segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VIVA DRUMMOND


DRUMMOND,
99 HOJE



Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.



CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

GRATIDÃO OU OBRIGAÇÃO ?

http://saidoinferno.zip.net/Image11.gif
AQUI QUEM MANDA SOU EU !

-----------------------------------------------------------------------------------

Gratidão?! Que história é essa?!

 

Durante toda a semana, percebi que nas redes sociais e nos blogs da cidade abundavam comentários em defesa do Governador com relação às vaias que o mesmo levou no histórico domingo, dia 23 de outubro, em plena Margem Esquerda.

Nesses inúmeros comentários, percebi que foi muito repetido o argumento da gratidão. Gratidão ao Governador pelo que ele fez no Reino de Sobral das Maravilhas quando o mesmo foi Prefeito desta cidade e também gratidão pelo que o mesmo tem feito enquanto Governador do Estado do Ceará. Alguns até falavam em gratidão pelo que o Prefeito Veveu “prometeu” Arruda tem feito, o que já é demais da conta!!!!

Segundo a Winkipédia, gratidão é o seguinte:
A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguem que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo”.
Pergunto a vós, caros pensatoriantes que por aqui passam:
Você é grato a alguém para o qual você outorgou uma procuração para cuidar do seu patrimônio?

Você é grato a um médico (ou qualquer outro profissional) que você PAGOU para que lhe prestasse um bom atendimento ou serviço?!

Você é grato a empresa concessionária de energia elétrica pela luz da sua casa?
Vou parar por aqui porque os exemplos se multiplicam bastante.

O que quero dizer é que não temos que ter gratidão para com aqueles que pagamos para desempenhar alguma ação para conosco!

Não devemos ser gratos a um político que foi eleito com o SEU VOTO e que está gastando O SEU DINHEIRO com as obras que DEVEM (OU DEVERÃO) beneficiar a VOCÊ e a toda uma COLETIVIDADE!

Não, não temos que ser gratos a esses senhores. Estes senhores (e senhoras) não estão fazendo mais do que o seu DEVER para com aqueles que neles votaram. Em outras palavras, o argumento da gratidão é por demais fraco!

Gratidão temos para com aqueles que nos fazem o bem sem esperar nada em troca e que não foram remunerados para fazê-lo!!!

Gratidão temos, por exemplo, para uma pessoa que nos oferece uma carona quando estamos no meio de uma estrada com o carro no prego!

Gratidão temos para com aqueles que doam seu tempo e até mesmo seu patromônio para o bem de outrem ou de uma coletividade!

Não consigo ver o Governador, em suas ações como tal, doando dinheiro do seu bolso (lembrando que o seu salário é pago por nós, contribuintes) para a realização das obras e benfeitorias no Estado do Ceará.

O dinheiro que é gasto (e muitas vezes mal gasto) não é do senhor Governador do Estado do Ceará, sua alteza real, O Rei Sol!!! Mas sim, de todos nós cidadãos cearense que pagamos impostos direta ou indiretamente!!!

Portanto, senhores (e senhoras) devotos da Santíssima Trindade e do Prefeito Prometeu, não usem mais esse argumento da gratidão, quando quiserem justificar o que o Rei Sol tem feito! Nós não temos que ter gratidão para com ele e seja qual for o político!

Os políticos que aí estão, estão sendo pagos por nós e para nos servir e não o contrário!

Enquanto a grande massa não acordar para essa realidade, de que o Governador, o Prefeito, os Vereadores, os Deputados, não passam de EMPREGADOS TEMPORÁRIOS DO POVO, a situação neste país não muda!

Acordemos, povo do Estado do Ceará!!!
O Governador é quem tem prazo de validade. Depois de 2014, ele volta a ser o Cid Gomes, simplesmente… Ele não é o GOVERNADOR!!! Ele ESTÁ Governador!!! Assim como todos os políticos que foram eleitos e que estão exercendo (bem ou mal) seus mandatos. Nas próximas eleições todos eles podem ficar desempregados! São todos temporários! "



http://opensatoriodalucta.wordpress.com/

E NO CEARÁ A LEI É RESPEITADA ?????



-----------------------------------------------------------------------------




" Contramão "




" O edital do concurso público a ser realizado pela Assembleia Legislativa oferece uma vaga para assessor de imprensa. O salário para quem for aprovado no cargo será de R$ 1.260,00.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindijorce), o piso salarial para o cargo de Assessor de Imprensa é de R$ 2.383,40.

O Sindijorce deveria se posicionar com relação a esse fato. O piso salarial, como o próprio nome diz, é o mínimo que se pode pagar a um profissional pela atividade e a Assembleia Legislativa, porta-voz dos anseios da sociedade, não pode andar na contramão da história.

Outro aspecto questionado pelos interessados em participar do concurso é a idade limite de 50 anos, quando a Constituição Federal prevê o limite de 65 anos. E aí, como fica?? "



COLUNA DA REGINA MARSHALL

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1063897&coluna=1

MAIS UMA CATEGORIA PROTESTA CONTRA O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

FOTO: DIÁRIO DO NORDESTE
" Atendimento gratuito: segundo Adpec,
somente 60 das 189 comarcas do Estado
 contam com defensores públicos "



" Defensor público para hoje "


" Defasagem no número de defensorias e defensores públicos promove a sobrecarga de atendimento à população "


" Os defensores públicos do Estado do Ceará realizam um dia de protesto, nesta segunda-feira, paralisando o atendimento em seus gabinetes na sede da Defensoria Pública, no bairro Luciano Cavalcante, para atender às pessoas em frente ao órgão, no meio da rua. O motivo da mobilização é chamar a atenção do governo do Estado, para que atende suas reivindicações.

O movimento encabeçado pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), pleiteia à adequação constitucional salarial; a reestruturação da categoria; a convocação dos concursados; realização de novos concursos públicos e a adequação dos defensores à nova organização judicial do Estado.

Para o presidente da Adpec, Adriano Leitinho, o objetivo do protesto é no sentido de abrir canal de negociação com o governo sobre a situação atual do defensor público no Ceará.

"Temos cargos vagos para serem lotados, colegas aguardando nomeação, mas o governo nem nomeia e nem faz novo concurso. Todo mês, defensor sem o estimulo da profissão, migra para outra atividade".

