deu-se a grande virada.

Chico sempre foi meio workaholic. “A aposentadoria é a antessala da morte”, dizia. O cearense foi, aos pouco, “se multifacetando”, ganhando público e fama, principalmente ao enveredar para a TV e criar alguns dos personagens mais marcantes do humor brasileiro. Falar dos filhos de Chico não é apenas falar dos também humoristas Bruno Mazzeo, André Lucas e Nizo Neto, do ator Lug de Paula ou de Ricardo, Cícero, Rodrigo, Vitória. Se esses eram frutos do viver, frutos do pensar foram Alberto Roberto, Painho, Coalhada, Professor Raimundo, Pantaleão, Primo Rico e pelo menos outros duzentos e tantos tipos imortalizadas na televisão, rádio ou cinema. Porque Chico Anysio fez de tudo.

De radialista da Rádio Guanabara – ao lado de um Sílvio Santos também em início de carreira – a ator da Atlântida. De ator de cinema, a humorista na TV Rio, numa carreira iniciada no Noite de gala, em 1957, e que seguiu até 2011 no Zorra Total. O ápice foi naqueles programas que vinham com sua assinatura e seus tipos, como Chico City (1973-80), Chico Anysio Show (1982-90) e Escolinha do Professor Raimundo (1990-2002). Além disso, foi dublador, poeta, compositor, pintor... Foi tudo.

Sem Chico Anysio, ninguém reclamaria do trabalho, dizendo “E o salário, ó!”, ao estilo Professor Raimundo. Sem ele, ninguém poderia se dizer um “símbalo sescual”, tal Alberto Roberto. Eis que chegou o dia de quem mais fez rir permitir o brotar de lágrimas. O dia de olharmos o céu e lamentar o brilho que sua graça faria nascer. Resta puxar pela memória, e sorrir, sozinho, com o Chico que cada um guardou para si.
  O VELÓRIO DO HUMORISTA ACONTECE HOJE NO THEATRO MUNICIPAL DO RIO.
O CORPO SERÁ CREMADO AMANHÃ, NO CEMITÉRIO DO CAJU. NO CEARÁ, FOI DECRETADO LUTO DE TRÊS DIAS "


LEIA MAIS NO JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2012/03/24/noticiasjornalvidaearte,2807579/uma-vez-estrela-sempre-estrela.shtml