Justiça

De acordo com Leitinho, no Ceará existem hoje 415 cargos de defensores, mas apenas 288 estão preenchidos. Além do que, 60% dos municípios cearenses não têm defensores públicos, resultando em um grande número de comunidades desassistidas. Apenas 60 das 189 comarcas cearenses contam com defensor público.

Em função disso, tramita em fase final para julgamento no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), de autoria da OAB-CE e da Adpec, com o objetivo de declarar a omissão do Estado em não prover todas as comarcas cearenses com defensor público. Isso porque a Constituição Estadual determina a obrigatoriedade da presença deste profissional em todas as comarcas.

Outro ponto reivindicado é com relação à adequação constitucional salarial. Hoje, segundo Leitinho, o defensor público no Ceará, em início de carreira, ganha 62,40% a menos do que recebe um juiz ou promotor, também iniciante de atividade. Quando a Constituição Federal determina que a defensoria pública tem que ter tratamento equiparado com a promotoria e magistratura, por que as esferas são componentes do mesmo sistema de justiça. Conforme levantamento da entidade, um defensor atende em média a 40 pessoas por dia, considerando-se sábado e domingo."
 
 
 
FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1063981

domingo, 30 de outubro de 2011

GREVE DOS PROFESSORES PODERÁ VOLTAR SE APÓS 30 DIAS O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO NÃO AVANÇAR




                   FALTAM  12  DIAS !!!!!


                  AGENDA DA GREVE



•DIA 31 DE OUTUBRO - SEGUNDA-FEIRA



CONVOCAÇÃO DOS ZONAIS EM FORTALEZA

15 horas – Conjunto Ceará – Liceu – Rua 1139, nº 10 – 4ª Etapa

16 horas – Messejana – Liceu – Av. Washington Soares, 7702

10 horas – José Wálter – Otávio Terceiro de Farias – Av. C, nº 435

10 horas – Jacarecanga – Liceu – Praça Gustavo Barroso, S/N

10 horas – Nª Srª das Graças – Flávio Marcílio – Av. Pasteur, 575

16 horas – Luciano Cavalcante – Johnson - Rua Doutora Socorro Azevedo, 461

10 horas – Montese – João Matos – Rua Almirante Rubim, 1014

16 horas – Antônio Bezerra – José Bezerra de Menezes – Rua Anário Braga, S/N



•DIA 05 DE NOVEMBRO  -  SÁBADO

Seminário Regional: PNE, PISO E CARREIRA.

Local: Crato, Sobral (Auditório da Prefeitura Municipal)

Horário: 8h às 12h




•DIA 07 DE NOVEMBRO - SEGUNDA-FEIRA

 09h - reunião dos zonais



•DIA 11 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA

09h - reunião do comando de greve na sede da CUT/CE para avaliação das        
         negociações e encaminhamentos.


14h nova Assembleia Geral da categoria para avaliação das negociações e encaminhamentos.






FONTE: SITE DO SINDICATO APEOC
http://www.apeoc.org.br/agenda.html

DO BLOG DO LÚCIO ALCÂNTARA



" ONGs "


" De Renato Rabelo, presidente nacional do PC do B :

"Sempre fomos contra as ONGs porque é uma maneira de ocupar espaço do estado".

Ah, bom... "



FONTE:   BLOG DO LÚCIO ALCÂNTARA
http://lucioalc.blogspot.com/

ONG O MELHOR NEG-ÓCIO DO BRASIL







" Canal para desviar recursos? "



Fonte: O POVO Online/OPOVO/Política


" A falta de transparência por parte do governo, aliado a um processo de concorrência e contratação muito simplificado, possibilita desvios e abre brechas para a burla da fiscalização sobre essas entidades "


FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA  -  JORNAL O POVO
" Para Gil Castello Branco processo está todo contaminado. "


" Governo após governo, as ONGs têm sido protagonistas de escândalos de corrupção em todo o país, sendo utilizadas como canais para desviar recursos públicos para o bolso de gestores, partidos políticos ou grupos empresariais. O que faz, então, essas instituições tão atrativas para que gestores públicos as usem com esse fim?

Para Gil Castello Branco, secretário geral da Associação Contas Abertas, entidade que busca promover a transparência de órgãos públicos, a facilidade de se criar uma ONG, a isenção de impostos, e a ausência de mecanismos para a sociedade monitorar o funcionamento dessas organizações, estão entre as principais causas.

“Falta transparência por parte do governo”, ele diz. “O processo de concorrência e contratação é muito simplificado, o que possibilita dar direcionamento à ONG do gestor. Em segundo lugar, o trabalho dela não é acompanhado diretamente. O governo não tem sequer estrutura para fiscalizar o funcionamento dessas entidades”.

Segundo Castello Branco, o fato de a prestação de contas das ONGs não ser sequer analisada pelos governos faz com que todo o processo seja contaminado. “O governo perdeu o controle sobre as ONGs”, diz Castello Branco.


Desvio de finalidade


Outro problema, diz o historiador Eleilson Leite, coordenador da ONG Ação Educativa, é que muitas ONGs já nascem com a finalidade de ser uma prestadora de serviços, para evitar o pagamento de uma carga tributária mais elevada. Eleilson foi diretor regional da Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong) de São Paulo de 2003 a 2008.

“Há essa distorção. Criou-se um mercado de ONGs. Então muita gente deixa de criar uma empresa de prestação de serviço para criar uma ONG. Na verdade, são prestadoras de serviços disfarçadas de ONGs”, diz. O que não é ilegal, ele faz questão de destacar, mas se trata obviamente de um desvio de finalidade.


SAIBA MAIS


Primeiro Setor


Considera-se como primeiro setor o ente público. Como Justiça, governos, Estados e órgãos públicos. Este setor é regido pela supremacia do interesse público sobre o interesse privado; do interesse geral sobre o interesse individual. Na teoria, todos estão submetidos igualmente ao primeiro setor.


Segundo Setor

O Segundo setor representa o Mercado. São as instituições privadas com fins lucrativos, como indústrias, comércio e empresas de prestação de serviços. O segundo setor é pautado pela livre iniciativa e embora vise o lucro, diversas instituições desta categoria têm feito parcerias com o terceiro setor.


Terceiro Setor

São as entidades da sociedade civil com finalidade pública, sem fins lucrativos. O terceiro setor compreende as iniciativas privadas de utilidade pública. Nesta categoria estão as ONGs, associações, partidos políticos, sindicatos, condomínio de edifícios, fundações, cartórios, entre outros. "



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/10/29/noticiapoliticajornal,2325006/canal-para-desviar-recursos.shtml

" PC do B COMANDA DESVIOS EM ONG's "


" PROGRAMA SEGUNDO TEMPO "


" PCdoB comanda desvios em ONGs "



FOTO: AGÊNCIA BRASIL
" Aliada do vereador Netinho de Paula (PCdoB - SP), desviou R$ 1,6 milhão do Segundo Tempo em São Paulo

Organizações ligadas ao partido estão no topo da lista das beneficiadas pelo programa do Governo Federal Brasília. "


" Mais de 75% do dinheiro comprovadamente desviado ou mal aplicado por organizações não-governamentais no Programa Segundo Tempo irrigaram entidades ligadas ao PCdoB, partido que continua à frente do Ministério do Esporte. Levantamento feito pelo nas 16 Tomadas de Contas Especiais (TCEs), mostra que, em nove delas, os alvos são grupos dirigidos por filiados à legenda ou pessoas que tiveram ligação estreita com os comunistas em quatro estados.

O governo corre atrás - com o apoio da Polícia Federal, do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) - de R$ 28,3 milhões, apenas de convênios fechados entre o Segundo Tempo e as ONGs. Deste montante, R$ 21,5 milhões abasteceram os cofres de entidades atreladas ao PCdoB em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Tocantins. Organizações ligadas ao partido também estão no topo da lista de todas as ONGs beneficiadas pelo Segundo Tempo. Das cinco entidades que mais receberam recursos, quatro têm ligação com o PCdoB e não foram alvo de investigação.

Braço direito do vereador Netinho de Paula (PCdoB) na Câmara Municipal de São Paulo, Veruska Ticiana Franklin de Carvalho, filiada em Campinas, comandava, em 2004, a Federação das Associações Comunitárias de São Paulo (Facesp), entidade que amealhou R$ 1,6 milhão do Segundo Tempo para criar 125 núcleos esportivos nas cidades paulistas de Americana, Campinas, Mauá e Osasco. O objetivo era beneficiar 12.500 crianças, jovens e adolescentes. Porém, nem o Ministério do Esporte conseguiu descobrir onde foi parar todo o dinheiro, e, agora, pede de volta R$ 3,5 milhões (valor corrigido) por falta de execução do projeto.

Além de contabilizar beneficiados em duplicidade, a TCE, auditada pela Controladoria Geral da União (CGU), aponta que a declaração de fiscalização do convênio foi assinada por um técnico da própria ONG, "responsável pelo projeto".

Veruska saiu da Facesp, mas o comando prossegue com o PCdoB. Hoje, com Maria José da Silva, a Lia, que não respondeu aos pedidos de entrevista.

Ainda em São Paulo, no município de Guarulhos, José Cláudio Neris compareceu segunda-feira (24) à Polícia Federal para se explicar sobre o convênio irregular de R$ 912 mil, firmado há sete anos entre a Liga Regional de Futebol Amador de Guarulhos e o Ministério do Esporte para tocar o Programa Segundo Tempo. O convênio acertado um ano depois de assinar a ficha de filiação ao PCdoB - segundo ele, porque o partido daria uma boa chance para se eleger vereador.

Atualmente, a União cobra da Liga Regional de Futebol R$ 1,3 milhão, porém Neris sustenta que não se apropriou de nem um centavo, apesar da pressão que sofreu para desviar dinheiro público.

Estados

21,5 milhões de reais abasteceram os cofres de entidades atreladas ao PCdoB em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Tocantins. A Polícia Federal investiga os desvios."



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1063745

IV EVANGELIZAR: " EU E MINHA FAMÍLIA SERVIREMOS AO SENHOR "

FOTO:  FÁBIO LIMA  -  JORNAL O POVO
" " O aterro da Praia de Iracema ficou tomado de fiéis "



" Fiéis celebraram a família com fé e música "



Fonte: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza


" O lema do 4º Evangelizar Dom Bosco, “Eu e minha família serviremos ao Senhor”, foi exaltado a cada momento da celebração presidida pelo padre Reginaldo Manzotti, o mais esperado do dia. "

E a cada referência aos problemas vividos pelas famílias atuais, olhos aos céus e lágrimas tomavam as feições presentes no aterro da Praia de Iracema, indicando que a questão a muitos tocava.

Entre aqueles que chegaram cedo para aproveitar todas as atrações do evento, estava a pernambucana Maria de Fátima Alecrim, para quem padre Manzotti “é tudo. Ele me faz companhia durante o dia”, comentava aos pulos.

Mesmo quem estava trabalhando não resistia às canções das orações, como a segurança Elaine Borges. “Eu já me segurei para não chorar, porque segurança não chora”, desabafou.

Mas ela não teve muito trabalho. Segundo o major Marcelo Furtado, da Polícia Militar, o evento foi tranquilo e a estimativa de público era de 600 mil pessoas. Mas a imagem deixava a impressão de que o número era imensamente maior.

Todas as ruas próximas ao evento foram tomadas por ônibus e carros, enquanto os participantes seguiam em grupos para o aterro. Barraquinhas com comida e ambulantes garantiram o conforto daqueles que não levaram o próprio lanche. Já os banheiros, concentrados em alguns pontos, exigiam uma caminhada maior.

E foi com o pedido de que voltassem para suas casas com amor e dedicação, feito por padre Manzotti, que as milhares de pessoas seguiram após o evento que reuniu fé, música e esperança na união das famílias."



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/10/29/noticiafortalezajornal,2325337/fieis-celebraram-a-familia-com-fe-e-musica.shtml

CATÓLICOS REALIZAM O 4º EVANGELIZAR COM PE. REGINALDO MANZOTTI

FOTO: VIVIANE PINHEIRO  -  DIÁRIO DO NORDESTE
" Com o tema união da família, fieis fizeram oraçõe
s e cantaram durante 4º Evangelizar na Praia de Iracema "


" FÉ "



" Multidão festeja com Pe. Manzotti "


" A cidade parou em fé e oração. O motivo principal foi a presença, na noite de ontem, no Aterro da Praia de Iracema, do Padre Reginaldo Manzotti durante a 4ª edição do ´Evangelizar Dom Bosco´. A orla ficou tomada de fieis. Eram crianças, jovens e idosos. Todos à espera de uma palavra de louvor, de uma bênção.

Com o tema "Eu e minha família serviremos ao Senhor", o evento ainda contou com a participação de 18 padres e diversos outros artistas que fizeram a multidão se alegrar e cantar.

"Queremos mostrar para as famílias que elas não estão sozinhas. Toda a Igreja está com elas. Esperamos mais de 1,5 milhão de pessoas", comentou o padre Gilberto Silva, diretor geral do Salinas, em Fortaleza.

Quando o Padre Reginaldo Manzotti subiu ao palco, por volta de 18h30min, a multidão acompanhou cada fala e gesto como em uma missa. De olhos fechados e com as mãos para os céus, a auxiliar administrativa, Gláucia Girão, 40, até chorou. "Eu estou muito emocionada. Nunca tinha visto ele de perto. Nossa, muito lindo esse momento de uma multidão toda na mesma energia", frisou.

Não faltou também quem reclamasse da lotação. "Mal dava para se concentrar", afirmou a professora Socorro Guedes."
 
 
 
FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1063830
 
 

EVANGELHO DE DOMINGO DIA 30 DE OUTUBRO DE 2011








Evangelho - Mt 23,1-12

"  Eles falam mas não praticam."




+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus



Naquele tempo:


1 " Jesus falou às multidões e a seus discípulos: "

2  " Os mestres da Lei e os fariseus

têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés.

3 Por isso,

deveis fazer e observar tudo o que eles dizem.

Mas não imiteis suas ações!

Pois eles falam e não praticam.

4 Amarram pesados fardos

e os colocam nos ombros dos outros,

mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los,

nem sequer com um dedo.

5 Fazem todas as suas ações

só para serem vistos pelos outros.

Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura,

na testa e nos braços,

e põem na roupa longas franjas.

6 Gostam de lugar de honra nos banquetes

e dos primeiros lugares nas sinagogas;

7 Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas

e de serem chamados de Mestre.

8 Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre,

pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.

9 Na terra, não chameis a ninguém de pai,

pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.

10 Não deixeis que vos chamem de guias,

pois um só é o vosso Guia, Cristo.

11 Pelo contrário, o maior dentre vós

deve ser aquele que vos serve.

12 Quem se exaltar será humilhado,

e quem se humilhar será exaltado."



Palavra da Salvação.










FONTE:  SITE DA CNBB
http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php

sábado, 29 de outubro de 2011

CONVITE - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI



Solenidade de Posse


Hugo de Melo Rodrigues


INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI

Fundado em 04 de Outubro de 1953



                                                  CONVITE



A Diretoria do Instituto Cultural do Cariri - ICC convida Vsª. e Exmª Família para a Sessão de posse do Profº Hugo de Melo Rodrigues (Sócio do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC e Sócio Fundador da Sociedade dos Poetas de Barbalha) na cadeira de Nº 13, Secção de Letras, que tem como Patrono Otacilio Sampaio de Macêdo, tendo sido o seu último ocupante o Profº Joaquim lobo de Macedo (Joaryvar Macêdo).


Atenciosamente



Manoel Patrício de Aquino        Francisco Huberto Esmeraldo Cabral

      Presidente                                         Secretário Geral





SERVIÇO:



Data: 05 de Novembro de 2011, às 19h30min

Local: Sede do Instituto Cultural do Cariri

Pça Cel. Filemon Teles, Nº 1. Centro – Crato/CE.

(em frente ao Parque de Exposição)




FONTE:  INSTITUTO CULTURAL VALE CARIRIENSE- ICVC
icvccariri@hotmail.com

CID GOMES ( PSB ) SERÁ JULGADO PELO TSE POR " ABUSO DE PODER ECONÔMICO E POLÍTICO, PODENDO LEVAR A CASSAÇÃO DE SEU MANDATO "




" TSE julgará 11 governadores eleitos em 2010 "


publicado em 29/10/2011 - 8:38 por Elda Veras


" Desde a diplomação dos 27 governadores eleitos em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu pedidos de cassação contra 12. Nesta semana, o Plenário da Corte julgou o primeiro processo, contra a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), restando ações contra outros 11 chefes de Executivo estadual.

Por maioria de votos, os ministros decidiram manter a governadora no cargo por entender que não havia provas suficientes para determinar a cassação do mandato. O recurso contra Rosalba foi interposto pela coligação do candidato derrotado nas eleições, Iberê Ferreira de Souza. A coligação alegava que Rosalba teria praticado abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação social, além de gastos ilícitos de campanha nas eleições de 2010.

Os outros 11 processos de cassação são contra Tião Viana (PT-AC); Teotonio Vilela (PSDB-AL); Omar Aziz (PMN-AM); Cid Gomes (PSB-CE); Siqueira Campos (PSDB-TO); Wilson Martins (PSB-PI); Anchieta Junior (PSDB-RR); Antonio Anastasia (PSDB-MG); Roseana Sarney (PMDB-MA); André Puccinelli (PMDB-MS); e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Em sua maioria, os processos contra governadores se baseiam em acusações de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Esses crimes e suas respectivas punições estão previstos na Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90), podendo levar à cassação do diploma caso fique comprovada a prática.

Ceará

No caso do governador Cid Gomes, a coligação adversária alega que ele teria utilizado indevidamente a propaganda institucional com o objetivo de promover sua candidatura. Também acusa o governador de abuso de poder econômico e político. O relator é o ministro Gilson Dipp. "


(Informações TSE)


FONTE:  BLOG DO ROBERTO MOREIRA
http://blogs.tvdiario.tv.br/robertomoreira/

-------------------------------------------------------------------


falAÇÃO


Será se tudo vai terminar numa

GRANDE PIZZA  ??????











sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA

FOTOS: CARLOS CAVALCANTE
REPÓRTER FOTOGRÁFICO CHOCALHEIRO.






AURIBERTO CAVALCANTE FALA NA ABERTURA DO EVENTO NA MESA DA ESQUERDA PARA A DIREITA:
PROF. TALES DE SÁ CAVALCANTE ( DIRETOR DA ORGANIZAÇÃO
EDUCACIONAL FARIAS BRITO ); ESCRITOR GENUÍNO SALES,
DA CADEMIA CEARENSE DE LETRAS; ESCRITOR AURIBERTO CAVALCANTE,
COORDENADOR DO GRUPO CHOCALHO;
ESCRITORA BEATRIZ ALCÂNTARA DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS;
HAROLDO FELINTO ( PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
CEARENSE DE ESCRITORES - ACE ) E
REJANE COSTA BARROS
DA UNIÃO BRASILEIRA DOS TROVADORES - UBT.



O PROFESSOR TALES SÁ CAVALCANTE
FEZ A ENTREGA DA COMENDA " MÉRITO CHOCALHEIRO "
PARA A ESCRITORA BEATRIZ ALCÂNTARA


BEATRIZ ALCÂNTARA ENTREGOU
AO PROFESSOR E JORNALISTA
FRANCISCO SOUTO PAULINO
O " MÉRITO CHOCALHEIRO




AURIBERTO LADEADO PELOS PROFESSORES
GENUÍNO SALES E TALES SÁ CAVALCANTE




CAPA DO LIVRO LANÇADO PELAS EDIÇÕES CHOCALHO
COM APOIO DA FUNDAÇÃO BETO STUDART



" I ANTOLOGIA DE POESIA ESTUDANTIL" 100 POEMAS SELECIONADOS PELO
I FESTIVAL INTERCOLEGIAL DE POESIA ESTUDANTIL




" Letras "



" Não poderia haver data mais propícia para a entrega do troféu "Mérito Chocalheiro", do Grupo Chocalho que o Dia do Escritor, comemorado no dia 25 de julho. E na Academia Cearense de Letras uma vasta programação aconteceu, acionada pelo grupo, ali também marcando o início das comemorações de seus 27 anos. São poetas, escritores, jornalistas, artistas plásticos estudantes e intelectuais unidos e seguindo as lutas do coordenador Auriberto Cavalcante, uma figura humana e idealista identificada pelo entusiasmo, o incentivo ao cultural e à defesa do Patrimônio Histórico.

Este ano foram agraciados com o troféu Beatriz Alcântara, Fernando César Mesquita, Francisco Mota Filho, Francisco Souto Paulino, Ubiratan Aguiar. Mais a Fundação Beto Studart, o Ideal Clube, Petrus Cariry e o Sindicato Apeoc. O programa prosseguiu com o encerramento do Festival Intercolegial de Poesia Estudantil e o lançamento da 1ª Antologia de Poesia Estudantil, revelando novos e bons talentos."


COLUNA DA LÊDA MARIA



Lêda Maria
leda@diariodonordeste.com.br
Publicado em 27 de julho de 2011


FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1016918&coluna=1

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA

II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ
EM JULHO 2010
NA FOTO LUÍSA AMORIM, AURIBERTO CAVALCANTE,
ELIOMAR DE LIMA E IGOR CORRÊIA.


HOMENAGEM DOS 25 ANOS DO GRUPO CHOCALHO
AURIBERTO CAVALCANTE, ARTUR BRUNO
E CÂNDIDO BC NETO.




ARTIGO


POR BATISTA DE LIMA


" O Grupo Chocalho "


" A Literatura Cearense, por ser uma literatura de mutirão, tem apresentado ao longo de sua história, uma permanente presença de grupos literários, antologias e academias. Desde as suas primeiras manifestações, com os Oiteiros, por volta de 1813, até os dias atuais, essa vocação gregária de nossos intelectuais é notória. No momento, só no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, mais de dezoito entidades, com essas características, ali se reúnem. Isso sem contar com grupos que têm sede em outros ambientes como o Instituto do Ceará ou o Grupo Chocalho.

O Chocalho é uma dissidência da Ceia Literária, grupo mais antigo, criado e liderado pelo professor da UECE, Valdemir Mourão, a partir de 1981. Fundado em 04 de agosto de 1984, o Grupo Chocalho começou com apenas quatro membros e pouco tempo depois já contava com 15 componentes, destacando-se, nessa primeira leva, Auriberto Cavalcante, Costa Sena, Barrinha, Stênio Freitas, Ivonildo Oliveira, Oziro Paiva, Kaó e Capistrano Costa.

A fundação desse grupo coincide com a publicação de seu Manifesto. É um documento assinado apenas por quatro componentes: Auriberto Cavalcante, Capistrano Costa, Solange Olímpio e Costa Sena. A sua proposta ´está voltada para nossa realidade. É inspirada nos anseios do homem. É contra o colonialismo cultural e a favor de uma literatura regional, mas preocupada com o universal´. Depois, propõe que a escolha do Secretário e do Conselho de Cultura seja feita através de eleição direta em que os votantes seriam ´escritores, poetas, intelectuais e o povo em geral´. Há, a partir daí, um certo exagero ao propor missa de sétimo dia para a Geração Clã, quando se sabe que o Grupo Clã foi o que deixou o maior volume de obras publicadas em toda a trajetória da Literatura Cearense. Basta a obra de Moreira Campos para impedir essa celebração. Há no entanto, um momento de muita lucidez no Manifesto, quando propõe a ´criação de cadeiras obrigatórias de Literatura Cearense em todas as Universidades do Ceará, na rede de ensino do 2º grau (oficial e particular) e a inclusão dos autores cearenses atuais nas provas de vestibulares de nossas Universidades´.

Como se observa, o Manifesto chocalha em muitas direções, o que termina de cair em certas contradições, principalmente, com relação aos dias atuais do grupo, que chega a fazer saraus em clube elegante da cidade e distribuir comendas a personalidades políticas e colunáveis da burguesia. Outro fato inusitado é a eleição da musa dos poetas, em que através de desfile de belas garotas em trajes sumários, escolhe-se, mediante atributos físicos, a representante inspiradora de nossos vates. Ou seja, o discurso auribertano tem se distanciado cada vez mais da proposta inicial do manifesto chocalheiro. Prova disso é que lá no Manifesto está escrito: ´Que os mortais sejam mortais, falência para as academias´. No entanto, o último evento promovido pelo Grupo Chocalho foi o 1º Congresso de Escritores e Poetas do Ceará promovido exatamente no auditório da Academia Cearense de Letras nos dias 25, 26 e 27 de julho deste ano, no Palácio da Luz. Dos quatro palestrantes, dois eram acadêmicos da Academia Cearense de Letras e entre as entidades com quem o grupo passou a interagir, estão ABL, ACL, ALMECE, AFELCE, AJEB, UBT, ALACE, ACLT, A FORTALEZENSE, A ALA FEMININA e até A CEIA.

Se partirmos da conclusão de que só não muda de idéias quem não as tem, podemos verificar que Auriberto Cavalcante é um homem de muitas idéias e ideais. Inquieto e batalhador, fustiga as hostes culturais como o cavaleiro da triste figura se arremessava contra os moinhos de vento. É meritória sua cruzada de animador cultural, líder de grupo literário, professor do Liceu do Ceará e promotor do levantamento memorialístico daquele tradicional colégio fortalezense. De todas as investidas contra a pasmaceira intelectual desta nossa província, talvez seja seu trabalho de resgate histórico do Colégio Estadual Liceu do Ceará, o que vai mais se perpetuar para os pósteros.

Auriberto Cavalcante é figura das mais humanas. Dentre as bandeiras defendidas pelo Grupo Chocalho está a defesa do partrimônio histórico da cidade. Fortaleza é uma cidade cuja identidade se dilui a cada dia. Uma das razões é o desrespeito com que tratamos nosso patrimônio cultural.

O Grupo Chocalho tem ido à rua e tem se manifestado contrário a dilapidação da nossa memória. Além disso tem congregado em torno de suas propostas uma série de escritores iniciantes, que se sozinhos ficassem não teriam como veicular suas criações artísticas. Há momentos em que Auriberto Cavalcante desenvolve, mesmo com as limitações que enfrenta, um mecenato em torno de valores emergentes de nossas artes.

A democratização da leitura, através da distribuição de livros de autores cearenses, entre estudantes, enfatiza o gosto pela leitura que precisa ser incentivado entre os estudantes carentes desse pão do espírito. Auriberto é um incansável mensageiro dessa difícil empreitada.

Por fim, pode-se patentear a importância do Grupo Chocalho nos objetivos positivos que desenvolve. Ao mesmo tempo contemporizar algumas demandas desenvolvidas pelo grupo que vão de encontro aos seus objetivos prolatados no Manifesto inicial. Se contássemos em nossa cidade com mais auribertos, nosso crescimento cultural seria muito mais evidente e nossa identidade cultural não estaria tão depauperada. "



BATISTA DE LIMA
jbatista@unifor.br


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=582567

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA


" Assembleia comemora 25 anos do Grupo Chocalho de Literatura "




" O Grupo Chocalho foi criado em agosto de 1984 com o objetivo de defender a literatura cearense. O foco maior da agremiação é a literatura cearense, a divulgação de uma literatura regional e a luta contra o colonialismo cultural.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta terça-feira, 8, audiência pública em comemoração aos 25 anos do Grupo Chocalho de Literatura. O evento foi aberto pelo deputado Artur Bruno (PT), que propôs a audiência. Ele lembrou o histórico do grupo e afirmou que “a homenagem é um reconhecimento pelo que o Grupo Chocalho tem feito pela literatura e pela cultura do nosso Estado”.

O deputado Heitor Férrer (PDT), que também solicitou a homenagem, destacou o trabalho do Grupo Chocalho em defesa da cultura cearense e ressaltou que o nome do grupo é um símbolo do Nordeste. “É um nome original, que lembra fazer zoada e arrebanhar admiradores da cultura”, comentou Heitor.

Durante o evento, houve o lançamento da Revista Badalo, editada pelo Grupo e foram entregues placas comemorativas da Assembleia ao Grupo e ao seu coordenador, Auriberto Cavalcante. Ele agradeceu à homenagem e também condecorou os dois parlamentares e intelectuais presentes com a comenda Chocalho de Prata.

Auriberto falou da história e ações do Grupo, como a distribuição de dois mil livros em 2008 e a realização do Concurso Literário Jader de Carvalho. “São 25 anos fazendo cultura com um pires na mão”, disse ele, lamentando a burocracia para conseguir apoios públicos e as altas taxas cobradas por livrarias para revender livros de autores cearenses.

Auriberto também apresentou o projeto Pão do Espírito, que prevê a distribuição de livros junto a cestas básicas, e pediu o apoio dos parlamentares. Artur Bruno disse vai analisar a proposta e a viabilidade de transformá-la em projeto de lei. O parlamentar também falou de projetos, de sua autoria, que preveem a criação de um vale-livro de R$ 50 e doação de computadores para professores da rede estadual de ensino.

Também participaram da audiência o deputado Guaracy Aguiar (PMDB), o ex-deputado Manuel Arruda; o coordenador de ação cultura da Secretaria de Cultura do Estado, Cândido Bezerra Neto; a conselheira estadual de educação, Ana Maria Nogueira; e ainda representantes das secretarias de cultura de Fortaleza e de Caucaia, escritores e intelectuais ligado ao Grupo Chocalho e professores e alunos do Liceu do Ceará.

O Grupo Chocalho foi criado em agosto de 1984 com o objetivo de defender a literatura cearense. O foco maior da agremiação é a literatura cearense, a divulgação de uma literatura regional e a luta contra o colonialismo cultural e a criação de políticas públicas culturais e de incentivo à leitura e a escrita. (CV/LF)"



Fonte: Site da Assembleia Legislativa do Ceará


FONTE:  SITE DO DEPUTADO ARTUR BRUNO
http://www.arturbruno.com.br/noticias/texto.asp?id=1620#

" ENEMGANADOS "

FOTO: ANDRÉ TEIXEIRA / G 1
" Alguns alunos se vestiram de preto em referência ao "luto da educação" "

" 'Enemganados' protestam contra falha do exame do MEC em Fortaleza
Jovens pedem a anulação das 14 questões utilizadas em apostilas.
Alunos de outros colégios se sentem prejudicados. "



André Teixeira

Do G1 CE

" Alguns alunos se vestiram de preto em referência ao "luto da educação" (Foto: André Teixeira/G1)O protesto “Enemganados” reuniu cerca de 300 estudantes de escolas públicas e privadas de Fortaleza nesta sexta-feira (28) na Praça da Imprensa. O evento foi marcado em redes sociais após a suspeita de antecipação de 14 questões do Enem, usadas em apostilas distribuídas pelo colégio Christus, da capital cearense.

Os alunos se sentem prejudicados no exame e pedem a anulação das 14 questões antecipadas pela escola particular de Fortaleza. "Não foram só os alunos do Christus que tiveram acesso, vários colegas meus também, mas eu não. E meu ingresso em uma faculdade pode ser derrubado por causa de erro", protesta a aluna Ana Cristina, pré-universitária.

saiba mais

Problema no Enem faz alunos do CE viverem tema da prova de redaçãoMEC confirma que questões vazadas eram de pré-teste de EnemMEC anula Enem de alunos de escola que antecipou questões da provaParte dos alunos se vestiu de preto, em referência ao “luto da educação”. “Todo ano o Enem tem problemas, ele é muito frágil”, diz o estudante Gabriel Victor, do 2º ano. Gabriel vai fazer Enem no próximo ano e teme que ocorra outro erro no exame nacional. “Estamos aqui protestando para que isso não volte a acontecer”, diz Gabriel.

Os alunos pedem melhoria na educação do Brasil e exigem que o Governo Federal reserve 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Atualmente 5% do PIB nacional é voltado para a educação no Brasil.

O protesto foi marcado pela rede social Facebook pelo estudante Lorenzzo Marcelo, de 17 anos. “O protesto tomou proporção maior do que a esperada. Por isso chamamos apoio do DCE [Diretório Central dos Estudantes] das universidades federal e estadual do Ceará”, afirma."



FONTE: PORTAL DE NOTÍCIAS GLOBO - G1 - CEARÁ
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/10/enemganados-protestam-contra-falha-do-exame-do-mec-em-fortaleza.html

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA


II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS
E LEITORES DO CEARÁ



" ENCONTRO "


" Um Ceará literário "

Publicado em 23 de julho de 2010



" RACHEL DE QUEIROZ será homenageada no evento, que destaca debates sobre políticas públicas para a literatura cearense "

" De hoje a domingo, o II Congresso de Escritores, Poetas e Leitores debate a produção literária, o mercado editorial e a formação de público leitor no Ceará "


" Começa hoje o II Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará. Com o objetivo de fortalecer e integrar a cadeia produtiva do livro e da leitura no Estado, o grupo Chocalho organiza o evento, pautado em palestras, mesas-redondas e homenagens a escritores como a cearense Rachel de Queiroz e o português José Saramago.

A programação insere a literatura cearense em diversos temas, como mídia, história e mercado, convidando pesquisadores, jornalistas, escritores e demais participantes a repensar os modos de se fazer literatura no Estado. As deliberações das mesas-redondas que ocorrerão durante o sábado, 24, e na manhã do domingo, 25, resultarão em uma carta aberta, destinada à sociedade e ao governo.

"Nossa intenção é integrar os escritores, resgatando a autoestima deles, mas também reuni-los para pensar políticas públicas e cobrar das autoridades", afirma o escritor Auriberto Cavalcante, coordenador do Grupo Chocalho. Entre as propostas, a profissionalização dos escritores, o pagamento de direitos autorais e a criação de uma cooperativa de autores.

A inserção de "leitores" no nome do evento é o grande diferencial desta segunda edição. "Este congresso é um grito de alerta ao Brasil: nosso número de leitores tem diminuído. Os escritores precisam formar seus leitores, trazê-los para perto", destaca Auriberto.

O evento pretende refletir sobre o leitor como construtor do escritor cearense e propor um programa de formação de leitores. Assim, um dos destaques será o encontro de blogueiros do Estado, discutindo as novas tecnologias no fazer literário e na formação de público.

"Está tudo a um clique: leituras, alimento para a criatividade, divulgação e novas formas de interagir com os leitores... Pensar a Internet no fomento à leitura é muito positivo", afirma a escritora e blogueira Luiza Amorim, uma das palestrantes.

O congresso se encerra com homenagens a autores e instituições ligadas ao livro e à leitura. A taxa de inscrição solicitada pelo evento foi a doação de um livro, que irá compor o acervo de bibliotecas comunitárias..."


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=818870

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS TRABALHANDO PELA POESIA

FOTO: GUSTAVO PELLIZZON -  DIÁRIO DO NORDESTE
" Auriberto Vidal: “Com a cooperativa,
o novo processo de produção vai baratear o preço do livro "







DIA DO ESCRITOR


" Chocalho quer criar cooperativa "

Publicado em 25 de julho de 2008




" O Grupo Chocalho promove a partir de hoje, Dia do Escritor, às 19 horas, na Academia Ceará de Letras, o I Congresso de Escritores e Poetas do Ceará "



" Durante o evento - que prossegue até domingo - serão debatidos os vários aspectos da literatura cearense. Dois temas mobilizarão o Congresso: a questão do momento literário no Ceará e aspectos da Literatura Feminina no Estado. Os painéis passarão ainda por questões envolvendo a participação do escritor cearense na próxima do Bienal do Livro de Fortaleza e discussões sobre as Leis de Incentivo à Cultura. O Grupo Chocalho lançará também a pedra fundamental da futura cooperativa dos escritores do Ceará.

A Comenda Mérito Chocalheiro será entregue a vários escritores, poetas e jornalistas. Além disso, o grupo homenageará o jornal Correio da Semana, de Sobral, um dos mais antigos periódicos do Ceará. Na ocasião serão anunciados, ainda, os vencedores do prêmio Jáder de Carvalho, patrocinado pelo poeta Ary Albuquerque e a IBAP (Empresa Brasileira de Artefatos de Plásticos).

O Grupo Chocalho foi criado em agosto, de 1984 com o objetivo de defender a literatura cearense. No momento de sua criação, os membros do grupo já eram veteranos. Vinham de muitas lutas. Não só literárias, mas também políticas, como a consolidação da Democracia no Brasil. No entanto, o foco maior dos membros da agremiação foi a literatura cearense e seus problemas. Seu estatuto prega, principalmente, a luta contra o colonialismo cultural e a divulgação de uma literatura regional. O Chocalho defende também a democratização do acesso às políticas públicas culturais e luta sempre para o incentivo da leitura e a escrita no nosso Estado.

O coordenador geral do Chocalho, Auriberto Vidal Cavalcante, assinala que o Congresso reunirá vários grupos, entidades e academias dentro de um objetivo único: promover a cultura cearense através da fundação de uma cooperativa de distribuição da rica produção literária cearense. “Temos livrarias - diz - que cobram até 40 porcento sobre a venda de nossos livros”. “Com a cooperativa, o novo processo de produção, segundo ele, vai baratear o preço do livro, melhorar a circulação, aumentar a publicação de novos escritores, o que contribuirá, no final, para o aumento de leitores”.

Auriberto assinala que atualmente o que existe ainda é muito precário. “Temos os editais, cuja burocracia torna o processo muito difícil para os escritores. E, quando o projeto é selecionado, o escritor ainda tem que buscar, de pires na mão, patrocínio para a publicação do seu livro. São poucos empresário que são sensíveis a questão cultural no Ceará”, afirma o coordenador.

O Chocalho é formado atualmente por 22 membros. Além de Auriberto, o grupo tem vários coordenadores em áreas específicas: Alaécio Flor (secretário geral); Carlos Alberto Cavalcante (coordenador de fotografia); Stênio Freitas (coordenador literário) e Lyma Netto (coordenador financeiro. Em São Paulo, o grupo conta ainda com o apoio do poeta Costa Senna e Capristano Cabral. Ambos são membros fundadores do chocalho.


SUCESSO

Hoje

Abertura, às 19 horas, Entrega de prêmios aos vencedores do Concurso Jáder de Carvalho. Entrega de Comenda Mérito Chocalheiro.

Sábado

8h30 - A realidade da literatura cearense. Professor Batista de Lima, da Academia Cearense de Letras

10h30 - Aspectos da Literatura Feminina. Beatriz Alcântara, da Academia Cearense de Letras

14h - Frente Parlamentar em Defesa da Cultura no Ceará. Deputado estadual Adial Barreto

15h30 - A Política dos Editais. Membros da Secult.

16h - Edição, Publicação e Distribuição da Literatura Cearense. Auriberto Cavalcante, coordenador do Grupo Chocalho

Domingo

8h30 - Internet e Produção Literária. Membros do Grupo Chocalho

9h45 - Debate sobre os temas apresentados. Elaboração do documento ´Carta de Fortaleza´

Mais informações:


I Congresso de Escritores e Poetas do Ceará. Até domingo na Academia Cearense de Letras - Palácio da Luz (Rua do Rosário, 1, Centro). De hoje a domingo. Entrada franca."


FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=557671

SOBRAL, HISTÓRIAS DO ALÉM !!!!!

FOTO ANTIGA: PALÁCIO DO BISPO


FOTO ANTIGA: PRAÇA DA COLUNA DA HORA





Recebi via e-mail esta foto tirada no dia 10 de março de 1977. Seria obra do Coelhinho, do Mistral ou do Gerardo Barrão? Muito provavelmente. Pois bem, trata-se da posse do Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior como prefeito de Sobral, sob olhar atento do então prefeito José Parente Prado.



CONHEÇA UM POUCO DE:
DEOLINDO BARRETO: UM GRANDE SOBRALENSE


" Sentimentos no sertão republicano : imprensa, confltos e morte
 - a experiencia politica de Deolindo Barreto (Sobral 1908-1924) "




" Discutir a experiência política de umjornalista liberal-democrata possibilita analisar as disputas de grupos políticos no Nordeste. Na cidade de Sobral a disputa entre "Conservadores" e "Democratas" culminou com o assassinato de Deolindo Barreto em pleno pleito eleitoral em 1924, após 16 anos de críticas pela imprensa, aos grupos de mentalidade autoritária e hierárquica e patrimonialista, representados por coronéis, clero e juízes. Apontando outra possibilidade de vida social e política o discurso liberal apresentava pedagogicamente pela imprensa uma vida pautada nas leis, no direito a igualdade meritocrática e na "quebra" do poder patrimonial. E a imprensa foi o veículo em que grupos urbanos demonstravam sentimentos de patriotismo e felicidade social, por caminhos diferentes, representados em disputa de idéias e na organização dos espaços urbanos."

FONTE: http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/sentimentos-sert%C3%A3o-republicano-imprensa-confltos-morte-experiencia-politica-deolindo-barreto/id/51026915.html













" Qual o motivo de CID ter sido vaiado em Sobral? "

" Como defunto que sou, estava vendo a chegada de Kadafi. À distância. Pois estou no céu e ele foi para o inferno. Haja vista que, fui assassinado em Sobral lutando pelo povo. Enquanto Kadafi foi assassinado por lutar contra o povo. De repente, ouvi centenas de vaias. Não sabia de onde vinha. Quando notei, o eco era na direção de Sobral. Percebi que as vaias eram a favor de Cid. E não de Kadafi. Por isso resolvi explicar, para aqueles que não entenderam o motivo de Kadaficid, aliás, de Cid ter sido vaiado.

Vaiaram por não conhecerem a história de Sobral.

Se conhecessem saberiam que Cid é filho do José Euclides. Que foi eleito prefeito de Sobral apoiado pelo José Parente Prado. Assim que assumiu o cargo, José Euclides deu as costas para o Zé Prado.

Se conhecessem saberiam que Cid é irmão de Ciro Gomes. Ciro Gomes só é “gente” em virtude de ter sido adotado por Tasso. No dia que Tasso dependeu de Ciro, Ciro deu as costas para Tasso.

Se conhecessem saberiam que Cid e sua família sempre viveram à custa do poder público. Já foram de direita, de esquerda, de centro, comunista e agora são socialistas.

Se conhecessem saberiam que Cid só se tornou Prefeito em Virtude do apoio de seu antecessor, Aldenor Façanha Júnior. Assim que Cid Assumiu fez o possível para que as contas de Júnior fossem desaprovadas pela Câmara Municipal.

Se conhecessem saberiam que Cid e sua família estão a vinte anos no poder. E continuam dizendo que todos os problemas sociais, educacionais, de saúde que existem no Estado, a culpa são dos Governos anteriores. Como se os Governos anteriores não fossem eles mesmos.

Se conhecessem saberiam que quem mudou nos últimos anos não foi Sobral, mas sim, o Brasil. E o Brasil mudou em virtude do Lula ter sido eleito. Pois se tivesse sido o Ciro, o Brasil hoje seria um grande Ceará. Sobral já representou para o Estado do Ceará, aliás, para o Nordeste centenas de vezes mais do que representa hoje. Tanto econômica como socialmente. Nisso Serra e Lula foram inteligentes. Não deram asas ao Ciro, pois sabiam que seriam traídos. Assim como traíram Lúcio Alcântaras, Sergio Novais e etc. etc. etc.

Se conhecessem saberiam que Cid iria trair os funcionários públicos.

Pois quem trai seus companheiros trai seu povo.

Se conhecessem não precisariam vaiá-lo. Pois não teriam votado nele.

Por isso é importante Sobral conhecer sua história pára não repeti-la. Por isso é importante saber quem é “Veveu verá”. Por isso é importante saber que é ignorância afirmar que Cid é um grande político ou grande articulador por agir com toda essa falta de verdade, fidelidade, enfim com toda essa falta de ética. Pois ao contrário terão que aplaudir, também, Kadafi Espero não ter morrido em vão. "


Além, 26 de outubro de 2011


Deolindo Barreto



FONTE:  BLOG DO WILSON GOMES
http://wilsonreporter.blogspot.com/